As pessoas estão saindo do armário em número recorde em 2015, revela Facebook

A legalização do casamento homoafetivo nos EUA teria levado as pessoas a abrirem-se sobre sua sexualidade em seus perfis, afirma a maior rede social do mundo

por Marcio Caparica

A semana passada reuniu duas datas importantes para a visibilidade LGBT nos EUA: o Dia Nacional de Sair do Armário (11 de outubro) e o Spirit Day (15 de outubro), data dedicada à luta contra o bullying de LGBTs. Em homenagem às duas iniciativas, o Facebook publicou em seu blog de pesquisas uma análise da sexualidade autodeclarada de seus usuários norte-americanos. Segundo a rede social, nunca as pessoas saíram tanto do armário como em 2015.

Norte-americanos que marcaram em seus perfis no Facebook terem interesse no mesmo gênero, em ambos os gêneros, que estão em um relacionamento com alguém do mesmo gênero, ou que utilizaram um gênero customizado.

Norte-americanos que marcaram em seus perfis no Facebook terem interesse no mesmo gênero, em ambos os gêneros, que estão em um relacionamento com alguém do mesmo gênero, ou que utilizaram um gênero customizado.

Por “sair do armário”, o Facebook considera uma das seguintes ações: declarar em seu perfil interesse em alguém do mesmo gênero; declarar interesse por ambos os gêneros; registrar um relacionamento com alguém do mesmo gênero; ou usar em seu perfil a ferramenta (disponível apenas aos norte-americanos) que permite que crie-se uma identidade de gênero “sob encomenda” para cada usuário. Cuidadoso em não revelar números exatos demais, o Facebook não oferece a quantidade exata de pessoas que declararam-se LGBT ao longo do ano. Os analistas do Facebook tomaram por base o número de pessoas que saíram do armário no Dia Nacional de Sair do Armário em 2014, e exibe no gráfico acima a quantidade de pessoas que fizeram o mesmo em cada dia quando comparado a esse número-base. Por exemplo, supondo (SUPONDO) que 2 mil pessoas saíram do armário em 11 de outubro de 2014, no finalzinho de julho de 2015 por volta de 3 mil pessoas (150%) saíram do armário num só dia.

O gráfico aponta um pico de mais de 250% no dia 26 de junho de 2015, o dia em que a Suprema Corte dos EUA legalizou o casamento igualitário em todo o país. Desde então, o número de pessoas que declaram em seus perfis algum tipo de característica pessoal queer só fez crescer. A companhia acredita que o início dessa tendência em abril de 2015 deve-se tanto às arguições em prol do casamento igualitário na Suprema Corte quanto à entrevista que Caitlyn Jenner deu em rede nacional declarando-se uma mulher trans. Especula-se que o pico visto em 1 de janeiro de 2015 deve-se ao lamentável suicídio da adolescente trans Leelah Alcorn. O Facebook contabiliza que mais de 800 mil pessoas marcaram serem LGBT em seus perfis no último ano.

Quantidade de fãs de páginas de causas LGBT no Facebook desde 11 de outubro de 2014

Quantidade de fãs de páginas de causas LGBT no Facebook desde 11 de outubro de 2014

Outra estatística interessante oferecida pelo Facebook é o crescente apoio à causa LGBT, independente da orientação sexual ou identidade de gênero dos usuários. Mais uma vez tomando por base a quantidade de fãs que páginas dedicadas à causa LGBT tinham em 11 de outubro de 2014, os estatísticos do Facebook publicaram o gráfico acima. Ela mostra o crescimento no número de pessoas que “curtem” páginas de temática LGBT, desde grandes como a da All Out até as menos populares. Mais uma vez, os dados mostram um pico de apoio no dia da decisão da Suprema Corte dos EUA – e mostram também que o apoio à causa LGBT só cresce. Isso a gente curte muito.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

2 comentários

Marcos

Fico feliz com a notícia.
Cada vez que uma pessoa se descobre, nasce um novo mundo a essa pessoa e ela passa a viver de acordo com as regras próprias e não sobre as regras que os outros impõem.

João P

Que saiam todos, encubados e curiosos, e venham experimentar novas opções =D
Estarei mais que disposto em ensinar uma coisa ou duas ( ͡° ͜ʖ ͡°)

(ta, parei \z kkkkkk)

Comments are closed.