Qual o melhor e o pior disco da Madonna?

São 13 álbuns dos mais variados estilos e com um dos maiores repertórios do pop; quais os seus favoritos e quais os que você menos gosta?

por James Cimino

Madonna voltou a ser assunto com o vazamento de suas músicas inéditas e em meio a algumas controvérsias fake sobre racismo e apropriação cultural. Mas o fato que até o momento parece incontestável é que as novas músicas estão sendo super elogiadas.

E embora todo mundo adore dizer que a Madonna é puro marketing, o fato por trás dessa afirmação estúpida é que ninguém faz bom marketing sem um bom produto para oferecer em troca, ainda mais por 30 anos. Ou seja, o que há de melhor na Madonna para mim é e sempre foi a música que ela produz.

Portanto, inspirado em um post que faz um ranking dos melhores e piores discos da carreira da Madonna, fiz aqui o meu ranking, bem pessoal. Gostaria de ver o de vocês nos comentários. “Rebel Heart” ficou de fora porque ainda não saiu completo, mas deve estar em posições altas pelo que pude avaliar das demos e das seis novas canções.

13 – American Life (2003)

Madonna - American Life - Booklet (8-9)

Encarte do álbum “American Life”

Eu amei esse disco quando saiu, mas tem quase dez anos que não ouço. Hoje voltei a ouvir pra escrever esse post e a conclusão é que acho ele chato. A melhor música do disco é a última: “Easy Ride”. Também curto “Nobody Knows Me”. “American Life”, a música, embora muito criticada, era necessária na época. Pena que ela censurou o clipe original. Um tapa na cara da sociedade americana e na cosmética da guerra.

12 – Hard Candy (2008)

sst3_1024

Madonna faz performance de “She’s not Me” na “Sticky and Sweet Tour”, em 2008

Como o nome diz, é uma bala dura de engolir. Odiei no primeiro momento, no segundo, no terceiro, em parte por meu preconceito contra black music americana contemporânea, mas depois da “Sticky and Sweet Tour”, entendi o disco. É um álbum pra palco. E abriu minha cabeça para o estilo “urban”. Amo “Beat Goes On” e “She’s not Me”.

11 – Madonna (1983)

1210

Encarte do álbum “Madonna”, de 1983

O álbum de estreia faz um mix do fim da disco music com a new wave. Embora hoje pareça meio datado, vale por “Borderline” e “Burning Up”, que escuto o tempo todo. “Lucky Star” e “Holiday” só gosto das versões ao vivo.

10 – Like a Virgin (1984)

30357886-30357887-large

Madonna faz performance de “Like a Virgin” na “Blond Ambition” tour, de 1990

Não é um disco que eu goste muito, mas tem “Into the Groove” (que está no meu top 10 de Madonna), “Dress You Up” (foda!) e “Material Girl” (dispensa comentários). Quanto a “Like a Virgin” prefiro as versões ao vivo da “Blond Ambition” e da “Confessions Tour”.

9 – Bedtime Stories (1994)

Madonna_-_Human_Nature_(vídeo_musical)

Cena do clipe de “Human Nature”: ela não sente muito por ter falado de sexo

Não gosto desse disco, mas ele tem pelo menos quatro momentos geniais, que por sinal se tornaram quatro dos melhores clipes da carreira dela: “Human Nature”, “Bedtime Story”, “Take a Bow” e “Secret”. Destaque pra “Sanctuary”, que tem sample de “Watermelon Man” do Herbie Hancock.

8 – MDNA (2012)

Madonna "MDNA" World Tour Opener

Madonna na abertura da turnê MDNa

É um disco sobre divórcio e é isso que você tem que saber sobre ele. Então esquece “Girl Gone Wild”, que embora tenha sido a melhor abertura de um show da Madonna ever, é só um bate-cabelo de merda. O álbum saiu logo após o meu divórcio, então minha conexão com ele foi imediata. Acho, ao contrário da maioria das pessoas, as faixas ótimas, embora seja uma coletânea de Madonna travestida de novidade, exceto por “Gang Bang”, a música mais ousada do disco. “I´m Addicted”, “Love Spent”, “I Fucked Up” e “Falling Free” são minha favoritas.

7 – Music (2000)

Madonna_Music_2000

O álbum “Music” tem um de seus melhores momentos em uma canção country: “Don´t Tell Me”

De longe o melhor hit da Madonna, “Hey mr. DJ! Put a record on! I wanna dance with my baby!” e “Music makes the people come together!” são frases que te jogam na pista sem direito a contestar. Agora, o momento genial desse álbum é um country (!!!): “Don´t Tell Me”, que é uma das melhores coreografias da Madonna.

6 – True Blue (1986)

O álbum "True Blue" foi um dos mais vendidos nos anos 1980, tendo rivalizado apenas com "Thriller" e a trilha sonora de "O Guarda-Costas"

O álbum “True Blue” foi um dos mais vendidos nos anos 1980, tendo rivalizado apenas com “Thriller” e a trilha sonora de “O Guarda-Costas”

Foi o primeiro álbum da Madonna que eu tive e é simplesmente o que tem o maior número de hits da carreira dela, quando ela se consolida como a Michael Jackson mulher. Tem “Open Your Heart”, “Live to Tell”, “Papa Don´t Preach” e “La Isla Bonita”. O que mais posso dizer? Que eu adoro “Where´s the Party” e “Jimmy Jimmy”.

5 – I’m Breathless (1990)

I'm_Breathless

O álbum “I´m Breathless” foi inspirado no filme “Dick Tracy” e tem um repertório todo inspirado nos cabarés e no vaudeville

Sim, é um álbum, não é uma trilha sonora de “Dick Tracy”, embora tenha três canções da trilha. É um álbum de cabaré sofisticadíssimo, sem dúvida o álbum mais underated da Madonna, porque, embora pouca gente saiba, é nele que tem “Vogue”. Além disso tem aquela delícia de música sadomasoquista, “Hanky Panky”, e “Sooner or Later”, que ganhou um Oscar.

4 – Ray of Light (1998)

Madonna+Frozen+jiki

Cena do clipe de “Frozen”, o primeiro single de “Ray of Light”

É um disco que marca a transformação da Madonna em algo extremamente sofisticado e inatingível, um dos melhores discos de música eletrônica já feitos e também mais um álbum que é lançado em um momento em que eu também passava por grandes transformações na vida. Tem Bossa Nova e sânscrito, sabe? E tem suas pérolas entre as que não foram hits, como “Skin”, “Sky Fits Heaven”, “To Have and not to Hold”, “Shanti” e “Candy Perfume Girl”.

3 – Like a Prayer (1989)

Acompanhada de Cee-lo Green, Madonna canta "Like a Prayer" no Superbowl de 2012

Acompanhada de Cee-lo Green, Madonna canta “Like a Prayer” no Superbowl de 2012

Profundo, doído e um espelho das relações familiares que qualquer pessoa que tenha se rebelado contra o status quo presenciou. Tem a música que me tirou do armário, “Express Yourself”, aquela facada no coração chamada “Oh, Father” e o hino “Like a Prayer”, que é sempre a parte mais emocionante dos shows. Mas tem também um dueto delícia com o Prince, “Love Song”, que eu adoro, e a fofíssima “Cherish”, além de “Spanish Eyes”, outra balada foda.

2 – Confessions on a Dancefloor (2005)

Abertura da "Confessions Tour", de 2006, com a canção "Future Lovers", que usa samples de "I Feel Love" de Donna Summer e Giorgio Moroder

Abertura da “Confessions Tour”, de 2006, com a canção “Future Lovers”, que usa samples de “I Feel Love” de Donna Summer e Giorgio Moroder

O melhor set de pista de Madonna foi feito com a mão mágica do Stuart Price, que também trabalhou no excelente “Night Work”, dos Scissor Sisters. Retrô sem parecer um brechó barato, mistura Abba, Jackson 5, The Police e Giorgio Moroder de forma impecável. A coreografia de “Hung Up” é uma delícia, e a abertura da “Confessions Tour” com “Future Lovers” foi pra calar as invejosas, hehe.

1 – Erotica (1992)

Cena do clipe de "Erotica", considerado ultrajante pelas imagens de  sadomasoquismo

Cena do clipe de “Erotica”, considerado ultrajante pelas imagens de sadomasoquismo

Foi o álbum da minha descoberta sexual. E ao contrário do que se comentou na época, não é nada vulgar. É sofisticado, tem jazz, tem drum and bass e tem “Deeper and Deeper” e “Rain”. Mas é um álbum pedregoso, nada óbvio, como o bom sexo sadomasoquista (acho, hahahaha).

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

33 comentários

Andre

Comentário errado: I’m Breahless tem apenas 1 canção que não é trilha do Dick Tracy: Vogue. As demais ou aparecem no filme ou são inspiradas na personagem. Vale a pena assistir ao sofrível filme e depois escutar o álbum novamente.

Guilherme

Me identifiquei e concordei com bastante coisa que você falou, o Erotica foi a mesma coisa pra mim hahaha Também discordei de muita coisa, mas cada um com seu gosto pessoal, aí vai a minha lista:

13 Like A Virgin
12 MDNA (Gosto praticamento das mesmas que você. ‘I Fucked Up’ <3)
11 Hard Candy (Dificil mesmo de engolir, mas curti muito na época, foi tudo maravilhoso)
10 True Blue
09 Rebel Heart
08 Confessions On A Dance Floor
07 Madonna (Até as não single são ótimas, 'Physical Attraction' e 'Think Of Me' <3)
06 Music
05 Like A Prayer
04 I'm Breathless
03 Ray Of Light
02 Erotica (Libertador, Madonna passa uma mensagem muito marcante em várias músicas)
01 Bedtime Stories (adoro o r&b da época, e Madonna fez um álbum no estilo sem perder a identidade)

e vc já decidiu onde Rebel Heart entra no seu ranking?

Victor

A minha lista ficaria assim
13 – Hard Candy(o pior dela)
12 – MDNA (sim eu ñ gosto muito da Mad atual)
11 – American Life
10 – I’m Breathless
09 – Music
08 – Bedtime Stories
07 – Like a Virgin
06 – Madonna
05 – True Blue
04 – Like a Prayer
03 – Confessions On A Dance Floor
02 – Erotica
01 – Ray Of Light
Obs:: Achei interessante o fato de ter colocado o Erotica em 1#, é um dos tesouros de Madonna muito deixado de lado, mas que eu particularmente amo muito, mas Ray of Light é vida,

Victor

Sobre o Rebel Heart, achei um bom álbum, mas ñ se compara a outros trabalhos de Madonna, é apenas um bom álbum

Vinicius Rodrigues

01 – American Life
02 – Bedtime Stories
03 – Ray Of Light
04 – True Blue
05 – Like A Prayer
06 – Rebel Heart
07 – Music
08 – Confessions On A Dancefloor
09 – Like A Virgin
10 – Erotica
11 – Hard Candy
12 – MDNA
13 – Madonna
14 – I’m Breathless
15 – Whos That Girl

Andy

Coitado do American Life, ele é injustiçado rsrs… é o meu álbum preferido, briso demais ouvindo suas faixas… o pior pra mim é o Hard Candy, ô álbum podre, nem devia ter sido lançado….

Breno Maciel

minha lista de melhores álbuns da madonna fica assim:
13: Hard Candy
12: True Blue
11: Like a Virgin
10: Mdna
09: Madonna
08: Rebel Heart
07: Music
06: Like a Prayer
05: American Life
04: Bedtime Storie
03: Confessions on a Dance Floor
02: Erotica
01: Ray of Light

adoro todos mas os únicos que eu não sou muito chegado mesmo é o hard candy que eu não achei muito a cara dela(apesar de gostar de muitas músicas) e o true blue que apesar de adorar live to tell,la isla bonita,white heat,open your heart e papa don´t preach ainda acho o resto do álbum muito pegajoso e meio velho demais.

Álvaro Guimarães

De onde você tirou que “I’m Breathless” é álbum de estúdio? Faz parte da trilha de Dick Tracy sim senhor…. Mas tudo bem né? Releva-se. Minha lista seria esta:
13: Madonna
12: Like a Virgin
11: MDNA
10: Music
09: American Life
08: Hard Candy
07: Rebel Heart
06: Erotica
05: Ray Of Light
04: Bedtime Stories
03: Confessions on a Dance Floor
02: Like A Prayer
01: True Blue

Marcio Caparica

É um album de estúdio porque 1. não é ao vivo, e 2. não é uma coletânia de várias canções de artistas diferentes, lançadas sob outros álbuns previamente e reunidas por aparecerem no mesmo filme.

Ivan

A minha lista é a seguinte
13: Like a Virgin
12: True Blue
11: Hard Candy
10: American Life
09: MDNA
08: Rebel Heart
07: Madonna
06: Bedtime Stories
05: Like a Prayer
04: Erotica
03: Music
02: Ray of Light
01: Confessions on a Dance Floor

Paulo Cabrall

Amo todos os albuns da Madonna.Mas a minha classificaçao seria assim:
1º Music 2000
2º Like a prayer 1989
3º Ray of light 1998
4º Rebel Heart 2015
5º Bedtime Stories 1994
6º confessions a dancefloor 2005
7º True Blue 1986
8º Madonna 1983
9º Erotica 1992
10º Hard Candy 2008
11º Like a virgin 1984
12ºMDNA 2012
13º american Life 2003
14º I’m breathless 1990

Geraldo

Ray of Light é sem dúvida o melhor álbum de Madonna, seguido de Erotica e Bed Time Stories!

Caetano

É incrível como os gays adoram a Madonna, é quase jesus para as senhoras de meia idade. Eu entendo em parte, pois foi uma figura pública que garantiu apoio a eles [mesmo que com fins comerciais havia uma certa sinceridade nela, advinda talvez de um tradicional questionamento típico de quando somos jovem] e era uma espécie de realização do gay perante a sociedade. Digo isso com relação ao afrontamento que ela criou diante da sociedade e de setores conservadores desta, pois ao tocar em assuntos polêmicos ela sabia, óbvio, que a tal arte geraria pano pra manga. E o gay obvio, tão encurralado pela moralidade, adorou tê-la como signo da liberdade individual. Nesse ponto Madonna quebrou barreiras mesmo. Repito. Mesmo que com fins comerciais ela conseguiu elevar assuntos adormecidos no tapete da moralidade aos olhos do povo. E isso é muito bom pra tirar a agulha do disco em por em outra faixa. Faz conhecer o novo, o povo debater. Há ainda o “show pop music” onde ela criou os intervalos, o vídeo na troca de roupas…….copiados por centésimos artistas até hoje.
Mas do ponto de vista musical há uma distancia entre a Madonna artista visual e a cantora, musicista. A musica para Madonna na verdade foi só uma forma de se expressar, assim como todo mundo. Porém não é/foi feita de uma forma aprofundada, genial, salvo raríssimas exceções. Madonna na musica não é pra ser levada a sério. Melodias baratas, estrofes e metáforas simplistas, letras ocas….talvez não seja referencia nem dentro da musica pop [falo da integridade musical]. A musica na verdade era um pretexto para um vídeo-clipe ou vice versa. Contemporâneo a Madonna existiu um infinidade de artistas e interpretes que deram vozes a canções e que realmente expressavam o valor da letra em suas vozes. Mas que o publico gay não os agarravam, principalmente a turma do rock. Que obvio nem por isso deixaram de fazer sucesso, mas que não abocanhou a camada gay por se estreitar aos assuntos ligados a eles. Aí entra aquela questão da representação da Madonna para eles, como uma porta-voz, e nem somente por isso também mas a questão do “feminino”: o vestuário, o cabelo, os books…e também a arte. Na verdade há uma tendência por parte do gay de gostar de cantoras ou artistas femininas, tanto é que gays como Elton Jonh e Freddy Mercury não tinha o mesmo “apadrinhamento” por parte dos gays.
Em fim eu confesso que fico um pouco incomodado quando citam a importância da Madonna na música e falta essa sensatez (não falo do seu texto é algo bem generalizado) por parte de quem fala, em segregar a artista da musicista. Madonna se destoou com a imagem; os vídeos, os figurinos, as declarações….a musica na verdade foi só uma forma de canalizar a rebeldia dela, mas que se fosse feita de uma forma menos volátil teria sido incrível, mas não foi. Madonna [ a musica] é pra anglo-saxão, ela é pueril quando colocada com a world music.

di

Bem se vê que é a sua opinião, na verdade bem pessoal. Não concordei com a lista e suas posições ( é minha opinião). Mas pelo visto você rebate todos os comentários ( não aceita críticas). Gosto muito de levar em conta a opinião de críticos que não levam nada para o pessoal e sim que se baseia no resultado de cada trabalho lançado por ela, pq oque é ruim para você é muito bom para os outros (ex: ray of light que até Elton John mencionou como o maior álbum da Madonna).

James Cimino

Eu hein? De onde você tirou essa ideia? Quer dizer que contestar afirmações absurdas sobre mim e minhas posições políticas é “não aceitar críticas”? Faça uma crítica, mas uma crítica de verdade, que eu aceito. Quanto ao ranking da Madonna, quando publiquei fiz questão de dizer que era minha opinião pessoal e que não queria polemizar sobre isso, porque cada fã tem sua história com a Madonna. Aliás, adoro ler essas opiniões. 🙂

Felicity Jones

Nossa…que comentário tosco, pelo menos pareceu. O cara só deu a opinião dele, de acordo com as vivências dele e a relação da Madonna com essa vivência.
Todo mundo tem isso, seja com Madonna ou outro artista. Gosto cada um tem o seu. Minha lista seria diferente, mas gostei das observações que ele fez sobre cada álbum.

James Cimino

Nossa, ele disse que não aceito críticas. Eu aceito, quando fazem uma, hahahahah

Maxxi

Uau!

Concordei com bastante coisa e a postagem foi tão legal que me fez correr para comentar o site pela primeira vez.

Acredito que se interrrogar dez amantes da Madonna, oito deles dirão que o melhor álbum é Confessions. E o meu também! É um álbum vibrante, inteligente, que une suavidade e eletricidade numa batida excepcional! E como se não bastasse, a turnê dela ficou de extremo bom gosto! Confessions é o melhor álbum sim. E Forbbiden Love marca pra mim a melhor canção desse álbum, embora “Isaac” e “Let it Will be” e claro, a deliciosa “Hang Up”…

Das demais, destaco “Ray of light” e a incrível e mais preciosa música da Madonna, “Drowned World” (pq não mencionou essa belíssima canção?????). Também curto “Paradise” e das mais antigas “Like a Prayer” e “Papa don’t preach”. Um marco!

george

Amei que voce colocou Erotica em primeiro, tambem o considero meu favorito. O mais ousado, experimental, rebelde, tudo o que define a Madonna. Ao contrario de muitos aqui, nao sou fa do trabalho dela em geral, mas esse LP fica pra posteriedade com certeza.

Ricardo

Suas resenhas sobre os albuns são muito boas. É claro que gosto difere um do outro mas concordo com a maior parte do que você escreveu. Fica evidente, que Madonna traz sempre algo diferenciado, um produto novo a cada nova empreitada. Isso é o que a torna sempre relevante apesar do passar dos anos.

Toni

Concordo em partes, por ser uma listagem que parte de nossas experiências particulares com a obra de Madonna, vale tudo e respeito o que você colocou neste post. Me surpreendeu quando cheguei no #1 ver Erotica ali, pois vejo muitos e muitas que dizem gostar de Madonna relegarem a ele um “legal” simplório. Erotica sem sombra de dúvida é a grande peça no conjunto da obra dela para entender quem é essa artista hoje. Porém discordo da posição de Bedtime Stories e de American Life. O primeiro é um álbum que se configura naquele momento como uma ‘fenix’ para ela, com letras extremamente surpreendentes, encantadoras, cheias de expressão. Adoro como o álbum começa, amo o clipe de Secret, a batida da música, a letra…penso ser um trabalho bem melhor que Music, por exemplo. E sobre American Life vejo ele como um martírio para ela própria, em colocar a prova o “The American Way Of Life” em vários momentos. Sei que o álbum é feito de pedaços, de letras escritas muito antes dela pensar em faze-lo em 2002/2003, sei que apenas duas ou três são originalmente compostas para o álbum em questão, mas aquela organização de músicas, a produção e os estilos escolhidos são muito bons. O considero melhor em composição, ideia -e um possível engajamento- do que Confessions…Concordo com você em I’m Breathless. Tenho um certo problema com Ray Of Light, mas creio que vou superar com o tempo rsrsrs. Gosto de Hard Candy, entendo-o como produto comercial (em relação a sua sonoridade) de sua época e se não fosse os problemas entre a Warner e ela na época, creio que gostaríamos mais dele. Gosto de acompanhar alguns posts de vocês dois aqui do blog e as vezes penso: não tem como casar com vocês não gente??? 😀
P.S.: James, como pronuncia o seu nome??????? sempre leio “Dieimes”…

James Cimino

Hahahah, Toni, meu nome se pronuncia como o do 007, “djeimes”. Adorei seus coments.

Thiago

Nunca parei pra pensar na ordem que eu mais gosto. Mas pensando agora o meu preferido é ray of light. Mas amo america life. A balada xtatice process é absolutamente linda e Interventon e im só stupid amo todas. Abraço.

Alisson

Sou meio novinho, não conheço muito bem o trabalho da Madonna, mas gosto muito do pouco que conheço. Lendo isso deu vontade de sair ouvindo tudo, do primeiro ao mais recente! 😀

James Cimino

Fico feliz Alisson que o post tenha te despertado essa vontade. Te garanto que você não vai se arrepender. Abraço e conta depois o que achou.

Guilherme Leite

Achei bem intencionado, mas raso demais. Precisa trabalhar mais e melhor para criticar alguém com obra de tamanho empenho e rebeldia….

Jonathan David

O pior eu concordo, acho American Life, meio preguiçoso, sem vontade, já o melhor pra mim foi Ray of Light, numa disputa acirrada com Confessions on a Dance Floor, Power of Goodbye é da época na qual me descobri gay e muito especial para mim. E Jump é minha música favorita para treinar nos parques, quando o ritmo cai só colocar o álbum todo que fica tudo melhor.

Luciano Munhoz

Lista bacana, concordo com quase tudo… E só falou lindezas! 😀 <3

Comments are closed.