Com categorias sem gênero, MTV Movie & TV Awards torna-se a premiação mais inclusiva do show business

Emma Watson ganhou o prêmio por melhor atuação, “RuPaul's Drag Race“, melhor reality de competição, e “Moonlight”, melhor beijo

por Marcio Caparica

Esse ano o MTV Movie & TV Awards inovou e eliminou a separação por gênero em suas categorias. Isso mesmo: a premiação agora não tem mais uma categoria para “melhor ator em filme” e “melhor atriz em filme”, apenas uma categoria para “melhor atuação em filme” com candidatos de todos os gêneros. O mesmo acontece em outras categorias como “melhor atuação em programa” e “melhor apresentação”.

A ganhadora do primeiro prêmio de atuação com gênero neutro do showbiz norte-americano foi Emma Watson, por seu trabalho em A bela e a fera. Ela recebeu seu troféu das mãos de Asia Kate Dillon, uma pessoa não-binária. Os outros candidatos eram Taraji P. Henson (Estrelas além do tempo), Daniel Kaluuya (Corra!), Hugh Jackman (Logan), James McAvoy (Fragmentado) e Hailee Steinfeld (Quase 18).

“A decisão da MTV de criar um prêmio sem gênero para atuação vai ter um significado diferente para cada um”, a vencedora declarou ao aceitar o prêmio. “Para mim, isso indica que atuar depende de sua habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa, e que não precisa ser separado em duas categorias. Empatia e a habilidade de utilizar sua imaginação não deveria ter limites. É muito importante para mim ganhar esse prêmio e recebê-lo de você de maneira tão inclusiva, paciente e carinhosa.”

Na categoria de melhor atuação em programa a vencedora foi a atriz Millie Bobby Brown, de 13 anos, por seu trabalho em Stranger Things. Competiam com ela Emilia Clarke (Game of Thrones), Mandy Moore (This Is Us), e Gina Rodriguez (Jane The Virgin).

A premiação da MTV mostrou que em matéria de inclusão está a anos-luz do resto a indústria do entretenimento. Os vencedores da categoria Melhor Beijo foram Ashton Sanders e Jharrel Jerome, pelo beijo que trocam no filme Moonlight. Essa é a quinta vez que um casal homoafetivo leva o prêmio dessa categoria. “Isso representa mais que apenas um beijo”, declarou Sanders. “Esse beijo vai para todos aqueles que se sentem excluídos, rejeitados. Isso nos representa.”

Além disso, RuPaul’s Drag Race levou para casa o troféu de Melhor Reality Show de Competição. Já confirmado para a décima temporada, o programa competia com America’s Got TalentMasterChef JuniorThe BachelorThe Voice.

Confira a lista completa de vencedores do MTV Movie Awards 2017:

  • Melhor atuação em filme: Emma Watson – A bela e a fera
  • Melhor atuação em programa: Millie Bobby Brown – Stranger Things
  • Melhor dupla: Hugh Jackman & Dafne Keen – Logan
  • Melhor beijo: Ashton Sanders & Jharrel Jerome – Moonlight
  • Melhor luta contra o sistema: Estrelas além do tempo
  • Próxima geração: Daniel Kaluuya
  • Dramalhão:  This Is Us – Jack (Milo Ventimiglia) e Randall (Lonnie Chavis) no caratê
  • Melhor apresentador: Trevor Noah – The Daily Show
  • Melhor momento musical: “You’re the One That I Want” — Grease: Live
  • Melhor performance de comédia: Lil Rel Howery – Corra!
  • Melhor reality show de competição: RuPaul’s Drag Race
  • Filme do Ano: A bela e a fera
  • Programa do ano: Stranger Things

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

2 comentários

André

Homens e mulheres são diferentes e não entendi pq tirar o gênero de uma premiação torna isso inclusiva? Nossa, que falta do que fazer! E ela estava muito ruim nesse filme de A Bela e a Fera, não merecia prêmio, mas a MTV quer ser demagoga e dar um jeito de enfiar uma feminista na garganta dos outros, aff!

Marcio Caparica

Independente do que você acha da atuação dela, tirar o gênero do prêmio de atuação abre caminho para aquele dia encantado em que realmente gênero não será questão para atores. Uma pessoa de gênero neutro, como a que entregou o prêmio, por exemplo, concorreria para melhor ator ou melhor atriz?

Comments are closed.