Se eu tiver filhos gays: Quatro promessas de um pastor cristão e pai

O pastor John Pavlovitz, da Carolina do Norte, fez quatro promessas a seus filhos caso um dia eles saiam do armário; todas são de amor

por James Cimino

A cada dia que abro o Facebook fico apreensivo com as notícias envolvendo a comunidade LGBT. Mais um crime? Mais algum odioso pastor demonizando e responsabilizando os gays pelos males do mundo?

Hoje não foi diferente: o Jean Wyllys postou outra denúncia contra um candidato a deputado federal pelo Rio, o pastor Edino Fonseca, que está distribuindo um panfleto de 24 páginas com todo o tipo de barbaridade associada à gays, mulheres e até negros. No panfleto, impressa a foto de Marina Silva, que embora tenha feito, por meio de sua assessoria de imprensa, uma nota de repúdio e suposto pedido de apreensão do material, nem sequer teve a dignidade de vir a público se posicionar contra esse tipo de uso de sua imagem de evangélica. Quem cala consente, certo?

Mas hoje também apareceu um tipo de material que tenho tido mais prazer em divulgar. Textos de pessoas religiosas com mensagens de amor e tolerância.

Por meio do perfil de Michelle Visage, a jurada do “RuPaul´s Drag Race”, chegamos ao depoimento lindo de John Pavlovitz, um pastor cristão e pai de família da cidade de Wake Forest, Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

**********

Às vezes eu penso se terei filhos gays.

Eu não sei se outros pais pensam sobre isso. Mas eu penso. Muito frequentemente.

Talvez seja porque eu tenha muitos gays na minha família e círculo de amigos. Está em meus genes e em minha tribo.

Talvez seja porque, como pastor de estudantes, eu tenha visto e ouvido as histórias de horror de crianças cristãs e gays, dentro e fora do armário, tentando fazer parte da igreja.

Talvez porque, como cristão, eu interaja com tantas pessoas que acham a homossexualidade a coisa mais repulsiva de se imaginar e que fazem questão de deixar isso abundantemente claro a cada oportunidade.

Qualquer que seja a razão, eu penso nisso frequentemente. Como pastor e como pai eu quero fazer algumas promessas a você e aos meus dois filhos.

1) Se eu tiver filhos gays, todos vocês saberão disso.

Minhas crianças não serão nosso mais bem guardado segredo familiar.

Eu não vou desconversar com estranhos. Eu não vou falar em linguagem vaga. Eu não tentarei colocar um venda nos olhos de todos e eu não pouparei as emoções dos mais velhos, ou dos que se ofendem facilmente ou dos desconfortáveis. A infância já é difícil o suficiente e a maioria dos gays passam sua existência se sentindo horríveis, excruciantemente desconfortáveis. Eu não colocarei os meus filhos em mais desconforto desnecessário só para fazer o jantar de Ação de Graças mais fácil para um primo de terceiro grau rancoroso.

Se meus filhos saírem do armário, sairemos do armário como família.

Pastor John Pavlovitz

Pastor John Pavlovitz

2) Se eu tiver filhos gays, eu orarei por eles.

Eu não orarei para que eles sejam “normais”. Já vivi o suficiente para saber que, se meus filhos forem gays, este é o normal deles.

Eu não orarei para Deus curá-los ou consertá-los. Vou orar para que Deus os proteja da ignorância, do ódio e da violência que o mundo despejará sobre eles simplesmente por eles serem quem são. Vou orar para que Deus lhes coloque um escudo de proteção contra aqueles que os desprezam e querem machucá-los, que os amaldiçoam ao inferno e que os colocam como condenados sem nem mesmo conhecê-los. Eu orarei para que eles apreciem a vida, o sonho, que sintam, que perdoem e amem a Deus e a humanidade.

Acima de tudo, orarei para que meus filhos não recebam o tratamento nada cristão de suas ovelhas mal guiadas a ponto de afastá-los de seus caminhos.

3) Se eu tiver filhos gays, eu os amarei.

Não estou falando de um amor distante, tolerante e cheio de reservas. Será um amor extravagante, de coração aberto, sem desculpas. Aquele tipo de amor que constrange na porta da escola.

Eu não vou amá-los apesar de sua sexualidade nem vou amá-los por causa dela. Vou amá-los simplesmente por serem quem eles são: doces, engraçados, carinhosos, inteligentes, legais, teimosos, originais, lindos e… meus.

Se meus filhos forem gays, eles poderão ter milhões e milhões de dúvidas sobre si mesmos, sobre o mundo, mas nunca terão um segundo de dúvida sobre o amor que o pai deles sente por eles.

4) Se eu tiver filhos gays, basicamente, terei filhos gays

Se meus filhos forem gays – e eles já são bem gays… [gay em inglês significa, antes de tudo, alegre] Bem, isso quer dizer que Deus já os criou e os moldou e colocou neles a semente de quem eles são dentro deles. O Salmo 139 diz que Ele “os costurou no útero de sua mãe”. Para mim isso quer dizer que as incríveis e intricadas coisas que os fazem almas únicas na história foi colocado em suas células.

Por isso, não há um “deadline” para a sexualidade deles pela qual eu e sua mãe estejamos orando fervorosamente. Eu não acredito que haja alguma data de expiração mágica se aproximando quando eles “se tornarão héteros”.

O que há hoje é uma simples e jovem versão de quem eles serão; e hoje eles são incríveis.

Muitos de vocês podem se ofender com tudo isso. Eu percebo totalmente. Eu sei que isso deve ser especialmente verdade se você é uma pessoa religiosa, que acha esse tópico totalmente nojento.

Conforme vocês foram lendo isso, podem ter revirado os olhos ou selecionado trechos das escrituras para enviar ou orado para que eu me arrependa ou se preparado para deixarem de ser meus amigos ou me chamado de pecador, mau, herege condenado ao inferno… Mas da forma mais gentil e compreensiva que eu possa ser, digo uma coisa: não dou a mínima.

Isto não diz respeito a você. Isto é muito maior que você.

Você não é a pessoa que eu esperei ansiosamente por nove meses. Você não é a pessoa pela qual eu chorei de alegria quando nasceu. Você não é a pessoa a quem dei banho, alimentei, balancei para dormir durante as noites. Você não é a pessoa a quem eu ensinei a andar de bicicleta e cujo joelho esfolado eu beijei ou cuja mão eu segurei enquanto levava pontos. Você não é a pessoa cuja cabeça eu amo cheirar, cujo rosto ilumina quando eu chego em casa à noite e cuja risada soa como música para minha alma.

Você não é a pessoa que diariamente me dá significado e propósito e que eu adoro mais do que jamais imaginei adorar algo. E você não é a pessoa com quem eu espero estar quando der meus últimos suspiros neste planeta, olhando para trás agradecido por uma vida de tesouros compartilhados, sabendo que eu te amei da maneira certa.

Se você é pai, eu não sei como você responderá caso seus filhos sejam gays, mas eu oro para que você considere isso.

Um dia, a despeito de suas percepções sobre seus filhos ou de como foi sua paternidade, você talvez tenha que responder para uma criança assustada e ferida, cujo sentido de paz, identidade, aceitação, na verdade seu próprio coração, serão colocados em suas mãos de uma maniera que você nunca imaginou. E você terá de responder a isso.

Se este dia chegar para mim, se meus filhos saírem do armário para mim, este é o pai que eu espero ser para eles.

* Nota do autor: A palavra “gay” usada neste post se refere a qualquer um que se identifique como LGBT. Embora em conheça e respeite as distinções e diferenças, escolhi esta palavra porque ela é a mais simples e facilmente comunicável para o contexto deste artigo. Foi a maneira mais clara de me referir aos indivíduos não heterossexuais, usando uma palavra comum que ressoaria facilmente para o leitor comum.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

156 comentários

Uma pessoa

Vocês que se dizem santos por não serem homossexuais, falam isso porque não sabem o que sofremos durante toda a nossa vida. Se acham melhor, mesmo sendo injustos, devassos, idólatras e adúlteros e outras, pecados esse que a bíblia coloca na mesma categoria. Acho que vocês que pensam assim, precisam sentir o real amor de Cristo e seguir o mandamento, não o de Deus, mas o reforço que Cristo fez, mandando que “amassem uns aos outros como Ele amou”. Sou uma pessoa de dentro da igreja e conheço afundo a “lógica” e o preconceito dentro da igreja, onde as pessoas são reprimidas o tempo todo porque tem vergonha de falar sobre o assunto com seus pastores e por muitos anos tentei me livrar disso e simplesmente não consegui, até o dia que decidi que Deus, em seu infinito amor, há de levar em consideração os prós e contras do que fiz nessa terra. Já pensei várias vezes em suicídio por causa disso, e pasmem, os “crentes(falsos-crentes)” no julgamento, serão responsáveis por boa parte dessas mortes, pois ao invés de darem conselhos e ajuda às pessoas, simplesmente as ignoram e tratam com frieza e desprezo. Saibam que no dia do julgamento final, cada um dará conta das coisas que fez aqui, então gostaria apenas de alertar as pessoas que a Bíblia diz “Seria melhor que tal pessoa fosse atirada ao mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço, do que induzir um destes pequeninos a pecar. Repreender e perdoar os irmãos 3 Tende cuidado de vós mesmos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, caso ele venha a se arrepender, perdoa-lhe.” Diferente do que possam estar pensando, não sou uma pessoa rebelde ou que quero expor minha sexualidade aos quatro cantos, do contrário, ninguém sabe, guardo isso para mim, porque outras pessoas saberem não vai afetar positivamente em nada na minha vida. Já tive várias experiências reais com Deus e creio na infinita misericórdia do Senhor. Enfim, reflitam sobre essa questão e tentem não se apresentar de “mãos sujas” com sangue de inocentes no juízo final, sangue este de pessoas que poderiam ter sido ajudadas e amadas por vocês, mas simplesmente, você se achando melhor que ela e “santo ao extremo” resolveu ignorá-la, amanhã, talvez, o nó da corda que o enforcou, pode ter sido feito com as suas “SANTAS E IMACULADAS MÃOS” Pense Bem. Abraços a todos. A graça e a paz no nosso Senhor Jesus Cristo.

Romilda Luísa Brinck

Meus dois filhos são homoafetivos, mas para mim são apenas os filhos bem amados que Deus ma confiou! São pessoas de bem, filhos carinhosos e pessoas honestas e eu agradeço a Deus por tê-los confiado a mim!

Lucas

Sou cristão, assim como toda minha familia, meu irmao é gay e eu o amo e me orgulho dele não pela sua orientação sexual, e sim por quem ele é e ele vai ser sempre meu irmaozinho, se ele decidir se casar eu terei um cunhado, e os seus filhos serão meus sobrinhos e seremos uma familia que se ama e se respeita! E se os “cristãos” defensores da “palavra de Deus” se preocupassem mais em amar mais e julgar menos, que foi o que Cristo nos ensinou, o mundo seria um lugar melhor!
PS. Não sou ateu, acredito em Deus, em Cristo e tenho a plena certeza no meu coração que Deus ama e se orgulha do meu irmão tanto quanto eu e minha familia!

James Cimino

Lucas, pois você é um querido e um verdadeiro cristão e eu também amo você por amar seu irmão e a futura família dele. Nada na vida de uma pessoa homossexual, ou transexual, é mais importante que o apoio da família. Em geral as pessoas que sofrem qualquer tipo de preconceito, seja racial, seja xenofobia, têm o apoio da família. Na maioria das vezes isso não acontece com os LGBTs, por isso fico muito feliz em saber que você proporciona esse tipo de apoio ao seu irmão, sem tentar “convertê-lo” em algo que ele não é. Isso é lindo e fara dele uma pessoa mais segura, amada e amorosa. Um bom ano pra você e pra sua família.

Urbano Gonçalves Neto

Enquanto ficarmos rotulando e justificando as categorias e classes sociais, estaremos dando margens aos ignorantes e preconceituosos sobre noções de moral e ética aplicado aos seres humanos. A liberdade de expressão e livre arbítrio já é por si só uma lei soberana que deveria imperar sobre todos o seres humanos que possuem inteligência, e não somente cérebro.

EDUWESLEY PEREIRA DA SILVA

Boa tarde, James. Adorei o texto do pastor John, gostaria que todos tivessem essa mentalidade, que reconhece o valor humano acima de qualquer coisa. Meus sinceros elogios. Penso que ainda há muito o que ser feito, em prol dos direitos humanos dos LGBT, porém o caminho é por esse…Aos poucos chegaremos lá. Abraços.

Lucas Santhana

Mas daí, não falam de direitos humanos, fala por ser cristão e por ter a aceitação em si
Claro que concordo com vc, mas só estou comentando pq meu namorado é filho de uma mae evangélica e um pai agressor de mulheres e ele mesmo! Daí ele não sabe o que fazer porque estão quase descobrindo e ele está com medo de contar a mãe e ela manda lo pra casa do pai! Também queria uma ajuda, porque além de ajudar ele estou me ajudando a ajudsr mais pessoas!

Caetano

É importante amar o próximo e não discriminar! Mas a palavra de Deus é soberana e clara, e é pecado sim!

marizete bento de oliveira

Se é pecado ou não, não somos nós que iremos julgar. Jesus disse pra amarmos o próximo como a nós mesmo, e é isso que devemos fazer não importa a opção sexual Jesus tambem disse que da mesma forma que julgarmos seremos julgados. Isso significa que Jesus não nos deu poder para julgar ninguem seja qual motivo for.

Guilherme

Oi James, que texto maravilhoso! Isso é um pai de verdade. Acho que você não deveria gastar seu tempo respondendo essas pessoas que estão falando coisas tão horríveis. Conheço um pouco da Bíblia e sei que das diversas coisas que Deus prega, o amor é uma das mais importantes. Então acima de tudo devemos amar o próximo independente da forma como vivem. Além do mais, se eles conhecem tão bem a Bíblia, eles sabem que o ato de julgar não cabe a nós, cabe somente a Deus. No mais, acho que ficar calado é um bom começo na busca do respeito e amor ao próximo. Muito obrigado pelo texto maravilhoso. Sucesso!

Simone Moura

Amor por um filho,seja homo ou hetero,sempre será incondicional. Quem fala muito em inferno ou se preocupa com ele,pode estar longe da LUZ.Deus é amor,portanto,infinito.Adorei o texto,parabéns.

Gabriel

Todos os problemas que o pastor levantou nesse texto foram exatamente de acordo com a experiência que tive com meu pai. Desde que ele se converteu, meu relacionamento com meus pais foi por água abaixo por conta da minha sexualidade. Hoje, mostrei esse texto pro meu pai, que está prestes a se tornar pastor. E pela primeira vez em 10 anos, sinto que vamos conseguir ter um relacionamento saudável. Então eu só tenho a agradecer o pastor John Pavlovitz por entender o que nós sentimos em relação às nossas famílias.

James Cimino

Poxa, Gabriel, que coisa mais linda! Conta pra gente como foi a conversa! 🙂

carmen

Um belo convite a não discriminação e a inclusão dos menos favorecidos nessa selva de pedra que é o mundo e suas vicissitudes.

Mary Neide Damico Figueiró

Pessoas como o Pastor John Pavlovitz são exemplos de pessoas que cresceram na vida. Cresceram por dentro, como ser humano. Cresceram intelectual e emocionalmente. Pessoas assim são a minoria, infelizmente. Que saibamos ser abertos ao crescimento, à superação dos preconceitos e às ideias atrasadas! E feliz dos filhos homossexuais que têm pai e mãe de mente e coração abertos!!

Munir

Homem, mulher, gay, branco , amarelo, negro, ou sei la o que, merecem respeito, dignidade, são seres humanos de carne e osso como todos, não merece passar por dores, constrangimentos, são seres humanos. Não existe meio termo pra isso, não tem como, são seres humanos todos iguais, morrem da mesma forma, apodrecem igual, vamos parar com esse preconceito idiota, ridículo. Todos devem ser tratados da mesma maneira, se você trata uma pessoa pelo que ela escolheu ser ou nasceu, bixo na boa, você precisa ir embora desse planeta porque realmente aqui não é lugar pra você!!!!

lili

Pastor com todo respeito,se seus pais fossem gays vc não teria nascido ,pense nisso,se todos pensarem assim é o fim da humanidade,Gays não reproduzem….agradeça por eles não serem né?

James Cimino

Mulher, leia em voz alta o que você está dizendo. Você acha mesmo que ser gay depende de pensar assim? Seu pensamento é tão estapafúrdio que ela encerra a ideia de que todas as pessoas só não são gays porque não é permitido. Isso quer dizer o que? Que você só não é lésbica porque não te deixaram? E se gays não reproduzem, heteros se reproduzem a ponto de abandonar seus filhos nas ruas. Os mesmos que vocês não querem que adotemos. E qual o problema em não reproduzir? É só essa função do ser humano e do sexo? Tenha santa paciência e poupe as pessoas desse festival de ignorância.

Simone Moura

Acho que Lili é pseudônimo ,vai idiota mostra a tua cara,senhora da reprodução .

Carlos

Os heteros sempre irão existir, assim como a homossexualidade, a população já vai a mais de 7 bilhões de habitantes, e cresce mais e mais, não será seu discurso fundamentalista que irá mudar alguma coisa, estudo um pouco, leia, pesquise, e deixe a vida alheia em paz.

lucas

então você só transa com seu marido pra ter filhos né nunca usou nenhum tipo preservativo pra ter sexo por prazer

julio

É curioso quando um ser humano fala em selicionar raças e o outro em dizer que Gays vao despovoar a terra por nao fazerem filhos! Onde esta a semelhança entres esses dois pontos de vistas? Ambos são formas criminosas de preconceito e injustiça!

fatima

Na verdade, seus pais é que deveriam ter sido gays. Seríamos poupados da sua existência Há pessoas que não acrescentam em nada nesse mundo.

laine

Casais gays adotam o que casais heteros jogam fora. Pense nisso! Isso não é uma ameaça a reprodução. Pense!!!! Use o cérebro porfa!

Débora

fala que gays não podem forma uma família por não poder ter filhos e uma maneira equivocada. vc esquece que existem homens e mulheres héteros que não podem ter filhos. isso significa que eles não podem ter filhos? claro que não. Eles podem adotar, sem contar com outros métodos para ter filhos, assim cm os gays. Existem bilhões de pessoas na terra e a grande maioria são héteros. Existem tantas pessoas que não tem nem comida p alimenta-las. Então moça, não se preocupe, a humanidade não vai acabar.

Claudia

O amor de pai é muito grande! o amor de Deus é maior “Pv 22:6 ensina teu filho no Caminho que deve andar e até quando envelhecer não se desviará Dele. O temor e o amor a Deus nos afasta do pecado e isso não se aplica a aquilo que achamos certo ou errado, cuidado com as raposinhas…

James Cimino

Ai, mulher! Você sabe ler? NÃO SE ENSINA A SEXUALIDADE DE NINGUÉM. E não me diga que isso se ensina, senão eu vou dizer que vocÊ só não é lésbica porque não te ensinaram com o kit gay.

James Cimino

Sim, a Bíblia está errada quanto a isso. A Bíblia não tem poder de ciência. A Bíblia foi escrita quando os homens nem sabiam ler e escrever direito. Acorda!

ronaldo inacio da silva

nao jaiminho a biblia nao está errada, vc precisa conhecer melhor a biblia, na realidade os homens sabia pouco ler e escrever, só que os evangelhos foram tradusidos pelo espirito santo de Deus, ou vc não sabe do que se trata?.

Fábio

Querido Ronaldo inacio da silva, quem te garante que foi o espirito santo que inspirou o escrito da biblia? E quem te garante que também não exista uma mistura das duas coisas? Não existe essa garantia, são tudo suposições, ate por q, vc nem estava lá. E outra coisa, na tradução da bíblia muita coisa se perdeu.

Rusvel

Não amigão , só pode existir tolerância dos dois lados ,mesmo que algum tenha ficado de lado por muito tempo, mas a Bíblia está acima de qualquer entendimento humano e não precisou e jamais precisara ser avaliada , seus textos e seu contexto são ensinamentos e só funcionam se forem aceitosa luz da verdade , se lê e se crê Nela , muitos já sofreram com intolerância de quaisquer natureza e isso entristece o coração de DEUS , um Pai e Ele DEUS é o Pai de todos nós , ama de forma incondicional seus filhos !!! quem faz qualquer julgamento perde a razão , então gays não aceitam a bíblia e querem ser aceitos , Cristãos a conhecem mas deveras não a praticam , no meio conceito Amo o pecador mas abomino o pecado , a quem saber possa , vc seja qual for sua escolha eu não reprimo , por que não tenho esse direito , o que nos falta inclusive no mundo gay é amor na essência do perdão e aceitação !!!

James Cimino

Os gays não aceitam a Bíblia porque a Bíblia não é lei. Apenas para quem acredita. Ela é contestável assim como qualquer outro livro escrito por qualquer outro homem. Eu não pratico a intolerância contra crentes. Eu nunca tentei impedir um cristão de ser cristão, por mais que eu não concorde com o cristianismo do jeito que ele é praticado hoje em dia. Agora, vocês cristãos, que elegem, pastores para o congresso para ditar regrais morais a TODA UMA SOCIEDADE INDEPENDENTE QUE NESSA MESMA SOCIEDADE EXISTAM INÚMERAS OUTRAS RELIGIÕES PODEM DIZER O MESMO? Não.

simone

Poxa, estava ate achando o assunto e as opiniões interessantes, com um nivel legal.Quando começa a afronta a Biblia, começa a perder o valor. Procurem não ofender a religião de ninguem, por que assim se começa a perder a razão, ambas as partes.

fatima

Você acha então que não sou lésbica porque me ensinaram o caminho? Você acha que ser gay é opção, já que ser hétero é bem mais fácil. Definitivamente, que você não tenha um filho gay porque você nunca iria saber, o coitadinho iria sofrer calado, fingindo ser hétero por causa do teu preconceito.

Mirlene Sarturi

“O AMOR È TUDO’
FELIZ É QUEM AMA
NÃO HÁ BARREIRAS PARA CONTER SUAS CHAMAS,.

Lucas

Oa principios do texto e toda sua coluna é excelente, o qual nós tb deveriamoa, como cristãos aprender. Mas infelizmente, o que não condiz com a escolha, mas sim pela distorção da palavra em vários tópicos. Mas reter o que é bom, isso também vou fazer e descartar o resto!

Karol

A postura do Pastor em amar, cuidar e não esconder a inclinação do possível filho gay é corretíssima. Contudo, ele como cristão e possível seguidor da Bíblia deveria saber que aos olhos do Deus ao qual ele diz servir a homossexualidade não é normal, ou seja, é pecado sim e isso está no livro sagrado, Sodoma e Gomorra é uma das passagens bem claras disso.
A grande problemática atual se dá, pois os homens querem ajustar o sagrado, a suas necessidades e a palavra de Deus é imutável, constante.

James Cimino

Todo aquele que acha que o mundo e as coisas são imutáveis tem um pé no fanatismo e no fascismo.

Gleyciane Candida de Oliveira

Se fanatismo significa seguir a bíblia ao qual nós cremos, Uhuuuuu! Aki vamos nós! Antes fanáticos que hereges!

Lisa

O que você sugere?
Que mate o filho?
Só nascendo de novo ele vai ter outra orientação sexual.
Na tua bíblia não fala nada sobre tolerância e respeito?

Gleyciane Candida de Oliveira

Gostei! Falou tudo, Novo- nascimento! O padrão do cristão é o a amor!

Almir

Karol, como você mesma citou “A grande problemática atual…” o “sagrado” já sofreram “ajustes” nos séculos passados e ainda continua sofrendo pelo o próprio homem para as suas conveniências (religiões). Mas caso não concorde com os fatos… quem sou eu para te obrigar a isso. Voltando para o que também mencionou sobre a “palavra” de Deus é imutável. Pois bem… No livro “sagrado” e “imutável” ao qual mencionou, tem várias informações e ensinamentos que acredito não tenha entendido e por isso, foi contra o que ensina tal. Veja bem, a palavra de Deus perante o livro que é sagrado e imutável diz que:

”Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos”.
– Efésios 5:22-24

”A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
– I Timóteo 2:11-13

”É melhor alojar-se num canto do terraço, do que com mulher rixenta em casa espaçosa”.
– Provérbios 25:24

”Se a mulher trair o seu marido, ela será feita em objeto de maldição pelo Senhor, sua coxa irá descair e seu ventre inchará”.
– Números 5:20-27

”Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja ”.
– I Coríntios 14:33-35

”O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem”.
– I Coríntios 11:9

”As mulheres tem de ser submissas aos vossos maridos”.
– I Pedro 3:1

”Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor”.
– Colossenses 3:18

Isso são apenas alguns exemplos que coloquei para você estudar mais e evitar falar asneira sem o conhecimento prévio. Se for colocado na prática tudo o que foi escrito e traduzido para o tempo atual, você nem deveria dar a sua opinião já que é uma mulher. Isso não é machismo e sim, o dito texto sagrado perante o livro.

Kamila

Adorei o seu comentário!!
O problema é que as pessoas levam tudo que está escrito na bíblia muito ao pé da letra. Mas só as partes que as convém!
Acreditam que ela foi escrita através do espírito santo de Deus, mas se esquecem de um pequeno detalhe…naquela época, ao contrário de hoje, a população não tinha um código civil, com leis a se seguir…portanto, a bíblia era o código religioso E civil, regulador dos atos e da vida das pessoas.
Não digo que devemos descartar os ensinamentos, porém, é preciso analisar de forma consciente o que lá se encontra e contextualizar de acordo com os dias de hoje.
É preciso ter uma fé raciocinada, e não uma fé cega.

fatima

Se a teoria da bíblia for essa, estou mais inclinada para a teoria dos ateus que é mais humanizada.

Gleyciane Candida de Oliveira

Excelente Karol, a bíblia é imutável e absoluta, querendo ou não! Por mais que Deus ame o homem, e a prova maior disso foi sua morte na Cruz por todos, Ele não abre mão dos princípios que Ele mesmo criou! Deus criou homem e mulher, gostem ou não, estão indo contra Ele! Mas nada contra! Todos tem o livre arbítrio e se escolhem assim, que sejam felizes! O que me traz indignação é usar o Nome de Deus e de pastor, se opondo completamente à bíblia.
Agora vai um conselho ao suposto pastor: quem se diz cristão declara que se baseia no Evangelho de Cristo, ao qual condena essa prática (É o que a bíblia diz, não eu!), existem vários religiões que tem um Evangelho mais fácil, mude pra elas ao invés de ser um falso mestre!

Júlia

Acho melhorchamar um homem para opinar por ti. A tua bíblia diz que é errado tu ensinar algo. Então shhhhhhh quietinha. Pois a palavra do teu senhor é imutável.

DELMA

Texto fantástico! Digno de um pai amoroso e que respeita seus filhos! Gostaria de assistir uma pregação deste pastor!

Violeta

Não sou homossexual ,todavia sou muito GAY!!! Cresci com pessoas homossexuais (LGBT) e essas pessoas sempre foram maravilhosas comigo, me ensinavam muita coisa quando pequena, depois na adolescência tive meu melhor amigo e meu primo descobrindo sua sexualidade e vi o quão difícil foi para eles, por isso acho mágico o que este pastor escreveu! Afinal Deus disse: Amai o próximo como a ti mesmo, então porque tanto preconceito dentro das Igrejas/Templos? A vida é uma só e enquanto nos preocupamos com quem as pessoas dormem ao invés de simplesmente querermos ter pessoas honradas e boas ao nosso lado quem perde é a sociedade!!! O que importa é a bondade e o amor das pessoas e isto com certeza não esta na orientação sexual e sim na luz de cada ser!!!!

Harry - BSB

Violeta, o problema não é ser gay ou ter relacionamento homo, o problema é saber se comportar nos templos. Exige-se dos héteros certa discrição, principalmente em relação ao namoro, tenho certeza de que se os homos forem discretos igual ao que se exige dos héteros não haveria problema. A questão é que já chegam fazendo Beijaços e aí detonam tudo. Não conheço um gay ou casal gay que chegam na minha igreja e sejam discriminados.

James Cimino

Rapaz, chegam fazendo beijaços em protestos pontuais quando seus pastores nos discriminam. Quando votam contra nossos direitos no congresso. E outra: quem disse que os gays querem frequentar seus templos? Que gay em sã consciência vai querer frequentar um lugar onde é discriminado? Duvido muito. Portanto, parem de histeria. Nós não damos a mínima para sua fé, ao contrário de vocês, que se preocupam ALÉM DA CONTA com nossa sexualidade.

Gina

Na igreja que eu frequntei na adolescência, havia um casal de senhores que iam as missas pontualmente. Não vi atitudes discriminatorias por parte dos padres ou qualquer postura absurda do casal de senhores que geralmente saíam de mãos dadas ao final da missa. Ainda bem, a prendemos a respeitar o proximo como gostariamos de ser respeitados.

Marcella

James, acredito que você esteja sendo um pouco duro e generalista em alguns comentários, também.
Eu sou bissexual e frequento uma igreja, me sinto bem nesse ambiente e gosto de ouvir o que o padre tem a dizer. Eu “dou a mínima” para fé.
Acredito é que não exista motivos para essa “divisão”. “Se sou cristão, não posso aceitar homossexuais”, “Se sou homossexual, não posso ser cristão”. Isso não existe.
Acredito em Deus, não no Livro. Colho da missa o que me eleva espiritualmente e como humana; os preconceitos, deixo de lado.

James Cimino

Marcella, o que eu disse é que nenhum gay quer frequentar uma lugar onde é discriminado. E se quer, se insiste, ou ele está querendo sofrer ou afrontar que o odeia e nenhuma das duas atitudes eu considero saudáveis. Agora, nunca disse que um gay não pode querer ser cristão, embora pessoalmente eu ache essas duas coisas totalmente contraditórias.

fatima

Harry então é assim: ” Não sou hemofóbico, só não gosto de ver gay na minha frente.” Tu precisa evoluir muito cara. Quem sabe Deus te manda um filho gay, assim você vai entender.
Lindo de ler o que escreveu Violeta.

ronaldo

fiquei profundamente tocado com o texto,agradeço ao John por tão linda lição,própio de quem verdadeiramente tem um vínculo profundo com Deus

Diego França

É raro ler algo assim, principalmente aqui no nosso país. Uma mente que entende que Deus amou a todos, independente de qualquer coisa é uma mente cristã, daqueles que entendem o verdadeiro significado do amor que Deus prega na bíblia. A ignorância está aí viva e tinindo na veia de muita gente. Graças a Deus tenho uma família que é diferente disso, eles me amam e me respeitam. Que mais famílias e pastores assim existam e se mostrem.
Q eles orem por nós e orem pelo nosso bem.
E obrigado pela compreensão sempre.
Belíssima postagem.

Flávia

Lindo artigo!
Finalmente alguém q prega o amor e representa o cristianismo pelo q ele é!
Sou cristã, leio a Bíblia, vou à igreja e, não, eu não odeio e nem me sinto superior aos gays. Tenho amigos gays e não tenho medo de falar q os amo, assim como Deus os ama, nos ama.
Q os tabus e os preconceitos de ambos os lados sejam derrubados!☝

Rodrigo

Simplesmente… Sensacional.
Uma das coisas mais incríveis que já li.

Vc é um exemplo de ser humano.

lucila de lima freire

adorei o texto desse pai, é uma pena´é lamentável, que esse raciocínio, é para poucos, muito bom parabéns.

Silvia Araújo

Estava aqui lendo e chorando, que lindo. É reconfortante saber que independente de religião, existem pessoas como vc, com amor no coração e que sabe que o gay, nasce gay, ele não pede pra nascer assim, pessoa como vc que sabe o quanto os gays sofrem com a sociedade e inclusive com os próprios pais, dentro de casa. Parabéns John, seus filhos tem a sorte de ter um pai como vc, isso sim é amor incondicional. S2. Chorei de verdade. Lindo, lindo.

Valdelice Lucas

Simplesmente divino!
Me dá esperança de acreditar que a humanidade tem jeito!

Daniela Camolesi

Que bom ler essas palavras. Em tempo de tanto ódio, é reconfortante.

Diego Delgado

Bom,queria muito que meu pai pensasse assim.Mas na verdade ele pensa ao contrário,ele tem preconceito e tudo.ele nao sabe que eu sou gay.Mas sei que ele tem preconceito e tambem sei que ele pode me deixar de lado…Já me abri pra minha mae,mas ela finje nao acreditar pois,ela tinha um irmao que era gay,que aos 32 anos ele viajou para brasilia e la ele foi morto por um grupo de homofobia.E por causa disso ela nao quer que eu seja pois tem medo desse mundo preconceituoso !
Somos católicos,acho que a igreja nao aceita os homossexuais,mas mesmo assim nunca vou deixar de acreditar em Deus e em Nossa senhora..Mas pesso para minha mae rezar por min,e acreditar em min,que nada disso vai acontecer comigo pois tenho fé em Deus e no Anjo da guarda para que eles me protejam de todo o mal !
Minha mae ate que um dia aceite,ja meu pai…nao sei mais acho que nao,mais confio que um dia ele mude de ideia e me conforte,me guarde,me proteja,me de carinho,amor,respeito e tudo que um filho precisa,proteçao !

larissa

Oi Diego, tudo bem? Queria só dizer que te entendo e que você não está sozinho. Passei por isso muito cedo em minha família. Fui praticamente “abortada viva” por minha mãe, que um dia disse preferir uma filha morta a uma filha lésbica. Mas o tempo passou e, processualmente, a mentalidade dela mudou. Ela pôde acompanhar minha vida de perto e ver que eu era como qualquer outra pessoa é que não havia nada de errado comigo. Então ela aceitou e hoje somos muito amigas. Até choro minhas pitangas afetivas para ela! Hehe Disse tudo isso para te mostrar que as coisas podem ser melhores, basta que tenhamos paciência e coragem para tentar, com respeito e amor, mostrar às pessoas que não há nada de anormal na homossexualidade. Espero, de coração, que as coisas sejam boas para você! Tenha fé e força, sempre! Um beijo

Diego

Bom,queria muito que meu pai pensasse assim.Mas na verdade ele pensa ao contrário,ele tem preconceito e tudo.ele nao sabe que eu sou gay.Mas sei que ele tem preconceito e tambem sei que ele pode me deixar de lado…Já me abri pra minha mae,mas ela finje nao acreditar pois,ela tinha um irmao que era gay,que aos 32 anos ele viajou para brasilia e la ele foi morto por um grupo de homofobia.E por causa disso ela nao quer que eu seja pois tem medo desse mundo preconceituoso !
Somos católicos,acho que a igreja nao aceita os homossexuais,mas mesmo assim nunca vou deixar de acreditar em Deus e em Nossa senhora..Mas pesso para minha mae rezar por min,e acreditar em min,que nada disso vai acontecer comigo pois tenho fé em Deus e no Anjo da guarda para que eles me protejam de todo o mal !
Minhamae ate que um dia aceite,ja meu pai…nao sei mais acho que nao,mais confio que um dia ele mude de ideia e me conforte,me guarde,me proteja,me de carinho,amor,respeito e tudo que um filho precisa,proteçao !

Thais Moura

Gay, Hetero… O que isso importa? Filhos, são filhos; seres que amamos independente e acima de qualquer coisa. Concordo plenamente com esse pastor, não tenho problema nenhum em ter um filho gay, não o amaria mais ou menos por isso, só o amaria como já amo, absurda e infinitamente como é desde o dia que descobrir que seria mãe!

Graça Ribeiro

Eu só tenho FILHOS e os AMO, independente de serem gays ou heteros.

Marla Dualibe

Não amo um filho porque ele é hétero e muito menos deixarei de amar se for gay.
São filhos e ponto final.
Isso se aplica amigos, vizinho, conhecidos…
Quando conhecemos uma pessoa, não perguntamos o que ele faz entre quatro paredes antes de nos tornarmos amigo, isso é irrelevante! Posso usar outros critério para selecionar um amigo, mas com certeza esse não um deles.

well alvarenga

Minha mãe evangélica protestante missionária sempre me preocupei em explicar e ensinar a ela a minha visão não simplesmente fazer com que ela aceite e sim entenda hoje em dia minha mãe é minha melhor amiga ela me respeita e me compreende não é uma questão de aceitação e sim amor e respeito assim como este pastor…ela ainda não é a favor, mas ja me sinto contemplado…

Diego

Prezado,
Muito obrigado pela tradução do artigo. O pastor é realmente um caminho a ser seguido pela comunidade evangélica em particular e por todos nós em geral.
Porém, gostaria de apontar um erro na tradução da quarta promessa. O original em inglês diz “If I have gay children, most likely, I have gay children.”, que talvez fosse melhor traduzido como “Se eu tiver filhos gays, eu provavelmente já tenho filhos gays” (com o “já” em itálico), porque a mensagem dele é de que sexualidade nasce com a pessoa. Isso é explicitado na frase seguinte (“If my kids are going to be gay, well they pretty much already are.”), que também poderia ser mais bem traduzida por “Se meus filhos vierem a ser gays, eles basicamente já são”).
Embora você tenha razão quando diz que o significado original de gay em inglês é alegre, essa conotação perdeu sentido há algumas décadas justamente pela que veio a assumir. Então acho que não foi exatamente o que o autor quis dizer.
Enfim, espero ter ajudado! Afora isso o post está excelente!

Damião

Impressionante o sentimento despertado por tais palavras. Eu não sou religioso e tenho questões sérias com a forma com que muitos conduzem suas vidas e tentam conduzir a dos outros a partir de sua vivência restrita, egoísta e radical do que entendem por fé ou religião. Mas, enfim, gostaria de expressar a minha total satisfação com tamanha demonstração de humanidade, de forma despida e acolhedora. Que esse seja um possível caminho para tanto desolamento e desapontamento com o mundo (entendam as pessoas que o habitam e o transformam).

Lucas

Em primeiro lugar, parabéns! ótima matéria.
Em segundo, Marina apoia mais a comunidade LGBT do que os outros candidatos. E ela já se pronunciou. Todos temos o direito de formar opinião desde que elas sejam verdadeiras ou no minimo não tendenciosas. Como formador de opinião não achei justa a sua colocação. E pra nós que lutamos por direitos e por igualdade o que você fez não foi correto. Temos que aprender a não absorver o ódio que nos é repassado pois podemos repassa-lo sem que percebamos. Mas a matéria é linda. 🙂

James Cimino

Agradeço seu comentário, mas não acredito em que quem muda de ideia a cada dia dependendo dos humores do mercado…

ana

é pra rir né??Marina apoia os lgbts???onde???abaixando a cabeça para o malafaia??? a vá né.

Ruan

Você precisa me desculpar por discordar enfaticamente disso. Marina Silva já se mostrou em cima do muro com esse assunto. Não é novidade que ela alterou o plano de governo depois que o pastor Malafaia a pressionou. A gente vive num tempo em que a homo/bi/lesbo/transfobia não pode ser tratada por alguém que se divide pela religião.

E como eu posso acreditar que ela é favorável à causa LGBTT e vai lutar pelos nossos direitos se a religião dela, que ela segue tão fevorosamente, abomina nossas práticas? Você acha mesmo que ela vai ignorar “as leis de Deus” e lutar pela nossa causa?

Ivonilde Barbosa de Carvalho

Que espirito elevado!
Este é o Amor Incondicional que todos os pais deveriam ter com seus filhos!
Concordo plenamente com cada palavra!

Terezinha

Com certeza uma das mais belas reflexões e declaração de amor que já pude ler, e digo mais, o discernimento tão natural de um ser humano que sabe, que somos apenas humanos. O amor, o carinho a dedicação e acima de tudo, o simples entendimento do que é ser o que somos, apenas irmãos em Cristo.

Teresinha Brigagao Verderame

Emocionante essa declaração de amor de um pai a seu filho. Como deixar de amar um filho /a,por sua opção sexual? Será isso tão importante assim? Somos todos filhos de um único Pai de Amor. Cada qual com seu aprendizado,sua dor,seu amor. Que os homens possam se amar uns aos outros sem preconceitos,reconhecendo no próximo um irmão digno de amor e respeito.

R. Rodrigues

Mais do que simples palavras a pura expressão do amor.
Na minha vida sempre tive receio de demostrar o quem eu era por medo da reação dos meus pais, quando tinha 12 anos eles se separaram mas desde esse tempo eu já sabia que algo era diferente em mim… Fui um adolescente feliz mais coberto por uma máscara. No ano de 2009 minha mão faleceu por conta de um câncer onde perdi minha base com muita luta me reergui e continuei a caminhada, um ano atrás me mudei para outro País, e a 4 meses atrás minha irmã mais velha decidiu me contar que minha mãe já sabia e continuaria me amando independentemente disso, isso foi de um valor inestimável saber que a pessoa que eu mais amei também me amava. Desde então passei a me questionar menos e viver o meu ”novo eu” ainda travo uma batalha com meu pai, mas continuo achando que o amor entre nós é maior que qualquer rótulo que me possam me diferenciar. Hoje vivo longe não mais por medo da não aceitação mas por melhora de vida mas sabendo que quando voltar me receberão de braços abertos.

maria

Como uma mãe deixaria de amar um filho pela sua escolha sexual, só mesmo uma pessoa muito insensível para fazer tal coisa.

henrrique

Maria. Só pra lembrar. Não se trata de uma escolha. Do mesmo jeito que você não escolheu ser hetero, ele ou ela também não escolher ser gay. A sexualidade de uma pessoa não é resultado de uma escolha pessoal. Pergunte a qualquer gay quando foi que ele “escolheu” ser gay. Ou melhor, pergunte a qualquer hetero quando foi que ele “escolheu” ser hetero.

deb

Emocionante sua história! Fico feliz que existam histórias de amor assim. E vc não é diferente, é igual a todos nós.

R. R. Neres

Isso com certeza reflete mais que simples palavras, demostra os mais puros sentimentos entre o laço mais significativo que pode-se imaginar. O que posso deixar de minha experiência vivida nesse assunto é: sempre vivi a vida que meus pais queriam que eu vivesse ou pelo menos erroneamente achava que o pensamento deles era o mesmo de um casal tradicional, depois de oito anos separaram-se continuei com as máscaras com medo de ferir de alguma forma os dois. Em 2009 minha mãe falece por conta de um câncer onde perdi minha base, foi dura a jornada mas consegui me reerguer; neste ano falando mais abertamente com minha irmã mais velha ela me falou que antes de morrer ja havia dito que ja sabia mas continuaria me amando da mesma forma isso pra mim foi de um valor inestimável desde então tenho coragem e disposição para ser eu mesmo; com meu pai não tive grandes dificuldades como pensei que teria apesar de vir de uma família tradicional militar. Hoje estou vivendo em outro País não mais por medo da aceitação mas procurando deixar esse ”novo eu” saia e construa seu caminho sabendo que quando voltar minha família me espera de braços abertos.

Daniel

Cresci em berço evangélico e quando resolvi assumir minha sexualidade causei uma total desunião na família, minha mãe não aceita, esta com depressão e ja tentou se matar, minhas irmãs e cunhados me culpam por tudo que aconteceu sendo que sempre vivi pra agradar e fazer a vontade de minha família e só assumi pq me apaixonei com 30 anos por uma pessoa maravilhosa fazem 8 meses e que Deus nis ajude…
Adorei o texto

João

Daniel; siga em frente, pois Jesus andava com prostitutas e gays. A igreja que deturpou os ensinamentos de Cristo. Beijos. JOHN.

Andressa

Por favor, diminua a minha ignorância. Sei que ele pedoou pecadores, como adúlteros e prostitutas e todas pessoas que precisavam de cura espiritual que se o seguiam não praticavam ou não deveriam praticar mais tais atos. Mas onde se pode ler que haviam gays? Acredito que amaria e visitaria sim, como fez com por exemplo Zaqueu que ao conhecer Jesus se arrependeu de seus maus caminhos. Mas não conheço tal passagem registrada… Uma multidão o acompanhava e ela ama a humanidade. Amar e concordar (apoiar) as práticas são coisas diferentes.

Raquel

Concordo com a Andressa quando ela diz que amar e concordar (apoiar) são coisas diferentes. Deus ama a todos nós, tanto héteros como homossexuais, disso não há dúvida, mas a bíblia diz que Ele condena a prática do homossexualismo. Desculpa a minha ignorância, mas gostaria que alguém realmente conhecedor da palavra de Deus me explicasse esse entrave que há aí. Como um pastor que segue a palavra do Senhor pode se dizer contente e apoiador da prática homossexual? Sim, porque em algum momente, se um filho dele for gay, vai querer se relacionar com alguém do mesmo sexo. Isso a bíblia não permite. Como o pastor deve agir? AMAR o filho, é ÓBVIO que ele ama e jamais deverá nem deixará de amá-lo por causa disso. Mas concordar com um relacionamente assim vai contra os princípios que ele segue. Só gostaria de uma explicação.

Marcio Caparica

Raquel, ele vai aceitar um filho que se relaciona com outro homem da mesma maneira em que vai aceitar um filho que come frutos do mar (“Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação.” Levítico 11:10), tem tatuagens (“Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.” Levítico 19:28), ou que sua filha use jóias ou roupas caras na igreja (“Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos” 1 Timóteo 2:8-9), que venha a se divorciar de sua esposa ou marido (“E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.” Marcos 10:11-12) ou que, DEUS ME LIVRE, tente proteger o marido pegando nas bolas de quem está tentando feri-lo (“Quando pelejarem dois homens, um contra o outro, e a mulher de um chegar para livrar a seu marido da mão do que o fere, e ela estender a sua mão, e lhe pegar pelas suas vergonhas, Então cortar-lhe-ás a mão; não a poupará o teu olho” Deuteronômio 25:11-12). Vamos lembrar também que a Bíblia é claramente a favor de se escravizar pessoas (“E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas. Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas famílias que estiverem convosco, que tiverem gerado na vossa terra; e vos serão por possessão. E possuí-los-eis por herança para vossos filhos depois de vós, para herdarem a possessão; perpetuamente os fareis servir; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não vos assenhoreareis com rigor, uns sobre os outros.” Levítico 25:44-46) e nem por isso considera-se o Brasil um país ímpio por ter abolido a escravatura em 1888.

Ou seja, se a Bíblia é um documento tão importante para você, siga-a integralmente; não fique escolhendo os pedaços dela que mais convêm a você, enquanto ignora todos os outros. Já foi para a igreja com brincos de ouro depois de ter comido frutos do mar, Raquel, sua pecadora?

Gabriel

Marcio Caparica ,as suas citações referentes a bíblia(em levítico e Deuteronômio) são do antigo testamento ,o que nesse caso desconsideram o novo modelo de cristão demonstrado e exemplado por Jesus Cristo no novo testamento ,onde este traz um lema:”Onde abundou o pecado superabundou a graça de Deus”.A sua citação de Timóteo se refere na verdade em como convém as mulheres que tem uma “profissão” de servir a Deus se vestirem ,ou seja aquelas que fazem parte de um determinado tipo de cargo na igreja. Quanto a citação em Marcos o que há de errado? é isso mesmo! Então não há motivos para tantas “acusações”. Na verdade você que manuseou a bíblia a seu favor. Concordo com a Raquel e também com a Andressa ,tudo isso merece certa reflexão..

Marcio Caparica

Gabriel, o famoso versículo sobre a homossexualidade também vem do Antigo Testamento, então por que não é desconsiderado também? As pastoras que têm profissões dentro da igreja mas exibem seus colares de ouro pecam mortalmente? Quanto à citação de Marcos, se você acha que é isso mesmo, então por favor vá tentar humilhar os muitos divorciados que se encontram no seu círculo de convivência, da mesma maneira que tentam humilhar gays.

Celeste

Raquel e Andressa, desculpem a minha ignorância, mas mesmo um homem que tenha lido 500 vezes a bíblia e refletido 1000 jamais será conhecedor da verdadeira palavra de Deus. Ele nos ensinou o amor e o preconceito é a forma mais velada do ódio (contrário aos ensinamentos Dele). A verdadeira palavra do Senhor não pertence a esse mundo, saberemos quando formos ao Seu encontro. Temos o livre arbítrio e nele podemos escolher se acreditamos em tudo que está escrito ou não (lembrando que a bíblia foi transcrita inúmeras vezes, podendo ser que muitas verdades tenham se perdido), acredito q Deus é um Deus de amor, e Ele ama todos e até onde conheço Ele não escreveu nada que dissesse que pessoas não heterossexuais não eram merecedoras de amor e compreensão. Todos merecemos inclusive vocês que estão julgando nesse momento. Já a afirmação de q não existiam gays naquela época, sinto lhe informar que a relação entre pessoas do mesmo sexo existe desde antes de Cristo (pesquisas confirmam isso, busquem conhecimento e depois discutam). Para mim o grande problema de nossa sociedade é que todos amamos julgar, mas não olhamos para nosso umbigo, o preconceito (conceito realizado sem conhecimento) é o mau de todos os tempos. Se posso dar um Conselho vamos amar uns aos outros…

James Cimino

Celeste, minha querida, você faz jus ao seu nome. Seja sempre bem vinda! 🙂

Clover

Olha, sou cristã e não tenho nada contra quem opta por se relacionar com uma pessoa do mesmo sexo. O que eu discordo é que tenha privilégios para qualquer classe, todos temos o direito de ser respeitados. Em relação ao seu comentário, acho que o sr. precisa ler mais a bíblia, é bem verdade que Jesus andou com os pecadores, com rejeitados pela sociedade daquela época, mas Ele sempre foi contra o pecado, contra a imoralidade sexual.. Ninguém nasce assim, é comprovado cientificamente, isso é uma escolha, por mais que a pessoa acredite que não.

James Cimino

É mesmo, Clover? Fale-me mais sobre os privilégios dos homossexuais. Quais são? Eu gostaria de fazer uma lista.

Marcos

É uma escolha? Ah tá… Do mesmo jeito que você escolher ser hetero, né? Do mesmo jeito que escolheu a cor dos seus olhos, da sua pele… Huum, entendi…

Ana Paula

Oi Querido, sei que não tenho nada haver com sua vida pessoal nem da sua família. Você não é culpado de nada, pessoas fracas tendem a declinar sozinhas, sua família por ser religiosa deveria milhões de vezes aceitar o fato e agradecer a Deus todo os dias por vc ser alguém de bem, independente de sua sexualidade. Pessoas que tentam culpar o outro por qualquer que seja o problema (ser gay não é um problema)é pq não tem fé na vida e muito menos se dão conta de que adoram pregar o que é bom na vida dos outros, mas não dão conta nem das suas vidas! Seja FELIZ e siga em frente!

cremilda

Procure saber um pouco, como a bíblia foi traduzida e manipulada, as interpretações são feitas de acordo, com as doutrinas de cada igreja. Por este motivo existe a proliferação de igrejas. Cada u. Interpreta a bíblia de acordo com seus interesses. Muitos pais se incomoda por ter um filho gay, diz ser pecado e desonroso, mas não se incomodam em ter filhos mentirosos ou adúlteros, na Bíblia tb é pecado. Vejo muita hipocrisia, todos so.mos pecadores, porque discriminar o homossexual?

Julie

Adorei! Se metade da população tivesse um pensamento assim,tudo seria tão mais fácil,as suas palavras realmente me emocionaram.Acho tão errado o fato da igreja,seja qual for a religião,condenar tanto o homossexualismo,como os humanos podem ser tão pobres emocionalmente e racionalmente ao ponto de julgar uma pessoa por amar?Independentemente se ela vai amar um homem,mulher,isso são apenas rótulos,capa,oque importa é o caráter das pessoas.

Breno Cooper

Na verdade quando o cristão aponta o dedo demais para os outros, fica julgando e condenando. Ele já está fazendo tudo errado, não está respeitando as próprias escrituras que diz seguir. Claro, há muito exemplo de punições a pessoas na bíblia e afins, mas também há muito mais falando sobre o amor, o respeito e etc. Mas a grande maioria dos cristãos atuais são seletivos com a palavra, e geralmente escolhem sempre passagens de condenação ao próximo, invés de escolher o amor e o respeito.
Eu não tenho religião, gosto de pensar que tudo que fazemos nessa vida voltará pra nós em algum momento, que pensamentos positivos e ser uma boa pessoa é o que importa, mas também gosto de utilizar as partes positivas das mais diferentes religiões e aplicar no dia a dia. Não de maneira religiosa, mas como se fossem exemplos de superação e coragem, maneiras de lidar com as diferentes situações que passamos na vida, enfim … Acho que se todos os religiosos acreditassem no que pregam, diriam que Deus sendo perfeito e sabendo de todas as coisas, ao criar o homem e os animais saberia de sua natureza e instintos. E impediria que algum instinto que julgasse errado existisse. Pois se há inúmeras especies de animais, tidos como incapazes de tomar decisões racionais, manifestam comportamento homossexual ao longo da vida ou em alguma fase dela. Por que achar que o ser humano escolhe algo do tipo?! Que é obra do diabo ou afins?! Não faz sentido, e de certa forma achar que é uma escolha e não algo natural da pessoa, é o mesmo que dizer que Deus é imperfeito e cometeu um erro em sua criação.
Enfim, acho que quem muito condena vive de hipocrisia e não se olha no espelho, muitas vezes projeta o ódio sobre aqueles que tem coragem de ser feliz e assumir quem são, porque ele mesmo não tem essa coragem ou mesmo se nega a acreditar que seja aquilo também. E se Deus é amor, se Cristo diz para não julgarmos o próximo e só atirar pedras se não tivermos pecados, por que diabos toda essa perseguição e ódio?! É muita contradição e enrolação feita por aqueles que desejam apenas criar fortunas e justificar sua própria natureza, seja ela homossexual ou mesmo intolerante diante da diversidade das pessoas. Espero um dia ver esse belo exemplo de cristão, pai e ser humano, acima de tudo, que esse pastor ofereceu a todos.

jovem

Vc nao tem religiao? Como assim? Se vc acredita na existencia de Deus vc ja tem uma religiao.

alessandra

Lindo texto. Nunca tinha visto palvras tao sinceras e afetuosas, uma verdadeira visao de amor.
A todos que tem duvida do que fazer, acredito que o tempo para cada um é diferente. Mas a vida é muito curta pra viver do jeito que as pessoas esperam, viver de aparencias, nao ser feliz. A felicidade nao espera a gente se decidir. Acredito que por amor a nós mesmos devemos nos permitir a ser o que somos em alma, pensamento e ter a liberdade de nos expressarmos. O começo com certeza é doloroso pois a sociedade aponta pra qualquer coisa que nao seja seu espelho. Mas o peso retirado das costas, a liberdade de poder amar verdadeiramente, fazem voce se sentir completo.

Mateus

Não tem como não se emocionar com o texto, e vindo de quem é! Parabéns ao pastor pela mente mais descomplicada que já vi, e aos filhos dele por serem abençoados por esse pai, que verdadeiramente, os ama e importa com a felicidade deles.

Túlasi

Que lindo o texto e os comentários! Pela primeira vez não vi um texto lindo desse ser atacado por ignorantes. Todos os comentários são respeitosos e positivos! Parabéns a todos que fizeram isso possível.

MARIA AUXILIADORA EVARISTA

Apaixonante é esse texto.
De uma clareza tão linda.
Pena que tantos credos religiosos ainda insistem em fazer com que a vida da população LGBT seja tão sofrida.

eduardo

Brasileiro é um bicho burro que gosta de comparar País de primeiro mundo com de terceiro, aprenda uma coisa quem tem opiniões formadas sobre sexualidade não é de uma hora pra outra que as pessoas mudam de opinião, não tenho nada contra os “CRENTES” brasileiros, mais eles já tem suas opiniões formadas a sobre esse respeito, vamos para o inferno, estamos com o pomba gira ou estamos blasfemando contra Deus, se a salvação é individual como eles dizem ser, porque não deixe de nos perseguir e cuidar mais da suas vidas preconceito é crime e ore mais por sua alma suja que se dá o respeito de dizer que é uma pessoa correta, Que Deus é esse que tais “CRENTES” serve ? será Delzebu disfarçado com coroa de espinhos, pense nisso, cada um é feliz do jeito que é.

James Cimino

No caso, ninguém está comparando países, mas mostrando exemplos de pessoas que são cristãs e sabem ser tolerantes. E isso independe de nacionalidade.

Daniele

Concordo em gênero, número e grau! Temos q iniciar a mudança dentro das nossas casas! Pra termos um mundo pra todos!!! Meus filhos são pequenos ainda, mas já os ensino q devemos respeitar a todos, independente de raça, sexo e religião! Pra q se um dia precisarem sair do armário, saiam felizes e seguros do nosso amor!!!

maria lucia velleda da silva

EU TAMBÉM PENSO COMO O PASTOR JOLM PAVLOVITZ,POIS EU E MINHA FAMILIA SOMOS CRISTÃ,EU E MEU ESPOSO SOMOS SALVOS ,PELO SANGUE QUE JESUS DERRAMOU POR MEUS PECADOS,E O RECONHECI COMO MEU SALVADOR,MAS EU TENHO 6 FILHOS 4 MULHERES E 2 HOMENS,SENDO QUE UM DOS MEUS FILHO SE DISSE CONVERTIDO BATIZADO,FEZ VARIOS TRABALHOS EVANGELICOS,ISTO JÁ FAZX5 OU 6 ANOS,POIS AOS SEUS 27 ANOS ,CHEGOU COMO UMA BOMBA,MÃE EU SOU HOMEM SEXOSUAL,NÃO SOU TRAVESTI NÃO SOUBIXA,SÓ QUE EM VEZ DE GOSTAR DAS MENINAS ,EU GOSTO DE ME RELACINAR CO HOMENS,PRA MIM FOI UM BAK,MAS DISSE A ELE ,OUVECE O QUE OUVECE JÁ MAIS DEIXARIA DE SER MEU FILHO POIS EU CONTINUARIA SENDO SUA MÃE,MAS O MEU ESPOSO DEJEITO NEM ACEITOU,E NÃO FALA COM ELE PASSA UM PELO OUTRO FAZEM QUE NEM SE CONHECEM,PRA MIM ESTA SENDO MUITO DIFICIL,POIS UM LADO MEU FILHO QUE GEREI E CREI COM MUITO CARINHO,E NO OUTRO LADO ESTA MEU ESPOSO,POIS ELE ME MOSTROU EM VARIOS,VERSIRCULOS NA BIBLIA,QUE DEUS NÃO APROVA A ESCOLHA DE VIDA DELE,POIS TEM UM PASSAGEM QUE DIZ NÃO CEITAI E NÃO COMER COM ELE [GAIYS OU TODOS ESTIPO DE COISA,,EU VOU VELO POIS EU ESTIVE DOENTE POIS TIVE UM INFARTO TIVE QUE POR UMA MOLA,E MAIS TREZ AVC,,POIS TUDO ISTO AINDA PERDI MINHA FILHA MULHER DEIXANDO UM NENÊ COM 2 MESES ,EM UM ACIDENTE DE CARRO VAI FAZER 3 ANO NO DIA 25/01 2012,ESTA É DATA QUE ELA FALECEU,POIS ESTACENDO MUITO DIFICIL POIS NA REALIDADE,EU PERDI DOIS ,POIS O OUTRO ELE SÓ PODE VIM AQUI SE EU ESTIVER DOENT ,POIS AI MEU ESPOSO NÃO SAI DO QUARTO,É UMA SITUAÇÃO DIFICIL,MAS O QUE EU GOSTARIA DE DIZER,COMO SERIA BOM SE TODOS PENSAS ASSIM COMO O SENHOR PENSA,POIS MEU PENSAMENTO É O MESMO SEU,DEXEI AI UMA HISTO´RIA REAL SE FOR CONTAR NÁO NÃO DIGA MEU NOME,PODE USAR SÓ AS INICIAS DAS LETRAS,MUITO OBRIGADA POR ME OUVIR,QUE DEUS ESTEJA SEMPRE COM SENHOR E SEUS FAMILHARES,…

James Cimino

Lucia, que triste essa história. Eu sou apenas o jornalista que traduziu o texto, mas como homossexual digo para você que mostre esse texto para seu marido. Não é uma escolha, garanto que não. E se você quiser, te passo o contato do pastor autor do texto. Um abraço e boa sorte para você e para seu filho.

Netto Roza

Acho que o amor de mae pra filho é incondicional .
Se a senhora ama e aceita seu filho do jeito que ele é, mesmo com sua percepção religiosa, acredito que o marido da senhora pode ficar de escanteio.
Caso os dois estivessem entre a vida e a morte e precisassem de um transplante do mesmo orgão, no qual somente a senhora fosse compatível com os dois, quem a senhora escolheria?
Um filho do qual a senhora cuidou e amou por toda a vida dando carinho, amor e toda a atenção do mundo ou pelo seu esposo, pai desse filho tao amado que por ventura não sei se foi um bom esposo por todo esse tempo?

Washington Nogueira

Senhora oro por sua saúde, todos temos nossas convicções e vemos pessoas em nome de Deus serem tão intolerantes, e ainda apresentam a Bíblia para se justificar, seu coração é iluminado e amoroso, e tenho certeza absoluta que Deus vai lhe dar paz, saúde amor e muitas recompensas, saiba que o amor é combustível da vida….sou homossexual e só falei aos meus 32 anos, meus pais não me rejeitarão como sempre imaginei, mas é difícil, aceitarem totalmente, sou feliz assim mesmo pois minha família esta do meu lado, fique com Deus e ame sempre todos de sua família, pois no final o “amor sempre vence”

Juliana

Olá Senhora, deve estar sendo realmente muito difícil essa situação com seu esposo… Algo que sugiro, como cristã, é que você mostre para ele os diversos versículos da Bíblia que falam sobre o amor ao próximo (diga-se de passagem, muito mais numerosos do que os do Antigo Testamento que falam sobre a homossexualidade, que seu marido te mostrou). Mostre também para ele as várias passagens em que Jesus sentava para conversar, se relacionar e demonstrar amor para com todos os tipos de pessoa, inclusive aqueles que, à época, eram considerados pecadores (cobradores de impostos, prostitutas, ladrões). Aliás, Jesus dava especial atenção a estes! Bom, tente mostrar a ele através dessas passagens que o problema em si não está em ele considerar a homossexualidade pecado, pois muitas pessoas pensam assim realmente, por causa da religião. O grande problema está em ele deixar de amar, se relacionar e demonstrar carinho e amor para com o filho dele. Jesus nunca faria isso. Bom, espero que eu possa ajudar! Estarei orando por ti!

José

Cara Maria Lucia. Nos comove saber de sua história. A vida realmente nos prega peças. Sua vida já é abençoada por ter construído uma família, lamento, porém, a perda de um deles, mas me alegro que sua filha tenha deixado um herdeiro. Infelizmente as escrituras são mal interpretadas em todos os cantos da terra. Levar ao pé da letra os mandamentos nos transformaria em radicais inconvenientes. Viver é como andar de bicicleta, se parar a gente cai. Andando encontramos o ponto de equilíbrio. Muitas leis dos primeiros livros da Bíblia são especificas para os povos daquela época. Ninguém se imagina queimando um carneiro sobre um altar, nem derramando sangue sobre as cabeças. Também há leis sobre as plantações, o vestuário, a alimentação, que proíbem, por exemplo, carne de porco, mas recomendam gafanhotos. Também o sábado é tratado com muita rigidez, a ponto de encontrarmos relatos de apedrejamento para quem infringiu a lei. Por sorte as relações humanas são flexíveis, e as leis e o direito judicial evoluíram para proteger as pessoas de insanidades coletivas e injustiças. Indicaria o filme “Orações para Bobby”, que você encontra no YouTube; Muito sensível, que mostra a luta de uma mãe que perdeu um filho por causa do preconceito. Espero que tenha ajudado. Como palavra final diria: conte com as pessoas que você sente afinidade e entendem a sua causa, aqueles que podem se solidarizar realmente e que podem contribuir positivamente em sua vida. Infelizmente, mesmo na igreja, muitos fiéis acreditam que estão fazendo o bem ao segregar o próximo, ignorando o segundo mandamento mais importante, como disse Cristo. Há muita confusão nessa guerra entre radicais e pessoas homossexuais (LGBT); e ninguém sai ganhando. Rogo para que a Sra. e sua família saiam fortalecidos dessa luta. Fique na paz.

Genalldo Rodrigues

Cara Maria Lúcia, seu caso me emocionou. De alguma forma eu fico feliz por você permanecer amando seu filho. Gostaria de te indicar a Igreja Cristã Contemporânea… Existem homens de Deus, conhecedores da palavra que podem de ajudar… Homens que podem te esclarecer mais sobre esses versículos que você menciona no seu relato… Deus ama o seu filho do jeito que ele é. Pode acreditar!! Fique na paz.

Denise Cruz

Coisa mais linda, pastor! Eu sou católica e tenho muitos amigos cristãos, de todas as ‘denominações’ do cristianismo e também de fora dele. Tenho amigos e amigas gays e outros que simplesmente não os respeitam, mas que são também boas pessoas, como eles. Quero lhe agradecer por ter escrito e publicado isso. Agradeço pelos seus filhos e por todos os outros filhos no mundo inteiro. ISSO é amor! ISSO é ser pai, como nosso Deus é PAI, todos os dias, independente de nossas escolhas! Que Ele abençoe o senhor e sua família e conceda, a cada família neste mundo, a graça desse mesmo nível de respeito, entendimento e acolhimento. Muita paz!

Santos, E. B.

Sou filho de pastor e sei o quanto é difícil conversar isso com meus pais!! Acredito que pelo fato do medo de assumir e sempre procurar me envolver com mulheres, eles nunca esperam de mim que eu passe por isso! Não sei qual seria a reação deles, não por serem ignorantes, pelo contrario somos super-amigos e não possuem tanto esclarecimento a respeito! Mas continuo orando por eles assim como eles têm orado por mim.

terezinha santos

Muito feliz em ler este texto, parabéns a todos que ainda acreditam no amor.

Mayara Casarotto Lindorfer

O artigo do Pastor é ótimo, pois demonstra que NÃO são os cristãos em geral que tem repúdio à comunidade LGBT.
Seus argumentos durante o artigo tem como base o amor, e acredito que esse sim seja um valor cristão, um ensinamento de Deus.

Ricardo

Texto simplesmente extraordinário, lindo, inteligente, cheio de esperança, o mundo precisa de pessoas assim. me emocionei! PARABÉNS!

Alex Melo

Queria ter um pai tão maravilhoso como esse…
Mais posso agradecer a Deus pela mãe q tenho…
—->disse tudO….

ivanilda amorim

Que esta mensagem de Amor possa chegar aos corações de muitas familias que hoje sofrem com a ignorância e o egoismo. DEUS É puro Amor.

Margot

Você a encontrará quando enviar. Como esse pai a seus filhos, Deus não te desamparará.
Força amigo e seja feliz.

Raphael

Cara… mais cedo ou mais tarde terá de fazer. Não perca tempo…. se vier porrada, agora ou depois a intensidade tende ser a mesma. A diferença é q vc terá perdido menos tempo se escondendo.
Por experiência (claro q cada caso é um caso)… pra mim foi mto mais tranquilo do q eu imaginava… 😉

Raphael (não o mesmo da postagem acima rs)

Manda sim, independente da reação de qualquer um, você se sentirá muito melhor!!

silvana

sinceramente tenho muito medo dos discursos odiosos contra os homossexuais
existe um grupo de procedência nazista que estão matando homossexuais e neGros
este movimento todo pode agravar e dissiminar o ódio e agressões
em todos os lugares, seja associações, religião, profissão existe o bom. e o mau
quem somós nos para dizer que são assassinos? que promovem o ódio
som
somos nós que estamos promovendo o ódio e com consequências serias
tenho certeza. que Jesus não faria isso

Marcilio

Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o Senhor teu Deus os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares prisioneiros,
E tu entre os presos vires uma mulher formosa à vista, e a cobiçares, e a tomares por mulher,
Então a trarás para a tua casa; e ela rapará a cabeça e cortará as suas unhas.
E despirá o vestido do seu cativeiro, e se assentará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe um mês inteiro; e depois chegarás a ela, e tu serás seu marido e ela tua mulher.
E será que, se te não contentares dela, a deixarás ir à sua vontade; mas de modo algum a venderás por dinheiro, nem a tratarás como escrava, pois a tens humilhado.
¶ Quando um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem despreza, e a amada e a desprezada lhe derem filhos, e o filho primogênito for da desprezada,
Será que, no dia em que fizer herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filho da desprezada, que é o primogênito.
Mas ao filho da desprezada reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver; porquanto aquele é o princípio da sua força, o direito da primogenitura é dele.
¶ Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos,
Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão.
Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá.
Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro,
O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança.Deuteronômio 21:10-23

Questionei sobre isso e me responderam que era do “Antigo Testamento” e que não se aplica mais. Disseram que ao ler um texto bíblico, deve-se fazer a contextualização dele, ou seja, trazer à atualidade e ver se encaixa à atualidade, leis, costumes, se aplica ou não ao povo brasileiro.

Outro dia parei pra pensar no sentido de “pastor”. É aquele que guia as ovelhas. As ovelhas são os frequentadores das igrejas e noto que levam a opinião do pastor como única verdade deixando de fazer suas próprias interpretações.
Se pensar que textos como esses, que foram escritos para a época, hoje soam como absurdo… deveriam pensar que não se pode levar as coisas ao pé da letra dessa forma.
Quero saber quando vão fazer a versão mais atual disso tudo. Sou gente, trabalho, ajudo quem posso, faço minhas orações e definitivamente não governo meus desejos.Sou negro, pobre e gay… até quando estarei vivo?

Comments are closed.