Disney e Marvel pretendem boicotar o estado da Geórgia por lei de “liberdade religiosa”

Estúdios de cinema deixam claro que procurarão outros estados para gravar seus filmes caso lei discriminatória seja sancionada

por Marcio Caparica

No ano passado a Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou o casamento homoafetivo em todo o país. Desde então, conservadores e fundamentalistas vêm tentando encontrar maneiras de legalizar seu preconceito no âmbito estadual, que é muito mais forte nos EUA que seus equivalentes no Brasil. Vários estados norte-americanos vêm propondo em suas assembleias legislativas projetos de lei que permitiriam discriminar contra LGBTs, disfarçados sob o nome de “defesa da liberdade religiosa”. Essas propostas, no entanto, não trazem nada além de prejuízo para esses estados, como agora também está descobrindo o estado da Geórgia.

No último dia 16 os parlamentares desse estado aprovaram uma lei que permitira que, para “defender a fé”, tabeliões se recusassem a realizar casamentos homoafetivos, e também tornaria legal que empresas de organizações religiosas demitissem funcionários LGBTs. O projeto agora aguarda ser sancionado pelo governador Nathan Deal. Para sua infelicidade, o governador está sendo pressionado por grandes corporações de todo país para que essa lei seja vetada, pois não concordam com suas propostas discriminatórias.

Uma das principais são os Estúdios Disney e sua famosa subsidiária, os Estúdios Marvel. De acordo com a revista Variety, a empresa declarou que “a Disney e a Marvel são empresas inclusivas, e apesar de termos tido experiências excelentes ao filmarmos na Geórgia, pretendemos levar nossos negócios para outros lugares caso qualquer legislação que permita práticas discriminatórias seja sancionada”. A Motion Picture Association of America, que entidade que representa grandes estúdios de Hollywood, também declarou na segunda-feira que “temos confiança de que o governador Deal não permitirá que um projeto discriminatório torne-se lei na Geórgia”.

A Geórgia é particularmente vulnerável à pressão dos estúdios de cinema porque, graças a incentivos fiscais, o estúdio tornou-se uma locação popular para vários filmes com alto orçamento. Grandes sucessos como Homem-FormigaCapitão América: Guerra Civil foram filmados em Atlanta, uma das principais cidades do estado; a continuação de Guardiões da Galáxia está sendo feita lá agora. Longas dos estúdios Sony, Dreamworks e Universal também estão sendo produzidos agora na região. Uma debandada cinematográfica pode gerar grandes prejuízos.

Os governos estaduais já deviam ter aprendido sua lição quando, em 2015, a possibilidade de que projetos similares se tornassem lei nos estados de Indiana e Arkansas fez com que várias companhias considerassem procurar outros lugares para atuarem, e essas leis foram alteradas para evitar a fuga de dólares.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: