Irlanda: jovens em campanha por casamento LGBT entre avós

Jovens irlandeses ligam para avós em campanha pelo casamento igualitário

Irlanda será o primeiro país do mundo a decidir a questão por plebiscito; pesquisas apontam que 80% da população votará “sim”

por Marcio Caparica

Dia 22 de maio acontecerá na Irlanda um plebiscito que decidirá se o país adotará o casamento igualitário. Essa é a primeira vez no mundo que um país decidirá essa questão no voto (algo com que, vamos frisar, não concordamos: direitos humanos não devem depender de eleições).

No entanto, pesquisas apontam que 80% da população é a favor do casamento igualitário, cifras que sobem para 90% entre a população mais jovem. Esses jovens querem conquistar o máximo de votos pela causa e iniciaram uma campanha incentivando que netos liguem para seus avôs para conversar sobre o plebiscito e, se necessário, tentar convencê-los a votar a favor da igualdade.

A campanha, chamada #RingYourGranny for Marriage Equality (“Ligue Para Sua Avó pelo Casamento Igualitário”) foi lançada pelos alunos do Grêmio Acadêmico do Trinity College Dublin. Os estudantes avaliam que um dos maiores obstáculos para que o “sim” vença no plebiscito é a população mais idosa, que mora longe da capital Dublin e tem pouca ou nenhuma convivência com a população LGBT. Um toque pessoal pode fazer toda a diferença. “A melhor maneira de mudar a opinião de alguém sobre seu voto é sentar e bater um papo”, declarou Domhnall McGlacken-Byrne, presidente do grêmio. “É isso que queremos fazer.”

A campanha conta com um vídeo em que vários alunos se deixam filmar enquanto ligam para avós e pais. A maioria recebe o apoio da família, mas alguns ouvem declarações sinceramente preconceituosas.

A drag queen Panti Bliss (também conhecida como Rory O’Neill), uma das principais ativistas LGBT da Irlanda, avalia que essa atitude em prol da igualdade dos jovens irlandeses se deve ao enfraquecimento da Igreja Católica, à liberalização das atitudes sociais, e à entrada do país na União Europeia, o que permitiu que eles circulassem pelo continente e fossem expostos a outras culturas. Outras celebridades irlandesas, como o ator Colin Farrel, também estão fazendo campanha para que o plebiscito tenha um resultado positivo.

Confete

Há várias semanas os oponentes da igualdade distribuem pela República da Irlanda panfletos absurdos dizendo que ser gay dá câncer e que o casamento igualitário “expõe” crianças aos “sons da sodomia”. Uma empresa de papel artesanal de Dublin resolveu transformar esse limão em limonada: a Daintree Paper está oferecendo um serviço em que esse tipo de propaganda tóxica será transformado em confete… para cerimônias de casamento igualitário.

“Nós acreditamos em se fazer coisas belas com papel”, declarou a empresa. “Nós queremos juntar esses panfletos negativos e desonestos e reciclá-los em algo positivo”. A pequena fábrica pede para que os irlandeses enviem para eles esse tipo de propaganda para que seja picotada e vire a alegria de um casal LGBT. Os lucros da venda desse confete serão doados para a Yes Equality, uma ONG que faz campanha em prol do casamento igualitário.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

2 comentários

Música: Bono do U2 diz que casamento pertence às pessoas

[…] Conforme já publicamos aqui, a Irlanda vai votar em referendo o casamento igualitário. E mesmo que nós aqui do Lado Bi não concordemos que isso seja posto em referendo, porque os direitos civis dos LGBTs não são assunto de interesse público e não afetam o restante da população, quase 90% da população irlandesa, predominantemente católica, é a favor do casamento igualitário. […]

Washington

Mas ainda assim 85% da população é católica e tem minorias como igrejas protestantes. Mas o bom é que as pessoas sabem diferenciar as coisas. O que é religião e o que é direito.

Comments are closed.