Vídeos combatem a homofobia russa com humor

Hoje têm início oficialmente os Jogos Olímpicos de Sochi. Confira os melhores protestos que a internet criou contra a intolerância russa

por Marcio Caparica

Em mais algumas horas serão abertos os Jogos Olímpicos de Inverno na cidade russa de Sochi. O burburinho não é dos mais otimistas: há quem duvide da segurança do evento, há quem aponte que a infraestrutura para receber os atletas ainda não está pronta (#imaginaNaCopa), e ninguém sabe ao certo o que o governo russo fará para fazer valer sua lei contra a propaganda gay. Por enquanto, só temos o pedido do vice primeiro-ministro russo, Dmitry Kozak: não façam nada na frente das criancinhas. Como se sabe, muito da campanha dos russos contra os gays se vale da equivalência da homossexualidade com a pedofilia.

Mas como o humor é uma das melhores formas de protesto, e estamos na era do vídeo viral, vários grupos já criaram clips debochando da homofobia russa. O Instituto Canadense pela Diversidade e Inclusão preparou esse vídeo que traz à tona a viadagem inerente à corrida de trenós (luging) e outros esportes das Olimpíadas de Inverno, ao som de “Don’t You Want Me” do Human League.

O canal britânico Channel 4 também resolveu demonstrar seu apoio aos atletas em Sochi abusando dos clichês LGBT. Começando hoje e durante toda a próxima semana ela usará uma versão de seu logotipo com as cores do arco-íris em suas transmissões. De quebra, gravou um spot de 90 segundos em que um bear russo faz uma coreografia de cabaré em homenagem aos jogos de Sochi.

O Google foi outra empresa que alterou sua marca em defesa dos direitos LGBT. Como todos com certeza já viram, o GoogleDoodle de hoje mistura ilustrações de esportes de inverno com as cores da bandeira gay.

GoogleDoodle Sochi

E, aproveitando o aniversário de 10 anos do Facebook, o videomaker Eyrock montou um vídeo “Look Back” para Vladimir Putin:

Por fim, o canal de humor Funny or Die também resolveu tirar sarro dos ícones russos e da obsessão que os faz ligar homossexualidade e pedofilia com uma animação superfofa:

Enquanto isso, o Comitê Olímpico Internacional continua deixando claro que não vai permitir protestos de qualquer espécie durante os eventos oficiais dos jogos olímpicos. Sorte nossa que eles também não conseguem reprimir a internet.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

Um comentário

Eduardo

Vocês acham que vai acabar com a homofobia fazendo palhaçada? O movimento LGBT é uma vergonha mesmo.

Comments are closed.