Novela: Boicote evangélico a "Babilônia" remete à censura

Boicote evangélico à novela “Babilônia” remete à censura da ditadura militar

Deputados e senadores pastores criticam folhetins que não seguem sua cartilha moral porque sentem seu poder econômico e político ameaçados

por James Cimino

Quando os autores Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga decidiram colocar logo no primeiro capítulo da novela Babilônia uma cena de beijo entre as personagens de Fernanda Montenegro (Teresa) e Nathalia Timberg (Estela), a intenção era acabar com a expectativa que todo personagem LGBT desperta na audiência. Afinal, vai ter beijo ou não vai? Vai. E vai ter dois. E depois vai ter casamento. Aceitem. Sim, elas são família sim, elas podem adotar filhos sim. O STF já reconheceu. Hoje.

João Ximenes inclusive fez um comentário bem direto sobre isso à coluna de Bruno Astuto, na revista Época.

“Vai ter gay na novela nova. Vai ter gay, muito gay. Mas relaxa, também vai ter muito imbecil retrógrado homofóbico. Sorria, você vai se sentir representado”.

Mas se o objetivo era desmistificar o assunto, fazê-lo se esgotar logo de cara e, assim, o público encarar a coisa com naturalidade, não deu certo. Segundo reportagem do jornal O Dia desta quinta-feira (19), textos anônimos nas redes sociais acusam a novela de “afrontar” a família e propõem um boicote de 35 dias contra o folhetim com o objetivo de tirá-la do ar (alguma semelhança com a censura?). O movimento é encabeçado pela bancada evangélica do Congresso.

O indicativo dessa histeria em torno da novela, além do beijo entre Teresa e Estela, está no título. Uma prima minha escreveu em sua timeline do Facebook o seguinte comentário: “A palavra Babilônia é usada na Bíblia, principalmente no livro do Apocalipse, como símbolo de perversão e abominação, e de tudo aquilo que se opõe contra (sic) os princípios estabelecidos por Deus. Dá pra imaginar os motivos para ser escolhida para a novela da Globo.”

A postagem vinha em seguida a uma outra do pastor Marco Feliciano, com o mesmo teor. Além disso, circulou pela internet um texto de um pastor chamado Antonio Junior cujo título é “A Verdade por Trás da Novela”.

Ali, Junior constrói uma teoria conspiratória satânica que estaria por trás do folhetim, já que, nas chamadas pré-estreia, a Globo chamava a novela de “o seu novo conflito das nove”. Segundo o pastor, a palavra conflito indica luta, disputa, confusão. E que “é isso que Satanás quer trazer [para sua casa] com esta novela”.

Para quem leu a Bíblia, o nome Babilônia deriva de Babel, que significa confusão. No contexto bíblico, Babel era uma cidade cujos homens resolveram construir uma torre tão alta que pudesse chegar aos céus e, assim, fazerem-se conhecidos pelo mundo todo. Ainda de acordo com o Velho Testamento, a soberba desse povo desagradou a Deus, que resolveu puni-los fazendo com que cada um falasse uma língua e, assim, não pudessem se entender para concluir a obra e, assim, se espalharem pela Terra. Por isso, Babel é símbolo de confusão, conflito.

Assim como a Babilônia bíblica, a Babilônia da novela – que no caso é o morro da Babilônia, locação da trama onde vive a heroína Regina (Camila Pitanga) – também discute a soberba e a corrupção, tanto política quanto moral. Ou, como aparecia nas chamadas, a ambição das três protagonistas: Regina, Beatriz (Glória Pires) e Inês (Adriana Esteves). A primeira tem ambição de vencer na vida, estudar, ter uma profissão e abandonar a barraca onde vende coco na praia. As duas últimas são motivadas pela inveja e pelo egoísmo. São as vilãs da trama.

Na tentativa de transformar o folhetim em uma obra de fundo satânico que objetiva destruir a família brasileira, o pastor Antonio Junior, no entanto, vale-se exatamente do recurso da confusão. Em uma interpretação “babilônica” da trama, ele suprime um trecho do mote da heroína e desqualifica sua busca por uma vida melhor.

Quando Regina era apresentada antes da estreia, a chamada dizia o seguinte: “Eu aprendi desde pequena que ambição não é pecado. Mas eu luto pelos meus sonhos de maneira digna… honesta. Ninguém vai mudar o que eu acredito. E é assim que eu vou vencer. Essa é minha ambição.” No outro extremo, Inês e Beatriz dizem e mostram que sua ambição é motivada pela inveja e pelo egoísmo.

Convenientemente, ao analisar a trama em seu texto, o pastor suprime o trecho em que Regina diz que luta de maneira digna e honesta, e coloca as três personagens no mesmo balaio semântico, dizendo que todas se assemelham aos habitantes da Babilônia bíblica porque perseguem a ambição a qualquer preço. Pode parecer bobagem, mas o trecho é fundamental para entender o conflito de valores da novela e mantê-lo destruiria a tese do pastor, que também se vale dos seguintes versículos bíblicos para justificar sua tese.

O Senhor não deixa o justo passar fome, mas frustra a ambição dos ímpios” (Provérbios 10:3)

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos” (Filipenses 2:3)

Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. (…) Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males” (Tiago 3:14,16)

É possível concluir que a Bíblia condena a ambição com base nesses escritos? Ou é possível concluir que Deus condena apenas a ambição egoísta motivada pela inveja dos ímpios – que são as características de Inês (a invejosa) e de Beatriz (a egoísta). E se Regina (a idealista), que é quem irá se opor à maldade e que irá por em perspectiva os métodos para vencer na vida em uma sociedade em que a corrupção virou um valor a se buscar, isso não é algo positivo?

Quem tem medo de novela?

Muito já se discutiu (e ainda se discute) sobre o papel e a influência das telenovelas na sociedade brasileira. A USP, inclusive, tem um núcleo de estudos sobre isso, que analisa os efeitos tanto positivos quanto negativos dos folhetins. Durante a ditadura militar, a novela sofreu censura porque os governantes sabiam o quanto ela era capaz de influenciar a população a pensar e a questionar o regime. Por isso, obrigavam as narrativas a sempre reforçarem o modelo de sociedade e comportamento que era conveniente a quem estava no poder.

Durante a série sobre a censura às novelas que escrevi para o UOL, percebi ao pesquisar os documentos que a maior parte dos textos e cenas censurados eram relacionados à moral e ao comportamento. Outra semelhança com o que ocorre hoje.

fernandonaA bancada evangélica não é diferente dos censores do regime militar neste sentido. Toda vez que uma novela mostra algo que lhes desagrada, eles propõem boicotes. Se pudessem, censuravam. Porque a novela ameaça seu poder. Uma novela que ensine que ser ambicioso é algo bom, mesmo que por meio da honestidade, fere diretamente o poder econômico e político desses grupos, que pregam o despredimento econômico, cujo efeito final é o dízimo.

Uma novela que mostre que homossexuais podem ser pessoas como quaisquer outras (com desejos corriqueiros como se casar, celebrar o amor, criar filhos, também na base da honestidade), coloca em evidência que deputados e senadores da bancada evangélica não concentram seu trabalho em pautas que de fato melhorem as condições de vida de toda a população do país, mas que perseguem pessoas que sofrem todo tipo de violência apenas por serem quem são.

Mas se pode boicotar a grife Dolce & Gabbana por suas declarações contra o casamento, a adoção de crianças e a fertilização in vitro para casais do mesmo gênero, por que os evangélicos não podem boicotar Babilônia? Eles podem. Para isso existe o controle remoto. Mas quando isso vai para a esfera da política, com deputados e senadores encabeçando uma ação que tem como objetivo tirar o folhetim do ar, remete à censura, porque sua raiz é o poder.

“Mas novela tem que ter papel educativo! TV é uma concessão pública!” Sim e não. Mostrar por meio da ficção como funciona a corrupção no país é educativo. Diminuir o preconceito contra minorias é educativo, mas também temos que ter em mente que a função de educar é da escola e dos pais. Só pensa que novela tem que educar seu filho quem foi educado pelo Xou da Xuxa. Além do mais, gerações e gerações de gays, lésbicas e transgêneros existiram e continuarão a existir mesmo sem terem assistido a nenhuma uma novela a vida toda, com ou sem personagens LGBTs. Mesmo sendo filhos de casais heterossexuais de famílias ditas tradicionais.

Portanto, se sua fé é frágil, se seus valores são frágeis, se a educação que você dá a seu filho é frágil, se a sua sexualidade é frágil, não culpe a TV. Tirar os gays e as lésbicas e as trans das TV não os fará desaparecer.

P.S.: E se você ainda tá com esse mimimi de “o que vou dizer pro meu filho?”, aqui vai um post do Guy Franco, bem didático, sobre como falar de “beijo gay” em casa.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

46 comentários

samuel lucas

gostaria de informações, tenho pais homofobicos religiosos, não aguento mais tanta pressão. Se vc pudesse me ajudar me passando livros, documentários, obg

Babilônia: Marcos Pasquim interpreta 1º "ex-gay" da TV

[…] (Nathalia Timberg) resolveram se beijar no primeiro capítulo da novela “Babilônia”, aconteceu um daqueles fenômenos bizarros que só a censura da ditadura militar era capaz de promove… Com a ajuda da histeria de fanáticos religiosos, criou-se uma novela cuja história é tão […]

paulo roberto

Sabe pq os cristãos não concordam cm isso q vc citou? pq a constituição brasileira nos permite a concordar ou não, de qualquer assunto. vivemos em uma democracia sabia disso?
Agora em matéria de proibir ninguém ganha de vcs, ler o PL122 e ai vc vai ver o q é proibir.
sabia q esse projeto q proibir q as igrejas preguem sobre o homossexualismo? isso não é querer proibir?
Vc falou em proibir casais LGBT de adotar crianças e de se casarem, isso so pod acontecer James, através de um projeto de lei.
Ja q vc critica tanto a bancada evangélica, me mostre um projeto q seja contra os gays?
Dentro da sua ditadura fajuta, sim vc tem razão.
Acreditar q os gays são intocáveis, seria inútil discordar de vc.

James Cimino

A Constituição permite concordar ou discordar com assuntos de interesse público. De domínio público. A sexualidade alheia não é de domínio público. Eu sei, eu entendo que para pessoas que crescem no meio de uma religião cujo principal objetivo é a castração ideológica e a moldagem moral restrita, cuidar da subjetividade alheia seja um imperativo, mas não, a Constituição não lhe dá o direito de interferir em minha vida, em meu corpo ou em meu sexo. Isso é coisa de gente desocupada. Quanto aos projetos de lei cotra os gays, hoje mesmo uma deputada do PSC-PA apresentou um projeto de lei querendo proibir a adoção por casais homossexuais. Está também em tramitação o Estatuto da Família, que pretende proibir o reconhecimento de casais gays como família, além da adoção. Tem também o decreto parlamentar do Marco Feliciano que pretende proibir pessoas transgênero de usar seu nome social e de usar o banheiro conforme sua orientação de gênero. Tem também outros 29 direitos civis que nos são negados que essa bancada espúria impede que sejam aprovados UNICAMENTE PORQUE VAI CONTRA A SUA RELIGIÃO. Agora, eu me pergunto, você me questionou sobre esses projetos pra que? Por que achou que eu estivesse falando palavras vazias como você ou porque você gosta de vir aqui ser humilhado? E o PLC 122 não pretende proibir que vocês preguem contra a homossexualidade. Ele pretende apenas puni-los por isso. PORQUE VOCÊS SIMPLESMENTE NÃO TÊM ESSE DIREITO, ENTENDEU? Agora, eu gostaria de entender aonde está a dificuldade de passar a vida sem falar de gays. É tão difícil assim? Vocês não têm outros assuntos? Ou você é como o Silas Malafaia, que acha que se os gays tiverem direitos civis todo mundo “vai virar gay”? Sério? Vocês acham que existe tanta gente enrustida assim?

James Cimino

E outra: se gays não são intocáveis, evangélicos também não são. Portanto a sua liberdade de culto não deve interferir em minha dignidade. Tá no artigo 5º.

paulo roberto

Primeiro não se trata de querer proibir, não há nada q os evangélicos estejam fazendo para impedir vc de ser gay.
Segundo o fato de uma pessoa não concordar com a pratica do homossexualismo, não significa q esta irá proibir alguém de ser gay.
Se fosse assim eu ja teria proibido a Dilma de ser presidente, pq eu não concordo cm a política do seu governo, a globo não existiria pq eu não concordo com algumas de suas programações, enfim, muitas coisas seriam proibidas pq simplesmente eu não concordo.
VIVA A DEMOCRACIA, VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

James Cimino

Proibir casais LGBT de adotar crianças e de se casarem não é proibir? É o que então? Apoiar? Paulo, você é muito fraco nos seus argumentos. Tanto que você nem sequer se propõe a responder às questões que te fiz. E sabe por quê? Porque você sabe que tenho razão. Vai ver “Os Dez Mandamentos”, aquela tosqueira que a Record não tente mais discutir comigo. É perda de tempo.

paulo roberto

James, james bem q te avisei q esse negocio de ditadura não ia da certo, so foi eu te fazer alguns questionamento e vc perdeu td o seu rebolado.
quanto a vc opinar, não concordar cm a minha fé não vejo nem um problema, até pq CRISTO ja nos alertava a respeito das perseguições, criticas etc, etc…
CRISTO pediu tmb q nós perdoasse os q nos ofende.
Eu te perdoo em nome de JESUS

James Cimino

Questionamentos? Perder o rebolado? Você pode acaso respondeu a alguma das minhas perguntas? Cara, arrogância é pecado segundo sua Bíblia, viu? E, por favor, me poupe dessa sua falsa condescendência. Eu não preciso de seu perdão. Não preciso de nada seu. Quem está perseguindo aqui são vocês cristãos, que usam o Congresso para perseguir LGBTs, para tirar direitos de LGBTs. Não adianta inverter o discurso. Os perseguidos aqui somos nós, não vocês. E sustento minha posição. Nem você, nem esse subterfúgio que você chama de Deus para justificar e mascarar sua maldade têm qualquer direito de concordar ou opinar sobre o que cada indivíduo faz com seu corpo. E ainda bem que o STF sabe disso e nesta semana impôs outra derrota à ignorância. LGBTs também formam famílias e têm o direito de adotar crianças que, olha só, HETEROS DE FAMÍLIAS TRADICIONAIS, abandonaram. O choro é livre. Agora, me responda o que perguntei: você acha que eu teria o direito de querer proibir você de seguir sua religião, PORQUE EU NÃO CONCORDO COM ELA? Vai, responde aí!

James Cimino

E que papo de ditadura é esse? Estão te obrigando a casar com homem? Estão te obrigando a dar seus filhos para adoção a casais gays? Estão te obrigando a ver novela? Ah, não, estão querendo obrigar as pessoas a “não verem” uma novela porque elas NÃO CONCORDAM com o conteúdo… Não to te entendendo… Ah! Estão querendo te tirar o seu DIREITO INALIENÁVEL de ser homofóbico, né? Tadinho. Como vai ser dura a sua vida daqui pra frente sem poder infernizar a vida dos outros e ter que cuidar da sua vidinha vazia, né? Sim, porque uma pessoa que ocupa sua vida fiscalizando o corpo dos outros, como diz o doutor Dráuzio Varella, tá precisando de psiquiatra, né?

paulo roberto

Não fuja da raia
essas são suas palavras
” nem você nem ninguém está em condições morais ou jurídicas de interferir ou OPINAR sobre a minha sexualidade ou sobre a sexualidade do seu filho.”

James Cimino

Eu escrevi opinar? Ok, escrevi errado, eu quis dizer concordar. E quer saber? Mesmo opinar. Algum gay pediu a sua opinião? Porque você acha que tem o direito de se meter na intimidade alheia com base na sua religião? Você pode me responder? Você iria achar o máximo se eu fosse bater na porta da sua casa falando: “Olha, eu acho que você não deve ser cristão, porque eu acho tudo isso que está escrito na Bíblia uma baboseira?” Sabe o que você iria dizer pra mim? CUIDA DA TUA VIDA, MANO! Quer mentir pros seus filhos dizendo que é errado porque você leu nesse livro empoeirado? Diga! Eles vão crescer e ter as ideias deles sobre o mundo. E você vai ficar aí, com cara de tacho. Os gays não vão deixar de existir nunca! E sabe por quê? Porque heteros continuarão parindo filhos gays.

paulo roberto

Mais uma vez eu me recuso em acreditar na sua ignorância, dizer q eu não posso opinar sobre o homossexualismo,
nos remeti aos anos 60, para ser mais claro a ditadura militar.
Observe a comparação e seja bem franco.
Ditadura militar: podia falar d quem quisesse so não podia falar do governo.
Ditadura gay: eu posso opinar sobre qualquer assunto menos do homossexualismo.
seja franco não existe nenhuma semelhança?
So mais uma pergunta: qual o nome da lei q me impede opinar sobre qualquer assunto?

James Cimino

Eu não disse OPINAR, eu disse CONCORDAR! São coisas beeeeeeeem diferentes. Opinar você pode. CONCORDAR OU DISCORDAR, NÃO! Ou você acha que eu posso chegar pra você e falar: não concordo que você seja cristão? Ou que eu não concordo que você se case com a mulher que você escolheu? Não, meu caro, não distorça as coisas. Tira essa mão do meu corpo que você não decide nada sobre ele. Nem te conheço pra você ou esses crentelho da bancada evangélica ir lá no Congresso e dizer: Você não pode se casar com outro homem porque A MINHA RELIGIÃO NÃO PERMITE! Se liga! Se enxerga! Sua religião, ao contrário da minha sexualidade, é uma opção. E sua ignorância também.

paulo roberto

Eu me recuso a acreditar q vc seja tão ignorante a ponto de querer comparar a BÍBLIA cm o O senhor dos anéis, é lamentável.
Mas, a questão não é criar uma guerra entre gays e evangelísticos, a questão é apenas de respeitar a opinião do outro.
Eu cm evangélico limito-me apenas em não concordar cm a pratica homossexual, isso não me dar o direito de ofende-los ou ridiculariza-los, contudo, impedir q eu não concorde cm tal pratica, isso irá se configurar em uma ditadura.
Nenhum seguimento da sociedade sofreu cm a intolerância mais q os cristão e q ainda sofre cm tantos preconceitos, inclusive de ativistas gays eu so acho q é uma atitude desnecessária, pois so irá dificultar a convivência entre ambas as partes.

James Cimino

Ditadura? Ditadura a sua e da sua religião de querer ou não concordar com as MINHAS PRÁTICAS SEXUAIS. Meu corpo não é jurisdição sua, da sua religião ou desse Deus que vocês acreditam. Meu corpo é meu e meu sexo é meu. Então, nem você nem ninguém está em condições morais ou jurídicas de interferir ou opinar sobre a minha sexualidade ou sobre a sexualidade do seu filho. Eu não pratico intolerância religiosa coisa nenhuma. Eu nunca movi uma palha para impedir cristãos de serem cristãos ou de professarem sua fé. Acontece que sua profissão de fé é sempre interferir na fé (ou na ausência de fé) de terceiros. Porque vocês querem converter todo mundo, nem que seja por meio de lei. E nós que queremos implantar ditadura? Analise bem as práticas da bancada evangélica e me diga o que lhe parece mais com ditadura. Seja honesto. Quanto a comparar a Bíblia com o Senhor dos Aneis, não acho que seja tão absurdo. É só olhar a cinematografia de ambos. Compare “Êxodo” com “O Retorno do Rei”: guerra, matança, sede de poder, seres fantásticos, herois, vilões etc etc etc. Aliás, ontem a novela bíblica da Record tinha tudo que a bancada evangélica critica em “Babilônia”: assassinato, inveja, cobiça, sexo, só que com uma produção bem mais tosca e uma dramaturgia pobre. E aí o que concluímos é: dramaturgia televisiva precisa de conflito, se não ninguém assiste. É entretenimento, mais que doutrinação ou programa educativo.

paulo roberto

Eu só queria entender pq vc se incomoda tanto qndo se fala de DEUS, ora se eu acredito no q a BÍBLIA me ensina, é coerente a justificativa de q os princípios de DEUS sejam a minha filosofia de vida.
Vc só defende a causa gay pq vc acredita q isso é algo normal, vc n escreveria uma vírgula se esse assunto não tivesse tanta importância para vc.
portanto, não é ridicularizando a minha fé q vc vai impedir q a minha opinião seja embasada no q eu acredito.

James Cimino

Não se trata de ACREDITAR na causa gay. TRATA-SE DE VIVÊ-LA. Você consegue entender a diferença entre seguir as normas que um livro escrito sei lá por quem há sei lá quantos anos como LEI e viver a realidade do meu corpo e do meu desejo? Ser gay não é uma religião. Uma doutrina. Ser gay é uma condição humana, que seu livro, por motivos que talvez fizessem sentido quando ele foi escrito, condena, ignorando a HUMANIDADE de pessoas. Você tem o direito de ensinar o que quiser para seu filho, até coisas erradas, que não farão o menor sentido para ele ou ela quando crescerem e olharem para a realidade dos fatos com outros olhos. Porque o mundo não cabe na Bíblia. Muitas coisas que a Bíblia ensina não fazem o menor sentido nesta realidade. Sua opinião é embasada em fábulas. A minha em fatos. Agora, se eu chegasse aqui e começasse a pregar que temos viver como os personagens de “O Senhor dos Aneis” ou de “Game of Thrones”, você provavelmente me ridicularizaria também, certo? A Bíblia tem ensinamentos que são mais filosóficos que ipsis literis.

Jose jr

James, James james então se o mundo não cabe na Bíblia como você diz…. Então por que é que na maioria do mundo comemora-se o natal e a páscoa?

James Cimino

No calendário cristão. Na China o ano novo é em outra data. No Japão em outra. E nos países não cristãos em que essas datas são comemoradas, são comemorações mais comerciais que religiosas. Agora, sinceramente, quando reclamam do Dia da Consciência Negra, dizendo que tem muitos feriados, eu sempre sugiro que sejam retirados alguns feriados religiosos. A Bíblia e o cristianismo, no Ocidente, nada mais são que uma imposição e uma tradição culturais.

Jose jr

sim na China, no Japão ou em outro país são em datas diferentes por questão de tradição e não por divergências religiosas é como o dia da independência que cada país tem o seu e quanto a questão comercial infelizmente o homem por estar se afastando do seu criador está deixando de o servir para passar a servir ao dinheiro e só se lembram de Deus na hora da dor seja ela qual for. E sim James pelo que percebo você é muito preconceituoso, pois sua primeira escolha para diminuir os feriados é de cara, sem pensar os religiosos. Por que?

James Cimino

Mano, os caras da China são BUDISTAS, e os japoneses são TAOÍSTAS. Eles não são países cristãos. Na Índia também não. Só aí dá quase 3 bilhões de habitantes. Vamos considerar os muçulmanos, que TAMBÉM NÃO COMEMORAM NATAL? E os judeus? Que tampouco acreditam em Cristo? Vai estudar.

James Cimino

Quanto aos feriados religiosos, por um motivo simples: eles não atendem a toda a população. Nem todo mundo é católico. Nem todo mundo é cristão. Feriado nacional é pra todo mundo, porque todo mundo é brasileiro. Nos EUA, a maioria dos feriados são cívicos. E eles são um país que tem todas as religiões.

James Cimino

Qual comentário? Aqueles montes de versículos bíblicos? Sim, apaguei. Aqui não é lugar de pregação.

paulo roberto

AMBIÇÃO? se não tiver dentro dos princípios bíblico é pecado sim.
De acordo com a bíblia, td o q temos, td o q somos e td o q fazemos tem q está submetido a vontade de DEUS.
no livro de Mateus 19 : 16-22 fala d um jovem rico q não matava, não roubava etc. com isso ele criou o seu próprio conceito de honestidade, contudo, ao ser convidado a distribuir td sua riqueza aos pobres endureceu seu coração.
O jovem rico é um exemplo típico de pessoa q consegue subir na vida sem precisar passar por cima de ninguém, mas depois bate no peito e diz: eu fiz, eu conseguir, eu corri atrás, eu, eu eu, esse egoísmo torna a pessoa vaidosa e a vaidade é condenada por DEUS.
Eu não assisto novela, mas o q foi falado a respeito da personagem vivida pela atriz Camila Pitanga é possível perceber q ela não está dentro dos princípios bíblico mesmo correndo atrás dos seus sonhos sem precisar matar, roubar etc…
A mensagem q a personagem prega é: se por um lado é possível mudar de vd sendo ” honesta”, por outro lado é possível ser ” honesta” sem precisar de DEUS, basta confiar em si mesmo.
Quando uma pessoa cria suas próprias regras para justificar sua honestidade, não diferencia em nada dos q não são honestos.

James Cimino

Em primeiro lugar ela não diz nada sobre precisar ou não precisar de Deus. E ela é pobre. Um menina que vive no morro, trabalha em uma barraca de coco e que luta para sustentar uma filha sozinha e que irá, no decorrer da trama, ingressar na faculdade de medicina. E ela fará isso tudo sem se corromper. Se ser honesto e não se corromper não são valores de Deus? E é preciso ficar falando em Deus o tempo todo? Na verdade a novela tem um personagem assim: o do Marcos Palmeira, o político corrupto, homofóbico, mas que fala de Deus o tempo todo. Acho que é isso está incomodando a bancada evangelica.

Anderson

A “moral humana” não se define pela sua sexualidade. O que essa bancada (Evangélica) está fazendo é criando distração para camuflar o que realmente diminui a “moral”. Não podemos deixar que pessoas acusadas de corrupção ditem o que é certo e o que é moral, afinal de contas, roubar, desviar, enganar isso sim, é amoral. Ao invés de ficarmos declarando horror, indignação sobre o que vemos na TV (simplimente representação da diversidade humana) devemos expor nossa repulsa contra quem nos achaca. Filas em postos de saúde, mães dando a luz nas calçadas, pessoas morrendo na frente de hospitais, isso sim, deve causar ódio, cartas de repúdio e boicote. A verdadeira Babilônia encontra-se no planlato central brasileiro. Uma nação cuja única preocupação é com quem e por onde as pessoas gozam nunca conseguirá lutar por seus direitos, e assim continuará sendo extorquida por uma minoria verdadeiramente AMORAL.

paulo roberto

A bíblia é o manual de fé e conduta q norteia os seguidores de CRISTO, se essa novela contraria td o q é ensinado nos lares evangélicos, pq q minha família tem q assistir? ou eu não tenho mais o direito de lutar pelos princípios q eu acredito?
Evangélico q é evangélico n assiste essas novelas, e nada q alimenta a prostituição, a traição, a mentira, enfim, td q é contra DEUS.
Se a globo pode dizer q o beijo gay é normal, pq eu não posso ensinar para os meus filhos q isso não é normal?
se vc ja se acostumou a engolir td o q o império babilônico oferece, com licença, eu ja cai fora ha muito tempo.

James Cimino

Exatamente, para os seguidores cegos da religião. Acontece que o resto da população não é obrigada a concordar com gente que não pode nem assistir a uma novela. Você pod ensinar que é errado o quanto for para seus filhos. Se um deles tiver de ser homossexual. Ele será. Acredite. Eu fui criado sendo ensinado que isso era errado, as novelas daquela época não tinham personagens homossexuais, eu lia Bíblia toda duas vezes, fui criado dentro da igreja e no entanto eu sempre fui gay. Desde pequeno. Todo mundo da minha família sabia, mas queria negar. Agora você vai vir dizer que foi o demônio, que estou possuído, que posso me salvar e bla´blá blá. Eu já me salvei. Me salvei da ignorância, do medo e da mentira que é a fé cega que vocês seguem.

Biel

“Portanto, se sua fé é frágil, se seus valores são frágeis, se a educação que você dá a seu filho é frágil, se a sua sexualidade é frágil, não culpe a TV. Tirar os gays e as lésbicas e as trans das TV não os fará desaparecer”. Texto sensacional, e o trecho transcrito é o arremate perfeito. Dá cá um abraço, James.

Pedro

Por que é tão difícil um evangélico aceitar um gay? Eu não importo com a opinião de ninguém, conversando com um padre ele me disse ” quem era ele pra me julgar?”. Aprendi que Deus é amor, rezo toda noite a ele. Assiste a novela quem quer, eu assisto e vou assistir porque só tem atores bons, coisa que a record não tem. Agora se vcs não gostam da novela assiste a record. Quem muito fala de Deus e julga todos tem seus segredos mais obscuro e fica julgando a todos pra tentar se sentir um pouco melhor. Por tanto cuidem das suas vidas e nos deixem em paz. Ou oq vc aprendem na sua igreja é ter preconceitos?

Luciano

Os evangélicos se preocupam tanto com homossexualidade. Na novela pode ter traição, assassinato, pai violentando a filha, consumo de drogas e outras coisas. Entretanto, a corja dos evangélicos só focam na homossexualidade. Protestam tanto contra ela e não usam metade da sua energia e ódio para protestarem contra os bandidos, por exemplo. Eles devem achar que ela é muito convidativa, a ponto de fazer um heterossexual ter desejos por alguém do mesmo sexo. Deve ser experiência própria. Recado aos evangélicos ditadores e falsamente moralistas: podem proibir o filho de vocês de verem novelas, filmes, etc. Eles verão a vida real. A internet, sites adultos gays existem aos milhares. Basta uns cliques do mouse para se ter acesso. Vão querer tirar o PC, notebook, tablet e telefone deles também? Que pena. Isso também não vai adiantar. Façam o seguinte, se mudem para outro planeta. Lá pode não existir o que vocês tanto detestam.

Lara, 20 março 2015

Não se pode julgar todos os evangélicos ,por causa de alguns que tem envergonhado o povo de Deus, acusam os evangélicos para tirar o foco dos seus pecados e por serem coniventes com a imoralidade. Não concordo com essa novela e já estou farta dessas ideologias que querem
empurrar goela abaixo que temos que concordar, achar lindo e apoiar LGBTS. Não concordo e tenho todo direito de não concordar e de ensinar para minha filha que isso é pecado, e vou mostrar através da palavra de Deus, que é a verdade. Ditadura militar é o que o grupo LGBTS quer fazer na mente dos nossos adolescentes e crianças, e não é só em novelas, são desenhos com mensagens subliminares, cartilhas que tentaram entregar nas escolas com orientações sobre homosexualismo. Sera que o interesse dos evangélicos é não perder o poder? ou não permitir que nossas casas virem fábricas de Gays? Os homosexuais não querem ser confrontados por seus pecados, e para aliviar a consciência, querem todos iguais a
eles.

James Cimino

Fábricas de gays? Minha senhora, como a senhora explica então que haja tantos homossexuais no mundo, já que antes as novelas não tinha personagens gays? Eles surgiram por causa das novelas? E diga quantos evangélicos estão no Congresso, na esfera do poder, e veja quantos gays estão lá. Assumido, pelo menos, um só. Quem estava marchando pela volta da ditadura militar, com Bolsonaro. Os gays? Ou Feliciano, Malafaia e Magno Malta. Responda a si mesma essas perguntas e seja honesta. Quem quer transformar a sociedade em uma ditadura teocrática? Sinceramente, dizer que pessoas viram gays por assistirem novela é o tipo de mentira que esses caras inventam pra manter incautos como a senhora sob seu domínio. E dízimo entrando e deixando eles ricos. E eles se elegem e fazem as mesmas negociatas que todos os outros deputados corruptos. É duro olhar para a realidade, né? E você não tem direito de não concordar coisa nenhuma. A sexualidade é assunto individual e só quem tem que concordar ou não é o indivíduo. E se a sua filha tiver que ser lésbica, ela será, mesmo sem ver novela. Acredite.

Isac Goldman

Jaime não fale no dízimo, para estas pessoas ignorantes o dizimo vai para as mãos de Deus e todo o 13º salario é queimado pq pertence ao diabo!!! O mesmo diabo que mente, engana e levam estas pessoas a gastarem o que não tem para enriquecer estes pastores e igrejas… a primeira coisa que se aprende nestes cultos é que o anti-cristo vai sempre tentar inibir as pessoas com o dízimo, pois é o dinheiro que eles acreditam que faz Deus mais poderoso e os que não colaboram estão fortificando o diabo! Eles disputam entre sí, quem dá um valor mais alto e quem decora mais rápido a bíblia… é tornando os fieis cada vez mais ignorantes e bitolados que estas igrejas possuem hoje um poder enorme dentro dos congressos e repartições governamentais… é um povo unido contra a liberdade, contra a democracia! E a favor do Preconceito e da Homofobia!

tom

Eu acho que no fundo eles pensam que as novelas transformam as pessoas em gays, mas eles sabem que quanto maior visibilidade, quanto mais gays sejam aceitos, mais gays se assumirão e viverão abertamente. E é isso que os incomoda. Mas o discurso pega um viés mais populista e bota gay como se fosse uma epidemia midiática.

tom

Corrigindo, eles NÃO pensam que as novelas transformam as pessoas em gay.

Luciano

Se você tem namorado, marido ou noivo, fique esperta, minha senhora. Milhões e milhões de homens enganadores de trouxas estão traindo vocês com homens na encolha. Muitos deles nem assistem novelas e nunca tinham visto beijo gay na vida.

Isac Goldman

Ensinar a palavra de Deus ou do homem? Se Deus tivesse criado os 10 mandamentos e escrito o antigo testamento com certeza o chamado povo cristão não seria tão ignorante! Primeiramente vcs seriam os primeiros a irem para o inferno de tanto que usam o santo nome em vão! Vcs colocam Deus como culpado dos seus preconceitos e falso moralismo! O medo de vcs é ter a carne fraca e provar do prazer que vcs chamam de pecado! Pecado é acusar, julgar, desrespeitar o próximo! Se o mundo ofende vcs, simples vão morar na igreja, juntamente com os pastores ex gays e padres pedófilos… vao para as cadeias levar pão fresco para seus filhos que estão lá por trafico de drogas, roubo ou assassinatos! para este o perdão sempre vem neh! Claro pq nao deixou a carne fraquejar ao sexo homossexual! Vcs fazem apologia ao maior crime de todos os tempos o preconceito!!! E ao livre arbitrio a qual todos nós temos o direito e ao qual tb vcs não possuem por pura ignorancia e medo!

Tom

Toda vez que vejo alguém reclamando que as novelas são lixo pois só mostram (preencha aqui com todos aqueles adjetivos que eles consideram negativos, tipo puta, viado, traição etc), fico me perguntando que tipo de programa, que tipo de livro a pessoa gosta e assiste/lê, ou que tipo de programa ela gostaria de ver.
Sinceramente, não consigo imaginar. Talvez Luciano Huck dando (com dinheiro do patrocinador) decoração nova pra pobre. A pessoa deve achar lindo, superação, o ser humano presta.

Luiz Alberto

Não sou homofóbico e nem sigo uma religião tão afinco, mas também não vou assistir mais esse novela, mostra como com chantagem você consegue alguma coisa, mostra que praticamente ao existe amor entre casais, história repetida em todas as últimas novelas, falta de criatividade, só lamento, NÃO ASSISTIR ESSE LIXO, eles fazem esses postes infundados por pedido da globo, para aumentar o ibope, pior das últimas novelas, o Brasil vai mudar, parabéns aos evangélicos, católicos, espíritas e outras pessoas que não assistem essa novela.

Alex Machado

Uma coisa interessante James ,é que beijo entre duas mulheres na teledramaturgia já ocorreu anos atraís ,no sbt,naquela novela pavorosa, “amor e revolução ” mas foi um polemica que logo passou rápido, ninguém chiou tanto assim , pelo fato de ter entrado pelo lado do fetichismo heterossexual ,já que as mulheres eram bonitas e jovens , coisa que não cai no contexto do beijo de babilônia,que foi um beijo profundo ,entre duas mulheres maduras e fora dos padrão de beleza que tanto nos vomitam na cara sempre …
ps: amor seus textos ^^

Alex Machado

Rapaz ,texto aviado como sempre , é esses videos deste pastozinho de merda e para santanizar as coisas ,para alienar gente inocente ,sem capacidade de julgamento, fazendo de uso uma lavagem cerebral deste povo .uma coisa muito comum tb nos estados unidos…
eu apoio a novela …

Marcos

Parabéns pelo texto.

Infelizmente TV e política se misturam sim e muito, porque provem exatamente de uma “concessão pública”. Só quem tem pode comprar uma emissora de TV.
A atitude do congresso mostra claramente isso. TV e Política são como carne e unha…
Graças a Deus existem emissoras igual a globo, que demonstra autonomia…

Comments are closed.