Apps: 5 coisas que nenhum gay deve por em seu perfil se não quiser ser babaca

Muito da vida social gay hoje em dia acontece nos aplicativos de paquera. Você não quer pagar de idiota e preconceituoso, quer? Então confira algumas maneiras de projetar uma imagem positiva em seu perfil

por Marcio Caparica

Traduzido do artigo de David Hudson para o site Gay Star News

Quando os aplicativos de pegação (ok, “de paquera”) surgiram, anos atrás, eles eram vistos como algo meio clandestino que todo mundo usava, mas ninguém admitia. Ser reconhecido na galeria de thumbnails era uma vergonha – colocar a foto de rosto no perfil era apenas para os mais valentes. Hoje os apps já se tornaram parte de nossa cultura, tanto que até os héteros conversam abertamente sobre suas experiências na “paquera” no mobile. Já contamos com a sabedoria de anos para destilar maneiras de declarar o que buscamos quando buscamos alguém sem fazer uso da babaquice que até há pouco era considerada “normal”. Confira a seguir como manter seu perfil livre de preconceitos. Seu carma vai melhorar – e, certamente, sua cama também.

1. Qualquer referência sobre estar “limpo”

Aqui, é claro, não se trata do fato de que você tomou banho e está cheirosinho, mas que você considera que o fato de ser soronegativo significa que você está “limpo”.

Mandar a mensagem de que você considera que pessoas soropositivas são “sujas”, pra começar, é uma das piores maneiras de estigmatizar quem tem HIV. Além disso, você vai irritar desnecessariamente quaisquer soropositivos que leiam o seu perfil, e vai deixar bem claro que você é um idiota desinformado.

Se você realmente não quer entrar em qualquer tipo de relacionamento com alguém que tem HIV – apesar do fato de que você tem mais chances de contrair o vírus de alguém que não conhece seu status sorológico do que de alguém que sabe que é soropositivo, toma seus medicamentos e tem uma carga viral indetectável – você pode descobrir uma maneira de expressar isso sem usar a palavra “limpo”.

2. Uma foto de rosto que esconde o rosto

Certo, todo mundo quer ver uma foto de rosto, mas você não quer se expor. Então você coloca uma foto de boné e óculos escuros enormes e fica se achando o espertão.

“Ninguém vai poder reclamar que eu não tenho uma foto de rosto no perfil, certo?”

Errado. Há uma razão por que as pessoas querem ver uma foto de rosto: elas querem saber como você é. Fazer esse esforço todo para disfarçar a própria aparência frustra os outros usuários.

Se você realmente não quer colocar uma foto de rosto no perfil, é de bom tom mandar uma em sua primeira mensagem para alguém.

3. “Não curto negros/asiáticos/etc”

“Mas é só questão de gosto!”, já estou ouvindo você gritar.

Tá, então você tem uma preferência e você não quer que pessoas que estão fora dessa caixinha entrem em contato com você. Agora, se prepare para descobrir uma coisa sobre “preferências”: elas podem mudar.

Sério mesmo.

Só porque você nunca encontrou alguém de uma certa raça/etnia que tenha te dado tesão, não quer dizer que isso nunca vai acontecer. Você está se limitando. E se você está em busca do amor – ou de sexo – você não quer limitar suas opções. Acredite em mim.

Além disso, se você nunca foi o alvo de uma dessas frases que dizem “nem entre em contato por causa da cor da sua pele” (que é o que você está dizendo, na real), você talvez não perceba como esse tipo de declaração pode ser devastadora. O que nos leva ao próximo item…

4. “Não curto gordos, nem afeminados”

De novo, você pode dizer que é só uma questão de gosto, mas isso pode ser um golpe forte na autoestima de quem lê esse tipo de frase.

Primeiro, assim você está reforçando estereótipos binários de gênero (quem você pensa que é para dizer como um homem deveria se comportar?). Depois, você está tentando envergonhar outros caras por causa de seu corpo, como se eles já não estivessem conscientes de seu peso. Por último, você está projetando todo um carão virtual. Meu caro, ser a bicha que faz carão não é algo a se almejar.

E já que estamos falando sobre isso, se você não sabe bem como expressar sua falta de interesse de maneira educada, você pode se interessar em uma pesquisa que o site Gay Star News realizou. Eles perguntaram como as pessoas gostariam que alguém respondesse ao receber um elogio de alguém por quem não têm interesse.

O resultado? 55% das pessoas que responderam afirmaram que um simples “obrigado”, sem nenhuma resposta extra, é o suficiente para se compreender que o outro não está afim.

Quase 18% das pessoas que responderam à pesquisa disseram que até preferem não receber resposta nenhuma ou serem bloqueados, pois assim não desperdiçam tempo com conversa à toa. O resto afirmou que esperavam que esse elogio virtual talvez ainda levasse a algum tipo de conversa, na esperança de se desenvolver uma amizade.

Resumindo, não há como agradar a todos, mas responder apenas um “obrigado” e deixar quieto é reconhecido pela maioria dos caras como “ele não está afim de você”.

5. Idade falsa

Não minta sobre sua idade. Na real, não minta, ponto final. Se você está com medo de ser rejeitado por causa da sua idade, é melhor omiti-la do seu perfil. Decidir mentir sobre a idade pode a) acabar sendo um tiro no pé, se o homem dos seus sonhos curtir homens mais velhos, e b) levar a uma conversa bastante constrangedora mais pra frente, se você conhecer alguém, as coisas engrenarem, e daí você tiver que contar num encontro posterior que você mentiu.

P.s.: Omitir sua idade em seu perfil e usar uma foto que foi tirada anos atrás também conta como fraude virtual.

Bônus: “Tenha noção”

Um cara que escreve em seu perfil “tenha noção” é escroto. Ponto. Jura que você se acha tão a última bolacha do pacote que ninguém que é tão sarado/lindo/maravilhoso/esplendoroso/divino quanto você deveria sequer se atrever a dizer um oi?

E o que eu escrevo no meu perfil, então?

Seja sincero; projete uma personalidade positiva, ao invés de ser negativo ou homofóbico contra outros gays; e esteja preparado para se revelar.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

34 comentários

Homem do Brasil

Parabéns pelo artigo. Há certas coisas que considero muito importantes, mas serve de dica.
As fotos de rosto batem direto com quem ainda não fez seu outing. Por outro lado, há uma cultura ao corpo perfeito com o biotipo modelo (nem é o tipo norteamericano). Corpo perfeito é o corpo com o qual você veio ao mundo. Não curtir baixos, altos, afeminados, carecas, com piercing, tatoo, etc. Vamos em frente!

Roberto

E como dar o fora em caras que tu já se encontrou, se decepcionou, mas não saem do pé. Mesmo você explicando que não vai rolar mias nada?

Gabriel

Os cara não entendem nem o texto. Mas é aquele ditado, bixa burra nasce hetero, sera que vcs são gays mesmo?

Gabriel

Só as GGGG se doendo. Vcs são escrotos e ponto, ficar dando desculpa não muda isso, toda a comunidade GLBTT vê isso.

Fábio Oliveira

Eu sempre achei a internet problemática no quesito namoro. Por que na internet você tem a falsa sensação de que você pode encontrar a pessoa sob medida e vai, sem perceber alimentando um conceito determinado e excluindo pessoas aos montes. Eu sempre fui restritivo na internet com a questão da altura dos caras. Sempre exigi que fossem altos como eu (tenho 1,90). Mas quando acontece um encontro casual onde os olhares se encontram eu não ligava pra questão da altura…

Eu desisti da internet pra namoro por que vi que estava sendo muito babaca…

Leonardo

Para mim a única regra é: escreva o que você quiser e ponto final. Quem gostar, gostou. Quem não gostar, pula para o próximo perfil. Simples assim. Cada um se expressa como quer, e da maneira como é. Se o cara botar muitas regras, alguns vão achá-lo “babaca”, mas outros vão gostar e eles vão combinar. Atraímos aquilo que somos. Chega de manuais de regras. Meu ovo.

Danilo Guedes

Gosto cada um tem o seu. Eu sou assim, só gosto de homens super clarinhos, cabelos loiros e magros, esse é meu homem ideal, mas também amo asiáticos, pena que não tem muitos asiáticos no brasil (Sonho em me casar com um asiático ou um loirinho)
Sei que vão me chamar de racista, mas não sou racista, simplesmente não me sinto atraído por outras etnias.

LADO REAL

<> Ora, o carão é o alicerce do homossexual. Tire o calor do fogo e sobra o que? Ingenuidade pode ser tão perigosa quanto a fé cega e a faca amolada. O principal nicho gay que é o Barbie faz do carão UM MODO DE VIDA TODO ESPECIAL há pelo menos 20 anos.

Ricardo

“O principal nicho gay que é o Barbie”. Desisti da humanidade nesse minuto.

Tom

Esse blog se perdeu, agora já chamam as pessoas que comentam de babacas.
E porque pensam diferente.

Junior

Estava hesitando em comentar… mas esse post é necessariamente bastante equivocado…. triste em saber que o chamado “universo gay” tem tantas regras e sub regras…. há o estereótipo do gay assumido, sarado, supostamente preconceituoso, sem civilidade ao restringir aparência física ou mencionar soropositivos… de outro lado há quem critique esse comportamento rotulando-o de babaca! Onde está a liberdade? Isso que difere um esquerdinha para um liberal. Os liberais, longe da tutela das regras públicas sobre as vidas privadas, acreditam na liberdade de pensar e agir, sob os limites da lei, de modo realmente isonômico… os esquerdinhas ao contrário ditam uma regra por mais que ela seja absurda, mas porque é assim que tem que ser e ponto! O cara que use um aplicativo desse e opte em não mostrar o rosto não o faz “um babaca”, mas um cara cauteloso que não quer que seu rosto fique espalhado para milhares e incontáveis, um imensurável numero de pessoas… a unica coisa ruim é mentir idade… o que também é uma opção e não uma conduta obrigada… o gay engajado precisa entender que há pessoas que nao vive de “divas” e nem diz “lacrou”… nem por isso ele é pior ou melhor…

Sanderson

Liberais só tem liberalidade no nome, pois são reacionários e flertam com o antissemitismo, racismo, homofobia e outras doenças ligadas às faculdades mentais. Jamais me envolveria com gente desse tipo para trazê-los à minha individualidade. Grande erro o seu comentário tentando politizar um universo que não é a sua praia. “Tenha noção mané!”

Furabio

Pra mim, a pessoa que não coloca a cara no sol não tem direito algum de falar nada! Será que não tem um facebook com foto de rosto?! O gay engajado sabe que nem todo mundo fala “lacrou” e só fala pelos que botam a cara no sol! Quem se esconde, esconde mais!

Elton

O que é isso. Que ódio mamolenga é esse, aqui?
Nossa! Chega a ser inacreditável discussões tão frenéticas exaltando estereótipos.
Viva a liberdade e aceitação e o mais importante a tolerância.

Roberto

Para não ser um “gay babaca” Tem que obrigatoriamente desejar e sintir atraído por todos os tipos de pessoas? Se não o fazer é um gay babaca preconceituoso?
Eu juro que não consigo entender mais nada.

Drigo Menezes

Perceberam a petulância do cavalo?

Gente, bicha burra não nascia morta?

Apenas para registro, burrice como diz Márcia Tiburi, é falta de abertura para o outro. Não entendo esse povo que prefere morrer abraçado às suas convicções por orgulho e que não se permite seguir o caminho da desconstrução..
Criem logo um app só pra GGG e nos poupem desse discurso da “questão de gosto”.

André

Mais cagação de regra, que novidade!!! Ninguém manda no desejo de ninguém, e ninguém é obrigado a aceitar o que não curte. Pode escrever esses textos com frases feitas, o “manual do bom gay cis”, mas não muda o fato de que nada disso faz um pau subir por uma pessoa que seja fora do que se deseja!

Marcio Caparica

Essas recomendações servem também para os gays trans, não estamos excluindo nenhuma identidade de gênero. Tanto cis como trans merecem não serem babacas.

André

Então, o “ser babaca” é na sua opinião? Ainda existe liberdade com seus próprios desejos? Os gays são obrigados a alguma coisa? Eu tenho que ficar com quem não quero? Se não curto negros e gordos e meu gosto nunca mudar, porque estou muito satisfeito como ele é, sou babaca? Esses manuais de como ser isso ou aquilo é um saco e não muda a cabeça de ninguém!

Diego

Não entendo porque galera que tem o gosto pessoal questionado fica toda dolorida. Ok, você não gosta de gordo, negro, asiático, o caralho, mas botando as pessoas na caixinha de “Não curto” você tá perdendo muita coisa. E como dito no texto, você quer podar alguém que deseja te dar oi antes da pessoa fazer isso só porque ela não se encaixa naquilo que você procura? Muuuuito escroto. Fala que “tá muito satisfeito” com seu gosto mas não se permite olhar pro lado. O problema dos viados de app não é nem tanto o jeito que se expressam, porque a maioria nem posta nada nos app sobre eles mesmos, mas entrar já com a intenção de encontrar o cover do homem que viram na timeline do Tumblr. E o texto não caga regra: cagação é viado que se acha a pica das galáxias em aplicativo se achando a foda e que todo mundo tá ali pra servir o gostinho dele. Meu cu.

André

Essa de “botando as pessoas na caixinha de “Não curto” você tá perdendo muita coisa”, o que seria isso que estou perdendo? Se não tenho tesão na pessoa, será que estou perdendo algo, ou deveria estar me forçando a me relacionar com tipos que não me atraem? Esse discurso de militante de sofá é um porre!!!!!!!

Pedro

Concordo com o André. Bom, eu parei de usar esses apps há um bom tempo. Quando eu usava, não cheguei a escrever essas coisas no meu perfil, mas ignorei e bloqueei vários caras. Como sou muito exigente, tem certos tipos de gay que eu não quero e ponto final. Talvez por isso eu tenha desistido de usar mesmo.

Caio

“Se não curto negros e gordos e meu gosto nunca mudar, porque estou muito satisfeito como ele é, sou babaca?”

Sim, porque você trata pessoas como objetos num catálogo, onde você escolhe pela embalagem.

Lucas

Linda, compreenda! Tu pode, tu deve ficar com quem tu bem entende. Declarar isso para os quatro cantos da terra no entanto é sim a prova exata de que tu é um babaca nivel 1.000!
E realmente vocês se doem só porque lhes é pedido um mínimo de educação. Deve ser porque para obter o atestado de babaca é preciso espalhar sua imbecilidade para o mundo mesmo.
Repito, guarda pra ti!
E me dá um bom argumento para tratar esse “não curto as bicha nega” simplesmente como uma questão de gosto. Não vai dar no mesmo?

André

Primeiro que sou homem, não me trate no feminino, isso é muito escroto. O que faço da minha vida, com quem transo, com quem me relaciono e quem faz meu pau subir realmente não é da conta de ninguém. Só vejo gay afeminado, gordo ou seja lá o que for, os rejeitados com esse discurso de “gosto é construção social”! Se fosse mesmo, eu acho que não existiriam gays, afinal a sociedade quer impor que o certo e normal é a heterossexualidade. Muito hipocrisia dizer que se escolhe pela embalagem”, como se todo mundo não fosse assim. Aparência conta muito, tesão também, química, sexo, e isso tudo é impossível de sentir com uma pessoa que te dá nojo. Então gastem o “latim” a vontade, nada disso vai mudar o que eu curto e o que escolho para minha vida.

André

Márcio, eu tenho a liberdade de viver e pensar de forma diferente de você! Supere isso!

Wendel

André, você é incapaz de perceber o quanto grosseiro, preconceituoso e arrogante são seus argumentos. Nossos gostos são sim construídos socialmente. TODOS nós somos influenciados, entretanto, não podemos reproduzir esse tipo de coisa nem (como disse o Lucas) espalhar isso aos quatro cantos da terra.

Perceba que existem pessoas que leem e se sentem mal com isso que você disse aqui e provavelmente (suponho) disse em algum momento num aplicativo de relacionamento.

É uma questão de civilidade tratar as outras pessoas bem. Isso não quer dizer que você tenha que se relacionar com elas. Não instale um firewall na sua vida que só permite que gays sarados, brancos, loiros – ou seja, o estereótipo que se comunga aceitável por boa parte da sociedade – possa se relacionar com você, porque quando você faz isso, limita, inclusive, seu amadurecimento como pessoa.

Outra coisa muito importante: dizer que sente “nojo” de alguém é uma colocação deplorável. A mesma lógica se aplica a gays que sentem “nojo” de mulher, de idosos… Sente nojo por que? Você já se perguntou?

Rodrigo

André, Você tem algum amigo negro ou gordo? Essa sua seletividade se estende as suas amizades também? Tenho curiosidade a respeito disso.Gostaria de saber se quem costuma selecionar pessoas tanto assim, se costuma esteotipar as amizades que terá também. Se vc tiver algum amigo fora do padrão que você curte “ na cama”, chega pra algum deles e diz o que você acha a respeito disso, depois vem aqui contar pra gente como foi….

Sinceramente, se eu ouvisse de um amigo meu, que ele tem nojo da etnia ou tipo físico qualquer ( mesmo que seja só pro sexo), isso seria critério pra ele cair drasticamente no meu conceito, até mesmo de continuar uma amizade verdadeira.

Eu também nunca fiquei com uma cara gordo, por exemplo, mas nunca diria que nunca ficaria, tenho amigos gordos sensacionais, estou aberto as pessoas e a vida, gostos mudam, eu posso ser um gordo amanha e gostar de magrinhos… A gente não deve ser obrigar a nada, mas é bom ter senso e um mínino de educação, é disso q estamos falando… Nunca é uma palavra muito forte…E a vida é uma caixinha de surpresas cara…

Thais

A questão não é liberdade aqui, mas ter noção e respeito. Não deveria ter perdido o controle assim, acabou se mostrando demais. Apesar de lindo (só posso imaginar que seja) deve ser muito tímido pra fazer uso de tanta beleza e conseguir alguém sem sair de casa. Pra mim, a química precisa de mais do que uma foto tirada em um bom dia.. Agora, se você se relaciona virtualmente, sem contato físico com ninguém, aí imagino que a aparência seja fundamental. Até justificaria tanta agressividade, solidão. Vou chutar que está profundamente no armário, daí seu problema com homens com comportamento “afeminado”. Seu problema é maturidade, você não tem. Tive sexo maravilhoso com pessoas que nunca imaginaria sequer ficar e tive uma merda de beijo com homens lindos. Um dia querido, você vai envelhecer, sua aparência não vai mais te trazer o que te traz agora e o que vai ficar? Seu preconceito e sua maturidade perdida e o nada. Então alguém vai dizer na sua cabeça: “Supere isso,” Você pode e deve escolher quem quiser pra sua vida, apenas faça da sua opinião o que deveria fazer com outras partes do seu corpo: dê pra quem se interessar por ela. 😉
E “nojo” meu bem, é o que você suscita quando se mostra assim. Viu? Nojo pode ser uma questão de ponto de vista! Não tem beleza no mundo que compense.

Dido

Eita que o papo esquentou. Mas a forma como a Thais esplanou essa discussão. Creio que pois um ponto final a tanto disse e me disse. Pessoal vamos aprender a ler e entender o contexto de um matéria publicada antes de se acalorar e ir espiando seu pensamento justo, reacionário ou não. Isso é somente uma dica. Fui.

Comments are closed.