Martin Shkreli

Investidor calhorda aumenta em 5555% o preço de medicamento utilizado no tratamento da Aids

A droga Daraprim foi de US$ 13,50 para US$ 750 por comprimido. O dono justifica: "esse medicamento precisa dar lucro"

por Marcio Caparica

Preparem-se para conhecer o caso que pode vir a ilustrar todas as definições futuras de “capitalismo selvagem”. Martin Shkreli é um empresário de 32 anos que recentemente abandonou seu emprego administrando fundos de investimento para fundar sua própria companhia farmacêutica, a Turing Pharmaceuticals. Ele então adquiriu os direitos para produzir um medicamento chamado Daraprim, que custava 13,50 dólares por comprimido, e aumentou o preço para 750 dólares, denunciou o jornal The New York Times.

Essa droga é utilizada no tratamento da toxoplasmose, uma infecção rara mas particularmente perigosa, que chega a ser fatal em bebês e em adultos com o sistema imunológico comprometido – como em pacientes em estágios avançados de Aids ou em tratamento contra o câncer. Ela foi desenvolvida em 1940. Não há nenhuma mudança em sua composição que justifique o aumento, que pode aumentar as despesas dos tratamentos que utilizam Daraprim em centenas de milhares de dólares e torná-lo inacessível a instituições com menos recursos.

A Sociedade de Doenças Infecciosas da América e a Associação de Medicina de HIV dos Estados Unidos enviaram em conjunto uma carta aberta para a Turing Pharmaceuticals no início de setembro, reclamando que o aumento repentino e estratosférico do preço do Daraprim era “injustificável para a população medicamente vulnerável” e que também era “insustentável para o sistema de saúde”.

Ontem, Shrekeli defendeu sua decisão para o canal Bloomberg News: “Nós precisávamos que esse medicamento passasse a dar lucro”. Ele afirma que é necessário desenvolver novas versões do remédio, o que custa muito, e que o preço antigo do Daraprim estava defasado. Ele também prometeu que vai fornecer a medicação gratuitamente para aqueles que não tiverem os meios para adquiri-la. Certo. Senta lá, Claudia.

A reputação de Martin Shkreli está longe de ser positiva. Ele é conhecido por utilizar manobras do mercado financeiro em que se lucra com a queda do preço de ações (conhecido como short-selling) e espalhar rumores sobre as empresas em questão para que o preço de suas ações realmente caísse. O gruupo Citizens for Responsibility and Ethics in Washington já denunciou o investidor, mas o Departamento de Justiça norte-americano nunca foi em frente com a investigação. Em negócios anteriores, Shkreli já aumentou o preço de um medicamento para uma doença renal rara chamada Thiola em 2000%.

Um usuário do Twitter que argumentou com Shkreli que o aumento do preço do Daraprim para 750 dólares por comprimido “custaria a vida de pessoas e levaria pessoas à ruína financeira”. A resposta? “Não é culpa minha”.

screenshot-2015-09-21-10-23-50

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

Um comentário

Comments are closed.