Neymar e Marta participam de campanha contra homofobia no esporte

Craques do futebol e mais de trinta outros atletas do mundo celebram os esportistas LGBT com o vídeo #JogueComOrgulho

por Marcio Caparica

Nos anos 1960 Earl Warren, um dos juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos, dizia: “Eu sempre começo a ler o jornal pela seção de esportes. A seção de esportes registra as realizações das pessoas; a primeira página não mostra nada além dos fracassos da humanidade”. Meio século depois, o jornal impresso está em declínio e as mídias digitais são o meio pelo qual as notícias chegam às pessoas. Mas o princípio de que o esporte celebra vitórias enquanto o resto do noticiário escarafuncha o que há de mais trágico no ser humano continua valendo. E, nessa era digital, às vésperas da Copa do Mundo, nada mais justo que o Google promover uma campanha em prol da nova fase em que o esporte mundial está entrando: a Jogue Com Orgulho.

No último ano vários atletas declararam-se homossexuais: o jogador de futebol americano Michael Sam, o jogador de basquete Jason Collins, e o mergulhador de saltos ornamentais Tom Dailey são apenas alguns exemplos. Se a até pouco tempo situações de assédio moral como as encaradas pelo jogador de vôlei brasileiro Michael dos Santos pareciam inevitáveis e parte do mundo machista do esporte, hoje os novos jogadores de qualquer esporte já podem acalentar a esperança de que não precisarão esconder sua orientação sexual para seguirem uma carreira de sucesso – ou uma convivência tranquila com seus colegas de equipe.

Mas ainda há muito trabalho e conscientização para fazer, razão por que o YouTube convocou alguns dos maiores ícones do esporte atual para gravarem sua mensagem de apoio a esses valentes esportistas que estão fazendo história. A campanha Jogue Com Orgulho (ou Proud To Play) frisa o que deveria ser óbvio, mas tem gente que insiste em não entender: dentro da competição esportiva, o que importa é esforço, treino e talento, não a sexualidade. Além dos já citados Jason Collins e Michael Sam, atletas como o ídolo brasileiro Neymar e a talentosíssima jogadora Marta também batem nessa tecla: quadra não é lugar para preconceito.

Celebrando a vitória independentemente da sexualidade do atleta, o Youtube reforça a mensagem de igualdade que é inerente ao esporte, um dos grandes instrumentos de ascensão social no mundo todo. O portal de vídeos mais acessado do mundo também estende o convite: crie seu depoimento de como você joga com orgulho – na vida pessoal, na carreira, na rua, onde for – e o coloque na internet com as hashtags #joguecomorgulho ou #proudtoplay. E daí mostre pra gente aqui nos comentários. A contribuição do Lado Bi logo mais vai ficar pronta. 😉

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

Um comentário

Samuel Fortaleza

Muito bacana. É muito difícil tentar fazer o que ama com tanta barreira, por isso esses esportistas que se assumiram são ídolos para mim, e quem tem grandes atitudes também. Não é preciso ser coisa nenhuma para defender a igualdade.

Comments are closed.