Jogo das Estrelas

NBA decide realocar o Jogo das Estrelas de 2017 por causa de lei transfóbica

Medida vem em retaliação contra lei transfóbica aprovada no estado da Carolina do Norte, onde aconteceria o evento. Outras cidades agora disputam a oportunidade de sediar a partida

por Marcio Caparica

A National Basketball Association (NBA) anunciou em sua conta no Twitter que vai realocar o Jogo das Estrelas de 2017, que estava programado para acontecer em Charlotte, a maior cidade do estado norte-americano da Carolina do Norte. A decisão vem em retaliação à lei HB2, aprovada recentemente no estado, considerada discriminatória.

No comunicado, a liga explicou:

A NBA decidiu retirar o Jogo das Estrelas de 2017 de Charlotte, com a esperança de reprogramá-lo para 2019.

Desde março, quando a Carolina do Norte aprovou a HB2 e a questão das proteções legais da comunidade LGBT em Charlotte ganharam importância, a NBA e o Charlotte Hornets vêm trabalhando diligentemente para promover um diálogo construtivo e tentar provocar mudanças positivas. Fffomos guiados durante essas discussões pelos valores essenciais longamente estabelecidos em nossa liga. Eles incluem não apenas diversidade, inclusão, equidade e respeito pelos outros, mas também a disposição para escutar e considerar pontos de vista opostos.

Nossa programação de uma semana de eventos e atividades para o Jogo das Estrelas têm a intenção de serem uma celebração global do basquete, de nossa liga, e dos valores que promovemos, e reunir todos os membros da comunidade da NBA – jogadores passados e atuais, oficais da liga e das equipes, parceiros de negócios, e torcedores. Reconhecemos que a NBA não é capaz de escolher as leis de cada cidade, estado e país em que realizamos negócios, mas não acreditamos que podemos hospedar com sucesso nossas comemorações dos Jogos das Estrelas em Charlotte com o clima provocado pela HB2.

Estamos particularmente cientes do impacto que essa decisão vai ter sobre nossos torcedores na Carolina do Norte, que estão dentre os mais empolgados da nossa liga. Também é importante frisar que a cidade de Charlotte e a organização do Hornets buscaram oferecer um ambiente inclusivo e que os Hornets vão continuar a garantir que todos os visitantes – inclusive membros da comunidade LGBT – sintam-se bem-vindos enquanto presentes em jogos e eventos em sua arena.

Ansiamos por recomeçar a planejar nossas comemorações do Jogo das Estrelas em Charlotte para o ano de 2019, desde que haja uma resolução adequada para essa questão.

A NBA anunciará o novo local para o Jogo das Estrelas de 2017 nas próximas semanas.

A lei HB2, aprovada no estado, tem por objetivo obrigar que pessoas transgênero utilizem os banheiros de seu sexo biológico (aquele com que nasceram). A lei também exclui pessoas LGBT das proteções contra discriminação já vigentes no estado, proíbe que administrações locais (como municípios) ofereçam proteções específicas à população LGBT, e exclui processos por discriminação no local de trabalho das cortes do estado.

No momento, considera-se que a cidade que deve abrigar o evento é Nova Orleans, que já recebeu o Jogo das Estrelas em 2008 e 2014. Charlotte já havia sido o palco da partida em 2014. Quem deve se dar muito mal nessa história é Michael Jordan, proprietário do Charlotte Hornets, que contava com o prestígio que o Jogo das Estrelas traria para sua marca. Os efeitos econômicos dessa perda para sua franquia e para a região devem ser graves.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: