JK Rowling sanciona Hermione negra em continuação de Harry Potter

Autora afirma que nunca definiu a cor da pele de Hermione propositalmente: "cânone: olhos castanhos, cabelo crespo e muito esperta"

por Marcio Caparica

JK Rowling continua a tornar o universo de Harry Potter cada vez mais diverso, mesmo depois de ter publicado o último livro da série. Já faz um bom tempo que ela defende a homossexualidade de Albus Dumbledore, o diretor de Hogwarts e mentor de Harry Potter. Agora, oficialmente, ela abre um novo caminho para seus personagens ao defender que Hermione é negra.

Hoje foi anunciado o elenco de Harry Potter and the Cursed Child  (“Harry Potter e a Criança Amaldiçoada), peça que será continuação oficial dos livros de Harry Potter. A obra, em duas partes, contará o que acontece com os personagens da série original, já adultos, e seus filhos. Os atores que interpretarão Harry Potter, Ron Weasley e Hermione Granger são, respectivamente, Jamie Parker, Paul Thornley e Noma Dumezweni – essa última, negra.

Jamie Parker, Paul Thornley e Noma Dumezweni

Jamie Parker, Paul Thornley e Noma Dumezweni

Rowling, como sempre, acompanha de perto tudo que se refere a sua obra e seus personagens, e declarou oficialmente que está contentíssima com a escolha de uma atriz negra para interpretar Hermione Granger. Num tweet publicado nessa manhã, ela deixa bem claro: “Cânone: olhos castanhos, cabelo crespo e muito esperta. A pele branca nunca foi especificada. Rowling ama a Hermione Negra :-*”

Muitos fãs já haviam cantado essa bola – tanto que o que não falta na internet é arte de fãs que retratam Hermione como afro. Com a bênção da autora, que também retuitou uma coleção desses desenhos:

Alanna Bennet, em um post para o site Buzzfeed, aponta que Hermione sempre é descrita por seu cabelo crespo e seus dentes grandes – nunca pela cor de sua pele. E que o próprio fato dela ser “sangue sujo” poderia ser visto como uma alegoria para uma menina cujos pais são de raças diferentes e é vista com preconceito em vários setores da sociedade.

Agora temos mais um motivo para ficar ainda mais ansiosos para saber o que acontece em Harry Potter and the Cursed Child! E, apesar de achar Emma Watson incrível, é uma pena que não tenham decidido colocar no elenco uma garota negra para o papel de Hermione quando começaram a fazer os filmes. Quem sabe no futuro a tela grande também mostrará essa nova – e fabulosa – versão da CDF mais querida do mundo?

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

21 comentários

Maria Startseva

Mas se Hemione Granger não está em seu tom de pele, qual a necessidade frisar que ela é negra? Emma Watson interpretou a personagem e ninguém frisou que é uma atriz branca

Carlos

Por que isso agora? tudo isso para agradar pessoas negras? o politicamente correto é um lixo mesmo.

Annoying guy

Bem cor da pele e inteligência não tem relação causa e efeito. Mas acho estranho fazer isso agora, após tantos filmes. Fica parecendo um enquadramento politicamente correto.

Adriano

Concordo, realmente nos livros não há menção alguma sobre a cor da pele da Mione, porém deveriam ter começado a série cinematográfica com uma menina afro, não teria problema algum, amaríamos a Mione do mesmo jeito, o carisma de Hemione Granger não esta em seu tom de pele, porém, fazer isso agora, não é legal, confunde a imagem que você já tem da personagem.

Robertson

Eu só concordaria com você, se essa versão fosse cinematográfica e não uma versão para o teatro. Acho que se resolverem fazer um filme baseando-se nesse conteúdo, aí sim deveriam utilizar os mesmos atores. Sou fã da saga e achei bárbaro a Hermione negra, mudou totalmente o conceito que tive ao ler os livros.

Ponto de vista

Acho que o Harry Potter tb deveria ser japonês, o Severo deveria ser gay, e aquele que VC sabe quem, deveria ser Peter Pan.
Viva a diversidade!
Agora sei pq ninguém acredita em papai noel.

Douglas

Só pra complementar o comentário acima , esse será breve eu juro , pois escrevi muito no de cima , kkk , para o cinema a questão física do personagem pode ser levada em consideração .
Já o teatro é outro tipo de mídia , mais livre e portanto indiferente com relação a beleza ou raça etc.. , o que prevalece é o talento .

Douglas

Vamos lá , penso da seguinte maneira .
1º – A idéia de diversidade é excelente , e seria muito legal se já nos filmes tivessemos uma hermione negra .
2º – o visual da Emma como Hermione retratam os seus cabelos e os olhos castanhos , mas não retratam os dentes grandes , ou seja a escolha da Emma como a atriz se dá por mídia , ninguém quer ver um personagem que teoricamente tem problemas com a beleza . Ou seja se houver em qualquer livro um personagem que vc considere feio na tela vc sempre o verá como (o) ou (a) mais linda .
3º – deixo claro que tbm adoro a Emma como hermione granger e me apeguei demais a interpretação dela , e também é estranho uma mudança repentina , no tópico 2 só comento a questão de marketing que costuma ocorrer no cinema e de maneira nenhuma tiro o mérito de Emma como atriz e também não critico a sua atuação nos filmes . Sem mais , de qualquer maneira vida longa a saga Potter sendo ela com atores e atrizes de qualquer raça , classe social ou gênero , isso é o de menos , o que importa é a incrivel estória criada pela genial rownling.

Robertson

Concordo plenamente, se vão dar sequencia a saga pode ter Hermione Negra, Azul, Vermelha, Verde, Arco-Iris, enfim, se tem o J.K ligada ao roteiro pode saber que é lacre e nós fãs só temos a ganhar!

Debora

Sobre o Albus, sinceramente, sempre achei que ele fosse homo. Aliás, sempre achei muito óbvio. Já quanto a Hermione.. Emma não tem nenhuma semelhança com o que eu imaginava, e ainda quando leio não penso nela – nunca pensei que a Mione fosse negra, mas sempre a imaginei morena e não branca como a Emma.

Heloisa

Acho desnecessário mudar a imagem que os fãs já têm da Hermione e isso não quer dizer que os fãs ou até mesmo a autora seja racista ou preconceituosa… Acredito que todos gostariam de ver personagens mais velhos, mas que se pareçam de fato com os personagens já existentes em nossas mentes.

Regina

Realmente os fãs acabam se apegando aos atores e não aos personagens. Para esta atriz, julgo desconhecida, será um desafio, tanto quanto para os atores que farão Potter e Ron. Porque ninguém comentou sobre os outros atores que, diga-se de passagem, também não são parecidos com os atores dos outros filmes?

L

Eu quero saber qual é a necessidade disso? –> Noma Dumezweni – essa última, “negra.”
o que importa frisar que ela é negra? bando de ridículos.

Marcio Caparica

É necessário frisar isso porque, em todos os filmes de Harry Potter, Hermione foi interpretada por uma atriz branca. E a atriz não é tão conhecida a ponto de se dispensar dizer que ela é negra.

Regina

Os outros atores, que farão Potter e Ron, alguém disse que eles são brancos? Ou são tã conhecidos que dispensa mar os comentários sobre as semelhanças ou diferenças com os atores da fase anterior?

Rui

Insisto na questão lavantada por L: qual é a indispensabilidade de citar que é negra?

Leticia

Depois da homossexualidade do Albus, uma Hermione negra é msm um marco importantíssimo pra diversidade. Mas já que ela negra desde a origem dos livros pq fizeram a gente amar Emma como Hermione? Agora, apesar de ser muito foda, não faz nenhum sentido mudar a imagem que temos do personagem assim. São mais de 10 anos de Hermione/Emma não da pra apagar isso.

Vinícius

Concordo plenamente com você, e penso da seguinte forma: Desde o começo deveria ser assim, e mudar repentinamente a imagem pré-estabelecida de Hermione causa estranheza, contudo que fique claro antes de qualquer julgamento dos sensacionalistas de plantão: Não estou indo contra o fato da atriz ser negra e o Albus homossexual, mas sim contra a imagem que já temos estabelecidas nas nossas imaginações. Fazendo uma analogia: Quando houve a mudança de personagens do homem aranha, pelo menos pra mim, perdeu-se totalmente o sentido, e deixei de ser fã da trilogia. Ultimamente tá virando uma bagunça, o que não tá faltando é remasterização de filmes já consagrados.

Eduardo

Filmes de ficção, livros, peças de teatro, são trabalhos artísticos, não tem obrigação nenhuma de retratar a realidade ou agradar fãs. As pessoas se apegam as histórias de uma maneira a acreditar que exista um mundo paralelo onde as coisas que lemos e vemos aconteçam de verdade, mas a realidade é que estamos lidando com fantasia, coisas irreais. O verdadeiro papel de um artistas, pois a J.K. não deixa de ser uma artista, é criar a contestação na cabeça das pessoas. Quando vocês dizem que é ruim que exista uma Hermione negra pq vai contra ao que a maioria das pessoas tinha concebido em suas mentes ao longo desses anos vocês estão indo contra o princípio fundamental da literatura fantástica que é a imaginação de que exista um universo onde qualquer tipo de criação é possível.

Lucas

Diversidade é uma coisa, mas já começamos com uma atriz, de repente muda para outra completamente diferente? Por exemplo, Dumbledore teve o ator trocado, mas não trocou por algo completamente diferente. Ficou ainda reconhecível. Se começaram agora com Hermione branca, continue Hermione branca. Use a diversidade em diversos outros papeis, mas a Hermione no cinema é reconhecida como branca e ruiva.

Fabio Negro

ela não é negra desde o começo. nem caucasiana. a raça ou tom de pele dela não são citados justamente para dar liberdade ao leitor de imaginar a Hermione como quiser

Comments are closed.