“Genderbent Disney” troca o sexo de personagens de animação

Rebelando-se contra as imagens estereotipadas limitadas (e limitantes) da Disney, ilustrador transforma princesas e príncipes por maior diversidade

por Marcio Caparica

Walt Disney é uma das maiores influências sobre as crianças há quase oitenta anos, desde que Branca de Neve e os Sete Anões foi lançado em 1937. Até hoje esse gigante da comunicação influencia nossa cultura de maneira substantiva – e milhões de meninas crescem tendo como maior sonho encontrar um príncipe que venha salvá-las.

É de se esperar, então, que a Disney sempre tenha sido o alvo daqueles que querem contestar os limites da identidade sexual e do que é considerado “normal” pela sociedade. Ano passado, por exemplo, uma mãe comemorava como sua filha era incapaz de diferenciar entre as princesas da Disney e as participantes de RuPaul’s Drag Race. Um grupo de comédia montou vídeo abaixo, em que as princesas da Disney ficam de saco cheio de viver esperando que um príncipe venha lhes salvar.

Outra subversão da cultura Disney está sendo publicada no Tumblr Let There Be Doodles, em que o ilustrador TT Brent, com algumas alterações visuais certeiras, altera o gênero de personagens clássicos das animações. O projeto, chamado Genderbent Disney,  já produziu séries em que as princesas transformavam-se em príncipes  e, depois, transformou os heróis em heroínas.

Para entender melhor esse projeto, o site Huffington Post entrevistou TT Brent para discutir a importância desse trabalho e o objetivo dessas transformações. A tradução você pode ler logo abaixo.

John Smith, de Pocahontas

John Smith, de Pocahontas

Como a série “Genderbent Disney” começou? Esse é um esforço colaborativo entre muitas pessoas?

Eu dei início a minha série “Genderbent Disney” depois de encontrar algumas alterações mais antigas de personagens da Disney feitas pelo usuário do Tumblr “thecrownedheart“. Eu adorei o trabalho que foi feito lá, e queria criar minha própria versão dos personagens da Disney. Num primeiro momento eu modifiquei algumas imagens dos desenhos clássicos, e parece que agora a ideia se alastrou e conquistou sua própria base de fãs. Mexer nos personagens da Disney não é nenhuma novidade, mas essa ideia só decolou agora. A resposta a esse projeto tem sido inacreditável. Eu já recebi alterações como essas feitas por vários artistas desde a primeira publicação.

Por que você resolveu produzir essas imagens?

As primeiras imagens foram feitas por pura diversão. Eu adoro a Disney, design artístico e concepção de personagens, e depois de ver o que thecrownedheart tinha feito, resolvi experimentar. Eu realmente não tinha nenhuma outra intenção além de me divertir. A resposta que eu recebi dos usuários do Tumblr preocupados com os direitos humanos e com política me pegou de surpresa. Muitos comentários positivos, alguns negativos. Depois de todo esse retorno, eu comecei a dar mais atenção a essas alterações e ao efeito que elas tinham sobre o público.

Por que você acha que essas imagens são importantes?

As imagens alteradas destacam como o design de personagens da Disney tende a se apoiar em estereótipos. O resultado das mudanças que eu faço, apesar de ainda fazer uso de muitos dos clichês de gênero utilizados pela Disney para criar transformações drásticas, mantém as características principais de cada personagem. O produto final é um grupo de personagens interessantes que não se encaixam muito bem nos estereótipos de gênero da Disney, e assim expandem o espectro do que se espera da aparência de personagens em animações.

Como essas imagens diferem das noções tradicionais dos principais personagens dos filmes da Disney?

As personagens femininas da Disney tendem a ter rostos em forma de coração, olhos grandes, corpos delicados… um ideal de beleza feminina moderna. Os homens da Disney variam mais em sua estrutura, mas mesmo assim eles sempre mantêm o estereótipo calcado na força e na heteromasculinidade. Depois das transformações, o resultado final criou mulheres com características faciais mais fortes, e com uma variedade maior de estruturas faciais e de corpo. Os “homens” ficaram um pouco mais “afeminados”, com corpos mais esguios, e quase sempre parecem ser mais jovens. Quase todas as imagens são, de certa maneira, o oposto dos ideais da Disney.

Por que você acha que projetos como esse são importantes politicamente e socialmente?

Desafiar os estereótipos é importante. As representações de normalidade e beleza que a mídia exibe são muito limitadas, assim como seus ideais de gênero e sexualidade. Se nós queremos aumentar a aceitação de todos os tipos de pessoa, nós temos que começar transformando a mídia. Por que não oferecer designs de personagens mais variados? “Características humanas ideais” deveriam se estender a todos, e não se aplicar a apenas alguns poucos.

Príncipe Encantado, Cinderela

Príncipe Encantado, Cinderela

Príncipe Felipe, A Bela Adormecida

Príncipe Felipe, A Bela Adormecida

Aladdin

Aladdin

Fera, A Bela e a Fera

Fera, A Bela e a Fera

Príncipe Eric, A Pequena Sereia

Príncipe Eric, A Pequena Sereia

Hércules

Hércules

Capitão Febo, O Corcunda de Notre Dame

Capitão Febo, O Corcunda de Notre Dame

Príncipe Naveen, A Princesa e o Sapo

Príncipe Naveen, A Princesa e o Sapo

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

2 comentários

Fernanda A C Feitosa

O Príncipe Eric (A Pequena Sereia) ficou a cara da Ariel, mas morena. E o mais feio foi a transformação de Febo (O Corcunda de Notredame). As melhores foram Príncipe Smith (Pocahontas) e A Fera (A Bela e A Fera)

Comments are closed.