Pai matou filho de 8 anos porque “preferia” que ele fosse hetero ou porque gay “se conserta” na porrada?

Colunistas, pastores e deputados que espalham esse tipo de ideia como "direito inalienável" são responsáveis indiretos por essa atrocidade

por James Cimino

Eu poderia escrever um texto falando sobre a tristeza que me tomou ontem quando li a notícia de que um pai matou de tanto bater um filho de oito anos porque percebia nele tendências homossexuais, como a recusa do menino em cortar o cabelo.

Após ser pego no IML, o “monstro” prestou depoimento na delegacia. Segundo a polícia, ele confessou o crime e disse que costumava bater no filho, Alex Medeiros Moraes. O preso disse que espancava o menino para “ensiná-lo a virar homem”, porque, segundo o pai, o garoto gostava de dança do ventre, tinha o hábito de vestir as roupas das irmãs e gostava de lavar louça. Trecho de reportagem do jornal Meia Hora

Mas eu resolvi escrever um texto sobre responsabilidade. Afinal, é apenas esse pai degenerado o único culpado desta atrocidade? Não.

Existem outros culpados indiretos que volta e meia usam o poder midiático que possuem para fomentar esse tipo de comportamento.

Na semana passada, aquele colunista daquela revista semanal desprezível, terrorista, histérica, que pisa nos princípios do jornalismo semana após semana, postou um texto em seu blog defendendo o direito que um pai tem de preferir um filho heterossexual.

Em resumo, o texto vomita citações de livros, autores e acadêmicos para justificar a tese do direito à liberdade de expressão que todo pai tem em relação às vontades e inclinações de um filho.

Fui lá e fiz um comentário, no qual minha opinião foi rechaçada porque, na cabeça do colunista, o tema era o direito de preferir algo. Discordo, o tema ali era quais as consequências de um pai preferir algo pelo seu filho. Gostar de gays não é mesmo obrigação de ninguém. Agora, como esse “direito” tem sido usado? Como vetor para todo o tipo de agressão verbal, física e psicológica, certo? Se você está com dúvida sobre isso, troca gay por negro ou por judeu e veja como fica bonito.

Mas voltando ao “preferir”. Eu, por exemplo, desde muito cedo fui insubordinado às vontades que meus pais, especialmente minha mãe, tinham em relação a mim, fosse em relação às profissões que escolhi, fosse em relação aos meus amigos e, também, em relação a minha sexualidade. Minha mãe podia preferir o que ela quisesse, mas o direito de escolha sobre minha vida era meu e exclusivamente meu. Como ela não aceitava, pois preferia que eu fosse hetero, casasse e tivesse filhos, passei grande parte da adolescência e da idade adulta sendo agredido verbalmente e fisicamente. Sempre tive obstinação para resistir, mas sei que nem todos os gays são assim. A maioria é vulnerável e todo o tipo de ataque porque, muitas vezes, não têm o menor apoio nem mesmo em suas próprias casas, lugar onde deveria ser seu refúgio. E isso acontece porque os pais também se sentem pressionados moralmente por uma sociedade normativa que determina que isso é papel de homem e aquilo é papel de mulher. E quando as coisas fogem a esse binário, os pais se sentem uns fracassados e passam a praticar todo o tipo de abuso contra seus filhos.

Digo isso não como com incentivo para que os filhos desrespeitem seus pais. Acho que hoje as crianças crescem sem limites, sem regras e sem reverência aos mais experientes. O que estou debatendo aqui é o respeito dos pais em relação a seus filhos, já que, em nossa sociedade patriarcal, os pais (ou as mães que assumem os dois papeis como a minha) agem com seu filhos como se eles fossem sua propriedade, um claro resquício dos primórdios da formação da família brasileira colonial.

Eu não acho que indivíduo nenhum tenha o direito de preferir nada pelo outro, apenas por si mesmo, porque, a meu ver, preferências são sempre subjetivas. Claro que pastores fundamentalistas e órfãos da ditadura militar discordam disso, pois essa liberdade individual (ironicamente um princípio defendido pela revista e pelo colunista em questão) põe em xeque o poder dessas pessoas sobre as massas que eles manipulam.

Novamente, pense na situação inversa: se eu, como gay, tenho um filho menino e percebo nele tendências heterossexuais e começo a espancá-lo porque ele gosta de meninas? Não seria uma atitude igualmente abjeta?

Portanto, aquele pseudoartigo a que me refiro é totalmente superficial, pois ele não discute o ponto principal da questão que é: quando um pai brasileiro/russo/nigeriano/iraniano “prefere” que seu filho não seja gay, essa preferência não se restringe a sua opinião pessoal, mas se torna um instrumento de coerção física e psicológica, cujo objetivo é meramente satisfazer o ego do pai. Pais devem ser orientadores, podem e devem opinar e demonstrar autoridade quando necessário, mas nunca podem determinar de forma autoritária as escolhas e desejos de um filho.

O pai que matou esse menino de oito anos é um exemplo. Fez o que fez por “preferir” que seu filho não fosse gay, que não tivesse cabelos compridos. Fez o que fez porque, como defende aquele deputado, filho gay se “conserta” na bordoada. Fez o que fez porque algum dia deve ter ouvido de algum pastor maluco que todo gay é endemoniado. E eis uma tragédia que, em maior ou menor proporção, está diretamente relacionada ao incentivo à violência que certos colunistas e a corja de fundamentalistas do Congresso e das igrejas emitem nos espaços privilegiados que conquistaram na imprensa.

Ou é mera coincidência que os casos de justiça com as próprias mãos tenham aumentado após o editorial da âncora do SBT?

Mas para quê discutir em profundidade um assunto gravíssimo, que envolve abusos de todos os tipos, violência, morte, intolerância, restrição à liberdade individual de usar seu corpo da forma que melhor lhe dá prazer quando é mais fácil criar polêmicas artificiais e escrever artigos sobre o “nojinho” que o colunista tem de ver dois barbados se beijando?

Pelo jeito o salário de colunista não está sendo suficiente para pagar terapia e comprar Engov. Eu só espero que dinheiro para o Diazepam esteja sobrando, porque dormir com o peso da dúvida de talvez ter incentivado direta ou indiretamente uma pessoa a matar o próprio filho não deve ser fácil. Quanto ao deputado e aos pastores… Bem… Esses não têm consciência nenhuma.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

162 comentários

Eder nogueira

Muito triste um pai que deu e tirou a vida de uma criança pelo simples fato de ter caractrristicas da homossexualidade …. esse comportamento é organico ocorre até no mundo animal que são seres iracionais … matou um anjo ninguem tem direito de tirar a vida ainda mais do seu proprio filho … vai ver o que e bom na cadeia assasino

PATRICIA MACHADO VAZ

O que deveria ser levado em conta é se a pessoa é de bem . Não importa a opção sexual ou cor sa pele. Respeitem as diferenças

Dalva Braga Fernandes d'Avila

Matar de pancadaria?! Crime abominável, principalmente por ser praticado por alguém a quem cabia a obrigação de proteger.

Jose carlos do Canto

Infelizmente, o pais esta entrando numa onda perigosa. Critico os evangelicos fundamentalistas, mas tambem o Lula, que para ter base forte no congresso colou com o pior que existe a nivel. de “cristao” no congresso nacional e quando se da reforço politico, cria segmentos sociais. Qualquer tipo de preconceito me causa ojeriza. Mas a LGBTfobia é muito perigosa, porque tem muito guri que tem seus gostos diferenciados, mas se sente obrigado a ficar no armario e isso cria problemas emocionais serissimos e quando se sente a vontade para transmitir o que é, o que sente, correo o risco de ser agredido e assassinado e nao nos esqueçamos que o Brasil é um paises que mais se mata gays e lesbicas. É necessario, que nos, heteros conscientes e respeitadores das diferenças, nos unamos com a comunidade LGBT e enfrentarmos politica, ideologica e juridicamente o poder homofobico, antes que aumente a tragedia com esses meninos…e…adultos…

Respeitoso

Discordo de vc. O que acontece nesse sentido é perseguição ao Lula porque os fundamentalistas acham que a esquerda, mormente o Lula, fomenta o homossexualismo no Brasil. Mas todos sabemos que a esquerda busca proteger as minorias e fazer com que sejam respeitados.

pablo

Parabéns pela reportagem, James cimino. principalmente na parte em que você cita a pressão moral que é exercida por uma sociedade hipócrita e retrógrada, que prega o moralismo de uma maneira tão torpe e porque não neandertal, regadas desde do imperialismo, e porque não eras anteriores, por preceitos bíblicos ou religiosos, sem entrar no mérito, pois apesar de não ser adepto e nem frequentar nenhum religião, respeito todas as crenças, e acredito na existe de um Deus. Apesar de não ter uma denominação religiosa, conheço vários textos da bíblia, que falam de vários outros comportamentos que são considerados pecados, e que inclusive se não me falha a memoria, estão englobados no mesmo texto, capitulo ou versículos, que guiam; não julgam e nem condenam, o que seria o ”comportamento, aceitável por Deus”, pois tal julgamento ou condenação segundo a hermenêutica bíblica (e uso essa palavra propositalmente, pois as pessoas precisam saber interpretar, aquilo que elas acreditam ser o certo ou errado, o justo ou injusto, para ser mais preciso, saber interpretar aquilo que é lido, se despindo de qualquer pensamento egoísta e reprovador), só a Deus cabe. isso significa dizer: que o mesmo texto que fala sobre o homossexualismo ser pecado, versa ser pecado o adultério, que versa ser pecado a fornicação, que versa ser pecado matar o próximo, que versa ser pecado irrita vossos filhos( ai meus amigos, nesse você devem usar a hermenêutica, pois este ultimo, não é bem especifico, no que seria irritar vossos filhos. e igual a constituição e seus demais códigos, em especial o CP, que quando não especifica o tipo de crime que o individuo se enquadraria, parte para os demais códigos, ou direto para constituição. exatamente que como ”esse texto vago ” irritar vossos filhos”, que pode se enquadra ou ser enquadrado com os demais( amar e respeitar o próximo seria o principal, dentre vários outros). é mais fácil o individuo acreditar que será perdoado por um ” simples” adultério = separação= sofrimento=morte, homossexualismo=respeito=ser amado= dar amor= ser feliz= viver sua vida, sem prejudicar a dos outros. sinceramente, não tem como ter dois pesos e duas medidas, e muito menos, acreditar que aquele que mata, seja um homossexual ou um hétero; que seu pecado é menos gravoso, ou que seu julgamento será atenuado. só para encerrar, pois fiquei estarrecido, comovido, indignado e tudo mais que possa explicar essa confusão de sentimentos que me assola, diante de tamanha monstruosidade. por coincidência, ainda pouco, veiculou um certo comercial, de uma certa marca de cerveja, onde um ator muito famoso é o ancora do comercial, e é lógico, ele,não tem culpa. distingue o que seria cerveja para Macho e uma outra diferente para fêmea. será que estou exagerando, ou outros já observaram dessa maneira. o fato é que esse comercial sempre me incomodou, sei lá, talvez esteja exagerando, mas se não estiver, o comercial deveria ser proibida.

leandro

sabe meu nome e Leandro sou gay tenho 16anos mas não sou assumido pois meu pai fala que seu for gay ele me mata por que nasci homem mas o que ele e muitas pessoas não entendem e que isso não e uma escolha não se aprende com o tempo esse sentimento nasci dentro de nos pois acho que no mundo que vivemos hoje se pudéssemos entre ser gay e hetero sexual niguem queria ser gay as vexes penso em matar mas não tenho coragem fico com muita do da minha mae porem ela já sabe que sou gay ela ficou furiosa no dia que ela soube mas agora ela viu que não tem opção ela esta aceitando

Jeferson

Va enfrente amigo se asuma seu pai apenas fala isso para vc desistir do q vv realmrnte é,eu sou jeferson tb tenho 16 de idade e n to aguentando mas meu pai jjapesei ate em da parte dele,pq toda ropa q visto ele ameasarrasgar rasgarpelo fato de ser um pouco curtas,frequento academia e presiso usar a calsa legue. Para n da varisis e ele so fica ameasando rasgar a calsa n aguento mas isso o unico jeito é ir morar com minha vo
Mas n desisto sou gay e tenho orgulho do q sou samos todos ilguais

Maria Eugenia de Medeiros Andrade

LEANDRO, BOA NOITE. MATAR-SE RESOLVERIA ALGUMA COISA? SERIA UMA SOLUÇÃO INTELIGENTE? CLARO QUE NÃO. SUA MÃE E SEU PAI SOFRERIAM MUITO MAIS AINDA… O FATO DE VOCÊ SER GAY, ALTERA A ORDEM E A HARMONIA DO UNIVERSO? A TERRA CONTINUA SEUS MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO, FAZENDO ANOITECER E AMANHECER; O SOL CONTINUA BRINHANDO (A MENOS QUE HAJA NUVENS), INDEPENDENTE DE ALGUÉM OU VOCÊ SER GAY OU NÃO. DEUS (NÃO SEI SE VOCÊ ACREDITA NELE OU NÃO), SABE QUE VOCÊ NASCEU NESTA CONDIÇÃO ( ISTO NÃO É UMA ESCOLHA, É UMA CONDIÇÃO). ESCOLHA, QUEM FARÁ É VOCÊ, SENDO FELIZ COMO PODE, ACEITANDO-SE COMO VOCÊ É. OS OUTROS ( RESPEITANDO A OPNIÃO DELES), QUE SE DANEM. FEIO É SER CORRUPTO, DESONESTO, SEM ÉTICA, PREGUIÇOSO, PRECONCEITUOSO, CRIMINOSO, DISCRIMINADOR, O IMPORTANTE É SER GENTE E PRINCIPALMENTE GENTE FELIZ. O RESTO, A OPINIÃO E O PONTO DE VISTA DO OUTROS EM RELAÇÃO À SUA CONDIÇÃO SEXUAL É PROBLEMA DELES.O PAÍS ESTÁ CHEIO DE ÉTEROS, NA POLÍTICA POR EXEMPLO, FAZENDO A MAIOR “SUJEIRA”, PRATICANDO CORRUPÇÃO E TODO TIPO DE PERVERSIDADE. SE A PESSOA É BOM FILHO (A), BOM IRMÃO (Ã) BOM COLEGA DE TRABALHO, BOM ALUNO NA ESCOLA, CUMPRE COM SEUS DEVERES, DE FILHO, DE ALUNO, DE CIDADÃO, DE AMIGO… AZAR DE QUEM NÃO O ACEITA COMO VOCÊ. SEJA FELIZ. SUA MÃE VAI ENTENDER E SEU PAI TAMBÉM (ELES FORAM EDUCADOS DESTA FORMA. DÊ UM TEMPO PRA ELES ENTENDEREM. TENTE SER FELIZ COMO DEUS TE FEZ. LUZES E BENÇÃOS PRA TI.

ANONIMA LOUCA

engraçado… primeiro, os heteros fazem apologia a morte aos LGBTS e, depois que aconteçe a desgraça de um hetero desgenerado, esquizofrenico, retardado, loico e burro assassinar o proprio filho, dai se assustao, vai entender.

Daiana da Silva

estou fazendo um trabalho e acabei entrando aqui e fiquei chocada essa desumanidade, não pertenço a nenhuma dessas igrejas do Feliciano e do Silas, mais não creio que eles provocam violência, porque a bíblia fala muito sobre essa escolha, a bíblia é contra, como também é contra um pai matar seu próprio filho, eu sou mãe e jamais faria isso se meu filho tomasse essa decisão, agora respeitando a escolha de cada um porque quem julga é Deus e eu não sou Ele, os pastores e padres ensinam que é errado porque a bíblia fala assim, se esse pai fez isso é porque nunca foi um pai de verdade! Um Abraço!

Rosa

Perfeito seu comentário. Ahhh se todos pensassem assim não culparia ninguém pelo ato desse pai. Culpado foi o pai que não teve amor pelo filho. Só isso.

nubia

Muito bom o texto, sou psicologa e refletir é tudo que hoje em dia, fingimos que fazemos

Juju

Olá, fiquei chocada com essa reportagem… onde nosso mundo foi parar?!.Sou evangélica, discordo categoricamente do homossexualismo, pois aceitando ou não, é abominação diante de Deus, mas matar é um pecado ainda pior, pois o pecado do homossexualismo é contra seu próprio corpo, só atinge a si mesmo e o homicídio contra o outro!!! Acredito que o homossexualismo seja um sentimento induzido por um espírito muito forte (muito difícil de se manifestar e expor, trabalha em oculto) e inclusive acomete crianças, que talvez na sua inocência não tenha consciência de sua sexualidade, no entanto já tem atitudes que não condizem com seu sexo! Não sou homofóbica, pois não tenho nada contra a pessoa do homossexual,são pessoas normais, há muitos que são bons indivíduos, coração bondoso, amáveis..etc…só não concordo (é um direito meu),e sei que Deus os ama com um grande amo e quer alcançá-los, só não concorda com sua prática, porém não pretendo debater ou ser apedrejada aqui..rsrs, eu espero que Deus abra os olhos de muitos para sua maravilhosa luz!!!Que Jesus abençoe a todos!

Juju

Mas isso não se trata com bordoada,desprezo ou preconceito não, só Deus tem poder pra operar o milagre da transformação (claro, pra quem realmente busca)!

Marcio Caparica

Se Deus é onipotente, nenhum espírito é capaz de influenciar seja quem for contra a Sua vontade. Se Deus é absolutamente bom, ele não permite que pessoas nasçam com tendências “do mal” só de sacanagem. Portanto, se nós somos homossexuais, é porque Ele quer assim é isso não é inerentemente mau. Simples.

António Ferreira Silva Nascimento

Olá!
Eu escrevo este comentário para dizer que o meu pai é muito mau porque só me bate e não passa nenhum mês sem me bater. É muito mau, porque ele até me bateu por eu deitar água para fora sem crer na pia onde se lava os pês.
Agora já sabem como é a minha vida e tenho a certeza que vai piorar daqui para o futuro.

Mario

Bom dia queridos.
Confesso que ouvi por alto a notícia quanto ao ocorrido e confesso também que ao ler os reais motivos que conduziram esse “pai” (se é que podemos chamá-lo assim) a assassinar seu filho.
Coloquei-me então num processo de regressão até os meus oito anos de idade e me pus a lembrar de uma situação em que minha mãe me pegou dançando pela primeira vez uma música de Carmen Miranda com uma toalha enrolada na cabeça e, imediatamente, chamou meu avô para ver o que estava acontecendo.
Meu avô, um completo ignorante, me tomou pelo braço e me levou até uma benzedeira, acreditando que eu estava com a pomba-gira no corpo , logicamente, após a oração acreditaram que eu estaria liberto, pois não mais apresentava os “sintomas”, pois na realidade comecei a guardá-los para mim.
Nesta fase conhecemos uma igreja evangélica e eu resolvi então, desde meus oito anos de idade até os 21 (idade que tenho hoje) lutar contra minha sexualidade e me torturar para que eu conseguisse alcançar a tão sonhada libertação. Foram 13 anos de orações, jejuns, madrugadas, choro, muito choro mesmo! E sabe o que acontecia? Só me sentia mais vazio e sozinho.
E “um belo dia resolvi mudar” e desde Janeiro deste ano não luto mais contra minha natureza, mas sim contra os preceitos que me prenderam e que quase me mataram.
Meus pais, evangélicos, descobriram pela minha boca aos 18 anos, mas todo pai que lê agora este meu comentário e que tem um filho com tendências homossexuais reconhece isso poucos aninhos após o nascimento.
Hoje aos meus 21 anos (quase 22), meus pais demonstram por mim uma aceitação e amor que não vejo em outros pais, pois embora não concordem com minha orientação sexual, não ficam me agredindo ou torturando, pois eles passam muito mais tempo me amando e cuidando.
Eu já estive à beira de um suicídio, mas percebi que não vale a pena estragar a linda vida que temos a viver, temos que ser valentes e lutarmos pelo nosso respeito e pelos nossos direitos.
E pra você homofóbico, não desejo filhos gays, pois você não saberia amá-los, não desejo filhos héteros, pois nem estes você merece, desejo enfim que não tenha filhos, beijinhos.

E-mail para contato: mariosergioicm@hotmail.com

Eliel Queiroz Barros (A_Ped AP15 M3)

QUALQUER ANALFABETO PODE TER FILHOS, SÓ PODE ACABAR NISSO.
VEJO PESSOAS ALIENADAS QUE REDUZEM SUAS VIDAS AO CASAMENTO E FILHOS.
NÃO PESQUISAM NADA.

CARLA CÁTIA

Estou desesperada nao aceito que uma criança de 13 e 14 anos já entendi que gosta de outro
homem!!!!!!!

James Cimino

Em primeiro lugar, você não está em posição de aceitar ou não algo que não te diz respeito diretamente. Em segundo lugar, pergunte-se a si mesma se com 13 ou 14 anos você já sabia que gostava de homem. Menos histeria e mais empatia com seu filho.

Mario Luis

Verdade. Nossa sexualidade desperta em torno de 7 a 9 anos, quando ja no grupo escolar os meninos com orientaçao heterosexual começam a olhar e pensar nas meninas e estas também começam a olhar e pensar nos meninos… e o mesmo acontece aos garotos, como eu, que nao nasceram com orientaçao hetero mas sim, orientaçao homoafetiva. Nao falo falo de orientaçao sexual pois aos 7 ou 9 anos nem pensamos ainda como fazer sexo ou como ter relaçoes carnais. E’ so no pensamento. Eu, com 8 anos, ja era um garoto que pensava em ter um namorado e era tao dificil para mim ja imaginar como minha vida seria complicada pela dita maioria heterosexual… ja com 8 anos de idade, imaginem isso pelos idos de 1967 ^^ Por isso, por favor,liberem os meninos homos da mesma maneira como se liberam os meninos heteros. Eu nunca pude ter um namorado antes dos 19 anos, por causa dessa maldita sociedade de bitolados da religiao e dos preconceitos.

leticia

nao sou contra lgbt cada um tem sua opção sexual,apoio quem seje mas sou contra a quem agride outros so por isso. homofobia é crime

Léa Maria

James, leio muito sobre a questão LGBTT.Sou professora e participei do Programa Federal”Educaçao sem Homofobia “na UFMG,em 2008.Este tem como propósito,levar conhecimento aos docentes para que a evasão escolar destes alunos diminua e o direito à educação seja de todos cidadãos.Fico desanimada ao ler tanta besteira em nome de Deus. A nossa luta é árdua ,mas não podemos desistir.

James Cimino

Oi Léa, realmente é isso que temos por aí. Mesmo assim, muito obrigado. 🙂

José

Estou numa profunda depressão, não tenho amigos, já possuo vinte e poucos anos e não tive nenhum relacionamento, me isolei do mundo, não tenho vontade de sair de casa, quando saio, parece que todo mundo está prestando atenção em mim embora eu faça de tudo para poder ser igual a qualquer um que circula na rua.Tenho profissão, sou graduado, mas a minha vida é sem sentido e sem graça, a medida que vão se passando os anos só piora porque não acho que nada pode melhorar na minha vida, com o tempo só piora, em tudo e qualquer lugar que eu esteja. Embora muitos aí pensam que isso é questão de opção, não é opção é condição, nenhuma pessoa gostaria de seguir esse caminho, porque com certeza é o caminho mais díficil. Não suporto ser alvo de chacota de ninguém, quando riem de mim eu me sinto um lixo. Sou uma pessoa de carater, não desejo o mal a ninguém, tenho solidariedade com quem precisa. Só queria viver em um mundo onde ninguém opinasse sobre a minha vida, mas sei que isso vai ser impossível, não sei o que fazer, já que estou numa profunda solidão, sei que quando ficar velho não vou ter ninguém para me socorrer, queria ter herdeiros, mas sei que não vou ter, não sei que rumo a minha vida vai tomar, afinal sou covarde, se eu pudesse daria a minha vida para livrar qualquer parente ou pessoa que tenha morrido, para me livrar desse mundo, sou covarde que nem tenho a coragem para o suícidio, mas sei que isso um dia pode ser inevitável. Qual a razão de viver numa tremenda solidão desta, não é que eu sinta a vontade de me relacionar, e nem sei se tenho essa vontade, mas o pior é a pressão de ter que viver no escuro, para fugir das situações que possam causar constrangimento. Para mim essa vida não teve sentido, e sinceramente tudo que mais creio é que após essa encarnação quem sabe haja outra e chance de viver uma nova viva para poder realmente vive-la.

James Cimino

Rapaz! Olha, eu te recomendo procurar um psicólogo urgentemente. E te digo que a vida, apenas das pessoas uós que nos circundam, é muito legal e vale a pena. Ouça nossos programas, ali a gente conversa com muita gente legal, que é gay e que vive feliz com isso e que não se deixa intimidar. Enfim, no que pudermos ajudar, estamos por aqui.

Mario Luis

Coragem! Enfrente o mundo, nos estamos em 2014 e o Brasil esta’ longe de ser um pais muçulmano ou africano. Procure ter amigos gays assumidos, a uniao faz a força. Ser gay é um modo de vida surgido no bairro de Castro Street, em Sao Francisco. E’ errado dizer que todo homem homosexual é gay, é mentira. A maioria dos homosexuais nao é gay, nao quer dar pinta e nao sae do armario… como dizer que esse individuo é gay??? Jamais! E os bisexuais que estao sentados entre duas cadeiras e com medo de levar queda se dizem heteros e vivem a parte homosexual com vergonha às escondidas? Como dizer que tal sujeito é gay? Como dizer que Cristiano Ronaldo é gay, logo ele, jogador de futebol que ganha milhoes de euros por mês e cria um filho sozinho como pai solteiro… isso mesmo, pai solteiro, o oposto de mae solteira, um filho que vai crescer sem saber do nome da mae e seu rosto… nem a Madonna ousou fazer isso, todos os filhos da Madonna têm pai, a começar pela Luisa, filha do treinador cubano, simples doador de esperma. Cristiano Ronaldo nao pode assumir que é homo mas a prova fatal é essa escolha de ser pai solteiro de uma criança sem mae conhecida… alguém ja ouviu falar de um hetero que se comporta assim?

Alves Maryo

Sei muito bem o que sentes, passei por tudo isso e um pouco mais e tive de me posicionar assumindo os erros que eu correria por isso.
Cresci em um ambiente evangélico intolerante em relação a homossexualidade e eu vivia todos os dias de minha vida cometendo torturas contra minha própria pessoa, até o dia em que resolvi me posicionar, sentar com meus pais, familiares e amigos (conto nos dedos de uma das mãos quantos são) e dizer que independente da opinião ou aceitação deles eu sou gay e é assim que eu quero viver.
Hoje, três anos depois, meus pais parecem já terem digerido o assunto e eu também.
Frequento outros ambientes como por exemplo centros de estudos Kardecistas (que sempre quis conhecer), choperias, saio para ir ao shopping (mesmo que sozinho), enfim, fiz tratamento psicológico e posso dizer que aos meus 22 anos, estou aqui, bem resolvido e buscando minha felicidade, esperando conhecer alguém que tenha os mesmos princípios para um dia construir minha família, adotar uma criança e aí sim ser feliz por completo.
Paz e Luz querido, caso precise conversar me coloco à disposição.

Paulo

Agradecemos aos pastores de igrejas hipócritas, que ficam incentivando preconceito de pais doentes-mentais igual a este. Ele deveria ser fuzilado em praça publica.

Ferreira

Acorda vivemos no Brasil,o que vê menor matar as tortas e as direitas e não fazem nada.

Juliano

Toda nação onde as pessoas são preconceituosas e querem cuidar da vida dos outros, são países subdesenvolvidos e atrasados, essa merda chamada Brasil não seria diferente!

carlos

Primeiro não sou assumido.Não entendo porque nasci assim se isso é errado aos olhos de Deus então porque ele me deixou nascer assim(NAO ESTOU COLOCANDO A CULPA EM DEUS SO QUERIA ENTENDER).Isso não é uma opção jamais eu escolheria ser gay, ser xingado na rua ignorado ouvir as pessoas falarem mal de mim.Desde pequeno tive traços femininos sempre gostei mais de coisas de meninas até mesmo de brincar com elas na minha adolescencia procurei fazer amizades com meninos e consegui mais na mudou em nada minha vida continuo com os mesmos sentimentos e desejos.Quero pedir aos pais que amem seus filhos idependentemente do que eles sejam ninguém escolhe ser gay.No meu caso se eu contasse seria humilhado (TENHO MEDO) por isso nao quero que outros meninos e meninas passem por isso.

Gilson Almeida

Caro Carlos! Sou gay desde que me entendo por gente, bem pequeno e também não me aceitava, ficava de fora de mim mesmo. Nunca me reneguei entretanto. Me afundei em livros e também não entendia os porquês. Na adolescência fui motivo de chacota, hoje BULLYING, mas sobrevivi, encontrei o amor da minha vida, recém separado de uma mulher e com dois filhos; vivemos aproximadamente 25 anos juntos e com as crianças nos aceitando, até hoje. O menino, hoje homem feito, casado e com filha, e a menina, hoje mulher prestes a casar. ambos adoram o pai, desencarnado há quase três anos, e a mim. Entrei na Doutrina Espírita a procura de respostas e as estou encontrando. Mas o principal é a própria aceitação. Não se preocupe com os outros porque a vida é sua e esta encarnação você só viverá uma vez. Tente ser feliz e aceite-se, porque se não fizer por si, ninguém o fará. Procure pessoas com a mente aberta à vida, para esclarecer e esclareça suas dúvidas com quem realmente te ama e possa te liberar os medos. Não se trave para a vida. Liberte-se. A gente não morre por tentar e nem por amar alguém do próprio sexo. Não é pecado, isto não existe. São dogmas errados que nos enfiam na cabeça para que nos sintamos culpados. Deus sabe de tudo e nos coloca neste mundo para aprendermos e creia, ele não nos castiga. Quem faz isto somos nós, que permitimos que outras pessoas se metam em nossa vida com palpites preconceituosos. Quem te ama como és, sempre te amará. Quem te impõe condições para que sejas o politicamente correto, dizendo te amar se mudares, se te enquadrares, não te ama verdadeiramente e não te merece. Seja feliz. Ame-se. Você é filho amado de Deus, creia. E pode ser uma opção, à medida que você se aceite e dê uma banana para os outros, mas é realmente uma orientação sexual e nada tem de errado. Jesus te ilumine e Deus te abençõe.

Leandro Baraldi

Conclusão: um beijo gay numa novela infelizmente não acaba com o preconceito. Mas a vida sempre nos ensina e colhemos o que plantamos.

regina

lamentável .
esse pai deveria ter levado o menino ao psicanalista pq segundo freud, homens que adoram as mães viram gays(exceto os cancerianos),mãe que adula, dorme junto, trata como bibelô, o menino fica admirando a mãe e as irmãs, se achando uma menina isso é comum,pq vive rodeado de mulheres,dai ele fica odiando a figura do pai,pq o pai compete com ele,talvez o pai fosse um anti heroi e a figura da mãe fosse a suepr heroina dele.isso é muito mais complexo que “tendencia” homo, sexualidade é um grande mistério da natureza humana,pq o sexo é selvagem e o humano pensa,não é só libido para acasalamento.mas me inteiga a quantidade de gays joven s no Brasil, talvez seja pq os homenes fazem filhos e caem fora dai a criança conhece só a mãe e faz dela seu espelho masculino e feminino.MAS NORMAL, NORMALZINHO,NÃO É. TODO GAY DEVERIA PROCURAR AJUDA PSIQUIATRA E FAZER UAM REGRESSÃO PARA SABER QDO E ONDE E PQ ELE NÃO SE ACEITOU DO SEXO QUE VEIO AO MUNDO.
não é preconceito, é psiquiatria.FALA SÉRIO:VCS BIBAS AMAM A FIGURA DA MÃE NÃO É O PAI VCS NEM SE LEMBRAM DA CARA E JAMAIS QUEREM IMITAR.

saulo

Comentário infeliz de uma pessoa desatualizada , que faz enbasamento de pesquisas na internet! Querida vá a uma biblioteca e leia as teses de mestrado de psicólogos e porque a maioria é contra em “tratar a homossexualidade” .
Eu vivi com meu pai e minha mãe a vida inteira, porém meu pai sempre esteve mais presente, e foi o primeiro a aceitar que eu sou gay, e fez questão de conhecer meu namorado, e opinar que ele me fazia bem, ele sempre foi e sempre será meu espelho de homem digno, sempre será meu espelho de luta, meu modelo,mas meu amor veio por outro homem, e isso não veio porque minha mãe teve algo haver com isso, e mesmo se tivesse só tenho um irmão e o mesmo é hetero, como explicas isso? PARA DE SER IGNORANTE E POSTAR ABOBRINHA. COMENTÁRIOS INFELIZES E SEM FUNDAMENTO, OU MELHOR FUNDAMENTOS MEDÍOCRES E CONTESTÁVEIS

Cris Dracco

Desculpe, mas lave a boca e, pelo menos, LEIA o Freud antes de citá-lo. Freud tentou entender a homossexualidade, mas a tratou como algo normal no comportamento humano. Se quer falar de Freud, leia os licros do Freud por inteiro. Não busque palavras soltas ou pela metade.
Procure se informar e ler mais antes de acabar com a auto-estuma de alguém. Esse tipo de pensamento leva jovens homossexuais ao suicídio todos os anos. Seja mais humana. Seja melhor informada. Não julgue as pessoas sem conhecê-las e não cite palavras soltas de especialistas do século passado como argumento científico. Por favor…

Mario Luis

Opiniao tosca… varemos quanda ela tiver cria e uma delas se revelar homosexual… hahaha ^^ Minha mae e meu pai sempre foram homofobos, pois é, cuidado para nao cuspir para o alto, chica. Para começar, nunca adorei minha mae e desde os 8 anos de idade, como todo menino tropical, minha sexualidade ja começava à palpitar no meu pequeno coraçao… nao pelas meninas barulhentas mas pelos meninos lindos e fofinhos correndo no campo de futebol.

Wilson Barboza

Não tenho conhecimento de alguém da comunidade LGBT que tenha tentado mudar os preceitos cristãos ou bíblicos com respeito à homossexualidade, a não ser aqueles que abrem igrejas com perfil diferenciado. Não tenho notícia de movimento arco-íris ir às ruas para pedir que as igrejas mudem. Neste ponto os gays (permitam-me o termo) são mais pacientes do que, por exemplo os negros. Os gays entendem mais quem não gosta de gay do que nós negros entenderíamos quem não gosta de negros. Sem que isto reprove os negros, é um dado a favor dos gays na guerra santa que está em curso. Um cristão não precisa, para um bom convívio, de mais do que isto. Alguém que afirma categoricamente que é gay-não-por-escolha e que não quer se basear no código de conduta cristão é antes de tudo livre. Tão livre quanto eu sou, se tomo qualquer postura e faço qualquer profissão de fé, para me afirmar em qualquer grupo a que decida pertencer. Os cristãos – e eu o sou – , se entendem que devem ensinar que certas orientações são pecados, e por este entendimento pregam, devem descansar depois da pregação. Se falou para o gay o que é pecado e o gay não mudou, esse cristão deve entender que fez a sua parte. Ou será que não é assim para outras atitudes também tidas por pecado? Agora, pregar e depois policiar para checar se sua pregação foi ou não cumprida e para garantir que a pessoa “mudou” ou não, aí já é demais. Considero equilibrado este site nas ponderações que faz. Como pastor, basta eu não estar incluso no comportamento que James Cimino descreve para diversos reacionários – e são sim, reacionários – para não me sentir alvo da campanha cristofóbica. Não é de mim que os homossexuais e todo o espectro LGBT reclamam. É assim que tenho vivido o evangelho. E depois de tanto tempo de pregação conheço vários gays que nunca me ouviram dizer que homossexualidade é evangelicamente correta. E todos dizem que aprovam meu pastorado. É tão difícil assim o convívio? Parece que não.

Renata

Vc esta fomentando o ódio em relação aos cristãos, qdo menciona os pastores. Pois, se o pai q matou o menino percebesse tendências gays no garoto e fosse um evangélico ele iria buscar a solução na igreja e não espancando seu filho, pois é ensinado buscar a solução na igreja, com relação aos problemas e não espancá-los. Só para deixar claro, não sou evangélica, apenas não me deixo levar por matérias tendenciosas.

James Cimino

Você tem razão, se o pai fosse evangélico ele torturaria o filho psicologicamente tentando fazê-lo ser algo que ele não é. Coitados dos pastores, né? Eles são tão bonzinhos com os gays. Não fomentam o ódio, não os acusam de pedofilia, nem de serem endemoniados, nem de quererem “converter” heteros em gays. Oh, wait, quem vive querendo converter as pessoas são os gays? Ou os pastores?

Marcos

Verdade, e não sei o que é pior, tortura psicológica ou física.

Ferreira

Esse cara não teve atitude de pai,porém o seu comentário e preconceituoso e cheio de discriminação contra os evangélicos,da mesma forma que querem ser respeitados devem respeitar e não julgar.sugiro ão administrador deste blog retirar o seu comentário pois e crime.

Di Mendes

Muitos homens são tão inimigos dos homossexuais que chega a esse ponto. Deus fez o homem e a mulher e por isso não aprovo o homossexualismo. Existe tanta injustiça q muitos homens fazem contra gays que quero denuciar.
Muitos homens caluniam terrivelmente os homossexuais masculinos perante as mulheres acusando-os de assédio e entre outras coisas por demais impossíveis de se imaginar, o que acaba por estimular muito o ódio contra gays. A maldade de muitos destes é contra o homossexual em si mesmo. A grande prova é a existência de homossexuais masculinos que não se aceitam e fazem de tudo para viverem sem o homossexualismo, mas mesmo assim se são descobertos serem homossexuais eles são caluniados de tal maneira que nem as mulheres que estão dentro da prostituição carregam nome mais feio do que o deles. E o resto da sociedade e os homossexuais não sabem disso. E a sociedade age com violência às vezes até mortal, podendo esses homens terem sangue nas mãos, os homossexuais se sentem cada vez mais perseguidos e não sabem o porquê.

Nos empregos é ainda pior, os homossexuais trabalham como escravos, recebem baixa remuneração, são caluniados de assédio de tal forma que não importa o que façam ou não façam, no fim são despedidos com desculpas fúteis, e outros homossexuais são prevenidos de entrarem em empregos. O que levando muitos desses a cair na rua da amargura, o desespero ao açoite e até á morte. O pior é que com cinismo muitos armam cenas para que outras pessoas pensem o que querem que se pense. Portanto quem for homossexual, deve tomar muitíssimo cuidado com os homens que não são seus amigos, (não digo todos, salvo os que não são assim), cuidado em abordá-los, ir á casa de uma amiga pois depois ela poderá odiar-te. Não defendo a prática do homossexualismo, é bom que isso fique claro, mas parte da sociedade cega para muito do que realmente se passa.
Ainda no local de trabalho eu vejo homens que se dizem heterossexuais, a exibirem descaradamente o volume de sua genitália para um rapaz que suspeitam ser homossexual, se espremem na cadeira, vestem calças apertadas abrem as pernas balanceiam-nas sensualmente, falta somente esfregar o material na cara do outro e todo o mundo vê isso mas o rapaz suspeito só pode ver para longe, se sequer olhar na direcção da cara do sedutor é criticado e perseguido. Ninguém sabe se ele realmente é homossexual, mas caluniam-no de que ele da em cima enquanto na verdade ele foge dos rapazes, rogam pragas, ameaçam porrada etc.

Acredito que a culpa de tudo isso não seja a Igreja mas de muitos dos homens, que desde antes de qualquer religião faziam isso, é só ver os índios como tratavam os berdaches antes de conhecerem a religião cristã, também na Roma antiga os passivos eram desprezados.

Mario Luis

Nao de diz “homosexualismo”, pois nao é nada como um movimento socio-politico-cultural como o comunismo, fascismo, nazismo, judaismo, islamismo, etc, etc… a palavra correta é HOMOSEXUALIDADE, heterosexualidade, bisexualidade. As religioes orientais nao condenam a homosexualidade, elas dizem que faz parte do karma da pessoa, entao, paciência! Somente essas 3 religioes que tiveram as mitologias mais fortes do mundo como o judaismo e suas seitas cristans e mais a religiao criada por um homem ambicioso nas Arabias que adaptou toda a Biblia e alguns mitos tribais para dominar a peninsula arabe… nenhuma religiao foi criada por mulheres ou homens homosexuais, somente heteros se interesseram em criar um método de dominar as massas pelo medo de um deus unico e castigador… basta dizer que o machismo e a homofobia é de praxe… so nos dez mandamentos judeo-cristaos ja se nota que a religiao foi criada para beneficiar o homen hetero e por a mulher como escrava e subalterna… 10 mandamentos para o homem e 9 para a mulher… “deus” esqueceu de ditar ao mito Moisés que outras mulheres podem também cobiçar a mulher do proximo ou da proxima, hahaha

Raul

Eu sempre fui contra a homossexualidade, de detestar mesmo, até chegar o ponto de alguém tão próximo a mim chegar a me dizer ser gay, meu próprio filho, de apenas 18 anos. Pensei em quebrar a cara dele, bater até sangrar… Mas preferi sair correndo antes de fazer algo do tipo, sumi por quase 24 horas, dentre esse tempo, 4 foram dentro de uma igreja. Rezei muito, cheguei a pedir que se fosse pra ter um filho gay, que Deus o levasse, mais Deus na sua infinita misericórdia, mandou seu filho pra interceder por ele, foi quando o padre veio até mim e perguntou o que tanto me afligia. Desabafei, ao ponto de chorar, como poderia aquilo, eu que sempre fui “tão macho”, ter um filho gay, que quando nasceu me fez sentir o homem mais feliz do mundo. Foi quando ele disse que não podíamos jugá-lo, pois nem mesmo Jesus filho unigênito de Deus teve esse poder, e antes de qualquer coisa que eu o escutasse, e assim fiz.
Quando eu voltei pra casa, parecia que ele não havia nem saído do lugar que estávamos, e mesmo tendo ido fazer o que o Padre disse, ainda estava com muita raiva dele, chegava a apertar a mão forte, e por um ato de impulso eu disse pra ele não chegar muito perto pois tinha “Nojo” de gay. Foi aí que ele olhando na minha cara, me pondo no meu lugar começou a falar: pai você lembra quando o senhor e minha mãe descobriram que eu tava com depressão e vocês não sabiam o motivo? pois é, foi por eu mesmo não aceitar eu ser GAY, sim, eu não aceitava eu ser GAY, por que logo eu tinha que gostar de outros meninos sabendo a família que eu tenho, o senhor acha que se fosse pra mim escolher eu não escolheria namorar uma MENINA? poder sair de mãos dadas com ela na rua, poder beijar ela em locais públicos, coisa que eu nunca vou poder fazer com um MENINO. Sabe do que eu tenho nojo? de gente que mata gente, de gente que rouba gente, de gente que engana gente, de gente… que bate em gente. Mas o senhor pode falar que pensa, é até saudável (desde que não desrespeite ou magoe ninguém). E já qe o senho está aberto a discutir sobre esse assunto, eu te proponho que o senhor tire um pouco o “casaco da moralidade”, e imagine como seria “ser gay”, imagina você descobrindo ser uma coisa que não gostaria de ser, num mundo onde ninguém está preparado para gente “diferente”. Imagina você amar um ser humano que não é do tipo que sua mãe sonhou. Imagina… Você ter de escolher entre a sua felicidade e a dos seus pais. Então você começa a viver escondido, frustrado… Ai um dia você é descoberto, negado e escorraçado, ai você se ver sozinho e não entende por que tem de ser assim… Ai você se pergunta, será que amar é algo tão errado assim, será que você é tão ruim assim? Ai vem o preconceito, o pior de tudo, as vezes não arruma emprego, e chega a ser xingado por pessoas que você nem conhece na rua, vira alvo de piadas e fofocas, então você se sente o ser humano mais inferior do mundo, e sabe por que? só por que você ama diferente, só isso. Pensa pai, pensa nisso que o senhor vai ver que ninguem merece seu “nojo”. Pense antes de disseminar apenas o que você ouviu a vida toda da bocas de outros. Mas com o apoio da familia poder até não mudar muita coisa, mas já ajuda muito.
E foi com essas palavras que eu vi o quão bela tinha sido minha criação, e que independente de qualquer coisa ele era meu filho, e que poderia continuar me fazendo o pai mais feliz do mundo, e que o simples fato de alguem ser gay não vai torná-lo mais ou menos ruim, mas pela convivencia com ele acredito que o mundo poderia se tornar menos ruim se a metade da população tivesse o discernimento e carater de um homossexual. E ninguem, absolutamente ninguem, tem o poder de julgar alguem.

James Cimino

Pôxa, Raul, agora você me fez chorar. Fico feliz que vocês tenha superado isso. 🙂

Bruna

Poxa Raul, foi muito lindo mesmo, o que seu filho lhe disse, ele foi muito corajoso e você mais ainda por aceitar.. seria ótimo se todos os homosexuais tivessem um pai com o pensamento que você tem. E filhos corajosos como o seu filho.

Vanessa

Nossa, achei lindo isso. Eu sou mãe de dois meninos e se caso um deles for vão ter todo meu apoio, pois é como você disse, não é isso que vai mudar o caráter deles, e meu amor por eles é incondicional.
Parabéns

Renata

Sabe, Raul, eu tb tenho uma filha sapatão, não aceitei e não aceito. Não estou dizendo q ela não seja uma pessoa desonesta, q seja um a pessoa ruim, pois ser uma pessoa de caráter independe da homossexualidade. Mas, ninguém é feliz tenho uma filha sapatão, na verdade isto é terrível, um pesadelo. Não tem padre algum q me convença q isto é natural e q eu não posso julgar. Posso sim, pois todos sabemos à base de nossos conhecimentos, qdo alguém faz algo errado ou certo. Embora tenha uma filha sapatão, jamais vou achar isto certo ou apoiar tal fato, só pq minha filha é assim. Isto seria uma hipocrisia da minha parte.

James Cimino

Mas minha filha, você não tem que aceitar ou não. Isso não é da sua conta. E isso é natural sim. Existe em mais de 400 espécies pelo mundo. E esses seus conceitos de certo e errado se baseiam em que? No seu ego? Na sua vontade de ser avó? Ou simplesmente em autoritarismo? Você não ama sua filha. Você é egoísta demais pra isso. Então deixe-a em paz e seja infeliz sozinha mulher.

Lásaro

James todos, pensam o que quer! e você responde de acordo com o q vc é.
diz que o pastor incita de forma monstruosa.. bom acho que esse pastor que vc menciona é = a vc. só pensa em tachar. Não concordo também com o GLS. Mais é coisa deles e certamente responderão a Deus ou/não. só em pensar que esse povo se fosse separado, não subsistiria por mais de uma geração já lhe é o suficiente para ver que isso já mais será aceito por quem pensa/logicamente.
A paz de Cristo a todos

James Cimino

Pessoa que acha que botar “a paz de Cristo a todos” no fim da mensagem a exime das barbaridades que escreveu acima. Em primeiro lugar, você não está em condições de concordar ou não com o que OS OUTROS fazem de seus corpos. Se a tua religião acha errado, é porque ela perde fieis cada fez que um casal gay não põe filhos no mundo. Ou, ainda, perde dinheiro quando gays param de cair nessa conversa de cura, que não acontece nunca e que torna o gay num viciado em exorcismo. Agora, sua ideia de separar o gays do resto da sociedade, bastante cristã, bastante democrática. Hitler certamente aprovaria isso. Quem pensa logicamente não lê Bíblia. Lê compêndio médico, lê dissertações de mestrado e teses de doutorado. A paz de Darwin a você também.

Lásaro

Darwin!!!!!!!!!!!!!!!
Não sou de nenhuma congregação/templo ou algo parecido.

Mas sei que vc como qualquer um é livre para decidir se não fosse por isso Deus seria vc ou um Darwin. e não Deus.

Homens sábios tem escolhas sabias e, se vc puder me mostrar algo que vc achou na Bíblia que lhe não é sábio. E que vc discorda. Ficaria satisfeito em lhe apresentar um ponto de vista ainda que não lhe convencesse.

Como qualquer homem investigativo, procurei na Bíblia algo que a desprezasse; mas não achei, isso achei… Suficientemente completa até para o ateu. Já leu?

Marcos

Parabéns pelas sábias respostas James Cimino, ainda mais pela paciência em responder tanta gente burra e insana que escreve absurdos aqui achando ser a coisa mais fofa e normal do mundo.

Esses crentes fanáticos não estão em sã consciência para falar sobre o que é certo e errado, o que é normal e o que não é.

Lásaro

Seu comentário
Parabéns pelas sábias respostas James Cimino, ainda mais pela paciência em responder tanta gente burra e insana que escreve absurdos aqui achando ser a coisa mais fofa e normal do mundo.

Esses crentes fanáticos não estão em sã consciência para falar sobre o que é certo e errado, o que é normal e o que não é.
_________________
Quem aqui está sendo o que vc acusa.
Não sou de nenhuma religião, destas criada pelo homem terreno.

Mas tenho raciocínio lógico. Consegues ver além do seus olhos?
se sim faça uma visão geral da situação. Então verás se não pesarás diferente.
Tudo de bom para você.

Juliano

Problema sexual seu querida, ninguém aqui está interessado em saber sobre o que você pensa ou deixa de pensar e muito menos se você tem uma filha sapatão ou não, aliás a sua opinião não vai mudar nada no mundo e se toda a trajetória que você vem percorrendo desde o nascimento da sua filha não te fez cair na real, ai o mundo só tem a lamentar porque você vai morrer com esse seu pensamento idiota e com a sua ignorância de querer que sua filha dê a buceta igual você, uma desocupada inútil fez há tempos atrás. MORRA SUA BURRA!

Raísa

Eu sempre me pergunto porque o preconceito existe. Simplesmente eu, Raísa, nunca entendi e ainda não entendo. Somos todos seres humanos. Independente de sermos brancos, negros, homossexuais ou heterossexuais, cátolicos ou protestantes. Somos gente, temos sonhos, sentimentos. E a ideia de que as pessoas são atacadas e mortas por serem gays não entra na minha cabeça. E para aqueles que sempre gostam de citar a Bíblia: o mesmo livro que condena a homossexualidade também diz que todos que trabalham aos sábados devem ser executados; é proibido cortar o cabelo, fazer a barba e comer carne de porco. O mundo só vai ser mundo quando as pessoas entenderem que somos todos iguais aos olhos de Deus.

Clara

Não compactuo com este e com nenhum tipo de violência (este em especial pois foi em uma criança, que deveríamos proteger). Sou cristã. Também não apoio aos movimentos gays. Mas esta é minha opinião. Deus nos deu o livre arbítrio de sermos o que quisermos. Se vc quiser ser homossexual, a escolha é sua. Tudo que escolhemos tem consequências, quer seja para o bem, quer seja para o mal. Mas as maiores violências contra a humanidade não foi pela opção sexual das pessoas. O segundo maior genocídio foi contra pessoas q seguiam uma religião, ainda que não cristãos, e sim judeus. Devemos olhar o outro como olhamos a nós mesmos. Dar valor ao que tem valor, e acima de tudo agradecermos por estarmos vivos e pensantes.

James Cimino

Bom, Clara, se você acha que somos gays porque escolhemos, eu te sugiro ser gay ou lésbica por apenas um mês e experimentar tudo o que passamos para você, quem sabe, mudar de opinião e ser menos dogmática. Afinal, a Bíblia ensina que mulheres podem ser apedrejadas e que é possível ter escravos.

Joana

Caro James, acredito q ninguém é gay por que quer, com certeza não deve ser fácil encarar o mundo sendo diferente. Mas o q quero falar é q vc está enganado qdo se refere ao q a bíblia ensina, realmente no velho testamento havia algumas leis e leis são para humanos. Se vc ler o novo testamento vai saber q Jesus veio e com Ele veio a Graça e por Ele caiu muitas leis do velho testamento, inclusive tem uma passagem na bíblia q fala da mulher adultera, onde as pessoas vieram para apedrejá-la e Jesus falou, -“Quem não tiver nenhum pecado atire a primeira pedra”, e todos foram saindo de mansinho. Então meu querido antes de julgar a Bíblia leia e tente ter a compreensão adequada dos fatos. E os crentes não são contra os gays, mas contra o pecado, mas quem não tem o pecado. Por isso cabe a Deus julgar, não nós. E os gays também são contra os homofóbicos e? O q se faz então? Devemos amar as pessoas do jeito q são, e não como gostaríamos q elas fossem. O mandamento mais importante da Bíblia é “Amar a teu próximo como a ti mesmo”, mas isso é difícil pra todos nós, héteros, gays, homens, mulheres, bandidos, bem feitores,capitalistas, comunistas, socialista,padres, pastores, umbandistas, enfim a humanidade como tal. Por isso não julgue o q vc não conhece, pr que ser cristão também tem seus pesares, Tenta ser um por um mes.

James Cimino

Joana, eu não estou enganado sobre o que a Bíblia ensina, porque eu sou de família presbiteriana e li a Bíblia inteira duas vezes. Sei bem o que a Bíblia ensina e sei bem o que os pastores ensinam. Eu vejo nas TVs inundadas de canais evangélicos os pastores usando o Levítico para condenar a homossexualidade. E concordo que ser cristão não é nada disso que tem por aí. Ser cristão, como vc mesma disse, é não julgar e tentar amar. Mas sabemos que não é o que acontece não é mesmo? Porque o que mais existe é grupos de evangélicos querendo converter gente por aí, coisa que os gays não fazem. Não existem gays pregando para que todos se tornem gays. O que existe são gays dizendo que isso não é errado e que isso é também parte da natureza humana. E sim, eu odeio os homofóbicos porque eles nos violentam. E não, não sou cristão e não darei a outra face nem tentarei amá-los. Mas darei em troca a indiferença caso eles simplesmente nos ignorem igualmente. É simples. Não ligo que ninguém seja cristão. O problema é que essas pessoas não se contentam em serem cristãs sozinhas. E por isso não nos deixam em paz. O negócio é que vocês têm que entender que tem gente que não acredita na Bíblia. Ela foi escrita por homens segundo suas conveniências históricas. É nisso que eu acredito, mas nunca sairia agredindo um cristão. Ou você conhece algum grupo gay que agrida cristãos? Não, né? E sabe por quê? Porque a gente não se importa com vocês. Nem com sua crença. Exceto quando ela tenta interferir em nossas vidas. Nós queremos viver de nosso jeito, alguns gays, inclusive, como cristão, mas nem isso nos é permitido. Então que amor é esse? Que religião é essa? E não venha me dizer que o que eu faço é pecado. Porque esse conceito só existe pra quem é religioso. O que eu faço é amor, assim como você.

Vladymir Mariz

É muito fácil culpar a “Colunistas, pastores e deputados”… Mas sabe quem é o principal culpado disso?

No fim das contas, em ÚLTIMA instância, boa parte da responsabilidade nesse tipo de coisa é das assim chamadas “ciências sociais” que, a despeito de todas as descobertas das ciências (verdadeiras, como as neurociências, a biologia, a neurologia, a sociobiologia, a psicologia evolutiva) nos últimos 30 anos ainda insiste — e cada vez mais! — em propagar a ideia do “homem como construto social” e outras idiotices dependentes da teoria de tabula rasa — provada falsa a décadas.

São herdeiros da Idade das Trevas, contentes em forçar as pessoas a tomar a superstição como verdade. E se acham os “muderninhos” e pra frentex.

Quanto mais cedo o pessoal colocar na cabeça que ninguém é gay ou hetero por opção, e sim porque NASCEU assim (e não vai mudar) mais cedo pararemos de ver barbaridades como essa…

Vladymir Mariz

Isso é o que dá substituir a observação empírica e o método científico pela ideologia política.

O problema é que não importa o quanto pareça certo e legalzinho… A mentira nunca beneficiou à humanidade…

Entretanto a cada dia que passa vemos mais e mais jovens professando piamente a fé no “construto social”, o que significa que a doutrinação da mentira ainda está firme e forte nas universidades… E que, enquanto assim for, não há uma solução para esse problema da violência contra gays — e muitos outros, semelhantes, que o ensino dessa mentira causa…

Leonel

James, vc me emocionou, também fiquei revoltado com as colocações daquele limitado na revista, são minhas todas estas suas palavras! Um abraço!!!

Cristina

O problema desse País é que não podemos ter opinião! Não podemos falar nada, porque senão você é considerado homofóbico, racista, etc, etc. Eu tenho direito de ter opinião, não sou contra os homossexuais, eles vivam a vida deles. Agora, não poder ter uma opinião, aí complica. Vc disse em um comentário que nunca viu um cristão ser perseguido e bla, bla, pois eu te mostro no link abaixo, infelizmente isso não é mostrado, mas tem sim cristão sendo mortos, sendo assassinados pela sua crença, então, não me venham dizer que só os Gays são perseguidos, com essa ladainha de sempre, porque vc esta muito enganado! E o mais engraçado é que existem tantas crianças sendo assassinadas por outros motivos e isso ninguém corre atrás, mas se aparece uma dessas, aí, claro, é culpa dos pastores, e demais alvos. A culpa é das pessoas mesmos, que não tem DEus, não tem compaixão com o próximo, o Amor está cada vez mais esfriando, e olho por olho e dente por dente, e por isso o mundo esta virando essa Merda! Veja o link abaixo p vc refletir.
E procure mais sobre os cristãos, que vc vai achar muitas coisas! Não se prenda a falar dos pastores, dos politicos, pesquise, vá atrás e verás que todos nós, independente de cristãos, católicos, gays, negros, somos usados e manipulados. Abraço
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/02/conflitos-entre-muculmanos-e-cristaos-deixam-8-mortos-na-nigeria.html

James Cimino

Você pode ter opinião sim, sobre a sua vida, não sobre a vida dos outros. Agora tem cristão sendo mortos por gays? Não né? Eles estão sendo mortos por muçulmanos e por quê? Em nome de Deus e da intolerância religiosa em um país onde gays também estão sendo mortos por serem gays. Porque sempre quem promove a intolerância são aqueles que deveriam promover o acolhimento. Você quer ter opinião? Então leia algo além da Bíblia, senão você pra mim será sempre uma papagaia. Agora a pobrezinha tá reivindicando o direito de apontar gays como pecadores de uma religião que ela acredita. Que no mesmo trecho que diz que gay é pecado, diz que pode existir escravidão. Então vc é favorável à escravidão? Vai reivindicar esse direito ao ódio? Pq não reivindica uma escola boa pro seu filhos estudar e ser menos ignorante que vc? Pq ignorância é um direito né? Faça-me o favor.

apis flora

Existe amor condicional ?
Não será a incondicionalidade a essência do amor na maternidade e na paternidade ?
Como eu posso preferir que meu filho seja heterosexual e ainda assim cultivar o verdadeiro amor, o incondicional ?

Reinaldo Oliveira

Cristina. pra mim nunca vai entra na minha cabeça, que uma pessoa pode da opinião na minha vida ou na restante comunidade GLBT sem ser chamada. não sei o q passa na sua cabeça. é mesma coisas chegar dentro da sua casa e falar q com quem vc deve namorar.
E na questão de perseguição. “Pimenta na bunda dos outros é refresco”. por falar q os cristão são perseguidos, vira até uma sátira. o q vcs mais fazem é perseguir. e o pior q não são só contra a comunidade GLBT, são todos aqueles q não estão dentro da doutrina cristã.
https://www.youtube.com/watch?v=BJGO76u4_bM
http://www.youtube.com/watch?v=k8tecLd51c4
http://www.youtube.com/watch?v=-kRhF2u_QJo
http://www.youtube.com/watch?v=tTERuvAgEeE
http://www.youtube.com/watch?v=uxpHDMoUp88
http://www.youtube.com/watch?v=PJm61XFmHf0
eu sei que não vai ver todos os videos, mas tenho prova do eu falo.

Gilmar

Sou hetero, tenho três filhos, que até o momento apresentam serem heteros, mas sou completamente contra a violência contra gays, negros…..etc., mas uma coisa é certa a alienação religiosa, normalmente ataca mais os evangélicos que vivem soprando aos 4 ventos que são totalmente fiéis aos princípios bíblicos e não se misturam com as coisas do mundo, mas que dão valor absurdo ao dinheiro, que é a criação mais mundana que existe. Obs. não tenho religião, procuro sempre fazer o bem sem o egoismo de ser recompensado com a vida eterna. Respeito a parte boa da bíblia, mas não conheço um livro com tantos paradoxos. E para quem conhece cito alguns: Se um homem toma dinheiro emprestado e não te paga, importune-o a todo custo até o mesmo pagar, em outras palavras nunca perdoe. Os algozes de Daniel na cova dos leões devem ser punidos, e toda sua decendência na terra. Ou seja que culpa tenho dos erros dos meus pais. Se tua mulher estiver doente e não puder te servir sexualmente, tome uma de tuas serviçais, não há problema terás amparo nas escrituras, e não estarás cometendo adultério e ai vai, posso passar a tarde citando trechos que provavelmente não tem nenhuma inspiração Divina, mas de seres que algum dia se acharam no direito de ditar regras para justificar suas atitudes. Que me perdoem os religiosos, mas a religião foi criada para explicar o inexplicável.

James Cimino

Gilmar, fico muito feliz quando aparecem pessoas com tamanha lucidez aqui no blog. Seja sempre bem vindo e tudo de melhor pra vc e pra sua família.

Lásaro

E, quando teu irmão empobrecer, e as suas forças decaírem, então sustentá-lo-ás, como estrangeiro e peregrino viverá contigo.
Não tomarás dele juros, nem ganho; mas do teu Deus terás temor, para que teu irmão viva contigo.
Não lhe darás teu dinheiro com usura, nem darás do teu alimento por interesse.
Levítico 25:35-37

Não se injuria o ladrão, quando furta para saciar a sua alma, tendo fome.
provérbios.
Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como um usurário; não lhe imporeis usura.” (Êxodo 22 : 25)

“Desviar do pobre a sua mão, não receber usura e juros, cumprir os meus juízos, e andar nos meus estatutos, o tal não morrerá pela iniqüidade de seu pai; certamente viverá.” (Ezequiel 18 : 17

Então Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?
Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
Mateus 18:21-22

Não cometeras adultérios.

Quem não tiver pecado atire a primeira pedra.

Vai e não peques mais.

Onde está escrito que Deus manda trair, se deitando com outra mulher por que a sua esta doente.
se diz que serão uma só, não mais dois mais um só.

Esses não são ensinamentos de perdão. e infinidades de outros.

Nivaldo

Infelizmente, JAMES, a igreja é mesmo um das maiores fomentadoras de todas as violências às quais assistimos. Está em seu estatuto, a bíblia. Os que agem diferentemente não o fazem de acordo com sua escrituras. E elas são pérfidas.
Como eu sempre digo: o que é que alguém tem a ver com a vida íntima do outro?
O que isto tem a ver com caráter?
Não sou gay, mas repito: e se fosse? Mudaria algo?

Sonia

James Cimino, não gosto de vc!! Sou evangélica e tenho opinião própria. Não sou contra gay e jamais deixaria de amar um filho por fazer esta ou aquela poção. Jamais ofendi um gay e jamais o farei devido ao fato de respeitar o próximo. Agora vc sim é um hipócrita e esta tentando botar culpa em pessoas q nem sequer conhece. o fato de vc ter ouvido um ou outro pastor, padre, evangélico etc, ter sua opinião por respeitar as escrituras no qual me parece q vc nem faz ideia do q é, não quer dizer q estas pessoas estão fazendo apologia e sim expressando sua opinião. Só me faltava agora vim um qualquer me dizer de quem eu devo ou não gostar. Vai procurar o q fazer e deixa as pessoas serem livres p pensar ou dizer o q querem. Desde q não maltratem nem ofendam e muito menos matem. Alias acho q vc não pegou a história direito. Melhor se informar mais quando for fazer tuas matérias e teus comentários inúteis e irrelevantes. Tanta criança sendo morta por bandidos, pelos pais, tios etc e fica tudo por isso mesmo. Daí n da ibope, não é mesmo? brincadeira boba. Ve se para de esculachar os cristãos senão uma hora destas alguém vai começar a dizer q vcs estão nos discriminando e vai faltar cadeia.

James Cimino

Desculpe, Sonia, mas isso não se trata de gostar de mim ou não. Acredite, fico feliz em saber que você não gosta de mim. Para mim a questão é: quais são os frutos do amor e quais são os frutos do desamor e do ódio. Você aparentemente não sabe diferenciá-los, afinal, você está defendendo o seu direito de não gostar de alguém porque a Bíblia diz isso. A lei vai impedir que vocês pratiquem crimes de ódio e intolerância, não obrigar vocês a gostar de ninguém. Você pode inclusive mão gostar de um gay por todos os outros motivos do mundo, menos porque ele é gay. Igualzinho acontece com os negros: se você discrimina alguém pela cor de sua pele, você é considerada uma racista e pode ser presa por isso. Mas a lei não te obriga a ser amiga de todos os negros do mundo. Então, se você não gosta de um gay só porque ele é gay você está sendo sim homofóbica, por mais que você diga que até tem amigos gays, mas eles se dão ao respeito, ou que você não os agride. Acredito que você não faça isso verbalmente, nem fisicamente, mas moralmente você endossa essa discriminação. Agora, eu concordo contigo, você pode ter sua opinião sobre homossexualidade, desde que não nos agrida, mas a pregação de que ser gay é pecado já nos agride, porque o pecado dentro das igrejas serve para estigmatizar as pessoas. Acredite, eu li a Bíblia e sou batizado e criado na igreja presbiteriana. Agora opinião formada você não tem. Você pode ter no máximo uma opinião DEFORMADA, porque opinião se forma através de múltiplas leituras ALÉM DA BÍBLIA. E eu jamais esculachei os cristãos. Eu não considero os pastores a quem citei aqui cristãos. Eu os considero estelionatários, bandidos, corruptos, corruptores e manipuladores. Cristão, para mim, não luta pelo direito ao ódio e ao preconceito. Cristão luta pelo dever do amor, como essas pessoas aqui: http://www.ladobi.com/2013/11/pastor-e-suspenso-por-oficializar-casamento-filho-gay/ e aqui http://www.ladobi.com/2014/01/lance-bass-mae/ E me poupe desse discursinho de que vocês cristãos estão sendo perseguidos porque não cola. Tem gente matando evangélico por ser evangélico? Não tem. Tem evangélico apanhando na rua? Não tem. Tem alguém querendo impedir evangélico de se casar, de ter filhos? Não tem. Então não faz a oprimida que a senhora não passa de mais uma opressora.

Sonia

Nossa quanta grosseria de alguém q se julga tão esperto. cai na real, se tu n sabe diferenciar as coisas tem q voltar p escola. N faço discursinho, diferente de vc q prega uma coisa sem conhecimento de causa. Acho q vc é muito mais preconceituoso do q qualquer uma outra pessoa. E n vem com esta de racismo pq n sou e nunca fui racista, p ser franca sou branquela e namoro um mulato, quase negão e sou doidinha por ele e quer saber, disse q n gosto de vc, e n dos outros gays. Acho vc esnobe , mediucre, sem noção. E quanto a perseguição aos cristão; vc ta por fora, n sabe de nada. A décadas somos perseguidos, mas graças a liberdade de expressão isso ta acabando. Volto a repetir vc é q é o maior preconceituoso e quer empurrar gu ela a baixo teus traumas e medos. Vc ta precisando de tratamento p te libertar deste ódio q tem das pessoas q discordam das tuas opiniões. Volto a repetir tenho opinião própria e n me deixo envolver por sentimentos baratos de qualquer um q fica feliz em saber q alguém n gosta dela. pura balela. Pq eu fico chateada qndo alguém n gosta de mim. Quanto a vc ter lido a bíblia!!! pode ter lido, mas n entendeu nadinha, o q é uma pena, senão jamais falaria isto. Abraços fraternos

James Cimino

Ai, verdade, Sonia, você tem toda razão. E eu não disse que você é racista, apenas dei um exemplo. Mas como você não aprendeu a escrever, tampouco deve ter aprendido a ler. Beijo no negão.

Sonia

Ora, desculpe por alguns erros de português, achei q seria irrelevante, devido ao tamanho do problema q vc arrumou. Prometo q se tiver paciência p continuar este assunto farei o possível p escrever bem correntinho, ta bom? o paciência!!!!!

James Cimino

Não querida, que ele tenha misericórdia de você que é vítima desses pastores que pegam seu dinheiro e prometem o que não podem entregar.

Mardem

Sonia, esses nao foram os ensinamentos que a propria bíblia te ensinou. Nem a Igreja, nos seus deveres e doutrinas. Eu te digo com toda certeza, que ha muitos crentes, que nao tem amor ao proximo, que julgam aos demais, que vivem uma vida penosa e cheia de conflitos, o que difere dos ensinamentos cristaos. Fui evangelico ha muitos anos, sei o que passa dentro da Igreja, nao vale de nada dizer que sois diferenciados, quando em um simples comentario, demonstra ser todo o contrario. é como o Angel comentou, que Deus tenha misericordia de voce. Porque semear amor, nao é distribuir discórdia.

Sonia

Mardem, se vc já foi uma cristã, não temos o q discutir. Não olho p o q os homens fazem dentro da igreja, olho p Jesus por isso não sou fraca e pulo do barco no primeiro probleminha q aparece. se fosse olhar p o q os homens fazem ja teria me matado. Jesus disse no mundo tereis aflição, mas eu venci. E como eu sou mais q vencedora em cristo n temo nada. Outra coisa, n prego o ódio falo do amor de Deus p quem quiser ouvir, pq esta é minha missão e n ficar criticando esta ou aquela pessoa por causa de opiniões q divergem da minha. E q Deus te de paz e tenha misericórdia de vc tbm.

HAF

Ohoohohohohohohohohoho, me acabei de rir com esse comentário: “Não prego o ódio, falo do amor de Deus para quem quiser ouvir, pq esta é a minha missão e não ficar criticando esta ou aquela pessoa por causa de opiniões que divergem da minha”. Sério mesmo?? vc deveria reler seus comentários anteriores, nesse caso, eu acho incrível vc querer passar na cara esse amor divino que vc tanto diz pregar depois de ter dito não gostar de alguém que vc sequer conhece, chamando-o de hipócrita, grosseiro, mal-informado, dentre outras coisas, tão somente por ele expressar a sua indignação com uma matéria absurdamente preconceituosa, e que influencia SIM, muita gente alienada e doente, como o pai dessa criança. Lamento lhe dizer que este é sim um perfil de muitos fiéis dessas igrejas que tem por aí, não precisa pesquisar muito a fundo pra perceber isso, pois já é algo extremamente visível em nosso cotidiano, não são casos isolados como vc quer fazer parecer, ainda que muitos não pratiquem ofensa direta, eles ajudam a disseminar essa visão de conversão/cura, que muitos pais procuram e acabam por arrasar o psicológico da pobre criança ou adolescente, ou se não procuram, passam meses e até anos tratando os filhos com desprezo, tudo em nome de uma ideia segregativa e pré-constituída proferida por tais “líderes”, e não falo só no âmbito religioso, mas político e midiático também. Agora, se vc é diferente desses, meus parabéns, ajude a disseminar a ideia do amor a que vc se refere àqueles fieis que se enquadram no caso aqui narrado, comece arrumando seu quarto, não caia em contradição criticando as pessoas aqui que divergem de vc, afinal, o amor no seu coração não é maior nem melhor do que o nosso só pq vc vive na igreja, esse tipo de visão beira à arrogância!

Rhômulo Menezes

Olha nada contra aos apoios políticos que algumas pessoas prestam a certos deputados. Agora existem umas escorias q se dizem políticos, e com certeza não devem nem conhecer o significado etimológico dessa palavra, que infelizmente acabam por influenciar pessoas ignorantes que não recebem informação suficiente recorrendo a ações animalescas como o exemplo desse pai. Quantas e quantas vezes não vi e ouvi certos deputados dizendo que quando uma criança demonstra certos trejeitos não condizentes com o que a sociedade determinou ser de seu gênero, q o remédio é uma boa surra, cinto. Repetindo em programas populares que o remédio é CINTO, CINTADA, enfim.
Acredito que além desse pai todas as pessoas que fazem apologia a violência contra os homossexuais (ou qualquer minoria) sejam responsabilizadas criminalmente pelos seus atos e dizeres irresponsáveis.
Acredito q este seja o foco do post., em relação aos outros comentários idiotas, de pessoas que enfim não merecem nenhum grau da minha atenção, bjinhoo no ombro pra vcs rsrs James Cimino adoro o programa e acho seus textos maravilhosos, inspiradores.

Paulo

O Constantino defende um liberalismo econômico fundamentalista mas não consegue ser um liberal coerente quando trata de temas sociais e de costumes. Essa última teoria dele de que “ter preconceito é um direito indivudual” (porque é nisso que se resume seu argumento) é só a racionalização, a justificação, do conservadorismo mais antigo, mais tacanho, que temos no Brasil. De liberal não tem nada.

E o “politicamente incorreto” (aludido por defensores do colunista) – termo que foi criado pela esquerda americana-, nas mãos dos reacionários brasileiros não passa de um biombo por trás do qual se escondem quatro velhos conhecidos nossos: machismo, racismo, homofobia e preconceito de classe.

James Cimino

Perfeito, Paulo. Como se ter preconceito e ódio fossem “direitos inalienáveis”.

henrique

N bateria na criança.. mto menos mataria.. Tentaria convencer o garoto a ser hétero pelo menos até os 9 anos.. se n fosse o caso deserdaria o garoto.. :/

Rafael Pinheiro

henrique, não deixe seu provável filho deixar de aproveitar aquilo que você não aproveitou… ainda há tempo de mudar de opinião e sair do armário, é libertador, vá por mim…

Pry Kesley

Concordo com tudo que foi dito. Acho mesmo que preferências são subjetivas e as pessoas devem ter isso em mente sejam elas religiosas ou não. A única questão no seu texto que me parece estranha é que há uma generalização sobre a crença cristã da origem da homossexualidade e a agressão ao homossexual. Infelizmente, acredito que sim muitos cristãos usam conceitos bíblicos pra justificar violências verbais e físicas, mas esse é um problema de ensino, não uma máxima que inválida os cristãos de terem a opinião que eles quiserem. A saber, concordo que a bancada evangélica de fato não tem sido nenhum bom exemplo de equilíbrio, mas acho que a orientação religiosa de um cristão não é necessariamente homofóbica, exceto se ele o ser humano que SE DIZ cristão é homofóbico, o que parece ser a maioria desses maus exemplos.

simone barreto

Diferente de muitas mães, eu depois de ler seu texto apoio que se divulgue as mães que amam seus filhos independente de sua orientação sexual, os pais de Cazuza foram exemplo disso,pra mim FILHO É FILHO !!
Acho também que muitos gays sofrem por não poder se assumirem em suas casas, e concordo sim com a mascaração que determinados autores abordam este tema,eu amo meu filho e a única coisa que me deixa angustiada é que ele enfrente agressões que são impostas por esta sociedade podre e cruel!

Mariane

Meu único ‘medo’ em ter um filho homossexual é que ele sofra com essa sociedade nojenta e preconceituosa, que ele seja agredido e julgado por sentir atração por pessoas do mesmo sexo, que esqueçam o caráter e só consideram a opção sexual. Infelizmente é por isso que eu ‘preferiria’ um filho hetero.

Um mundo sem Gays | Glasnost

[…] de porrada”. Recentemente um “amoroso” pai carioca resolveu seguir o conselho, e espancou o filho de 8 anos até a morte por ter “comportamentos estranhos”. Chega a ser interessante o paradoxo. […]

Elaine

Eu gostaria de saber de fato …Ate quando vai ser necessário discutir sobre o direito a individualidade com esses ¨pseudosletrados¨ da mídia? …Sujeitinhos babacas,hipocritas e sem escrúpulos.Usam e abusam da ignorância da população ..Vamos falar de GENÉTICA…

Same

James, muito esclarecedor o que você escreve. Parabéns. É uma pena ainda ler comentários de pessoas tentando escapar do problema em questão – mudar o foco. Nao precisa ser gay para entender que existe um monstruoso machismo e tambem homofobia no Brasil que gera muita violência e assassinatos. Moro em outro país, e as vezes, inevitavelmente, faço comparações, o comportamento da midia, dos politicos brasileiros e dessas igrejas homofobicas… é uma vergonha!

gabe

James, parabéns pelo texto! Li alguns comentários e sinceramente, acho que é um assunto de suma importância e delicado sim.. que só entende quem quer e quem já conseguiu se livrar de boa parte das opiniões prontas estabelecidas por uma sociedade mal formada como a nossa.
Acho que a questão aqui não é mesmo o fato em si [que já é uma atrocidade] que estamos vendo se repetir com freqüência, mas o que diabos está fazendo com que isso pareça tão normal aos olhos das outras pessoas [ao ponto de ser defendido].
Pessoas sem preparo reinam esse país!

Mirelle Godoy

Esse foi um caso que tivemos acesso, imagina quantos meninos e meninas não sofrem, sistematicamente nas mãos de seus pais e parentes por serem homossexual! Estamos longe de ser uma sociedade de dignidade e respeito ao próximo. Infelizmente…

Joaquim Leite

James,

Muito bom! O fato é que algumas pessoas não exerce o dom da evolução, são cruéis e se limitam a um total paradoxo.

Julia

Caro James,
Em nenhum momento o dito colunista incitou a violência contra os homossexuais. O que ele defende é o direito a opinião divergente daquilo que hoje no Brasil se tornou obrigatório. Hoje, neste país, a pessoa é obrigada a manter opiniões “bonitinhas” pregadas com interesses secundários pela mídia e meio artístico enquanto a hipocrisia continua rolando entre 4 paredes. A proposição de leis nas quais o homossexual teria direito a processar um indivíduo o qual ele julgasse ter “opinião” homofóbica, como está em questão no Brasil, é completamente absurdo, pois como você já disse, a opinião é subjetiva. Há um movimento no Brasil de massacrar qualquer tipo de opinião que vá contra o que a “minoria” determina. E, assim, as pessoas estão completamente oprimidas, pois ao menor sinal de não concordarem ideologicamente com o que é determinado, são taxadas de monstros. Se pessoas como esse assassino do texto cometaram tal crime, eu sei e você também sabe, que não foi pelo texto do colunista. A homofobia existe no Brasil muito antes dele ou da revista veja existir, se você cresceu sofrendo isso, é um indício que tais problemas já existiam. Com o colunista ou não. Isso acontece porque no Brasil não há lei e nem punição, o que estimula qualquer pessoa sem caráter a cometer o crime que quiser, sabendo que não será punido. Quantas pessoas estão morrendo cruelmente em assaltos porque criminosos estão metendo bala da cara de todo mundo? E é este tipo de defesa de minorias que garante que tais bandidos continuem cometendo tais crimes. O fato de se pedir direito a opnião não é o mesmo que incitar “matem todos os homossexuais”. Pessoas que defendem as “minorias” estão ligadas a extremos justamente para massacrar a “maioria”. O direito a opinião faz parte de qualquer estado livre, e em nenhum momento isso que dizer que seja o direito a agredir e matar outra pessoa, que deve ser duramente combatido. Quanto aos âncoras do SBT, é bom saber que alguma emissora ainda está compromissada em mostrar a realidade deste país que vai para o buraco.

James Cimino

Bom, Julia, a meu ver você é apenas mais uma das inúmeras comentaristas que fazem da inversão uma arma de combate ideológico sobre os direitos dos homossexuais. As pessoas que estão “completamente oprimidas” aqui são os gays, lésbicas e transgêneros, não a maioria de pessoas que acham que proferir preconceito e incentivar o ódio a homossexuais, seja direta ou indiretamente, são direito à liberdade de expressão. SOMOS NÓS OS OPRIMIDOS, NÃO VOCÊS. É óbvio que o colunista em questão não declarou verbalmente que apoia a violência contra homossexuais. É necessário muita coragem para fazer um negócio desses hoje em dia sem ser massacrado publicamente. E é exatamente disso que meu texto fala, sobre a violência institucional silenciosa. Comparar o números de gays agredidos com o número de pessoas que morrem todos os dias vítimas da violência é simplesmente mais uma forma de minimizar um problema que existe em decorrência da premeditação e da ideia de que homossexuais são uma classe inferior de pessoas, e que, portanto seu problema [dos gays] é menor. Ora, essas inúmeras pessoas que morrem vítimas de outros crimes são vítimas circunstanciais, pegas ao acaso, em um sociedade onde a segurança pública é uma piada, enquanto os gays que morrem, morrem única e exclusivamente por serem gays. Quero sim que a homofobia seja punida com o mesmo rigor que o racismo. Hoje você vê as pessoas pensando duas vezes antes de ofender alguém por conta da cor de sua pele porque isso dá cadeia. E não é “opinião subjetiva” não gostar de gays, nem “direito”, sabe por quê? Porque isso não existe. Não existe isso de “não gosto de negros/gays/judeus/orientais/brasileiros/americanos etc”. Não existe porque em algum momento de sua vida vc vai conhecer pessoas de bom e de mau caráter em todos esses espectros sociais e ser amiga de várias delas e inimiga de outras. Então o direito que você e o colunista em questão defendem simplesmente não existe. E transformar isso no cerne de uma discussão que vai muito além do direito de expressão é desvirtuar o foco do que realmente importa: gays continuam morrendo porque muita gente acha que tem o direito de odiá-los por serem gays.

Same

James, muito esclarecedor o que você escreve. Parabéns. É uma pena ainda encontrar um comentário como esse da Julia. Nao precisa ser gay para entender que existe um monstruoso machismo e tambem homofobia no Brasil que gera muita violência e assassinatos. Moro em outro país, e as vezes, inevitavelmente, faço comparações, o comportamento da midia, dos politicos brasileiros e dessas igrejas homofobicas… é uma vergonha!

Tony

Quando você estiver grávida vai desejar que seu filho seja um lindo homossexual ???
E entenda: Não perguntei se vai amar ou aceitar. Perguntei se vc quer que ele seja homossexual ??
Se sua resposta for NÂO então, não é tão liberal, tão defensor, tão a favor.
E te coloco no mesmo grupo do pastor que citou como homofóbico.
Tenho uma posição formada. Aceito e respeito os que são homossexuais porem, não sou a favor de ter de medir palavras para chamar um homossexual de “viado” (pq o mesmo deixa de ser “viado” quando alguem o chama de “viado”

James Cimino

Então, e eu sou a favor te de por na cadeia toda vez que você abrir sua boca suja pra chamar alguém de viado, porque se você respeitasse você não diria isso. Quanto a aceitar, você não está em condições de aceitar ou não o que eu faço com o meu corpo. Então não fale como se estivesse fazendo alguma concessão.

Karla Agnes

Um dos melhores, senão o melhor texto q li nos últimos tempos. Parabéns e mto sucesso!!!!

sonia da silva melo

Quem tem que levar um coro e ele esse deputado!! E o pai que matou o filho! brezinho como deve ter sofrido! A iginorancia dessa gente e o proprio sofriimento de todos!

Jonathan Roberto

É realmente muito triste uma situação dessas. Mas ainda sim, é muito fácil enxergar a situação como bem nos convém. Usar uma situação dessas para atacar grupos que você não conhece bem e não aparecem em nenhum momento, como você disse “diretamente”, não é ser diferente do que se critica. Sou cristão, não concordo com homossexualismo, mas nem por isso irei impor minha ideia com força, muito menos agredir alguém por essa escolha. Há muita hipocrisia dentro da igreja e fora dela, mas eu nunca vou acreditar que tudo se resolve na bordoada. Nada se resolve na bordoada. O texto, como qualquer outro, parte de uma opinião, e como eu disse, não posso mudar seu jeito de ver as coisas na base da força (e nem acredito que seja o ideal), só não acho justo vincular e generalizar a situação dessa forma, diante de algo tão triste.

James Cimino

Bom, Jonathan, o texto é sobre pessoas que incentivam indiretamente a violência contra gays sob a égide da liberdade de expressão. Acontece que liberdade de expressão também tem seus limites e esse limite é quando essa liberdade de expressão invade a liberdade de expressão do outro. E eu não acredito que seja na base da força, quem acredita nisso é o deputado, uma figura pública que deveria dar exemplo de tolerância já que represente o povo. Sobre você ser cristão e não concordar com o homossexual”ismo”. Vou te dizer uma coisa na lata: você não tem o direito de concordar ou não com algo que não lhe diz respeito. Você só tem o direito de não ser homossexual. Isso considerando-se que sua sexualidade seja, como defendem alguns, uma escolha subjetiva e não uma condição inata. Pense na situação inversa. Eu, por exemplo, não sou cristão, mas eu tenho o direito de ser contra o cristianismo? NÃO TENHO. Pelo simples motivo de que não me compete escolher pelos outros. Eu só o tenho o direito de não ser cristão. Agora criar uma cruzada contra o cristianismo é no mínimo autoritário, você não acha? Então, problema seu se você é contra ou não a homossexualidade. Você não tem o direito de impor isso a ninguém e nem de transformar essa sua preferência em bandeira.

altefj

James, seu problema é que você não prestou atenção no argumento. Ter o direitk de não gostar/ser contra é diferente de ter o direito de escolher pelo outro. No exemplo que você deu, mas com o qual acabou se confundindo, você tem sim direito de ser contra o cristianismo. Você não tem direito é de agredir cristãos, impedi-lls de cultuarem seu deus etc. É a mesma coisa com relação à opinião do cristão aí sobre homossexuais. Ele tem sim todo o direito de não gostar, de dizer que é pecado. Ter essa opinião e declará-la é um direito. O que ele não pode é impedi-lo de andar de mãos dadas com seu companheiro ou beijá-lo em público, agredi-lo por sua opção sexual etc. Ter uma opinião e escolher pelo outro são coisas completamente diferentes que você, inadvertidamente, confunde.

O que você quer, aparentemente, é uma lei que obrigue as pessoas a gostar de você. Isso é ridículo. A lei pode e deve te proteger de selvagens que queiram agredi-lo por sua opção sexual. No entanto, a lei não pode disciplinar o pensamento. A pessoa tem sim direito à opinião que quiser, um direito que vai além da Constituição, pois estou falando em sentido amplo, humano, não estrito, nas leis locais. Pode ser um idiota escroto, e eu acho homofóbicos idiotS escrotos, mas o sujeito tem direito sim. Se abre-se o precedente, daqui a pouco estarão obrigando as pessoas a pensarem igual sobre tudo -é a favor da privatização? Cadeia, seu insensível, inimigo do povo! É contra o bolsa família? Odeia pobres, cadeia!

Liberdade de expressão é inalienável. Você pode ser protegido contra agressão, mas não pode obrigar os outros a amá-lo, não importa qual justificativa minority report – “ah, mas esse discurso acaba causando crime!” – subjetiva e sem relação causa/efeito clara você utilize.

James Cimino

Ah, mas realmente é risível essa conclusão de que eu quero uma lei que obrigue as pessoas a gostarem de mim. O que eu quero é um lei que impeça as pessoas de odiarem os gays, assim como existe a lei que impede as pessoas de praticarem atos de ódio aos negros. E não, vocês não têm direito de dizer que isso é pecado. Primeiro porque vocês não sabem se é ou não. Segundo, o mesmo trecho da Bíblia que diz que homossexualidade é pecado diz que é permitido ter escravos. Terceiro: o pecado é estigmatizante. Ele serve, dentro e fora das igrejas, para excluir e segregar pessoas que fatalmente serão vilipendiadas pelas outras que fingem não serem pecadoras e que, por isso, se acham no direito de agredir. Liberdade de expressão é diferente de liberdade de opressão. Sem falar que o conceito de pecado só serve para quem segue uma religião. Para mim esse conceito não quer dizer nada. Afinal de contas, que porra de direito “inalienável” é esse de querer expressar preconceito? Até parece que estamos querendo impedir vocês de comer e de respirar. E eu estou falando unicamente de homofobia aqui, não toquei em privatização nem em bolsa família, não fuja do tema. E não, ter opinião sobre o outro e escolher o que o outro deve fazer são coisas que, especialmente no caso dos gays, andam juntas por todos os motivos que expressei aqui no texto. Agora se você acha realmente que depois de tudo isso que eu disse aqui, de todas as causas e consequências que expressei aqui, do meu caso, do caso do menino que morreu e de tantos outros que eu conheço eu não apresentei relações de causa e consequência, fique aí com sua teimosia que eu fico aqui com a minha razão. Agora, sinceramente, tanto direito coletivo pelo qual lutar e vocês aí preocupados porque nunca mais poderão olhar um gay e “falar, olha lá aquele viado nojento.” Cuidar da vida ninguém quer, né?

altefj

E o cristão aí foi claro que não quer impor a ninguém sua visão sobre homossexualidade, como você sugeriu no final. Declarar uma opinião não é impor – confundir as duas coisas é encarar o ser humano como gado, desumanizá-lo, tirar dele a capacidade crítica de reconhecer discursos imbecis e trazê-la só para nós, os iluminados, que por isso temos que protegê-los de influências malignas, já que eles são incapazes. Isso é absurdo, é totalitário. Você tem sim o direito de fazer uma campanha “Não sejam cristãos!”, todo o direito, assim como ele tem o direito de dizsr que homossexualidade é pecado, errado. Isso não é impor nada a ninguém, é o debate público. A partir do momento que algum de vocês agredir o outro, ameaçar, dar ordem de agressão, aí é outra história.

James Cimino

Outro equívoco seu em dizer que os cristãos não querem impor a ninguém sua visão sobre homossexualidade. Você acompanha as ações da bancada evangélica na Câmara e no Senado? Acompanha sim. E você também sabe que uma das “missões” que esses pastores estelionatários, esses vendilhões do templo atribuem a seus fieis é a de evangelizar, ou seja, convencer as pessoas a se tornarem e a pensarem como elas. É a de “curar” homossexuais. Mas o que eles fazem? Eles dizem que nós homossexuais queremos ensinar as suas crianças a serem gays, como se isso fosse possível. Essas pessoas precisam parar. E têm de parar pela força da lei.

tony

No meu comentário lá em cima vc disse que queria que fosse para a cadeia por chamar com minha “boca suja” um homossexual de “viado”.
Qual a diferença de vc chamar um pastor de “esses pastores estelionatários, esses vendilhões do templo” ???
Você está vendo que são dois pesos e duas medidas. Eu chamar um homossexual de “viado” tenho de ser preso e vc chamar pastores de “esses pastores estelionatários, esses vendilhões do templo” tem de ser preso tambem ?

James Cimino

Gente que vende milagres em rede de TV deve ser chamada de que? Comerciante? Eu pelo menos posso provar o que eu falo. Logo não devo ser preso. E você? Pode provar que homossexuais são endemoniados? Pode provar que apenas homossexuais são pedófilos? Ou vai me dizer que as lésbicas são quem se aproveita da prostituição de meninas no interior do Brasil? Eu uso os termos que uso não para depreciar, mas para qualificar um crime. Você usa para depreciar. Logo você tem que calar a boca. Eu não. Tá bom pra vc?

João Jr

Fico muito feliz e inspirado quando percebo a vontade e desejo de alguns em mostrar corajosamente seu lado, seus sentimentos e sua própria realidade. Admiro sua coragem James por dar a cara a tapa e mostrar que existem pessoas e seres humanos sendo vítimas de várias formas de violência justificadas em cima de uma heteronormatividade, hegemônica e que cega a maioria das pessoas e “normatizam” e naturalizam a nossa sexualidade. Somos antes de tudo “gente” e é muito difícil que as pessoas percebam a grande influência de séculos de uma cultura sexista, heteronormativa e machista na nossa forma de ver e perceber o mundo numa outra perspectiva. É preciso coragem de quem sente na pele em reagir as atrocidades que sempre presenciamos, não se calar e ir a luta, pois como vemos historicamente, direito muitas vezes se conquista, raramente nos é dado sem sacrifícios. Se as pessoas conseguissem ver o mundo numa outra ótica, ou tentarem fazer uma reflexão, como por exemplo, se vivessem num mundo homossexual e tivessem atração por uma pessoa do sexo oposto, perceberiam a dor e o sufocamento pelo qual todos nós da população lgbt passamos. Façam um pequeno esforço nesse sentido e poderão perceber um pouco de nossa indignação quando inúmeras vítimas de violência ocorrem todos os dias. Parabéns James e obrigado por existir pessoas como você.

Victoria

Chorei com o caso dessa criança e fico horrorizada todos os dias com casos de crime de ódio. Todos os dias me pergunto: Até quando viveremos assim.
Mas, James, vi seu debate com outra pessoa e a partir dos comentários, gostaria de saber: Qual exatamente é a lei que proíbe alguém de não gostar de negros? Eu só conheço a que proíbe atos de ódio contra o negro (atos sugerem que já saiu do pensamento foi para a ação). Existe alguma lei que proíba alguém de não gostar de determinada classe? Se sim, me diga, pois não conheço e pode ser apenas ignorância minha. Mas se essa lei não existe, baseado em quê homossexuais poderão cobrar uma lei que proíba as pessoas de não gostarem deles?

James Cimino

Victoria, existe uma lei que proíbe você de praticar crimes de ódio contra negros. Xingue alguém de negro, ofenda essa pessoa por ela ser negra na rua, você vai presa. Você não pode não gostar de determinada classe de pessoas porque não existem classes de pessoas. Existem pessoas. É uma lei da vida. Você fatalmente em sua vida encontrará negros de quem gostará e negros de quem não gostará. E isso nada tem a ver com a cor da pele deles. Agora, se você não gosta deles por conta da cor da pele deles, você é racista. E se você pratica racismo, isso é crime. Quero o mesmo para os homossexuais. Você não pode causar constrangimento, discriminar, proibir o acesso, xingar, violentar, atacar verbalmente uma pessoa por ser homossexual, porque um dia você irá conhecer homossexuais de quem você gosta. Então, quando eu digo que quero uma lei que obrigue as pessoas a pararem de praticar ódio contra gays, eu não quero que elas amem todos os gays, eu quero que elas não odeiem todos os gays por default porque são gays. E não, vocês não têm que concordar ou discordar da nossa sexualidade, porque ela é subjetiva, não coletiva. Assim como eu não posso concordar ou discordar com a cor da unha que você escolhe só porque aquela cor não me agrada. A vida dos homossexuais não afeta a vida de ninguém.

Ubaldina Moreira Correia

O que observo é que uma discussão aparentemente inútil tenta justificar quem tem direitos ou quem não cumpre, ou cumpre, os seus deveres, isso desvia nesse momento o foco principal dessa discussão. O fato é que temos ai um assassino cruel dito “pai” que mata um filho por uma banalidade. Do outro lado temos uma criança indefesa que ainda estava em formação, que precisava de proteção e que foi brutalmente assassinada por quem deveria protegê-lo, seu pai. Isso é bárbaro e chocante! Deus queira que haja a punição e que se faça justiça.

Marilia

Vamos ser honestos em nossas cr[íticas. Em nenhum momento o articulista da revista semana citada defende a agressão aos gays. Há uma enorme diferença entre a pessoa ter uma opinião (e o direito de emiti-la) e, em nome de qualquer crença, desrespeitar a integridade física e psíquica de alguém. O que o articulista tão criticado defende é o direito de as pessoas serem autênticas em relação a suas próprias convicções. Obviamente essa liberdade implica responsabilidade. Ser contra ou a favor de algo não dá o direito a ninguém de impor sua opinião aos outros.

James Cimino

E eu disse que ele defende? Eu disse que ele incentiva. São coisas bem diferentes. Ao dizer que é natural, que é um direito, ele incentiva tudo o que provém disso. Quanto à defesa das liberdades individuais, acho muito interessante que o articulista em questão escreva dois textos sobre o assunto minimizando todas as agressões que homossexuais sofrem desde a infância (como o meu caso aqui citado) e não fale do direitos individual dos homossexuais serem quem são, como se os algozes fôssemos nós e as vítimas os pobres coitados que querem o direito de preferir que o filho seja isso ou aquilo, quando essa preferência vira pretexto para agressão. Eu disse que o texto dele é superficial e não discute o tema em profundidade. E sustento o que disse.

altefj

O articulista, em outras oportunidades, sempre deixou claro sua opinião favorável a que os homossexuais sejam quem quiserem ser. Ele só é, também, a favor de que quem não gosta possa não gostar. Você pode achar que não, mas estas opiniões são completamente conciliáveis. Por ser gay, você encara o assunto com paixão, num nível pessoal, e é compreensível que o faça, mas isso acaba atrapalhando o raciocínio. Defender o direito de liberdade de expressão é bem diferente de endossar qualquer expressão advinda desse direito. Eu defendo o direito de um nazista escrever livros sobre o que acredita, mas escreverei os meus ridicularizando cada linha do que ele escrever, e se eu estiver do lado bom e justo, como certamente estaria, a maioria absoluta das pessoas ficaria comigo. Os poucos que ficassem com ele, que ficassem em paz. Se passassem a organizarem-se para cometer violência, aí é outra história, cadeia neles. Agora, enquanto estão nas palavras, na opinião, no convencimento, deveria ser direito deles. Democracia é fácil quando todo mundo concorda com a gente. O verdadeiro teste é ser democrático com quem desprezamos.

James Cimino

Outro ponto com o qual discordo totalmente. Acho que as pessoas têm o direito de escrever livros SOBRE o nazismo, mas não escrever livros que FAÇAM APOLOGIA ao nazismo, porque não há distanciamento histórico ou relativismo filosófico capazes de mudar o horror que foi o nazismo, o stalinismo, o maoísmo, nem a escravidão e a ditadura militar brasileira, embora hoje muita gente adore bradar que “no tempo dos militares o Brasil não era essa pouca vergonha”. Veja, eu não defendo a censura. Eu defendo que certas coisas devem ser censuradas. A apologia ao nazismo é uma delas, a apologia à escravidão é outra e um dia apologia à homofobia será outra. De resto, acho que todos têm a liberdade de pensarem o que quiserem, mas expressar pensamentos que promovam o ódio não é direito de ninguém. O amor é um direito, o ódio não, e ele deve ser censurado. E se você tem dúvidas em relação ao que eu disse, pegue o caso da Alemanha. Lá é proibido fazer apologia ao nazismo, mas em nenhum momento a Alemanha esconde os símbolos do nazismo que permaneceram em sua história, nem do socialismo. Eles estão todos lá para que ninguém se esqueça do horror. E eu sou a favor disso.

marina

Quando você diz “pastor maluco” está sendo preconceituoso.. percebe!?
Você deseja ser aceito mas ao mesmo tempo discrimina outras pessoas com opiniões políticas/religiosas diferentes da sua.
Paradoxo.

James Cimino

Quando digo “pastor maluco” estou especificando um tipo de pastor, o maluco, sabendo que não há apenas pastores malucos, como este aqui: http://www.ladobi.com/2013/11/pastor-e-suspenso-por-oficializar-casamento-filho-gay/ Esse discursinho eu já conheço de que “você quer ser aceito, mas não aceita” e blá blá blá. Só serve para desviar o foco da discussão. As vítimas aqui somos nós, não os pastores malucos. Nós é que somos vítimas deles.

Anddrea

Caro James:
Interessante seu texto, defendendo seu ponto de vista.
Claro q esse homem é o pior dos assassinos e merece todas as punições cabíveis.
Contudo, vc diz q o fato dele ter agredido o menino foi influenciado por opiniões emitidas por pastores, deputados, apresentadores de tv, alguns setores da mídia.
Ele declarou isso em algum momento? Ele afirmou isso em seu depoimento, q fez o q fez por influência de a,b ou c?
Ele deve ter seus 25, 30 anos. Qdo ele estava em formação, não havia Feliciano, Sherezade, Revista Veja. Afirmar q ele teve esse comportamento por influência disso ou daquilo é delicado, se não tivermos uma avaliação direta dessa pessoa.
Não sabemos se ele acompanha noticiários políticos ou as agitadas discussões sobre o q é ou não considerado politicamente correto.
Tenho a impressão ser uma questão de formação que, não nos enganemos, é a da maioria dos brasileiros.
Nossa sociedade é hipócrita: o mesmo cara q diz não ter preconceitos é aquele q faz piadinhas infames sobre os homossexuais nas mesas dos bares, rodeado de amigos.
As famílias são modernas, descoladas e sem preconceitos, da porta para fora. Da porta para dentro, a história é outra.
Digo novamente: afirmar q esse homem foi influenciado por essa(e) ou aquela(e) pessoa/veículo é delicado. É necessário saber mais sobre ele, sua formação, sua vida, para saber pq ele foi levado a fazer isso com o menino.
Só para encerrar: ele é assassino e cruel, e deve ser punido rigorosamente.

Abs.

James Cimino

Anddrea, estamos aqui discutindo influência e responsabilidade. Veja, em nenhum momento do meu texto eu cito o nome de ninguém. E por que será que você citou os nomes dessas pessoas? Porque está muito claro em sua mente que são essas pessoas que fazem esse tipo de discurso, certo? Claro que eles não têm responsabilidade por todos os males do mundo, mas a partir do momento que se aproveitam de um espaço privilegiado para reforçar ideias retrógradas, de uma sociedade violenta, em que as pessoas não têm qualquer tipo de leitura, quando muito uma leitura torta da Bíblia, eles passam a ser responsáveis pelo agravante. Quando vão lá e dizem “não, eu tenho direito de não gostar de gays”, “eu tenho direito de achar que eles são filhos do demônio”, porque isso é liberdade de expressão, eles estão sim dando aval a esse pai ou a qualquer outro que tome uma atitude assim, porque imediatamente ele irá relativizar. Ora, se há outras pessoas que pensam como eu, só posso estar certo. Quando ele estava em formação talvez não houvesse essas pessoas a quem você citou o nome, mas certamente havia os mentores desses senhores todos, que influenciaram seus pais e toda uma geração de pessoas preconceituosas. Não é por acaso que não citei os nomes. Fiz isso porque o que está em questão aqui não são as pessoas, mas as ideias dessas pessoas influentes e como elas fazem mal a um grupo de pessoas super vulnerável.

Anddrea

“Fez o que fez por “preferir” que seu filho não fosse gay, que não tivesse cabelos compridos. Fez o que fez porque, como defende aquele deputado, filho gay se “conserta” na bordoada. Fez o que fez porque algum dia deve ter ouvido de algum pastor maluco que todo gay é endemoniado.”
“Ou é mera coincidência que os casos de justiça com as próprias mãos tenham aumentado após o editorial da âncora do SBT?”

Caro James, vc não citou nomes, mas as referências são claras e só não percebe a direção quem não quiser.
Talvez não tivesse ninguém em mente, mas ao ver suas referências, é óbvio que fui remetida à eles.
Vc não deu nomes, mas foi eles q indicou como influenciadores do criminoso.
Abs.

Fátima

Pois é, vejo que entramos em um novo século e, mesmo assim, as perversidades e preconceitos continuam, exatamente, porque evoluímos como seres tecnológicos, mas não como humanos. Eu sou heterossexual e não vejo qual a vantagem ou desvantagem disso. Não é a minha preferência sexual que move o mundo, é o meu caráter e os valores que eu defendo.
Quando tenho que protestar ou me indignar, o faço contra os corruptos, assassinos e aproveitadores, não contra aqueles que nascem com o direito de ser e de amar quem quer que desejem!
Creio que os pais, verdadeiramente, empoderados do seu papel, acolhem o filho ou a filha. Agora, as preferências desse filho ou filha, só dizem respeito a eles próprios.

Marcos Francisco

Ninguém opta por ser hétero ou homossexual, não é preferência, é condição, nascemos homo, hétero ou entre essas duas condições. É simples assim.

Ju

obs.: o texto confunde “direitos” com “deveres”, no início. São lógicas diferentes mas que se complementam, entretanto é necessário que elas estejam bem esclarecidas. Direito é algo que nós temos conosco e que ninguém nos tira. É poder fazermos (ou deixarmos de fazer) coisas, e que só nós podemos abrir mão disto, ninguém pode anular um direito de outra pessoa. Deveres são obrigações, ações que precisamos fazer sem questionamento.
“Gostar de gays não é mesmo obrigação de ninguém. Agora, como esse “direito” tem sido usado?”
Ninguém tem o DEVER de gostar de ninguém. Entretanto, é um DEVER respeitarmos QUALQUER ser humano, seja lá qual for a sua orientação social, sexual, cultural, psicológica. E esse respeito abrange as mais diversas formas.
Não há nenhum DIREITO a impor nossa vontade acima dos outros. Não há nenhum DIREITO em espancar uma criança. Também não há NENHUM DIREITO EM DECLARAR VERBALMENTE AVERSÃO CONTRA QUALQUER TIPO DE ORIENTAÇÃO QUE OUTRA PESSOA SEGUE. E principalmente, NÃO EXISTE DIREITO ALGUM QUE GARANTA A SUA LIBERDADE DE EXPRESSÃO QUANDO ELA É USADA DE FORMA PRECONCEITUOSA, OPRESSORA E VIOLENTA.

James Cimino

Oi Ju, muito obrigado pelo esclarecimento. Mas usei a palavra “direito” porque é a palavra que essas pessoas adoram usar indiscriminadamente. 🙂

Carol

Na matéria linkada não está escrito que o pai percebia tendências homossexuais no menino e sim que ele era desobediente e não quis cortar o cabelo. Você teria algum link com o caso mais completo? Pois eu gostaria de compartilhar se houver.

James Cimino

Oi Carol, tem aqui uma matéria do Meia Hora também falando que o pai o espancava sistematicamente para que ele virasse homem. “Após ser pego no IML, o “monstro” prestou depoimento na delegacia. Segundo a polícia, ele confessou o crime e disse que costumava bater no filho, Alex Medeiros Moraes. O preso disse que espancava o menino para “ensiná-lo a virar homem”, porque, segundo o pai, o garoto gostava de dança do ventre, tinha o hábito de vestir as roupas das irmãs e gostava de lavar louça.” http://www.meiahora.ig.com.br/noticias/matou-o-filho-na-porrada-porque-ele-nao-quis-cortar-o-cabelo_8907.html

Fabricio

Parabéns pela clareza em expôr idéias que parece a militância “oficial” já perdeu faz tempo, de tão envolvida com a politicagem partidária e os cargos.
Mas fiquei na dúvida se os casos de justiça com as próprias mãos aumentaram agora (por causa da jornalista) ou se estão sendo mais divulgados, principalmente os da periferia, sobre os quais, em momento algum, nunca, jamais, li qualquer jornalista se indignando, tampouco qualquer cidadão das classes mais favorecidas.

Plínio M. Camargo

O fato (pai que espanca mortalmente o filho “mulherzinha”) está longe de ser novidade, como não é de agora que padres e pastores e imans pregam o ódio a quem se recusa a trazer ao mundo mais almas para eles “salvarem”. Felizmente, o sermão do ódio já não nos hipnotiza a todos e, sim, há agora mais denúncias, tanto contra o pai que espanca como contra o “santo” que lhe abençoa o chicote.

Mario Luis

Esse odio homofobico é tipico dessas 3 religioes machistas, sendo o judaismo a raiz das duas seguintes. Qualquer pessoa inteligente com um minimo de discernimento pode ver os disparates ditos nos seus livros ditos sagrados criados numa época de trevas e ignorância onde somente os ricos sabial ler e escrever. Até o proprio Mohamed do Islam era um analfabeto mas isso nao o impediu de ser muito esperto. Jesus sumiu com 13 anos e voltou a dar seu ar de graça com 33 anos e esses crentes tolos nao se perguntam por onde andava o iluminado… pela India, pelo Tibete, estudando os preceitos de Buda (500 anos antes de Jesus), aprendendo filosofia oriental, aprendendo truques de ioga e magia como andar sobre a agua e fazer multiplicaçao de paes e pedaços de peixe. E esse povo ignorante acredita nessas lorotas em plena era da informaçao instantânea. Hoje em dia com a midia que temos nao ha’ mais condiçoes de surgir um novo Jesus ou novo Mohamed… simplesmente nao da mais para enganar!

Comments are closed.