animação, família lgbt desenho animado, jonny quest, the venture brothers, os irmãos aventura, harvey birdman - attorney at law, harvey - o advogado, hanna barbera, homem pássaro

Desenho “Jonny Quest” era mesmo sobre uma família LGBT?

A clássica animação dos estúdios Hanna-Barbera vai chegar às telas do cinema dirigida por Robert Rodriguez; mesmo assim a dúvida paira: dr. Benton e Race significam?

por James Cimino

O diretor Robert Rodriguez, de sucessos como Um Drink no Inferno e Sin City, irá adaptar o clássico desenho animado da Hanna-Barbera Jonny Quest para os estúdios da Warner Bros.

Junto a Terry Rossio, cujos créditos variam entre os filmes como Piratas do Caribe e A Máscara do Zorro, Rodriguez irá dirigir o filme e está reescrevendo o roteiro inicialmente escrito por Dan Mazeau.

Jonny Quest foi um dos desenhos que passavam no horário nobre da rede ABC em 1964 e foi produzido pelo estúdio de animações Hanna-Barbera. Os sobrenomes são da dupla William Hanna e Joseph Barbera, criadores de personagens como Zé Colméia, Pepe Legal, Lippy & Hardy, Manda-Chuva, Herculóides, Flintstones, Jetsons, Tom & Jerry entre inúmeros outros.

Mas a história que sempre se comenta sobre este desenho é que ele, na verdade, retratava uma família LGBT, de forma nem tão velada assim. Jonny acompanha as aventuras científicas do pai, o doutor Benton Quest, em histórias que incluem robôs, múmias, bases submarinas secretas etc. Além deles, estão sempre juntos o agente do governo e guarda-costas Race Bannon, seu melhor amigo, um quase irmão adotivo, o órfão Radji, e seu cão barulhento, o Bandit. Não há nenhuma mulher como protagonista da série.

“Ai, vocês gays acham que todo mundo é gay, né?” Olha, sim e não. Enquanto criança, eu sempre achei que a mãe de Jonny havia morrido em uma dessas missões e, assim, o menino ficou órfão. Depois de adulto comecei a suspeitar. E não fui só eu. Diversos héteros, que não acham que todo mundo seja gay, achavam que Race e dr. Benton eram mais que companheiros de aventuras.

Existe uma animação chamada “Harvey Birdman – Attorney at Law” (“Harvey – o Advogado”, exibido no Brasil no canal TBS), cujo protagonista é um Homem-Pássaro (outro personagem da Hanna-Barbera) que deixou a carreira de herói para atender às brigas judiciais dos personagens de desenhos animados. Em um dos episódios, Race e Benton disputam a guarda das crianças.

Durante o episódio, várias piadas politicamente incorretíssimas, como uma sobre a “masculinidade” da tenista Martina Navratilova e diversos depoimentos de vilões do desenho alegando que Bannon é quem sempre cuidou das crianças. Veja abaixo:

Vasculhando o Youtube, descobri ainda uma cena do desenho que, se Ronnie Von visse, diria, sem pestanejar: “Significa!” Nela, dr. Benton acaba de acordar, está abotoando o pijama. A câmera entra pelo quarto. Há duas camas. Uma arrumada, com apenas um travesseiro. Na outra, está deitado Race. Há dois travesseiros. E os pijamas são iguais. Veja:

The Venture Brothers

Outro desenho que se baseia totalmente na ideia de que o Jonny Quest é uma história gay é The Venture Brothers, que passa no Adult Swim americano e que já foi sido exibido aqui, quando essa faixa de programação estava nas madrugadas do Cartoon Network.

Em 2006, fiz um texto pra Folha com trechos de uma entrevista de seu criador, Jackson Public, explicando que seu personagem central, o dr. Ventura, era, na verdade, o próprio Jonny Quest adulto, que, crescendo sob a sombra do pai, tornou-se um cientista fracassado.

Os Irmãos Aventura – Liquidação de Quintal from Reese63 on Vimeo.

Mas não é só isso. O dr. Ventura, assim como seu pai Benton, também tem um guarda-costas, um marombado chamado Brock Sampsom, que aqui no Brasil ganhou o nome de Barbosa ou Barbosão. Nesta animação é muito evidente a paixão do dr. Ventura por Barbosão. E, não bastasse isso, o arqui-inimigo do dr. Ventura é o Monarca, um vilão que usa uma roupa com asas de borboleta, cílios postiços e cuja mulher é a doutora Namorada, uma beldade com voz de homem…

Jonny Quest durou apenas uma temporada e foi cancelado porque era caro para produzir. Passou a dar lucro décadas depois, no revival dos desenhos da Hanna-Barbera no anos 1980.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

5 comentários

Quest fã

Acho que você sonha em um mundo cor de rosa.
Que triste sina de levantar hipóteses sobre um desenho a frente de seu tempo como o seriado Quest… mas vamos ao que interessa… que é por terra seu comentário infeliz…

O episódio que você usa para tentar provar uma homosexualidade inexistente na familia quest é o Desafio do Condor onde o avião sofre uma pane e eles aterrisam na cordilheira dos andes no castelo do barão frolicsh…
Como a maldade esta nas mentes mais cruéis… o dr Benton tem a sua cama ao lado do Roger Bannon porque eles eram convidados do Barão e cada um tinha seu travesseiro em sua cama… e os meninos dormiam na mesma cama neste episódio… porque eram apenas crianças!!! e bandit estava junto com eles… no resto dos outros 25 episódios cada um tem sua cama e dr Quest sua propria cabine no episódio do falso feitiço Vodu…

No episódio dos homens lagartos o governo americano no arquivo 037 diz as funções e atribuições do Race Bannon…. cuidar e salva-grardar com sua vida a Jonny Quest… para que o Dr Quest possa trabalhar em paz em seus experimentos… mas como é de praxe… usam um desenho paródia feito e de muito mal gosto para sensualizar e corromper a imagem do icone dos desenhos de ação… que até hoje 54 anos depois… nunca foi superado e nem igualado por qualquer desenho americano ou japones… um triunfo da Hanna Barbera…..

São 26 episódios de aventuras… e nenhum deles a qualquer menção ou fantasia de homossexualidade entre o Dr Quest e Race Bannon… isso é fruto apenas da sua mente doentia…

P.S. Para sua informação a uma mulher sim no desenho de Jonny Quest… o nome dela é Jade… vive no oriente, participa de três episódios: O dos montros gigantes… o do lago envenenado e perigo duplo… e nos três roger race Bannon e Jade se Beijam na boca… inclusive na frente do Dr Quest… e não ciume entre os dois… sabe porque???

Porque o Dr Quest é viuvo e Roger Bannon gosta é de mulher….!!!

Abraços!!!!

Leandro Castro

Olá pessoal, gostei da matéria. Sugiro que vocês façam uma análise sobre o seriado Bonanza também, que na minha visão é super gay e ainda tem o caçula da família mostrando o pênis sob as calças em quase todos os episódios, vale a pena conferir.

Isaura Luiza Paramysio

Se for mesmo séria muito fofo, mas só os autores originais para dizer.
Sobre Dr. Ventura, nunca vi, mas se é, mixed feelings, sei lá, este troço de filho gay, gay será não é verdade e isto é tipo argumentinho de “vocês sabem quem” para coibir adoção por casais gays.

to ligado

Vim exatamente pra comentar a parte da cama.
Pra mim “Nao significa”.
O Dr. já estava em pé se arrumando. Logo, provavelmente, disciplinado como é, ja arrumou sua cama. Além disso, o Race Bannon está com 2 travesseiros um embaixo do outro ( pode ser por gosto mesmo). Eu mesmo durmo com 2 travesseiros em casa.

Ronibombom Saia de Valsa

Sem ofensas, mas a cena da cama… NÃO significa! São camas de solteiros e eles estavam em um quarto de hotel.

PARA COM A RONIVONISSE!

Comments are closed.