Designer cria conjunto de emojis específicos para lésbicas

A designer Kimberly Lynn explica a importância dos emojis para a comunicação LGBT e procura quem coloque suas criações em nossos teclados

por Marcio Caparica

Emojis, tão fofinhos, tão cheios de significados, geradores de tantos trocadilhos em nossas mensagens. Mas, para gays e lésbicas, muitas vezes eles ficam um pouco aquém do que gostaríamos de expressar. Por exemplo, eu tenho certeza que as nossas leitoras lésbicas já se cansaram de utilizar os seguintes emojis em suas mensagens:

emoji-meninas

De repente mais alguns trocadilhos infames usando os emojis de dedinhos, beijinhos, línguas… mas ainda assim, fica limitado. Pois, leitoras, seus problemas podem acabar antes do que pensam. A designer gráfica Kimberly Lynn está desenvolvendo uma série de emojis com ícones clássicos da cultura lésbica, e colocando suas criações no perfil de Instagram lesbianemojis. Tesourinhas, cervejas, caminhões, sapatos… até agora já são mais de vinte criações com um estilo todo próprio, e cheio de piadas internas que vão certamente encantar lésbicas e deixar gays e HTs levemente boiando. Confiram a entrevista que Lynn deu ao blog Huffington Post.

Por que você decidiu criar esses emojis?

Resumindo, o que aconteceu foi que eu e minha amiga Katie estávamos bebendo vinho uma noite na varanda lá de casa, e conversando sobre os estereótipos de lésbicas em que a gente acabou embarcando. Eu estava com o celular na minha mão e conferi os “emojis usados recentemente”, e percebi que só usava aqueles que podiam ser interpretados de maneira gay. Eu e ela começamos a pensar em emojis que poderiam ser usados exclusivamente por lésbicas. Fizemos uma lista de quase 100 deles, e eu comecei a desenhá-los. Eu sou diretora de arte numa agência de publicidade, ela é uma atriz e escritora, e nós duas estamos sempre em busca de projetos nas horas vagas que nos façam nos sentirmos puras e não tão vendidas. O projeto ainda está engatinhando, mas nós pretendemos lançar mais emojis pelo menos uma vez por semana.

Os emojis estão se tornando cada vez mais relevantes culturalmente – por que é importante haver emojis desenhados especificamente para a comunidade lésbica?

As lésbicas, assim como todo mundo, gostam de ver uma parte de seu universo e de sua identidade refletidas de volta para si. Não é uma questão apenas de “emojis para lésbicas”, mas de emojis que representam as lésbicas. Construir essa forma de expressão em ícones, além de criar um senso de comunidade, fornece um olhar bem-humorado para as outras comunidades sobre como vivemos. Eu me lembro de que, quando estava saindo do armário, eu me sentia muito sozinha. Eu era meio moleque e não pertencia a grupo nenhum. Só aos 22 anos eu finalmente fiz meus primeiros amigos gays. De repente havia outras pessoas que compartilhavam do meu amor por roupas xadrez. Minha preferência por botas de motoqueiro e não por sapatilhas de bailarina era compreendida. E eu não era moleque demais ou nada demais. Eu era perfeitamente eu.

É intencional que esses emojis são bem-humorados? Por que você escolheu especificamente esses desenhos?

Sem sombra de dúvida, é intencional que os emojis sejam engraçados. Eu estou torcendo para que ninguém se ofenda com eles, mas você nunca sabe o que vai irritar as pessoas. Se você parar por um instante dentro do Abbey [bar gay de Los Angeles] numa quarta-feira, eu garanto que você vai encontrar metade desses emojis: um boné escrito “boi”, um monte de cervejas, pelo menos 10 lésbicas fumando cigarros Parliament na área ao ar livre, algumas gravatas-borboleta e eu, num terno caro. Os meus ícones favoritos são com certeza o caminhão de mudança (que foi o segundo na lista de prioridades, por causa daquela piada: “O que uma lésbica traz no segundo encontro?” “Um caminhão de mudança”) e o Home Depot [rede de lojas de material de construção dos EUA]. Nós somos um grupo de pessoas muito eficiente e ótimo em trabalhos manuais. A maneira como nós chegamos nesse design específico foi simplesmente fazer uma lista de mais ou menos 100 itens, e eu então começar a desenhar aqueles que eu achei que seria mais fácil para as pessoas compreenderem quais são as intenções desse projeto e para onde nós queremos levá-lo.

No blog SheWired consta que vocês vão fazer pôsteres desses emojis. Quando estarão disponíveis?

Eu e Katie pretendemos construir um site em breve onde as pessoas vão poder comprar os pôsteres. Eu quero que as pessoas possam pendurá-los no escritório ou onde que achem apropriado. E eu também adoraria transformá-los em cartões.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: