5 coisas que não se deve dizer para um gay com deficiência física

O maior erro quando alguém se aproxima de uma pessoa com deficiência física é presumir que suas limitações são insuperáveis. Josh Galassi dá dicas de como não ser cuzão quando se conversa com um gay com deficiência física no Grindr

por Marcio Caparica

Traduzido do artigo de Josh Galassi para o site Queerty

Ah, ser gay, com deficiência física, e entrar no Grindr. É engraçado. Acredite, eu tenho anos de experiência. Antes de encontrar meu namorado atual, eu era igualzinho a tantos outros gays: em busca de sexo enquanto (secretamente) procurando o amor num aplicativo que, em última instância, levou a nada além de (em sua maior parte) encontros vazios e arroubos de autossabotagem.

Já tinha quase se tornado um jogo, descobrir como os caras reagiriam quando descobrissem que eu sou gay e tenho deficiência física (ou gayficiente, como gosto de dizer). Infelizmente, nem sempre foi algo bonito de se ver. Muitas vezes, as pessoas revelavam-se um tanto, digamos, desinformadas – mesmo quando tinham a melhor das intenções.

Para ajudar meus irmãos e irmãs que não têm deficiência física, eu compilei uma lista do que não dizer para alguém que é gay e tem deficiência física. Divirtam-se no Grindr!

1. Seu pau funciona?

O que eu tenho vontade de dizer: aqui, pega no meu pau duro pra descobrir!

A verdade é que: ao contrário da crença popular, pessoas com deficiência física (pelo menos as que eu conheço) são seres completa e deliciosamente sexuais. Nós temos trepadas boas, trepadas ruins, e – serião! – paus que ficam duros, especialmente quando você não está sendo cuzão. E se o pau não funciona por alguma razão, nós vamos avisá-lo antes mesmo de você perguntar.

2. Ô dó! Seu problema tem cura?

O que eu tenho vontade de dizer: e a sua ignorância, tem cura? (OK, quem inventou essa resposta foi um amigo meu.)

A verdade é que: acredite, muita gente me pergunta isso. Apesar de realmente acreditar que as pessoas são bem intencionadas… não pergunte. Perguntar se minha deficiência tem cura é como eu perguntar pra você se esse queixão gostoso na sua cara tem cura. Não tem, nem eu desejo que tivesse. Próxima!

3. Então, quer dizer que você, também tem deficiência mental?

O que eu tenho vontade de dizer: Não, mas talvez você tenha por falar esse tipo de coisa!

A verdade é que: você não imagina quanta gente automaticamente presume que eu tenho deficiência mental por causa do jeito que eu ando; muita, muita gente. Pessoas completamente estranhas chegam e começam a falar comigo como se eu estivesse no prezinho, aprendendo o alfabeto. Uma vez, alguém parou pra me dizer “Olha só! Você está fazendo tudo direitinho!” quando eu estava dobrando uma toalha quando eu trabalhava numa loja de departamentos. Outra vez, uma mulher me disse que eu “era uma grande inspiração” por andar na rua carregando as compras de supermercado. Era como se eu tivesse acabado de ganhar uma medalha nas Olimpíadas do Sacolão ou algo assim. Lamento, mas ter deficiência física nem sempre significa ter deficiência mental.

4. Eu sempre me imaginei vivendo com alguém capaz de jogar bola (ou qualquer outro tipo de esporte/habilidade física)

O que eu tenho vontade de dizer: tipo essa bola que eu vou jogar na sua cara?

A verdade é que: resumindo, nunca presuma nada. Você ficaria surpreso com tudo aquilo que nós gayficientes conseguimos fazer. Só porque minhas pernas se movimentam de um jeito esquisito não quer dizer que eu sou totalmente incapaz de fazer coisas como jogar bola. Eu prefiro não jogar, porque futebol é tosco. Os jogadores de futebol, no entanto… hmmmmm.

5. Eu não sabia que existia gente como você

O que eu tenho vontade de dizer: você não sabia que existia, tipo, seres humanos?

A verdade é que: pode até ser divertido se sentir como parte de um clubinho exclusivo e underground (como a Beyoncé, que faz parte dos Illuminati), mas eu garanto: pessoas gays com deficiência física existem sim.

Isso tudo pra dizer que

Não tenha medo de conversar com  a gente, nós somos super legais! E o mais lindo disso tudo é que, muito provavelmente, nós somos muito mais do que aquilo que você vê na foto, ou na bio espertinha do Grindr. Alguns de nós são gays, têm deficiência física e acreditam em Deus. Alguns de nós são gays, têm deficiência física e escrevem livros de sucesso. E tem até aqueles que são gays, têm deficiência física e sabem dobrar uma toalha direitinho.

Fica por sua conta descobrir isso tudo – quer dizer, se você estiver disposto e for capaz, imagino.

JOSH GALASSI tem 25 anos, trabalha com relações públicas e mora em Montana, nos EUA.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

10 comentários

Lívia

Eu sou deficiente, tenho osteogênese imperfeita, significa basicamente que meus ossos quebram muito facilmente… Eu até ando normalmente, mas ultimamente não, estou de cadeira de rodas e é horrível, horrível mesmo como as pessoas me olham. Eu ainda vivo no armário (risos), mas morro de medo de contar pra/o crush que estou assim e eles me rejeitarem, é difícil, uma coisa inesperada sabe. Você vai se encontrar com alguém, que sabe que vc está assim, mas não sabe como lidar, é difícil cara. Texto incrível, nunca tinha visto um parecido.
Ps.: NUNCA NOS CHAME DE TADINHO, NUNCA, NEM SE EU ESTIVER MORRENDO DE DOR EM ALGUM LUGAR. COMO DIZ MINHA MÃE, “TADINHO É FILHO DE RATO, QUE NASCE PELADO”

Henrie

Belo Artigo, eu sinceramente nunca parei para pensar sobre isso de deficientes mesmo sendo considerado um em alguns casos (obesidade).

Mas sinceramente foi um belo , toque , vou acompanhar mais este “blog”. ♥

ale

Opa ainda bem que tive uma cuidadora “humana” que me fez voltar a andar e agora como passei pela “dor” de ser deficiente.. tenho profundo respeito por todos eles ,seja qual for a deficiência…. na verdade isso me humanizou e fez repensar na vida e no que eu fazia dela…

Andrea

Eu jamais me relacionaria com alguma passoa deficiente, primeiro que não me atraí, e eu quero uma parceira que possa estar a minha altura, não tenho vocação para cuidadora.

Brendo

Muito bom o post não sou deficiente mais sempre busco me informar porque ser indelicado com uma pessoa é pedir pra ser desagradável, e isso temos que evitar seja qual for a deficiêcia. Texto incrível!

Raduh

Andrea seu comentário foi muito preconceituoso, não se escolhe quem você vai amar, o amor é que escolhe.

Henrique

A sua altura? Você não é melhor do que ninguém, alias, seu comentário só me faz achar que você seja completamente ignorante,

Eu me relacionaria com alguém, que eu me apaixone, independente de qualquer aspecto físico.
<3

Comments are closed.