música, bono, u2, casamento igualitário, religião

Em entrevista, Bono diz que o casamento não pertence às religiões, mas às pessoas

Cantor opinou sobre o assunto devido a referendo que ocorrerá em seu país, a Irlanda: "Tentar se apropriar da palavra 'casamento' é a mesma coisa que se apropriar da palavra 'amor'."

por James Cimino

O U2 entrou em turnê nesta quinta-feira (14) com seu primeiro show na cidade de Vancouver. Mas, como de costume, Bono, o vocalista da banda, não se mantém alheio ao que está acontecendo no mundo, especialmente em seu país, a Irlanda.

Conforme já publicamos aqui, a Irlanda vai votar em referendo o casamento igualitário. E mesmo que nós aqui do Lado Bi não concordemos que isso seja posto em referendo, porque os direitos civis dos LGBTs não são assunto de interesse público e não afetam o restante da população, quase 90% da população irlandesa, predominantemente católica, é a favor do casamento igualitário.

O jornal “Irish Times” questionou Bono a esse respeito. Vejam o que o cantor respondeu:

“Tentar se apropriar da palavra ‘casamento’ é a mesma coisa que se apropriar da palavra ‘amor’. Você não pode se apossar disso. Ninguém é o dono. Casamento agora é uma ideia que transcende religiões. Pertence às pessoas. Elas é que podem decidir o que a define. Não uma organização religiosa. Até onde eu sei, Jesus nunca se casou – e também [nunca se casaram] a maioria dos pastores que falam sobre este assunto.”

E continuou: “[Casamento] Não é uma ideia religiosa necessariamente. Casamento é um dis ideais humanos mais impossíveis. Mais difíceis de se manter. Portanto, tudo o que possa unir as pessoas assim é maravilhoso. A ideia de que alguns grupos podem e outros não podem, me parece errada.”

Bono é casado com sua Alison, que ele conheceu na escola, desde 1982. “É uma coisa maravilhosa. Se você acredita, ótimo, viva isso! Mas você tem que saber que mais de 50% da população não acredita. Então, aqui o que eu tenho a dizer sobre isso é: Onde quer que ocorra o casamento, ele deve ser incentivado.”

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: