Vladimir Putin e Elton John

Elton John cai em trote de russos que afirmavam serem Putin

Depois de descobrir que foi enganado, o cantor declara: “trote é engraçado. A homofobia, no entanto, nunca é.”

por Marcio Caparica

Elton John é um ícone da música popular no mundo todo. Ele também é um ativista poderoso da causa LGBT. Já declarou que faz questão de se apresentar na Rússia – onde tem muitos fãs – exatamente para confrontar as leis homofóbicas que proíbem “propaganda” gay. Também já puxou o boicote contra a marca Dolce & Gabbana depois que os criadores da marca chamaram de “sintéticos” os bebês gerados por inseminação artificial. Agora o cantor e compositor está de novo envolvido com uma controvérsia que envolve o governo russo.

No início da semana, após uma viagem à Ucrânia durante a qual encontrou o presidente desse país, Elton John declarou em entrevista que gostaria de ter uma conversa com Vladimir Putin, presidente da Rússia, para discutir questões LGBT. Para a surpresa mundial, no dia seguinte o astro informou por meio de seu perfil no Instagram que havia recebido uma ligação do presidente russo para que agendassem o encontro.

Mas já diz o ditado, quando a esmola é muita o santo desconfia. E nesse caso a esmola era muita mesmo. Apesar da declaração de Elton John, o Kremlin insistia que a ligação jamais havia ocorrido. Ontem o mistério se resolveu: John havia sido vítima de um trote. O par de comediantes russos Vladimir Krasnov e Alexei Stolyarov, mais conhecidos como “Vovan e Lexus”, haviam ligado para o cantor, gravado toda a conversa, e publicaram o áudio do trote no Youtube.

Vovan declarou ao tabloide russo Komsomolkaya Pravda “Nós achamos que Putin não teria vontade de encontrá-lo ou ligar para ele, pelo menos não tão cedo, mas parece que Elton John estava esperando pela ligação. Foi por isso que ele imediatamente acreditou que nós éramos quem nós dissemos que éramos.”

Durante a conversa telefônica, Elton John diz “Eu sou um músico, filantropo e defensor das causas humanitárias. Eu não sou político, e adoraria sentar com o presidente e discutir coisas frente a frente, porque acredito que juntos podemos resolver várias questões”. Vovan, fazendo-se passar por um assessor de imprensa, responde “Ele ficou sabendo que você estava na Ucrânia recentemente e teve uma conversa com o Sr. Poroshenko [presidente da Ucrânia], e pensou que isso parecia ser um evento político.” John responde “Eu só pedi que ele acolhesse a população LGBT da Ucrânia, porque eles podem ajudar a expandir a economia da Ucrânia, e minha posição na vida é que as pessoas que são homossexuais deveriam ser incluídas em todas as partes da vida, e terem garantidas as liberdades básicas”.

Pouco depois, o cantor afirma “Eu não quero ficar conversando muito pelo telefone, para ser honesto. Se nossos assessores puderem encontrar uma data conveniente em que possamos ter essa discussão maravilhosa, isso seria um milagre. Seria um sonho realizado… Diga para ele que, se ele quiser que eu vá para a parada do orgulho LGBT de Moscou, então sim, eu irei para a parada do orgulho LGBT de Moscou.”

Poderia até ser engraçado, se não se tratasse de algo muito sério. LGBTs vêm sendo agredidos com maior violência e maior frequência na Rússia desde que a lei contra propaganda gay foi assinada. A população homofóbica sente-se mais segura para atacar LGBTs, segura da impunidade. Foi o que sir Elton John respondeu na noite de ontem, também via Instagram:

“Trotes são engraçados”, escreveu. “A homofobia, no entanto, nunca é. Eu amo a Rússia e minha proposta para conversar com o presidente Putin sobre os direitos LGBT ainda está de pé. Eu sempre vou defender aqueles que estão sendo degradados e discriminados. Se esse incidente infeliz ajudou a trazer essa questão vital de volta para a atenção de todos, então eu fico feliz de ter levado um trote dessa vez”.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: