Apple inclui a bandeira do arco-íris no menu de emojis

Num esforço para aumentar a diversidade dos tão usados ícones, a empresa também adicionou vários emojis de figuras femininas

por Marcio Caparica

Dentre todas as bandeiras disponíveis no teclado de emojis dos celulares, faltava a mais internacional de todas: a bandeira do arco-íris. Mas não falta mais. A Apple acabou de anunciar em um comunicado em seu blog que, com o update de seu sistema operacional, a bandeira do arco-íris estará incluída no teclado de emojis.

O update virá com o iOS10, que está programado para ser liberado ao público geral em setembro. Os emojis que apresentam figuras humanas também trarão várias figuras femininas e de etnias variadas. “Essa atualização vai apresentar mais opções de gênero para personagens já existentes, como atletas e profissionais femininos, adiciona redesenhos lindos de emojis populares, uma nova bandeira do arco-íris e mais opções de família”, consta no comunicado.

Os emojis de smileys, de longe os mais usados, vão ganhar mais profundidade ao serem recriados com gradientes – tornando-se mais próximos dos emoticons das salas de bate-papo tradicionais.

emoji-gradientes

Os emojis de família mostram famílias com pais e mães solteiros, algo que ainda não existia no teclado. Alguns emojis que eram exclusivamente femininos até agora, como o de corte de cabelo e o de massagem na cabeça, vão ganhar versões masculinas.

Também será incluído um emoji de uma pistolinha d’água, algo um tanto controverso, já que, a princípio, a Apple rejeitou a proposta de um emoji de um revólver realista para seus dispositivos. Essa gambiarra há de suprir as necessidades de armas de fogo da população americana em suas mensagens de texto.

Alguns emojis que foram incluídos nas especificações Unicode 9 não estarão presentes nessa atualização, como um emoji de bacon e um smiley de nariz comprido para denotar pessoas mentirosas. Os especialistas esperam que esses símbolos serão adicionados em updates futuros.

Em abril de 2015 os emojis passaram a apresentar famílias homoafetivas. Em maio o Google propôs um novo conjunto com 13 emojis femininos para o Unicode Consortium, a organização que, entre outras coisas, coordena a inclusão de novos emojis. As sugestões foram aceitas em junho e adotadas pelo Google e pela Apple.

skintones_b gender-updated-emoji

Confira a seguir alguns dos novos emojis que tornarão nossas mensagens de texto cada vez mais diversas!

Apple_Emoji_Basketball Apple_Emoji_Body_Builder Apple_Emoji_Mountain_Biker Apple_Emoji_Rainbow_Flag Apple_Emoji_Runner Apple_Emoji_Single_Family_Dad Apple_Emoji_Single_Family_Mom Apple_Emoji_Sleuth Apple_Emoji_Surfer Apple_Emoji_Swimmer Apple_Emoji_Worker

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: