Nike deixa de patrocinar Manny Pacquiao por causa de comentários homofóbicos

Um dos maiores boxeadores do mundo, o lutador afirmou em entrevista que “homossexuais são piores que animais”. E não é a primeira vez que ele destila sua homofobia

por Marcio Caparica

Quando boa parte do seu dinheiro vem de patrocínios, é bom lembrar que seus patrocinadores podem não deixar passar barato suas mensagens de intolerância. Avaliado pela revista Forbes como o segundo atleta mais bem pago do mundo, o boxeador Manny Pacquiao pode ver essa situação mudar rapidamente por causa de declarações homofóbicas que ele fez esta semana.

Durante entrevista para um canal de televisão das Filipinas, seu país natal, Pacquiao declarou: “Você já viu algum animal tendo relações homem com homem ou mulher com mulher? Se você tem relações homem com homem ou mulher com mulher, você é pior que animais.” Ele ainda completou que isso não passa de bom-senso.

(Vamos apenas lembrar que inúmeros animais têm sim relações sexuais entre indivíduos do mesmo sexo biológico, como nós listamos aqui nesse artigo.)

Bem, para o infortúnio do boxeador, um de seus principais patrocinadores, a Nike, acha que bom senso é deixar de se associar com um atleta homofóbico (afinal, eles já até lançaram modelos de tênis celebrando a igualdade, com as cores do arco-íris). Os representantes da empresa declararam, segundo o site TMZ, que “considera abomináveis os comentários de Manny Pacquiao. A Nike se opõe fortemente a qualquer tipo de discriminação e tem um longo histórico de apoiar e lutar pelos direitos da comunidade LGBT. Não temos mais qualquer relação com Manny Pacquiao.”

Fontes do TMZ também afirmam que os representantes do lutador imploraram durante toda a manhã para que o contrato não fosse desfeito e que a marca lhe desse mais uma chance. Mas, como bem lembrou o site Outsports, essa não é a primeira vez que Pacquiao expressa sua homofobia: há três anos, quando declarou opor-se ao casamento igualitário por razões religiosas. A Nike, na ocasião, repreendeu publicamente o boxeador e fez questão de deixar claro que não concordava com o ponto de vista de seu patrocinado.

Ontem Pacquiao publicou um pedido de desculpas em sua conta no Instagram: “Peço desculpas por machucar pessoas ao comparar homossexuais a animais. Por favor me perdoem por aqueles que magoei. Eu ainda mantenho minha crença de ser contra o casamento homoafetivo por causa do que diz a Bíblia, mas não estou condenando LGBTs. Eu amo vocês com todo o amor do Senhor. Deus os abençoe e estou rezando por vocês.” A velha ladainha do “ame o pecador, odeie o pecado, blablabla”. Não adianta. Pacquiao, você continua sendo homofóbico.

Entre outras empresas que patrocinam Manny Pacquiao estão a Sony, a Nestlé, as bebidas Monster e a loja de calçados Foot Locker. Se todas seguirem o exemplo da Nike, rapidamente o lutador vai sentir no bolso o resultado de seu discurso de ódio. E assim os atletas aprenderão que não é mais possível pregar a intolerância e manter-se entre os atletas mais bem pagos do mundo.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

3 comentários

Marcos

Nossa que absurdo! A comparação é totalmente descabida… Animais fazem sexo para procriar, nós fazemos sexo para termos e proporcionar prazer, sendo assim, sexo gay e HT acabam por dar no mesmo…
Gostaria que esses evanjegues fossem condenados a cumprir cada mandamento da bíblia sem pular nenhum…
Queria ver se eles seriam assim tão julgadores vida alheia, especialmente com os gays.

Ivan

E ainda é hipócrita. Todo homofóbico que usa a bíblia para justificar seu ódio termina dizendo que ama os gays. Será que eles mesmos acreditam nisso ou são conscientes de que são hipócritas?

Comments are closed.