Conheça Viktoria Modesta, a cantora com a perna mais versátil e hi-tech do pop

Por um erro médico, ela nasceu com um problema na perna esquerda; aos 20 anos decidiu amputá-la para ter controle de seu corpo

por James Cimino

Você ainda vai ouvir falar de Viktoria Modesta, uma popstar nascida na Letônia que vai ter seu vídeo “Prototype” (lançado neste sábado pelo Channel 4) exibido neste domingo (14) na final do “X-Factor UK” e que já cantou na cerimônia de fechamento dos Jogos Paralímpicos de 2012, em Londres.

Vamos direito ao ponto. Viktoria tem uma peculiaridade: devido a um erro médico em seu nascimento, cresceu com problemas em sua perna esquerda e, aos 20 anos, decidiu amputá-la do joelho para baixo. Ela e sua família mudaram para Londres e desde esta decisão drástica, mas não dramática, Viktoria só ascendeu como ícone da moda e símbolo da beleza.

Logo após a cirurgia, ela começou a modelar e já apareceu nas revistas Bizarre e Skin Two. Em 2008 , ela participou do Torture Garden Clothing de Zagreb e causou ao misturar “fetishwear” com projetos do designer Boudoir .

Seu retrato nu feito por James Stroud foi destaque na National Portrait Gallery e na Kings Cross St. Pancras Station. Ela já apareceu em vídeos de Paloma Faith, Peaches e Mutya Buena.

ViktoriaModesta_0551Após fazer um curso na London Music School, em 2009 ela lançou um projeto de colaboração musical com o músico/produtor Nik Hodges . Sua primeira faixa “Jane Bond” foi destaque na Semana de Música Playlist.  Em 28 de maio de 2012, Modesta lança seu single de estreia “Only You”.

Mas seu primeiro grande evento foi a performance de “Snow Queen”, durante a apresentação da música “42”, do Coldplay, em que dançou com seis patinadores do programa “Dancing on Ice”. Sua performance usando uma prótese toda cravejada de cristais Svarowski foi comentada em diversos meios de comunicação britânicos.

Agora, com o lançamento de “Prototype”, Viktoria quer entrar no mundo do pop pela porta da frente.

“Por um longo tempo, a cultura pop fechou suas portas para mim como uma amputada e artista alternativa. Acho que as pessoas sempre acharam que era difícil saber o que pensar ou sentir sobre um amputado que não estava tentando ser um atleta olímpico. Nos esportes, a ‘superação’ de uma deficiência faz de você um herói, mas no pop, não há lugar para esses sentimentos.”

O Channel 4 disse que a iniciativa de usar a imagem de Viktoria é uma resposta ao “doloroso, maçante e fabricado” pop na atualidade, principalmente em reality shows como o “X Factor”. A cantora contou que já pensou em participar deste reality, mas que desistiu porque “há outros artistas fazendo isso”.

“Eu nunca me senti confortável pensando em mim como uma pessoa com deficiência e isso me inspirou a desafiar ativamente a moda e criar uma plataforma na corrente principal da cultura pop , com outros artistas, sabendo que eu pertencia a este grupo. Quero que as pessoas sintam novas sensações que não sabiam que tinham. O tempo para discussões éticas chatas ao redor da deficiência é longo. É somente através de sentimentos de admiração, aspiração, curiosidade e inveja que podemos seguir em frente. Por meio deste projeto com o Channel 4 espero estabelecer novos princípios na música e na moda, para rasgar o livro de regras e desenvolver um exemplo de empoderamento como música, modelo e artista.”

Veja abaixo o clipe de “Prototype”

E por último, sua apresentação com o Coldplay nos Jogos Paralímpicos de 2012.

Confira o Lado Bi das Divas e o Lado Bi dos Cadeirantes.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: