Michael Sam

Jogador de futebol americano sai do armário com apoio de seu time

Michael Sam deve ser escalado para jogar na NFL, e se tornar o primeiro jogador profissional da liga abertamente gay

por Marcio Caparica

Pouco a pouco o mundo do esporte está se tornando mais gay-friendly – ou, pelo menos, o mundo do esporte nos EUA. Nesta última segunda-feira um dos astros do último campeonato universitário de futebol americano, Michael Sam, anunciou à imprensa que é gay. O mundo esportivo norte-americano está prestes a ter que lidar com algo até agora inédito: ter um jogador declaradamente homossexual atuando num dos esportes mais brucutus que existe. E com grandes chances de sucesso.

Michael Sam era um dos principais jogadores do Missouri Tigers, time em que jogava até se formar da Universidade de Missouri. O Mizzou, com o time é conhecido, ficou em quinto lugar no campeonato do ano passado. Sam foi eleito o Jogador de Defesa do Ano. Admirado por todos os colegas de time, Michael Sam contou para seu treinador e toda a equipe que era gay em agosto do ano passado – e, por respeito à privacidade do companheiro, todos os jogadores mantiveram a informação longe da imprensa até que ele próprio decidisse revelá-la.

si-samComo relata o jornal The New York Times, o jogador teve que superar várias barreiras até alcançar o sucesso atual. Ele vem de uma família de oito irmãos: uma irmã morreu afogada aos dois anos, um irmão morreu num tiroteio, outro está desaparecido desde 1998 (presume-se também falecido), e outros dois estão presos no momento. Quando começou a jogar futebol americano, Sam teve que lidar com a reprovação da mãe, que por ser testemunha de Jeová rejeita as atividades esportivas. Graças a um treinador que acreditou em seu potencial e ao convite dos pais de um amigo para que morasse com eles, o jogador pôde ir à faculdade. Hoje, ele admite, sente-se “mais próximo dos meus amigos que da minha família”. Seu pai, também chamado Michael Sam, só foi informado da sexualidade do filho na semana passada, por SMS, quando Sam decidiu contar antes que o pai soubesse pela imprensa. Michael Sam pai condena abertamente a atitude do filho: já disse que não quer que os netos cresçam “nesse tipo de ambiente” e que não acredita que a NFL vá aceitar um jogador gay.

Quem convive com Sam e já o viu jogar, no entanto, tem outra opinião. Michael Sam estampa a capa da revista Sports Illustrated essa semana, na qual se vê pouca dúvida de que ele fará parte do escalão profissional do esporte. A universidade fez questão de dar seu apoio ao jogador em sua conta no Twitter: “Nós apoiamos Tigres de todos os tipos de listras na Mizzou. Estamos orgulhosos de você, Michael Sam!”.

Mais bacana ainda, no entanto, foi a homenagem anônima que os colegas de faculdade fizeram ao jogador. Pela manhã, ao lado do M gigante do estádio da universidade, coberto de neve, alunos escreveram as letras S e A, soletrando o nome de seu novo ídolo e demonstrando que por mais desafios que Michael Sam venha a ter pelo futuro, ele continua contando com o apoio de sua universidade.

O porta-voz da NFL já fez questão de deixar bem claro que a liga esportiva não irá descriminar jogador algum por causa de sua orientação sexual: Qualquer jogador com abilidade e determinação pode ser bem-sucedido na NFL. Mal podemos esperar para dar as boas-vindas e apoiar Michael Sam em 2014″.

 

Confira os comentários incríveis do comediante Jon Stewart sobre Michael Sam.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

3 comentários

Samuel Fortaleza

Muito bacana. Acho que o futebol brasileiro um dia vai caminhar nesse caminho. Minha esperança.

Comments are closed.