Base militar dos EUA celebra 1º casamento gay

Reverendo que abençoou o casal disse que seu relacionamento é “sinal do amor de Deus”.

por James Cimino

O forte Bragg, uma das principais bases militares dos Estados Unidos, celebrou o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo no último sábado (21), com uma cerimônia de benção para o major do Exército Daniel Toven e seu marido, o enfermeiro Johnathan Taylor.

A cerimônia não era tecnicamente um casamento, já que tal união não é reconhecida legalmente na Carolina do Norte, onde está localizado o forte Bragg. O casal se casou em agosto, em Washington, onde é possível que gays se casem legalmente.

Mesmo assim, o reverendo Harry Abernathy realizou um ritual de bênção episcopal, semelhante ao de uma cerimônia de casamento, para Toven e Taylor na capela do forte. As informações são do site da revista “Advocate”, que cita o jornal local “The Fayetteville Observer” como fonte. Segundo o jornal, o reverendo acrescentou, ao fim da benção, que o relacionamento do casal era “um sinal do amor de Deus”.

Cerca de 100 parentes e amigos do casal estiveram presentes, incluindo alguns notáveis militares​​. Entre estes, estavam a tenente-coronel Heather Mack, que lutou para que sua mulher Ashley Broadway fosse admitida como cônjuge no clube do forte, e a sargento Tracy Johnson, a primeira viúva de guerra do mesmo sexo no exército dos EUA. Sua mulher, a sargento Donna Johnson, foi morta no Afeganistão em 2012.

Toven, um ex- estudante de música, entrou para o Exército em 2003 e agora lidera uma banda militar. Taylor é um enfermeiro no Cape Fear Valley Medical Center. Toven disse que a cerimônia foi “um sonho tornado realidade”.

“É minha esperança de que antes de me aposentar eu possa ver a revogação do ‘don´t ask, don´t tell’ [‘não pergunte, não diga’, política adotada nas forças armadas americanas para que gays não revelem sua sexualidade dentro das corporações]”, disse ao Observer. “Isso? Eu nunca imaginei em um milhão de anos. É um sonho tornado realidade.”

Seu marido reconheceu a natureza histórica de sua cerimônia. “Nós estaríamos mentindo se disséssemos que não pensávamos nisso”, disse Taylor. Abaixo um vídeo com cenas do casamento:

Forte Bragg é uma das maiores bases do Exército dos EUA no mundo e é a sede das forças aéreas e de Operações Especiais do Exército.

O casamento estava na primeira página do jornal, com uma foto de ambos se beijando sob sabres cruzados, uma prática comum em casamentos militares. O jornal recebeu uma mistura de comentários positivos e negativos sobre a cobertura, à qual editor Michael Adams respondeu no site do “Observer”.

Ele reconheceu que “para algumas pessoas, a idéia do casamento homossexual é terrível”, mas disse que as rápidas mudanças na aceitação dos gays fizeram a história altamente interessante. “Se as pessoas celebram as mudanças ou as condenam, é nossa responsabilidade relatá-las”, escreveu ele.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

Um comentário

Marcos Silva

Lindo! Simplesmente lindo.

A nova era está chegando!
As pessoas estão começando a se voltar para dentro de si mesmas e evoluindo com isso.
Os gays, nós, ajudamos em quase 100% isso.
Realmente algo de Deus.

Comments are closed.