A vlogueira Destiny M tinge as axilas de azul

Lindas! Mulheres tingem os pelos das axilas com cores vivas

Num gesto de feminilidade e feminismo, mulheres deixam crescer os pelos das axilas e os pintam de rosa, azul, verde... Até Miley Cyrus já entrou nessa

por Marcio Caparica

Faz pouco tempo, as webs fervilharam com imagens de homens gatos que haviam pintado o cabelo e a barba com cores que pareciam ter saído da caixa do giz de cera. Confesso que fiquei (e ainda estou) tentado a fazer o mesmo. No entanto, há um movimento lá fora que começou bem antes, que é muito mais subversivo, e está ganhando cada vez mais força: o das mulheres que tingem os pelos das axilas.

A tendência foi registrada na última semana em um artigo do New York Times, mas teve início no final do ano passado, quando a blogueira Roxie Hunt publicou um post intitulado “How to dye your armpit hair” (Como tingir os pelos das suas axilas). Nele, ela registra o processo de tingir os pelos debaixo de seu braço de azul. Desde então, várias outras mulheres vêm deixando seus pelos crescerem, tingido-os de cores como rosa, verde ou roxo, tudo registrado nas redes sociais. A hashtag #freeyourpits reúne esses testemunhos no Tumblr e no Twitter.

Roxie Hunt exibe as axilas pink.

Roxie Hunt exibe as axilas pink.

E por que essa ideia é muito mais subversiva do que os homens de barba cor de anime? Bem, para começar, o simples fato de que para essa manobra ser possível, a mulher primeiro tem que deixar crescer os pelos debaixo do braço. A partir do momento em que entram na puberdade, as meninas são educadas a acreditar que não há nada mais horroroso ou nojento que um sovaco cabeludo – numa mulher. É o primeiro passo de uma sequência de cuidados pessoais impostos socialmente (seguido pela obrigação de depilar as pernas fazer as sobrancelhas, aparar os pelos pubianos e, por fim, pintar os cabelos brancos), carregados casualmente pelas mulheres, para as quais os homens jamais teriam paciência. Minas, eu admiro muito essa boa vontade que vocês têm.

Além disso, pintá-los com cores chamativas faz mais que apenas deixar os pelos existirem: ativamente chama a atenção para sua presença. A mulher está comunicando que não está assim por descaso, desleixo ou depressão (nem falta de dinheiro: há lugares que chegam a cobrar 65 dólares para tingir esses pelos): ela sente orgulho deles, e quer incorporá-los em seu estilo.

Miley Cyrus: tattos e pelos rosa.

Miley Cyrus exibe as tattoos e os pelos rosa.

Roxie Hunt publicou um manifesto em que declara:

Quer você se depile ou não, as mulheres deveriam ter a permissão para tomarem as decisões a respeito de seus corpos sem serem julgadas pelos outros. E mulheres que tomam essas decisões sobre seus corpos não deveria ser algo que a mídia explora. Nós precisamos ser encorajadas, não julgadas. Nós apreciamos muito essa oportunidade de discutir a importância de ser verdadeira a si mesma e amar seu corpo, mas também reconhecemos que uma mulher tomar uma decisão consciente sobre seu corpo não deveria ser nada chocante. Nós almejamos normalizar o conceito dos pelos nas mulheres e ajudar outras celebrarem seus próprios pelos se o escolherem.

how-to-dye-your-armpits

A vlogueira Destiny M gravou um vídeo em que conta por que pintou seus pelos de azul. “Ninguém questiona quando um cara aparece de regata e os pelos em seu sovaco aparecem numa selfie, mas quando isso acontece comigo, é tipo, ‘uau, bruxa feminista querendo chamar atenção’. Faz parte de nossa construção social que as mulheres não podem ter pelos, e essa é apenas um de muitos padrões de beleza que são impostos desde cedo. Eu não sei se é porque eu sou latina, mas eu tenho muitos pelos. E eles são grossos e escuros. Eu tenho pelos nos dedos dos pés e nos peitos, tenho um caminho da felicidade… Essa ideia de que esses pelos são feios é muito tóxica. Você tem que se forçar a não achar isso.”

roxo

O site Bustle reuniu algumas dicas para mulheres (e homens) que querem tingir os pêlos das axilas:

  • Pode parecer improvável, mas não arde. A pele das axilas suporta bem os produtos químicos necessários para descolorir os pelos e depois pintá-los com o pantone da sua escolha.
  • Deitar de costas e deixar as mãos atrás da cabeça é a posição mais confortável enquanto se espera o tempo necessário para tingir os pelos.
  • Aplicar os produtos com as mãos (usando luvas) é melhor que usar as escovas, pois diminui a quantidade de pele que entra em contato com os produtos químicos.
  • Evite usar desodorante no dia seguinte a tingir as axilas: sua pele já esteve exposta a uma quantidade grande de substâncias químicas, é legal dar uma folga para seu corpo.

 

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

19 comentários

Guto

Não me agrada. Nem em homens. Adoro pelos, mas precisam estar bem aparados na minha opinião…

Júnior

Acho engraçado gays defendendo feministas, que são as primeiras a hostilizarem as mulheres trans e até mesmo os próprios gays nos chamando de misóginos por não sentirmos atração por elas! Infelizmente o movimento feminista, que deveria ter coisas boas está perdido e totalmente desacreditado!

Marcio Caparica

Acho triste que essa seja a sua impressão sobre o movimento feminista. Sim, há algumas feministas que pensam dessa maneira que você descreve, mas há muitas mais que recebem trans e gays de braços abertos. Procure se informar melhor e conhecer mais feministas!

Eduardo

Na verdade todos os movimentos está perdidos e até os próprios gays não acreditam mais nessa porcaria de movimento LGBTT

fel

Ninguém vai pra parada Gay lutar por nada, eu tbm concordo.. é só sacanagem, promiscuidade e putaria…não tem mais o espírito de luta pela igualdade civil e constitucional. A Parada virou um circo; carnaval é a palavra certa. Imagina no quanto de homossexuais foram mortos, por serem vítimas de preconceito! Na hora do “protesto”, só tem safadeza .Essa parada gay nao representa metade dos gays

Eduardo

Ficar pelado e fazer sexo na rua não é um ato politico.
A parada do “orgulho gay” deveria ser chamada de parada da vergonha gay.

James Cimino

Ai que preguiça. Ainda bem que estou preparando um material muito legal pra calar bocas amarguradas como a sua. Aguarde. Só uma dica: “conhecimento é poder”.

fel

a parada gay não me representa mesmo sinto vergonha daquela putaria

Júnior

Eu apoio a parada, nós não temos que deixar de existir ou de se expressar para não afrontar os “moralistas”! Ficar sentado dentro de casa se escondendo não se consegue nenhum direito, então coloca a cara no sol mona!

Júnior

Marcio, quando os EUA legalizaram o casamento igualitário em todos os estados, eu li no Twitter algumas feministas xingando o Obama por permitir isso, e que os gays são egoístas por não querem mulheres em suas relações e agora excluindo elas dos seus casamentos!?!?
Da para acreditar nisso? E já cansei de ler em vários blogs feministas elas atacando os gays, então na minha opinião, o movimento feminista, em sua maior parte, perdeu o foco, e acabou sendo tomado pelas extremistas malucas e agressivas, que acham que só precisa ser gorda, peluda e atacar os homens! Sem falar que consideram as trans como homens que querem roubar seus lugares como mulher!?!? Claro que ainda existem as feministas sérias, de verdade e que merecem todo respeito, mas hoje são a minoria!

Júnior

Simplesmente nojento, horrível e desnecessário! Feminista quer dizer feia e relaxada? Não sou obrigado a achar essa coisa porca como um avanço!

James Cimino

Ai, cara, você já parou pra se escutar? Faz isso e pensa com quem você se parece ao falar dessa forma sobre a subjetividade alheia… Eu respondo em três palavras: Tradicional Família Brasileira.

Júnior

Minha opinião, acho horrível, não sou obrigado a achar essa coisa nojenta bonita, mas cada um faz o que quiser do próprio corpo! Feministas falam tão mal de homens e tentam ficar iguais, peludas e masculinizadas, eca!

Eduardo

feministas só fazem besteiras para se fazerem de vítimas.
O mesmo acontece com o movimento LGBTT que vai na parada gay ficar pelado e fazer sexo ao ar livre, depois reclama que é vítima de homofóbia.

Marcio Caparica

1. Besteira é o que? Não raspar as axilas do jeito que você gostaria? A axila é sua ou é delas? 2. Quer dizer que você acha que pessoas que ficam peladas e fazem sexo ao ar livre merecem apanhar? Você teria a mesma opinião se for um casal hétero? Você tem vários preconceitos interiorizados nesse comentário, repense.

Comments are closed.