Conheça a história de 10 X-Men da comunidade LGBT

Os filmes deram à história um caráter de luta semelhante à que os gays enfrentam, mas a diversidade já havia chegado à HQ faz tempo

por James Cimino

Algumas pessoas não sabem, mas desde que a série “X-Men” foi adaptada para o cinema pelo diretor Bryan Singer, muitos paralelos da luta dos mutantes para coexistir com o ser humano tem sido feitos com a luta da comunidade LGBT.

O ator Ian McKellen, que interpreta o Magneto nos filmes, disse ter aceitado o papel quando Singer lhe disse que o filme era mais que um filme de herois.

“Eu fui convencido por Bryan quando ele disse: ‘Mutantes são como os gays. Eles são expulsos pela sociedade sem uma boa razão'”, disse ele. “E, como em todos os movimentos de direitos civis, eles têm de decidir: Vão tomar a linha de Xavier, que é, de alguma forma, assimilar e ter orgulho do que você é, mas seguir com todo mundo, ou são você vai ter a visão alternativa, que é, se necessário, usar a violência para defender seus direitos. E isso é verdade. Eu me deparei com essa divisão dentro do movimento pelos direitos dos homossexuais.”

A Marvel também disse a ele que uma grande parte dos leitores dos “X-Men” é composta por jovens judeus, jovens negros e jovens homossexuais, que podem “se sentir um pouco como mutantes”.

Especialmente em “X2” e “Dias de um Futuro Esquecido”, há referências a isso, algumas bem evidentes, como a cena em que Iceman “sai do armário” como mutante para sua família. A reação dos pai é impagável. A mãe diz: “A culpa é minha”, ao que Pyro responde: “Na verdade, descobriu-se que a culpa é do pai, que carrega o gene mutante.” Em seguida, a mãe pergunta: “Bobby, você já tentou não ser um mutante?”

Na semana passada, quando estreou “Dias de um Futuro Esquecido”, publicamos aqui um texto sobre a ideia original de que Mística seria, não a mãe, mas o pai de Noturno com a mutante Sina. Por mudar de forma, a mutante seria a perfeita tradução a transexualidade.

Mas, com o decorrer do tempo, outros mutantes LGBT surgiram na saga. Em uma lista publicada pela revista Advocate e republicada aqui por nós, há uma seleção de dez mutantes gays.

anoleAnole

Um dos mais jovens X-Men a serem lançados, Anole é um ser humano réptil, com poderes de camuflagem. Ao se juntar à equipe, Anole foi trazido sob a tutela do companheiro mutante, e gay assumido, Northstar. Victor Borkowski, que é seu nome verdadeiro, recebeu ajuda de seu mentor para colocar em prática sua sexualidade.

shatterstarShatterstar

Shatterstar foi geneticamente programado para se tornar um gladiador-máquina em um futuro distante. Depois de viajar para as aventuras atuais com a X-Force, Shatterstar desenvolveu um relacionamento com o colega mutante Rictor. Enquanto Shatterstar ainda luta para compreender as emoções humanas, o casal enfrentou demônios e sobreviveu à morte.

RictorRictor

Capaz de criar ondas sísmicas e derrubar edifícios, Rictor esteve dentro e fora do universo X-Men desde o final da década de 1980. Enquanto ele, como muitos outros mutantes, viu-se temporariamente sem seus poderes, Rictor encontrou sua vocação como um investigador particular e conforto no abraço de Shatterstar. Na verdade, o beijo do casal é uma das primeiros representações em quadrinhos mainstream do amor entre iguais.

karmaKarma

Karma ajudou a fundar a equipe Novos Mutantes em meados da década de 1980. Desde então, ela tem percorrido o mundo em busca de aventura, bem como seu passado. Enquanto sua afeição por Kitty Pryde não foi correspondido, ele deu forças para que ela saísse do armário para seus companheiros de equipe.

mystiqueMística

Às vezes uma aliada dos X-Men, mas, mais frequentemente uma inimiga que muda de forma, a assassina Mystique é uma personagem que desafia a categorização quando se trata de sua sexualidade. Originalmente um membro da segunda Irmandade de Mutantes, Mystique foi escrita com o objetivo de ter um relacionamento com sua confidente Destiny (Sina), mas as autoridades editoriais da época impediram que história fosse em frente.

NorthstarEstrela Polar

Um dos primeiros mutantes gays, Estrela Polar fez manchetes em todo o mundo por seu casamento com Kyle Jindau em 2012. Enquanto suas bravatas e ego às vezes ofuscam seus atos heróicos, o mutante canadense é uma força a ser considerada. Desde que juntou os trapos com Kyle, Estrela Polar lutou bravamente ao lado de outros mutantes e ajudou a construir o seu próprio império de mídia de celebridades.

DakenDaken

Não é fácil ser o filho de Wolverine. A cria de Logan não apenas tem habilidades de cura como seu pai, mas também pode espalhar feromônios para manipular os outros. Isso tem permitido a Daken ter inúmeros parceiros. Tragicamente, o bissexual Daken voltou-se para o crime, o que levou a um encontro fatal e inevitável com o pai.

benjaminBenjamin Deeds

Deeds é um dos mais recentes X-Men sair do armário, tendo poderes exibidos durante uma manifestação pró-mutante em seu campus universitário. Ele já foi recrutado para a equipe por Emma Frost e Magik, e suas habilidades de camaleão foram solicitadas para espionagem e missões secretas. Mais sobre Benjamin Deeds na Marvel Wikia.

ColossusUltUltimate Colossus

Em uma versão alternativa do mutante russo, este Colossus começa como um traficante de armas relutante, mas eventualmente se junta aos X-Men. Depois de lutar em numerosas batalhas, Colossus forma uma amizade platônica com Northstar. Infelizmente, o Noturno deste universo é super homofóbico com Colossus, o que os impede de criar laços amigáveis ​​como ocorria no principal Universo Marvel.

wolverineandherculesJames Howlett

Outro mutante de um universo alternativo, esta versão do Wolverine cobiçou o deus Hércules. O par viaja por várias dimensões, caçando versões malignas do Professor Xavier.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

5 comentários

Pessoa

maravilhoso, adorei o texto, sempre notei o subtexto das falas ….amo X-Men

Samuel Fortaleza

Bacana. Se fossem estavelmente gays eu me interessaria mais.

Onofre Paiva

Eu sentia esse paralelo desde uma das primeiras cenas, com aquele político falando sobre não poderem viver em sociedade, não poderem chegar perto das crianças… algo nessa linha.

Além da impagável primeira aparição de mística no helicóptero com sua fala: “Pessoas como você me faziam ter medo de ir a escola”.

Comments are closed.