Mesmo quem não acompanhou a cerimônia do Grammy no último domingo ao vivo não conseguiu ficar alheio às performances marcantes que pontuaram o evento, como Madonna apresentando “Living for Love” e Sia cantando “Chandelier”. Mas sem dúvida a mais impressionante (e mais low-key) foi o dueto do cantor irlandês Hozier com a diva Annie Lennox, interpretando “Take Me To Church” e “I Put A Spell On You”.
O single saiu em 2013 num EP de mesmo título, e agora está ganhando uma segunda vida com o lançamento do primeiro álbum do artista, intitulado simplesmente Hozier. Além da atenção de ícones como Annie Lennox, a canção despertou o interesse de outros artistas: no último dia 7 o famoso fotógrafo David LaChapelle publicou no Vimeo (e ontem no Youtube) seu vídeo para essa canção, colaboração com o bailarino russo Sergei Polunin.
Polunin já foi o bailarino principal do British Royal Ballet, posição que abandonou em 2012. Todo tatuado e marcado por cicatrizes provocadas intencionalmente, o dançarino fez parte da campanha de Marc Jacobs ano passado, e já passou por revistas com I-D e Numéro, para as quais contou sobre seu uso de drogas e suas cicatrizes. Ele agora pretende entrar para o mundo no cinema, sob a tutela do ator Mickey Rourke.
O vídeo original de “Take Me To Church”, feito em 2013, mostra uma mensagem potente contra a homofobia. Hozier declarou ao site irlandês State, na ocasião: “o vídeo faz referência ao aumento recente de ataques e torturas contra homossexuais na Rússia, que é consequência de uma campanha política longa, odiosa e opressora contra a comunidade LGBT. A canção sempre foi sobre a humanidade em seu estado mais natural, e como ela é minada incessantemente por organizações religiosas e aqueles que querem que nós acreditemos que estão agindo em prol de nossos interesses. O que está crescendo na Rússia não é nada menos que um pesadelo, e eu propus que esses temas fossem trazidos na história e Brendan [Canty, diretor do vídeo] gostou da ideia.”
Assista abaixo o vídeo de LaChapelle, o vídeo original de Hozier, e sua performance com Annie Lennox.