Kobi Levi: Conheça os sapatos surreais que conquistaram Lady Gaga

Kobi Levi transforma visões cotidianas em calçados inusitados e exclusivíssimos. Considerados "esculturas para se vestir" pelas publicações internacionais, as criações desse designer israelense transformam saltos altos em obras de arte

por Marcio Caparica

Há quem escolha sapatos pelo conforto na hora de usá-los. Muitos os selecionam pela elegância. Quem tiver o temperamento – e dinheiro – pode também vasculhar o catálogo do designer israelense Kobi Levi e optar pelo mais inusitado. Instalado numa oficina em Tel Aviv, Levi transforma objetos e situações do dia-a-dia em calçados surreais, bonitos e muitas vezes bem-humorados, que conquistam o público da alta moda de todo o mundo. Não chega a surpreender que Lady Gaga tenha escolhido uma de suas criações para gravar o clipe de “Born This Way”.

kobi-cafe

O olhar de Levi consegue transformar as situações mais cotidianas em “esculturas para vestir”, como gosta de dizer. Cascas de banana, chaleiras, aves, vilãs da Disney, chicletes mascados… É impossível não sorrir com a genialidade de alguém que transforma em saltos altos algo que vemos com tanta frequência sem dar qualquer importância. Esse poder transformador é o responsável por seu sucesso: Levi cria esses sapatos desde a época da faculdade. Em 2011, começou a colocar fotos de suas criações em um blog, que rapidamente tornou-se popular. Não demorou muito, um dia o designer recebeu uma mensagem do agente de Lady Gaga, interessada em seus calçados para a gravação de um videoclipe.

O sapato que Kobi Levi criou para o clipe de "Born This Way", de Lady Gaga

O sapato que Kobi Levi criou para o clipe de “Born This Way”, de Lady Gaga

kobi-gagavideo

“Eu achei que era trote”, admitiu o artista durante a visita que LADO BI fez em sua oficina. Entre caixas de moldes e alguns exemplares de seus saltos quase absurdos, Levi falou um pouco sobre seu processo de criação. Depois de criar esboços no papel, ele desenvolve modelos 3D de seus calçados, até ficar satisfeito com o resultado. Um protótipo então é feito e exibido em seu website. Os sapatos são feitos sob encomenda, todos feitos a mão, em edições limitadas – nenhum modelo ultrapassa meras 20 cópias. Os preços são salgados – de 800 a 3000 dólares o par. Confira a seguir a entrevista com Levi.

LADO BI Em suas criações, quanto mais incomum, melhor? Você já desistiu de algum design porque ele era “normal demais”?

KOBI LEVI Eu gosto quando a imagem e o calçado “se fundem” de maneira fluente, sem forçar a barra. O resultado pode ser mais incomum ou mais sutil – eu gosto dos dois. Eu interrompo o processo se eu acho que não está ficando bom, e retornarei a ele mais tarde para tentar aprimorá-lo. O processo de design e desenvolvimento é longo, desafiador e exigente – e às vezes, editar é a escolha certa. É algo que eu percebo durante a “jornada de criação”.

kobi-chiclete

Qual é a importância do conforto em calçados como os seus?

Olha, ao mesmo tempo que eu me esforço para que meus sapatos não sejam instrumentos de tortura, eu acho que a elegância merece alguns sacrifícios. Eles ainda são saltos altos, afinal de contas. Mas tenho certeza que não são dos mais dolorosos. No início, eu não tinha com quem testar minhas criações e acabava experimentando-as eu mesmo. Tenho certeza que há sapatos que causam estragos maiores que os meus (risos).

Quais são as principais fontes de inspiração na hora de fazer suas criações?

A inspiração vem de tudo a meu redor, de minha vida e da vida das outras pessoas. Eu utilizo imagens familiares, reconstruindo-as como calçados – todos nós conhecemos esses temas, mas não nesse contexto. Para mim, os calçados são esculturas para vestir. Eles são minha forma de arte, a tela para minha criatividade.

kobi-banana

Como ser gay influencia seu processo criativo?

Ser gay faz parte da minha personalidade, não há como separar isso de outros aspectos – somos assim… Acho que faz com que vejamos as coisas de maneira diferente. Desenvolve-se uma perspectiva própria a respeito das coisas. Isso traz à tona sua individualidade, o que é muito importante no processo criativo.

Você gostaria que mais homens encomendassem seus calçados?

Eu tendo a criar mais para as mulheres, pois elas têm mais liberdade na maneira de se vestir e se apresentar. Mas sem dúvida – eu gostaria que os homens se divertissem mais com a moda e com os calçados! Eu adoraria ser capaz de oferecer mais calçados masculinos.

kobi-rainha

Ser israelense é parte importante de sua identidade como artista?

É claro que crescer aqui moldou quem eu sou hoje, como pessoa e como artista, como acontece em qualquer lugar do mundo. Mas acho que minhas criações são universais. Eu não faço distinção entre “aqui” e “ali”. Moramos num mundo globalizado, e acho – e vejo – que os temas e ideais das minhas obras atraem pessoas de todo o globo. O que me faz muito feliz!

A moda mainstream é entediante? Que outros designers você recomenda?

Não, a moda mainstream também pode ser excelente. A moda comercial significa apenas que mais pessoas vão comprá-la, não quer dizer necessariamente que ela é menos criativa. Eu gosto muito de uma designer israelense, Shani Lax. A marca dela chama-se LAX. Ela cria calçados utilitários, mas diferentes e cheios de estilo. Ela encontrou uma maneira de tornar os sapatos que cria muito práticos, sem abrir mão de seu estilo.

kobi-blow kobi-escorregador kobi-estilingue

 

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: