Casal sorodiscordante

Não restam mais dúvidas: soropositivos com carga viral indetectável não transmitem HIV

Depois de contabilizar mais de 12 mil transas entre casais sorodiscordantes, mais um estudo confirma a eficácia do tratamento do HIV como forma de prevenção

por Marcio Caparica

Mais uma vez um estudo demonstrou que soropositivos que tomam sua medicação adequadamente e baixam sua carga viral para níveis indetectáveis não transmitem o vírus HIV para outras pessoas. Chamado Opposites Attract (“Os opostos se atraem”, em tradução livre), o estudo concentrou-se exclusivamente em casais homoafetivos masculinos da Tailândia, Brasil e Austrália.

Ao longo dos quatro anos da pesquisa os cientistas desse estudo acompanharam 343 casais gays sorodiscordantes, ou seja, casais em que um parceiro é soropositivo e o outro não é. Os entrevistados reportaram mais de 12 mil atos sexuais sem o uso de preservativo. Eles também submetiam-se a exames de DSTs.

Apenas três dos homens que não tinham HIV quando o estudo teve início contraíram o vírus quando ele foi concluído. Testes genéticos determinaram que eles não tinham vírus da mesma linhagem que a de seu parceiro, ou seja: eles contraíram a doença ao fazerem sexo com outra pessoa.

Os especialistas avaliam que a probabilidade de alguém contrair HIV quando faz sexo com um soropositivo que está com a carga viral indetectável está entre zero e 1,56%, ou seja, tão pequena que chega a ser desprezível.

“Essa notícia muda a vida de casais sorodiscordantes”, afirmou Andrew Grulich, epidemiologista do Kirby Institute da Universidade de New South Wales em Sydney and coordenador do estudo, durante a 9a. Conferência Intenacional da AIDS Society em Paris (IAS 2017). “É importante que o parceiro soropositivo permaneça sob cuidados médicos regulares e não deixe de tomar seus medicamentos antirretrovirais, para que sua carga viral permaneça sempre indetectável. Nossas pesquisas somam-se a estudos anteriores, e mostram que nunca houve um caso registrado de transmissão de HIV dentro de um casal sorodiscordante quando o parceiro soropositivo está com a carga viral indetectável“.

Esses resultados também são importantes para contestar as determinações de 72 países que possuem leis definindo como crime não contar que se tem HIV antes de fazer sexo. Além de não mudarem em nada o comportamento sexual de seus habitantes, essas leis fazem com que menos pessoas façam o teste de HIV (afinal, quem não sabe que porta o vírus não estaria cometendo crime).

Fica cada vez mais evidente que garantir o tratamento universal para soropositivos é uma das estratégias mais importantes para se conter a epidemia do HIV. O que torna ainda maior a irresponsabilidade do governo brasileiro, que está permitindo que faltem medicamentos antirretrovirais por todo país, fazendo com que pacientes percam o controle de sua carga viral – algo ruim para os próprios soropositivos, que podem desenvolver resistência ao medicamento, e a seus parceiros, que não estão mais protegidos do vírus.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

51 comentários

Gabir

Olar gostaria de saber se uma criança com soro positivo com a taixa quases zero tem chance de se curar tomando os remedio sertim …

Marcio Caparica

Como qualquer pessoa soropositiva, a criança pode ter uma vida saudável se tomar os medicamentos corretamente ao longo da vida. Mas ainda não há cura para o HIV.

Mariana

Ola após 4 meses de tratamento hoje fui receber o meu exame de carga viral e já deu resultado indetectável, ( achei muito rápido ) pois um conhecido meu ficou indetectável após 1 ano de tratamento. entretanto o meu CD4 deu muito baixo. Nao entendi muito bem.pensei que meu CD4 fosse estar normal pois ja estou indetectável.E mesmo estando nessa condição ainda fico com medo de passar o vírus para o meu namorado.

Flavio Nombora

Boa tarde,
Uma vez os estudos foram realizados em casais de alto risco de transmissibilidade do vírus, este resultado vem nos provar que e possível reduzir o numero de novas infecções. As minhas duvidas são as seguintes: 1.Porque mesmo com carga viral indetectável os pacientes devem continuar a tomar os antirretrovirais? 2. Qual será a razão de se ter resultados de CD4 baixo (EX: CD4=180) e com resultado de carga viral indetectável?
Muito obrigado

Marcio Caparica

Deve-se continuar a tomar o medicamento depois que se conseguiu ficar com a carga viral indetectável porque é exatamente o uso contínuo do medicamento que MANTÉM a carga nesses níveis indetectáveis. Quando se para de tomar o remédio, o vírus volta a se multiplicar no organismo e seus níveis sobem. Infelizmente não sei responder sua questão sobre CD4, mas sem dúvida seu médico será capaz de respondê-la.

Mariana

Caro amigo eu estou nessa situação , indetectável mas com o CD4 = 145, amanhã vou ao médico para saber o que fazer, pelo que sei, o CD4 tem que estar no minino 350. Abaixo disso nos ficamos muuuito vulneráveis a pegar doença oportunistas. Obs: não sinto nada, me sinto muito bem.

Davi

Boa noite Marcio! No caso dos dois serem soro positivo e ambos estarem indetectável, o risco de fazer sexo sem camisinha nesse caso também é muito grande?

Marcio Caparica

Risco do que? Os dois já são soropositivos. E, estando os dois indetectáveis, nem o risco de transmitirem uma linhagem diferente de HIV entre si existe. Continuem fazendo o tratamento direitinho e sejam felizes.

Mauro

Feliz demais. Quando descobri que ele era soropositivo quase infsrtei. Então fui atrás de informações com o infectologista e descobri queo meu exame era não resgente. Ele indetectável nao me passa carga viral nenhuma. Somos e anos livremente um ao outro. Hj eu cuido dele e ele de mim. Nunca vou abandona-lo. Amo demais meu amado!!!

Gleice

Sou soropositiva a 5 anos tenho 2 filhos lindos e negativos quando estava no meu 5 mês de gravidez k descobri e pensei ou me mata ou eu vivo minha vida a cada dia melhor ….por ter um bebê no meu ventre k precisava de mim então não me deixei abalar mesmo com medo de perder o pai do meu filho eu contei sabia k eu fiz escolhas erradas na minha vida e teria k arcar com todo minha responsabilidade sozinha …bom contei a ele sobre minha sorologia e descobri o verdadeiro amor por parte dele fomos fazer o exame dele e o dele deu negativo e tivemos mais um filho e ele me diz todos os dias k me amo demais e k eu fui sua melhor escolha então vc k ta com medo de contar ao seu parceiro conte pois só assim vc vai saber se realmente ele te ama e tbm isso é uma demostração de amor e cuido com o mesmo e se cuide. Sempre …

Luciana Alves

Tbm sou sorop e quando contei ao meu parceiro achei que iria morrer rs pois afinal minha carga viral é indetectavel e tivemos relação sem camisinha. Porém as vezes por medo de contar eu arrumava meio de largar e não contar mais pensava na falta q ele iria me fazer. Então numa certa noite resolvi contar perguntando o que era o casamento à ele e a q ponto ele ficaria com uma pessoa imperfeita rs. Quando ele me disse que me amava independente da raça cor saúde na doença…? Aí eu parei e perguntei doença qualquer uma e ele disse sim e comecei a gelar passar mal tremer pensando que iria morrer seriamente medo me dominou. Foi aí que abracei ele é disse tu me amas então. Lógico perguntei várias vezes pra ter a certeza da resposta dele e disse sobre minha saúde. Ele ficou estagnado sentou no sofá mudou sua feição e eu pensei….Vxx vou morrer ele vai mandar me matar. Ele me questionou pq não contei mais era difícil só quem está no buraco sabe a profundidade. Ele levantou disse que iria embora foi até o carro chegou a pegar a arma q fica escondida pois por ser um empresário e mexer com dinheiro aí pensei morri agora mas ele só ele guardou na vdd e ligou o carro e saiu desejando boa noite. Eu entrei em casa fui orar rs quando 1h da manhã ele me mandou uma mensagem dizendo vc é a mulher da minha vida eu quero estar com vc ao teu lado. Caramba meu coração saltou de felicidade um peso saiu das minhas costas e me senti um pássaro livre para voar ao lado dele sem medo. Hoje somos felizes demais e tenho total apoio dele. Foi a maior prova de amor que recebi.

Eduardo

Obrigado, pelo relato… Descobri o vírus há 2 anos. Há dois anos em tratamento, mas sem pesquisar o ler nada a respeito do vírus. É como se não quissesse me lembrar dele. Hoje, pela primeira vez busquei algo na internet a respeito de casais sorodiscordantes. Muito amar por alguém (um ex-namorado), não sei como contar. Ainda não contei a ninguém. Sigo com o tratamento, sen que pessoas próximas saibam. Enfim, ler a matéria e o seu comentário foi um alento muito grande. Obrigado mesmo.

Jonathan

Mesmo com tanta pequisa e estudo, continuo paranóico em transmitir algo para o meu namorado. Ele tem muito feitiche em engolir meu esperma mas eu ainda fico com medo de lhe fazer algum mal. É seguro?
(Obrigado pela atenção em responder aos comentários, parabéns pelo trabalho.)

Gomez

1,56%. Até que ponto você considera isso desprezível? Até onde você assumiria esse risco?

Junior

Sou soropositivo à mais de 12 anos a mais de 8 sou indetectavel, quando me envolvi com alguém não demoro nem uma semana pra dizer a verdade pra pessoa até pq não me sinto bem e só abrindo logo o jogo eu fico tranqüilo até pra saber o q realmente a pessoa sente por mim.Pois bem , essa madrugada foi mais uma cena onde depois de quase um ano sem me relacionar profundamente com alguém, fui deixado pelo puro pré-conceito é falta de informação da pessoa que está no 1° ano de enfermagem, não o recriminei Não me justifiquei apenas deixei que ele coloca-se suas razões mesmo sabendo q sou uma pessoa indetectavel com remota chance de contaminação, transamos apenas uma vez e com camisinha mesmo assim ele tem receio e como disse pela falta de informação é pelo pré- conceito criado ou indiretamente influenciado ele resolveu me deixar.
Dói?? Sim como dói por todos os motivos, mas quando eu lembro que EU SEI Á REAL VERDADE DOS FATOS E DA MINHA CONDULTA SEI QUE QUANDO ELE SOUBER DISSO VAI ENTENDER O PQ EU NÃO ME JUSTIFIQUEI.

Mauro

Eu me relaciono a 1 ano com o maior amor da minha vida. Ele é soropositivo e eu não. Amo demais e não quero deixar ele pra nada. Amor demais…

Wagner

Bom dia. Sou soro positivo indetectável, ontem contei para meu namorado, ele está desesperado para fazer o exame. Sempre usamos camisinhas é sempre tomei os remédios. Não usávamos camisinhas para fazer oral. As chances de eu ter transmitido o vírus são altas?

Ana Mel

Ola tenho um questionamento, todos nós vivemos uma Era tecnológica e que a medicina sofre grande influência em relação a isso. O avanço da medicina nos dias atuais é notório. Sendo assim, me vem a problemática da questão… Porque essa doença não tem cura? E não tem nem uma previsão para a mesma? Infelizmente ou felizmente teremos que viver tomando os antirretrovirais constantimente. Têm doenças de grau mais elevado que tem cura, e o HIV não. Será o quê está faltando? Vendo por um lado positivo, a anos atrás creio eu que não tinham os antivirais, e hoje em dia existe. Então porque não se ver falar em cura.?

Paulo

A grende dificuldade dos cientistas é fazer a pequena quantidade de vírus que se esconde dentro das células, sairem. Ficando expostas ao medicamento. Fora das células o medicamento retroviral elimina em 99% do vírus. Parece uma tarefa simples. Mas é mais complicado qie se imagina.

Vagner

Já se falam da cura pra 2020.. então basta todos tomarem seus retrovirais em dia e aguarda. Essa boa notícia..

Rodrigo

Acho que a indústria farmacêutica prefere ganhar milhões com a venda dos medicamentos do que fazer uma vacina única para cura.Acredito que já tenha a cura do HIV.

Ana Mel

A carga viral se torna indetectável a partir de quanto tempo?? Descobri que sou soro positivo a 1 mês, tmbm tenho um namorado , mas ainda não tive coragem de contar, tenho medo da gente se separar. Entretanto vi um exame dele no começo do ano, e deu que ele não tem o HIV. Tenho medo de contar, agora que descobri só fazemos sexo de camisinha. Não sei o que faço estou perdida, nem eu mesmo me aceito, tenho nojo de mim, choro direto, larguei tudo na minha rotina, como faculdade academia. Somos um casal hetero e pretendemos ter um filho e se casar, porém depois disso não sei se ainda vamos. Por favor me responda

Marcio Caparica

Leva alguns meses até a carga viral descer ao nível indetectável. Ter HIV não impede ninguém de ter filhos saudáveis, é só fazer acompanhamento médico e tentar gerar o filho depois que a carga viral estiver indetectável. Se seu namorado se separar de você porque você tem HIV é porque ele é cretino. Você estará melhor sem ele.

Eliane Aparecida de Moraes

sou hiv positivo indetectavel,tenho 4 filhos negativos,nenhum tem o virus,e me sinto muito mais linda em saber que nao transmito nada pra ninguem…..hehehe……beijao de luz

Almir

Ana isso e somente falta de informação, pessoas com hiv tem vida normal como qualquer outra pessoa negativa, não se sinta pra baixo e não deixe que abale você, também tenho hiv e sou casado a 11 anos e minha mulher e negativa, e vivemos uma vida normal sem nenhum problema, trabalho , sou feliz e ela também, só basta ser informado e ter amor

Rickll

Uma vez indetectavel, sempre Indetectavel? Tomando os remedios certos? Mesmo q possa passar algumas horas de tomar o remedio sempre do horario de costume?!

Marcio Caparica

Se tomar os remédios, sim, você permanece indetectável. Um atraso de poucas horas para tomar os remédios não vai fazer você deixar de ser indetectável.

telma

Sou soro positivo a 5 snos, sou indetectavel, custo a me envolver c alguém, tive 3 relacionamentos q quando contei a vdd simplesmente me deixaram, por causa disso me sinto pra baixo, o ultimo agora era meu amigo levou um baita chifre da mulher, ela ñ quer mais ele, fomos conversar dei apoio pra ele q estava sofrendo e acabamos nos envolvendo mais sempre c camisinha por incistencia minha, quando falei pra ele, ate hj ñ quis mais saber de mim, só conversamos por watsap..

Rosângela

Concordo plenamente, quando se diz que é uma falta de responsabilidade do governo deixar faltar medicamentos antirretrovirais por que quem perde é o paciente que além de adquirirem resistência vão até a óbito. É quando desiste do tratamento

R.

Gabriel Estrela deu aula no papo de segunda do dia 28.08.2017. Convenhamos… estava na hora desse tipo de programa chamar alguém que entende do assunto. Ano passado, na minha opinião, no Saia Justa foi vergonha falar sobre HIV… parece que elas estavam ainda na década passada. O tema será debatido de novo amanhã no saia Justa com mais uma ativista. Oremos para que as apresentadoras não falem do que não sabem… rss Acho que vai ser bom.

pericles

Tenho um relacionamento de quase cinco meses com meu namorado. Eu sou o discordante e ele o indetectável. O relacionamento é estável e monogâmico. Após ler bastante as matérias resolvemos suspender a camisinha. Eu sendo o ativo e ele passivo, há algum problema de ejacular dentro dele? Estou seguro acerca dos resultados das pesquisas, mas o gay sempre foi educado para morrer de medo do hiv.

Dr Damian

Acho que mesmo sendo uma boa notícia para quem tem a carga viral indetectável, ainda existem possibilidades mínimas de vc contrair o vírus que é de até 1,56% de chance, uma porcentagem baixa, porém seria uma possibilidade, a melhor forma de ter uma relação segura é ainda usando o preservativo.

Arthur Salis

Tenho uma dúvida em relação ao estudo. Tenho um relacionamento sorodescordante e pelo que entendi da pesquisa para comprovar este resultado os participantes transavam sem o uso de preservativo, como outros estudos revelam passivos tem uma probabilidade maior de contrair o vírus do que ativos caso não esteja em tratamento. Sou indetectavel e meu parceiro é descordante mas nunca houve ejaculação interna no meu parceiro. A minha dúvida é, eu sendo indetectavel é seguro ele ter uma ejaculação interna ? Porque pelo que entendi da pesquisa há uma troca de fluidos internos tanto em quem é positivo indetectavel e tanto para quem não é positivo. Se alguém puder esclarecer minha dúvida agradeço.
Obrigado.

Marcio Caparica

Se vocês têm certeza de que estão num relacionamento monogâmico, e o parceiro soropositivo está com a carga viral indetectável, podem fazer sexo com ejaculação dentro do parceiro sem preocupação, não importa quem é o ativo ou quem é o passivo.

Willian

Tenho uma dúvida, não sei se vai conseguir responder rápido, mas já estou ficando neurótico. Tinha um namorado fãs pouco tempo que era muito promíscuo, e teve uma vez na balada que ele foi no banheiro e demorou muito pra voltar. Quando voltou, me deu um beijo na boca, e língua, mas o gosto estava estranho como e esperma, perguntei o que tinha acontecido e ele falou que nada. Terminamos e fiquei com a dúvida de que ele tenha feito sexo oral em alguém e esse alguém tivesse HIV, qual seria a chance de o vírus ficar Vivo na boca dele e eu também pegar?

Willian

Muito obrigado mesmo Márcio, estou ficando neurótico, pois quero dar um período de pelo menos 45 dias pra fazer os exames.

Alex

Na verdade o estudo original mostra que a possibilidade é muito baixa, mas que ainda existe sim, então nessa geração do sexo sem proteção, que já foi mostrado que prep tem falhas, é no mínimo irresponsável afirmar que não existe a possibilidade de contaminação, pq existe sim!

Marcio Caparica

Como diz o texto, a possibilidade de transmitir é MENOR que 1,56% – tão baixa que é desprezível. Portanto não é irresponsável afirmar que soropositivos com carga viral indetectável não transmitem HIV. Quanto à PrEP, foram registrados meros 3 casos de infecção entre os muito milhares de pessoas que fazem esse tratamento e continuam sem HIV. Certamente é menos que 0,001% de chance de transmissão. Então irresponsável é afirmar erroneamente que essas estratégias de prevenção não são eficazes.

Teo Pereira

Concordo com você… 1,56% realmente é quase zero, no entanto, vamos torcer que essa doença seja exterminada nos próximos anos.

jonatan

Alex,desculpa me meter no seu comentário…faço tratamento a mais de dez anos e fui muito amigo dos meus infectologistas.. ..o meu último a qual me trato,realmente me falou que o risco ja é zero,segundo pesquisas feitas na Alemanha….aqui no Brasil seria muito difícil conseguir apoio,pois temos muito dinheiro investido em campanhas publicitárias e tratamento médico. Segundo o meu médico infectologista,o grande risco de contágio está em pessoas que não sabem que tem o vírus e se relacionam desprotegidos….ultima pesquisa com 400 casais sorodiscordantes, apenas 1 casal gay se contaminou ,depois de estidarem o por que do contagio,por que seu parceiro não fez o tratamento corretamente ,faltava muitos dias sem tomar a medicação….meu infectologista está a 40 anos nesta área pública do dia,onde trata os mais diferentes diagnósticos sobre a patologia. Confesso que fiquei surpreso com a informação tbm,mas de certo modo,atualmente me trato com ele por que não me esconde nada sobre os tratamentos….inclusive hj em dia se quiser ter filhos com alguem sorodiscordante, basta ter teus exames indectaveis por pelo menos 3 vezes consecutivas e fazendo o tratamento certo, pode ser feito do método tradicional papai mamãe sem proteção….um abraço, espero poder ter ajudado

Comments are closed.