Idade não isenta autor da novela “Velho Chico” de ser criticado por suas declarações homofóbicas e mentirosas

O discurso de que "ele está velho demais para isso" já foi usado diversas vezes na história para absolver de julgamentos e prisões criminosos notórios, como ditadores, torturadores, nazistas e políticos corruptos, que morreram sem pagar pelos seus crimes.

por James Cimino

Após as declarações de Benedito Ruy Barbosa, durante o lançamento da novela “Velho Chico”, que estreia na próxima segunda-feira (14), muita gente veio pedir minha opinião sobre o assunto.

Se você perdeu a polêmica, aconteceu o seguinte: durante a entrevista coletiva, o autor de “Pantanal”, “Renascer” e “Terra Nostra” disse odiar “histórias de bicha” que, segundo ele, estariam sendo usadas como “aulas para crianças”.

“Pode existir, pode aceitar, mas não pode transformar isso em aula para as crianças. Tenho dez netos, quatro bisnetos e tenho um put* orgulho porque são tudo macho pra cacete”, disse ele, em entrevista ao jornal “Extra”. E prosseguiu. “Não sou contra, não acho errado. O que acho é que quando eu tenho na mão 80 milhões assistindo minha novela, tenho que ter responsabilidade com as pessoas que estão me assistindo. Tenho que saber que tem muito pai que não quer que o filho veja, porque eles não sabem, não sabem como colocar. Muita gente reclama disso pra mim. O que não é justo é você transformar um cara normal que é bicha, o que não é bicha não é normal. A mulher que é ‘sapatona’ é perfeita, a que não é ‘sapatona’ não é legal. É assim que estamos vivendo”, completou.

Ora, ele tem direito de odiar o que quiser. Assim como eu tenho o direito de odiar as novelas dele, que são novelas que, efetivamente, têm 15 capítulos — a primeira fase, que geralmente é legal e tem alguma ação — o resto é sempre uma grande barriga.

Mas nessa treta toda, o que me chamou a atenção foi o texto do colega Tony Góes, tentando colocar panos quentes na história, afinal Benedito Ruy Barbosa tem mais de 80 anos e faz parte de “uma geração que não foi educada para respeitar os gays”.

Para mim é aí que está todo o problema, porque a velhice não deveria isentar ninguém de ter responsabilidade pelo que fala nem ser justificativa para que as pessoas tenham licença para espalhar sua ignorância e seus preconceitos por aí. Ao contrário, a velhice “boa” na minha opinião é aquela em que as pessoas se tornam seres humanos sábios e desenvolvidos e que usam sua experiência de vida para trazer à humanidade exemplos construtivos para a existência humana.

Além do mais, esses discurso que “ele está velho demais para isso” já foi usado diversas vezes na história para absolver de julgamentos e prisões criminosos notórios, como ditadores, torturadores, nazistas e políticos corruptos, que morreram sem pagar pelos seus crimes porque, quando sua culpa veio à tona, já estavam debilitados ou à beira da morte — só para citar um exemplo, o ditador chileno Augusto Pinochet se beneficiou disso quando estava nas últimas para se livrar de seus crimes. E a morte e a velhice despertam um tipo de compaixão cega e condescendente até com quem só merece o rigor da lei.

Outro grande problema nas declarações de Benedito Ruy Barbosa é quando ele diz que as “histórias de bicha” pregam que o normal é ser gay e o anormal é ser hetero. Não sei de qual pastor ele ouviu isso, mas além de ser mentira é uma típica inversão de discurso que todo agressor de LGBTs usa para nos desqualificar. Eu não me lembro qual novela que mostrou um gay, uma lésbica ou um bissexual dizendo que era errado ser hetero. Aliás, eu desafio que alguém me mostre uma cena em que haja qualquer mínima insinuação disso.

O que acontece na vida e na ficção, quando se fala de homossexualidade, é que os personagens e seus núcleos discutem e escancaram o quanto estão errados aqueles que nos agridem, discriminam e praticam violência contra nós. Trata-se mais de dizer “nós também temos o direito de existir e nossa sexualidade é tão certa quanto as outras”.

Agora, o contrário é que verdade. Quem diz que ser gay é ser anormal são os héteros homofóbicos, que querem nos invisibilizar, nos agredir e ainda assim clamar para si o direito à agressão pois nosso afeto é um desrespeito a suas famílias.

Ora, se Benedito Ruy Barbosa não foi educado para respeitar os LGBTs, que se eduque. É um homem com mais de 80 anos, mas é um homem rico, vivido, viajado, que leu muito e que, a despeito de tudo isso, insiste em se manter ignorante quanto a essa questão.

De resto, acho bom que ele, em vez de se preocupar e criticar autores que escrevem “histórias de bicha”, que escreva uma história boa que as pessoas queiram assistir — o que, sabemos, não tem sido uma constante em sua carreira há muito tempo. E, mais chocante ainda, é a falta de respeito dele com os milhares de homossexuais que trabalham na indústria do entretenimento.

Talvez isso tudo é apenas marketing para atrair a audiência conservadora que se bandeou para as novelas bíblicas da Record, mas é lamentável que um autor tenha que usar deste tipo de expediente — em vez de entregar uma novela que a gente queira ver porque é boa e bem escrita — para tentar ser ainda relevante.

P.S.: Benedito Ruy Barbosa já escreveu suas “histórias de bicha” em “Pantanal” (1990, Rede Manchete). Era a do “peão frozô” Zaqueu (João Alberto Pinheiro). Zaqueu, para quem não se lembra, era efeminado, submisso e constantemente vítima de de homofobia por parte dos peões da fazenda de Zé Leôncio (Claudio Marzo). Talvez este seja o único tipo de “história de bicha” que interessa ao autor contar. Também em “Renascer” foi um dos primeiros a falar de “intersexulidade” com a personagem Buba (Maria Luisa Mendonça).

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

32 comentários

Robin

O que mais vemos é uma pessoa envelhecida, com todas suas opiniões, dificuldades, méritos e asneiras agravadas pelo peso do tempo, não melhoras, e certamente não um “ser humano sábio e desenvolvido”, capaz de legar “exemplos construtivos para a existência humana”. Quiçá fosse assim, mas é o que eu menos tenho visto.

Idade não isenta ninguém de coisa alguma, tampouco justifica; no máximo, ela explica algumas coisas, como a artrose nas juntas e nas ideias, que parece ser o caso do novelista.

Pedro Henrique

O pior de tudo é quando ele diz que tem orgulho que os netos dele são tudo macho pra cacete. Como se gay não fosse macho e não tivesse direito ao próprio gênero, ou como se não ser macho fosse uma tragédia.

Eu acho que a própria Globo é responsável por isso. Sabe quando a Maju foi vítima de racismo na Internet? Se a Globo tivesse mais diversidade, esse tipo de coisa não teria acontecido. O mesmo com os gays. Se não fossem representados de forma tão equivocada e superficial, esse constrangimento não existiria. É claro que isso não dá razão ao Benedito.

Babilônia foi bem proselitista no primeiro capítulo, com a Fernanda Montenegro militando pruma diretora de escola primária com um discurso de “eles contra nós”. Nenhum pouco orgânico e fez um desfavor a causa LGBT.

Há também o fato de todos os gays em novela/séries/filmes serem brancos, lindos, inteligentes, bem sucedidos, monogâmicos. Eu sei que os estereótipos incomodam, mas eu também não gosto dessa vigilância anti-personagens afeminados. Há uma campanha pela heteronormativização do gay na dramaturgia. Pra mim, isso é homofobia internalizada. A questão não é se o gay é pintosa, mas as tramas que essa gay pintosa tem.

Então, como os autores da Globo não sabem escrever histórias LGBTs, criou-se esse subgênero de histórias de bicha. E isso abre brecha pra pessoas como o Benedito exporem seus preconceitos.

Quentin

Imagino que serei ignorado ou xingado, mas vejo vocês, dois honens gays aparentemente bem sucedidos, saudáveis, felizes, no entanto sempre tão raivosos na abordagem de temas gays, sempre colocando gays como maiores sofredores do universo, como se a agenda gay fosse resolver os problemas do mundo e dos gays, e vendendo isso sob forma de um discurso cheio de verdades definitivas.
É uma cultura que sobrevive e se regojiza do sofrimento.

James Cimino

A cultura que se regozija do sofrimento é a cultura heterossexual. São os homens heterossexuais que estão o tempo todo a se regozijar cada vez que espancam um gayzinho na rua, quando perseguem para atropelar garotas de programa trans (tem vídeo na internet), quando estupram uma lésbica para “corrigir seu comportamento”. Não, meu caro, a gente não se regozija do sofrimento. O que acontece é que agora a gente não sofre quieto mais. Raivosos são quem nos ataca. Em geral estamos mais é cuidando das nossas vidas.

Daniela França

Concordo plenamente!!! As pessoas tem que parar com essa de ser vítimas da vida….se vc vez uma escolha e vai te fazer feliz, problema de quem fala, sapo todos nos engolimos todos os dias seja com o machismo, racismo etc… infelizmente cuidar da vida dos outros faz parte do ser humano, então não se estresse agente morre e tudo se resume em nada

Gilmar Oliveira

Brasil: Sobre as declarações homofóbicas, de Benedito Ruy Barbosa, autor da novela, da TV Globo: Velho Chico.

Sou bissexual versátil mais ativo.

Eu respeito e defendo, o movimento LGBT, por eu ser homossexual, mais eu também, respeitaria e defenderia, o movimento LGBT, se eu não fosse homossexual.

Esse caso do Benedito Ruy Barbosa, me lembrou, desse dito popular:

O seu direito acaba onde começa o dos outros.

Ou seja:

Que envolve bom senso, ética e valores morais e, também, direitos e deveres assegurados em Lei.

Benedito Ruy Barbosa, usou de sua liberdade de expressão, para expressar, os seus pensamentos, mais ao mesmo tempo, ele desrespeitou os Direitos Humanos, pois os seus pensamentos, prejudicou várias pessoas, não respeitando, os princípios de igualdade, dos Direito Humanos.

O caso de Benedito Ruy Barbosa, me lembrou o caso de Levy Fidelix, que também, fez declarações homofóbicas. O Levy Fidelix, foi condenado criminalmente, a pagar 1 Milhão de reais, entre outras penas, e eu concordo, com a decisão da Juíza:

Na decisão, a juíza Flavia Poyares Miranda, da 18ª Vara Cível do Foro Central da Capital, afirmou que o candidato “ultrapassou os limites da liberdade de expressão, incidindo sim em discurso de ódio, pregando a segregação do grupo LGBT”.

“Não se nega o direito do candidato em expressar sua opinião, contudo, o mesmo empregou palavras extremamente hostis e infelizes a pessoas que também são seres humanos e merecem todo o respeito da sociedade, devendo ser observado o princípio da igualdade.”

Segundo a juíza, as “as ofensas do então candidato à população LGBT propagam falso sentimento de legitimação política de condutas discriminatórias, fortalecendo-se as condutas de exclusão e violência contra essa minoria”. Ela apontou que o discurso se caracteriza em “um desserviço à sociedade democrática” e “mais do que isso, nega dignidade humana à população LGBT”.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/03/16/tj-condena-levy-fidelix-a-pagar-r-1-milhao-por-declaracoes-contra-gays.htm

As declarações homofóbicas, de Benedito Ruy Barbosa e do Levy Fidelix, mostram, que eles, assim como todas as pessoas, que compartilham de pensamentos ou ações homofóbicas, machistas, preconceituosas, e heteronormativas, e desrespeitam os Direitos Humanos, são pessoas ignorantes, que devem ser ignoradas, e só deverão ter relevância, e deixaram de ser ignorantes, a partir do momento, que respeitarem, os Direitos Humanos, sem ter pensamentos ou ações homofóbicas, machistas, preconceituosas, e heteronormativas.

Uma parte da sociedade brasileira, que é conservadora e tradicional, em sua maioria, formada por heterossexuais, e por machistas, é a mesma, que por exemplo, no passado, achava normal, um pai de família, que se considera um homem de bem, passar a noite toda na rua, no bordel, com prostitutas, fazendo sexo, enquanto, a mãe de família, que era submissa, ao pai de família, ficava em casa cuidando dos filhos. Se a relação, entre o casal, não for um relacionamento aberto, ou um casamento aberto, o pai de família, vai estar traindo, a mãe de família.

Um outro exemplo, em que, uma parte da sociedade brasileira, que é conservadora e tradicional, em sua maioria, formada por heterossexuais, e por machistas, e quando, atualmente, um pai de família, que se considera um homem de bem, fica fazendo, pegação com sexo, entre homens, em banheiro público, de shopping, rodoviária, supermercado, entre outros lugares, e ainda, acreditam ser, heterossexuais, quando na verdade, são gays, ou bissexuais. Muitos desses mesmos pais de família, que se consideram homens de bem, por exemplo, ficam em banheiro público de shopping, fazendo pegação com sexo, entre homens, enquanto, a mãe de família, fica andando pelas as lojas do shopping, e cuidando dos filhos. Se a relação, entre o casal, não for um relacionamento aberto, ou um casamento aberto, o pai de família, vai estar traindo, a mãe de família.

Nos exemplos, anteriores, é perceptível:

Que esse modelo heteronormativo, de família feliz, formada por um casal, sendo um homem e uma mulher, com filhos, defendida por uma parte da sociedade brasileira, que se enquadram nós exemplos anteriores, que é conservadora e tradicional, em sua maioria, formada por heterossexuais, e por machistas, não está sendo honesto, consigo próprio, e nem com quem está a sua volta, e ainda, existem muitos casos, como os citados nos exemplos, até hoje, no Brasil.

Ou seja, essa parte da sociedade brasileira, que se enquadram nós exemplos anteriores, que é conservadora e tradicional, na verdade, é hipócrita e falso moralista, isso só vai acabar, quando as pessoas, viverem, o que são de verdade, sem se importar com a opinião dos outros, o importante, é viver a vida, para ser feliz, mais sem prejudicar ninguém.

E como diz a frase de Samuel Ranner:

A hipocrisia e a falsidade não deveriam fazer parte do currículo de uma família que se diz honesta.

Eu deixo, esses artigos, para vocês, lerem:

Direito e interpretação: citações

http://www.pauloqueiroz.net/direito-e-interpretacao-citacoes/

Bertrand Russell: Homem de bem, que crime(s) você praticou hoje?

http://justificando.com/2014/10/17/homem-de-bem-que-crimes-voce-praticou-hoje/

A defesa dos Direitos Humanos, também, se aplica, na internet, através da:

Lei do Marco Civil da Internet no Brasil

http://www.cgi.br/lei-do-marco-civil-da-internet-no-brasil/

Guilherme

Concordo em tudo que você disse quanto à questão dele ter acesso à informação e que idade não é desculpa para nada. Mas me incomoda muito que sua crítica vá pro campo de desqualificar o trabalho dele – que eu acho um saco, mas não é o cerne da questão discutida. A porcaria que ele disse, independente da qualidade de seu trabalho, já deveriam ser suficientes para uma discussão profunda e até um posicionamento da empresa contratante – no caso a Globo. Agora, acho que o texto se apequena quando critica o trabalho dele.

James Cimino

Mas a minha crítica ao trabalho dele é crítica de quem assiste e assistiu às novelas dele.

Filipe

Eu não saberia nem por onde começar a rebater as monstruosidades que esse canalha deixou sair pelo ânus dele. Nada do que esse monte de lixo falou faz sentido. É muita falsa simetria para uma declaração só. Minha cabeça chega a dar voltas. Ele está fazendo hora extra aqui na Terra. Maldita hora extra.

Artur Dias

“Odeio [atenção ao verbo] história de bicha” [e depois diz não ser preconceituoso]. “Pode existir [como se fosse uma concessão, e não um direito], pode aceitar [e em não sendo possível, sabe como é, “tolere”], mas não pode transformar isso em aula para as crianças” [se assim fosse, não existiriam lgbt’s na secular escola heteronormativa do mundo]. “Tenho dez netos, quatro bisnetos e tenho um puta orgulho porque são tudo macho pra cacete” [em outras palavras, “não basta ser homem”; ou, ”o existir masculino é uma virtude”; ou ainda, “orientação sexual e identidade de gênero são sinônimos”]. “Deixa eu falar, ué, é a minha opinião” [até quando sexualidade será tratada como questão de opinião, céus, até quando…]. “Não sou contra, não acho errado” [imagine se fosse e achasse!]. “O que acho é que quando eu tenho na mão 80 milhões assistindo minha novela, tenho que ter responsabilidade com as pessoas que estão me assistindo” [leia-se compromisso com os heterossexuais]. “Tenho que saber que tem muito pai que não quer que o filho veja, porque eles não sabem explicar, não sabem como colocar.” [agora, ver lgbt’s como não humanos, explicar o quanto eles são inferiores e colocá-los em seus devidos lugares muitas pessoas sabem perfeitamente bem, não é mesmo?]. “O que não é justo é você transformar: só é normal o cara que é bicha, o que não é bicha não é normal; a mulher que é sapatona é perfeita, a que não é sapatona não é legal” [ah, a baboseira da heterofobia, está bem aí nas entrelinhas… a saber, o retrato absoluto da ignorância com a deliberada má-fé, sem falar da desonestidade intelectual]. “É assim que estamos vivendo” [ou seja, tendo de dividir o mundo com gente estúpida como esse senhor].

Alejandro18

Acho importante a nossa representatividade na mídia, PORÉM, NÃO DO JEITO QUE ELA NOS RETRATA, principalmente as novelas da globo. Sempre me questiono se isso vai ajudar na causa ou só alimentará o ódio contra nós no inconsciente coletivo. Não querendo problematizar, já problematizando.. Pra quem é um crítico observador como eu, que repara nos mínimos detalhes, na sutilidade da coisa sabe que a globo é um emissora Hipócrita manipuladora que finge ser “Gay friendly” mas seu único interesse é o pink money $$$. O que mais me incomoda é A FORMA UNICA e ridícula que ela nos apresenta para sociedade, sempre caricatos, estereotipados, palhaços de circo.. Já repararam que ela adora colocar gays como “destruidores da família tradicional” sempre nas entrelinhas, o gay que é casado vivendo uma vida hetero e depois “vira” gay e acaba com a mulher dele (felix) e (o outro da novela imperio) o no caso (clara) em “Em família” que deixa o marido e destruí a família, entre outras coisas. Esses mínimos detalhes vão ficando no subconsciente dos leigos, e pessoas que não possuem acesso a informação é tal. E não adianta vir com iroinias, sarcasmos ou algo que fuja do senso comum PQ A MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA É ALIENADA E NÃO ENTENDE COISAS COMPLEXAS. Tem que desenhar, ser didático mesmo.Não sei se fui claro só sei que repúdio à forma que a globo nos retrata. #NÃOSOMOSABERRAÇÕES

Lucas

Poxa, mas se tu escreve algo e algo e sua intenção é boa ao retratar aquela situação, que é real, na ficção e o público grande tem dificuldade de interpretação e passa a olhar por um outro prisma muito diferente da intenção do autor, o problema tá nesse público e sua educação em relação a compreensão quanto a estes casos e suas complexidades. E fica tão evidente que a causa de tanta alienação é justamente pela pouca exposição que estes casos, estas histórias, tem na grande mídia.
O que necessitamos é mais, sim, destes caso na globo e suas novelas. Se o público subentende que a bicha é destruidora (de lares!), talvez seja a falta de referências que temos na grande mídia mesmo. Deixa rolar!

PS; Só um adendo. Qualquer um minimamente inteligente saberia que o lar que estava destruído na trama de “Viver a Vida” antes de Félix se assumir. A relação dele com seu filho era péssima e passou só a melhorar após assumir-se. Apesar das dificuldades ele era muito mais feliz sendo o que era do que fingindo ser o que não era.
Umas das poucas novelas que intencionava abrir os olhos do público para um outro prisma e o fez com certa magnificência, pois fez quase o Brasil todo felicito quanto a relação de um homossexual, sua vida, seus amores e suas dificuldades. Pelo menos na minha vizinhança era o papo da vez e todos os conservadores de casa gritaaaaaram quando o houve o beijo.

Renan

Texto que representa muito bem o tipo de gente que é o autor deste texto. Um cara que não aceita a opinião alheia e que abomina quem tem opinião contrária.

Parabéns ao Benedito Ruy Barbosa, pois ninguem aguenta mais essa lenga lenga de LGBT onde através da novela, nossas crianças são expostas da maneira mais covarde e vergonhosa a uma prática que a maioria da população tem uma opinião distinta. O pior de tudo é ver uns descerebrados citando negros na maneira mais imbecil e tola possível de querer dar rótulo de raça a um comportamento. Isso é uma afronta aos negros.

James Cimino

Eu não sou obrigado a aceitar a opinião alheia sobre os meus desejos e como eu os expresso. E outra, você não sabe educar filho e vem botar a culpa na TV e nas bichas? Você que é um bundão, porque na minha casa quando meus pais mandavam eu dormir porque aquilo não era programa pra criança eu tinha que ir. E menos ainda sou obrigado a aceitar um velho bêbado que não consegue nem terminar a novela que começa a usar o ódio contra gays para justificar seus fracassos.

E ofensa para os negros é você usar a sua ignorância sobre o assunto, de ser cego e lobotomizado a ponto de não enxergar que a homossexualidade existe NA NATUREZA, assim como pessoas de pele negra existem na natureza. E se for mesmo comportamento, eu te desafio “virar gay por uma semana” pra provar que é assim, fácil. Engula, a Bíblia mentiu pra você. Tá aí o Darwin para provar isso.

Guima

Darwin, Einstein e Stephen Hawking!
A pessoa chamar uma luta de direito à vida de “lenga lenga”, dá vontade de chorar sangue de tanta dor no coração!
Mas como eu sou bicha bichérrima bichérrérrima eu vou dizer uma coisa: aceita que dói menos porque a gente é lindo, divertido, guerreiro, sensacional!

Alejandro18

Esse Renan deve ser o mesmo que vai destila odio nos comentários de “A capa”. Pensa numa pessoa com Homofobia interiorizada…

Rodrigo

Para mim foi triste e decepcionante ouvir a fala do BRB. Se a pessoa vive 85 anos, é uma figura pública, famosa……, e continua vendo a homossexualidade dessa forma retrógada, fico pensando: esse cara passou pela vida e não aprendeu nada. Que opinião infeliz. Perdeu a melhor oportunidade da vida dele de ficar calado. A desculpa da idade nao só não cola como para mim agrava a opinião dele. Uma pena.

Gildo C. Costa

O que será que aconteceria se este senhor houvesse dito “não gosto de histórias de pretos. Não escrevo histórias de pretos. Tenho dezenas de filhos e netos e bisnetos e um p* orgulho de que são tudo branco pra cacete”? As pessoas, inclusive este senhor, não importa a idade que tenha, têm que saber que ser homossexual não é escolha nem opção, mas é como a cor da pele, que não pode ser mudada. É por isso que as declarações dele são tão absurdas. Infelizmente muita gente compactua com isso e concorda com ele. Boicotaria a novela dele, com certeza, se ainda tivesse algum interesse em vê-las. E, ao contrário do que sugere Tony Góes, ela deve ser boicotada, sim, principalmente pelos homossexuais e pelas demais pessoas que não compactuam com esse tipo de declaração. Felizmente não preciso me dar ao trabalho de fazer isso, pois este senhor há anos não escreve nada que preste.

Fabio

Não dá pra mudar?? igual não dá pra mudar de time, religião, partido politico…. claro que dá pra mudar, não é físico é comportamental. Não existe um “gene” que determina ser homossexual ou hetero. No máximo é igual a gosto de comida, gostar de frio ou calor, achar algo bonito ou feio, depende TAMBEM de como atuam os 5 sentidos de cada um. Ninguém é obrigado a comer o que não gosta e nem sempre o que gosta faz bem. Ah, é algo que se nasce, vem com a “alma”(ou seja lá como cada um chame nossa consciência). Peraí, se for assim poderia ser algo como um psicopata, um pedófilo, um cleptomaníaco? Ok, é uma comparação totalmente desproporcional mas se é algo que “se nasce assim”, eu acho que a discussão toda deveria ser que bem ou mal faz? Pessoalmente não me incomoda nada qualquer pessoa ser homossexual, importa é se é uma boa pessoa ou não. Me incomoda é a defesa incondicional do politicamente correto atacando qualquer pessoa que tenha opinião contra. Ele tem a opinião dele, e é isso que todos tem que levar em consideração, é apenas uma opinião. Deve ser respeitada tanto quanto as do que acham que ele está errado. Certo ou errado? Quem de nós sabe o que é bom ou mal para a humanidade? To cansado de argumentos bestas querendo justificar e nos obrigar a aceitar determinadas coisas.

James Cimino

Ah, dá pra mudar então? Faz o seguinte: muda você então. Vai lá. Sai chupando rola por aí. Se você conseguir, eu topo participar do experimento. Ah, eu já transei com mulher. E sabe o que? Continuei gostando de homem. Sexo é como comida, não é genética, não é comportamento, é reação a estímulos, é biológico. É gente que gosta de fígado e que odeia fígado. Tem gente que se força a gostar, mas não é natural. Eu nunca irei me relacionar com mulheres sexualmente porque não sinto tesão. Não vou forçar. Nem devo. PRa fazer duas pessoas infelizes? Casar com alguém que não se ama nem se tem desejo? Não, vocês heteros fazem esse papel muito bem.

Júlio César

O cara não escreve história de bicha, e daí? Tá ficando chata essa patrulha que se faz em torno do que se diz sobre o que se pensa – tanto pelo lado dos héteros avessos a homossexuais, quanto dos gays com aversão aos heterossexuais.

O pensamento é livre, ponto. Ninguém precisa ficar a todo momento querendo corrigir A ou B, salvo se o cidadão fizer alguma incitação a crime, essas coisas. No mais, deixemos que todos falem o que quiserem – ainda que seja asneira.

James Cimino

Primeiro, como o texto diz, ele pode odiar o que ele quiser e não escrever história “de bicha” se ele não. Mas, como eu digo no texto, ele já escreveu não apenas história “de bicha” como história “de michê”, “de trans” e sei lá mais o que. Pra mim o problema é ele querer promover a novela dele às custas do ódio aos homossexuais, como se fizesse o seguinte marketing: veja essa novela porque não tem bicha. Se fosse um autor que prestasse, escreveria uma história boa, como era “Renascer”, por exemplo, sem precisar falar disso nem se promover em torno da desgraça alheia. Em segundo lugar, o texto não é sobre isso. É sobre a ideia errada que certas pessoas têm de que gente velha pode tudo. Não pode. Ninguém pode tudo. Nessa de “coitadinho, ele tá velho”, Pinochet, um dos maiores ditadores da Ameerica do Sul, se livrou da cadeia.

Tiago

Essa patrulha gay tá um saco. Ele disse o que pensa e o que mais da metade da população pensa, sem.ofender ninguém. Isso chama opinião. Ninguém é obrigado a louvar.
Na democracia é assim.diverge-se. E divergir não é nazismo.

Kadu

Você tocou em um ponto muito interessante, ao dizer que não incite o crime, esses discursos estão matando sim, você sabe quantas pessoas transexuais já morreram esse ano, pelo simples fato de serem transexuais? Você sabe quantos LGBTQ’s são agredidos e mortos por mês? E sim, essas pessoas sofrem essas violências, por causa de endossamento de discursos como esses, discursos que estão na boca de religiosos fervorosos, de Bolsonaros e Felicianos, são esses discursos de pessoas que influênciam que encorajam pessoas com menos instrução e equilibrio praticarem atos contra essas pessoas, esses discursos MATAM e estão matando, e uma novela é sim influênciadora, se ele não vai retratar casos sobre LGBTQ’s que vão apoiar nessa luta diária, então não fale nada. Como no texto fala, não é porque ele é velho que tem licença poetica pra isso, é triste ele usar esse Marketing pra chamar atenção dos conservadores, é nojento é desleal.

Kapeta

Bom, ou o cara tá realmente querendo chamar a atenção ou está gagá, vc pensou nisso?
Não creio que esse seja um perfil de alguém que tenha escrito tantas novelas e, como vc colocou, onde tocou no assunto. Talvez de forma preconceituosa, mas tocou.

James Cimino

Eu pensei, tanto que coloquei isso no final do texto. Acho lamentável que o cara precise usar o ódio aos gays pra promover a novela dele em vez de escrever uma novela que preste.

PAULO RICCIARDI

nao verei esta novela, espero que ela seja um retumbante fracasso.

James Cimino

Que politicamente correto? O certo é ser politicamente incorreto? Pois nisso o Brasil está anos luz à frente de qualquer país, só olhar as manchetes de jornal.

Djalma C, Moreira

O que ele fez foi anunciar que dessa vez a trama não passa pelo politicamente correto que só interessa a uma parte da sociedade, pois a maioria das pessoas estavam cansadas de assistir esse espetáculo desnecessário de transformar atores tidos como galãs em homossexuais para formar opinião a favor desse grupo. O que o povo sempre espera é uma boa história e não uma forma de tentar mudar as suas convicções, cada um na sua se respeitando está ótimo.

James Cimino

Qual novela que você que a trama principal era sobre homossexualidade? “Amor à Vida”. Félix era o vilão que jogava a sobrinha na lata do lixo. Era amargurado, mau. E tudo isso era porque vivia no armário sendo humilhado pelo pai. Se redimiu como pessoa e continuou homossexual, casado, com filhos adotivos. “Bem família”. Segundo: transformar atores tidos como galãs em homossexuais significa o que exatamente? Atores que têm formação teatral fazem isso desde que começam a trabalhar com artes dramáticas. E atrizes idem. E interpretam padres, bandidos, assassinos, empresários, heróis, policiais, políticos. Terceiro: ele não anunciou que não iria ter uma trama gay em sua novela. Ele disse “odeio história de bicha” e disse que “só os personagens gays eram os corretos”. Mentira dupla: ele já escreveu “história de bicha” em “Pantanal”, como diz no texto, e história de trans em “Renascer”. Além disso, eu te desafio a me mostrar qual novela tem um personagem gay que ficou discursando contra os hétero ou contra o modo de vida hétero? Isso nunca aconteceu. É mentira. E eu não acho que histórias de homossexuais nas novelas só interessem a “uma parcela da sociedade”. Eu tampouco gosto de ver filmes sobre racismo. Acho abjeto, mas acho que eles devem continuar a ser feitos para que as pessoas não se esqueçam das barbaridades que fazem em nome do preconceito. E outra coisa que eu acho é que “as histórias de bicha” acabam ganhando muito mais visibilidade que a trama central porque gente como você e como ele 1- começam a surtar com o assunto 2- começam a surtar influenciadas por pessoas surtadas que elegeram os homossexuais como os responsáveis pelo mal do mundo: sejam catástrofes naturais, crises econômicas ou o baixo ibope das novelas. Façam-me um favor. As pessoas neste país são mesmo adultas para ver uma novela? Porque a desculpa sempre é “o que estão ensinando aos meus filhos”? Eu é que pergunto: o que vocês estão ensinando para os seus filhos? Porque novela é entretenimento adulto. Na minha época eu não podia ver novelas até os 12 anos mais ou menos. Aí vocês pais não têm controle do que seus filhos veem e a culpa é da TV e das bichas. E, numa boa, eu cresci vendo novelas cheias de cenas “de hetero”. Continuei gay. Assim como é uma parcela pequena de pessoas que sai matando gente porque viu na TV. Quem mata “pq viu na TV” já era assassino. Quem sai dando a bunda “pq viu na TV” já era viado.

Comments are closed.