Casais gays praticamente gêmeos é o mote de BoyfriendTwin

“O que pode ser mais sexy que namorar você mesmo?”, pergunta o tumblr que aponta esse fenômeno da vida gay

por Marcio Caparica

“Oi Marcio, tudo bem? Quem é ele, seu irmão?”, me perguntou a colega de trabalho.

“Não, ele é meu namorado”, eu respondi.

Isso aconteceu apenas uma vez na minha vida, eu admito, até porque o namorado em questão nem era tão parecido assim, e os outros que vieram depois dificilmente poderiam ser considerados parte da minha família a não ser pelos mais sem-noção.

Mas o fenômeno dos “casais gêmeos” existe, muitas vezes com resultados desconcertantes. Dois caras que se vestem muito parecido, se movimentam de jeito semelhante, usam as mesmas expressões… Tem alguns que têm até tatuagens semelhantes. A gente encontra os dois juntos na rua e se sente num Jogo dos Sete Erros da vida real.

É um fenômeno interessante da vida gay; casais hétero, por mais que venham a ficar parecidos com o passar do tempo, nunca vão chegar num nível de clonagem alcançado por alguns casais gays que andam por aí. É como namorar alguém com o mesmo nome que o seu: um Ângelo namorar uma Ângela não dá tanto curto-circuito nas conversas como um Pedro namorar outro Pedro.

Esses casais ficaram parecidos porque começaram a namorar, ou começaram a namorar porque têm os mesmos gostos? Um amigo meu que está num relacionamento desse tipo (e pediu para permanecer anônimo) diz que é uma conjunção dos dois: “No começo rola uma certa atração decorrente da semelhança física, mas, com o tempo, as pessoas ficam mais parecidas. Começam a usar o mesmo tipo de roupa, por exemplo, ou as mesmas expressões”. Apesar de identificar essa aproximação de estilos também entre casais HT, ele reconhece que há mais uma camada nessa atração: “eu comecei a ver isso de gostar de pessoas parecidas a mim como uma forma de também começar a gostar de mim mesmo”.

Mais um elemento colabora com essa multiplicação de casais clonados, no entanto: a  segregação cada vez maior dos grupos sociais. Algo que também acontece entre todas as sexualidades, mas com mais força entre os gays. Meu amigo de novo: “querendo ou não, os gays meio que se repetem muito, sabe?  Por esse lance de criar ‘guetos dentro do gueto’. Tipo, todo urso meio que se parece, toda bicha barbie também… Às vezes não é porque você procura alguém parecido, e sim porque simplesmente todo mundo com quem você sai é parecido com você. É uma coisa de adolescente, eu acho”.

Seja como for, o fato é que existem aos montes, como demonstra o tumblr BoyfriendTwin, cujo lema é “o que pode ser mais sexy que você namorar você mesmo?”. Concordam? O que acham sobre os casais gays-gêmeos?

boytwin1 boytwin3

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

13 comentários

Fábio Oliveira

Nossa.. demais a matéria… sempre achei lindo isso e sonho em ter um namorado com biótipo físico e ate na forma de se vestir parecido comigo… é muito bom saber que NUNCA estamos sozinhos. Sempre encontramos pessoas que pensam da mesma forma!

Gêmeos??? Nós?!?!?

Somos casados há quase 11 anos. Um baixo, outro branco, um gordinho, outro compridão, um médico, outro advogado. Ambos felizes e diferentes. Ambos parecidos, a ponto de nos perguntarem se somos gêmeos!!!! A primeira vez foram vizinhos na cidade do interior em que moramos… Achamos “sem noção” o comentário. Mas esse se tornou cada vez mais frequente, inclusive na cidade americana que moramos por um ano!!! Eu o acha um tesão, mas nem me acho assim tão bonito -RS!

Rogerio Marins

Eu nunca namorei ninguém parecido comigo. E achei curioso este post. As semelhanças são espantosas nas fotos. E, confesso, eu também não sou narciso a esse ponto. Até porque eu tenho muito interesse afetivo-sexual pelos representantes do meu oposto (rsssss). Entendo que as semelhanças e diferenças devam encontrar um equilíbrio. Eu me amarro em uma diferença. Ela faz crescer o relacionamento. É somente a partir dela que conseguimos valorizar as semelhanças, ora. Essas pessoas podem ser fisicamente parecidas, mas tenho a ligeira impressão de que buscam no que não é comum a âncora para permanecerem juntas (só que em público é mais interessante e divertido parecerem-se um só, não é?). Bom, acho que esta pesquisa tem que ter a parte 2 “O que Aconteceu aos Casais de Namorados Gays que Pareciam Gêmeos: o motivo da separação ou a fórmula do casamento perfeito.

Jefferson Gomes

Eu acho interessante essa coisa de gosta de alguém parecido. Eu vi o Tumblr e confesso que os parecidos são realmente parecidos…(oi??) Mas mesmo assim eu dou valor pra diversidade, ou seja gosto do oposto do que eu sou… Mas interessante a matéria, não conhecia…

amonteiro

deve ser o sonho de todo narcisista, não é o meu caso mas… i’m ok with this

ZZZ

É o clássico ‘procuro semelhantes’. A pessoa se acha tão foda que o melhor pra ela é… ela mesma? Nego tá a fim de se relacionar consigo mesmo em outra pessoa e tá achando isso bonito? Ta boa.

Caio

Eu acho interessante se relacionar com caras fisicamente parecidos comigo e até mesmo com uma personalidade parecida. Afinal é muito comum as pessoas em geral buscarem nas outras semelhanças, pois tipos muito opostos podem gerar intrigas e não fazer durar um relacionamento. Claro que no meu caso não é uma obsessão, se não aparecer não tem problema, mas que é fascinante isso é rs.
A propósito eu namoraria um outro eu se fosse possível fazer isso na realidade, do mesmo jeito que eu sou só que com uma cabeça e sentimentos próprios; já até me senti atraído por mim mesmo olhando algumas fotos rs.

Tadeups

Então, eu vejo esse fenômeno como sintomático de uma questão mais profunda, não só referente a comunidade gay obviamente, mas a sociedade como um todo.

E a questão principal é justamente a infantilização generalizada do lado emocional das pessoas, o que caracteriza bem esse narcisismo e egoísmo desses dias.
Explico: como uma criança, em geral pessoas narcísicas e emocionalmente infantilizadas tem uma baixa tolerância com o que é diferente de si mesma, uma baixa tolerância com alguém que a obrigue a sair de sua zona de conforto, de seu próprio quadrado. Esse fato é bem emblemático no caso de namorados “iguais” mas se repete tbm nos círculos de amizade. Não nos damos muito com pessoas com uma vida completamente da nossa, com pensamentos diferentes dos nossos, queremos nos relacionar com pessoas que simplesmente confirmem todas as nossas visões de mundo e de realidade, pq é mais confortável, cômodo e…..narcísico e egoista tbm!

Perdemos oportunidades únicas quando entramos nessa. Oportunidade de crescermos como pessoas quando nos defrontamos com o diferente, de agregarmos experiências, e de enxergar humanidade na diferença do outro. Afinal, nossa luta principal, como gays, atualmente, não é essa?

Mas o foda é que raramente nos questionamos…..quando lutamos contra um tipo preconceito que sofremos, deveríamos nos tornar sensíveis a outros tipos de preconceitos que reproduzimos, mas o que ocorre é justamente o contrario e acabamos criando vários guetos dentro de guetos. Na superfície parece apenas “um gosto pessoal”, mas não, não é.

Nossos gostos pessoais dizem muito sobre nossa visão de mundo, sobre quem somos, e no caso esses “gostos pessoais por iguais” são bem claros em informar a baixa tolerância com a diferença ( que é tão comum tanto entre gays quanto entre héteros ), e nosso alto nível e autocentramento, o quanto somos MUITO voltados pra nós mesmos, e tão pouco aos outros.

Diego

Não é à-toa que a psicanálise entende a homossexualidade como uma escola objetal narcísica.

Dinho

eZatamentchy como no quadrinhohttp://2.bp.blogspot.com/-TA0LbXL_gLY/UXVCB67RxhI/AAAAAAAAAkE/zJ6jGNS2VJY/s1600/22eng.png

Renan

É um pouco estranho isso tudo. rs. Mas como diz ali no final, os grupos gays todos se parecem tanto, que às vezes nem se busca por alguém parecido, mas quando se vê todo mundo tá andando igual. o gueto do gueto do gueto. tudo muito curioso. rs

Comments are closed.