Fotógrafo tira retratos do momento em que conta que tem HIV

Em sua série “I Have Something To Tell You”, Adrain Chesser transforma o medo de revelar seu status como soropositivo em arte

por Marcio Caparica

“Eu tenho uma coisa pra contar pra você”. Esse é invariavelmente o prelúdio para uma revelação importante, e, na maioria das vezes, negativa. O fotógrafo norte-americano Adrain Chesser deu esse título (I Have Something To Tell You, em inglês) a sua mais recente série de fotografias. Nela, ele clica a reação de amigos e parentes no momento em que conta que é soropositivo.

“Quando eu considerava contar sobre minha doença para meus amigos eu entrava em pânico, apesar de não fazer o menor sentido, porque eu tenho um grupo de amigos incríveis que sempre foram muito carinhosos e sempre me deram apoio”, Chesser relatou ao site Huffington Post. “Eu percebi que essas emoções tão intensas na verdade vinham do medo de ser abandonado que eu sentia quando criança. Quando se é um gay crescendo dentro de uma famíia muito religiosa numa cidadezinha, o medo de ser descoberto e expulso estava sempre à flor da pele. Então me ocorreu que, se eu transformasse o ato de contar que sou soropositivo num ritual, seria possível transformar esses medos de infância que ainda me afetavam quando adulto em algo positivo.”

Nenhum dos 46 fotografados sabia o que estava prestes a acontecer. Em seu site o fotógrafo conta como foi o processo: “Eu pedi que cada amigo viesse ao meu estúdio para que eu fizesse seu retrato, uma foto de rosto simples para um novo projeto. Eu usei de fundo as cortinas da sala de estar da casa em que eu cresci. Eu comecei cada sessão dizendo ‘eu tenho uma coisa para te contar'”.

Foi um processo intenso, como era de se esperar. “Ao avaliar as folhas de contato dos negativos, eu conseguia ver que para todos eles havia um momento em que aquela situação era forte demais para o retratado”, Chesser se recorda. “Mas nenhum deles me pediu para parar, e nenhum deles se levantou e foi embora. Meus amigos foram muito corajosos e generosos ao se dispor a ter essa experiência tão intensa comigo. No fim das contas, eu pude perceber que nunca houve nenhum abando real na minha vida, e assim eu consegui curar esse trauma da minha infância. Eu sou profundamente grato a todos que fizeram parte desse projeto.”

Quanto a sua saúde, Chesser confessa que, muito por causa desse trabalho fotográfico, nunca esteve tão consciente da ligação entre seu estado emocional e seu corpo. “É estranho, eu estou mais saudável hoje em dia do que jamais estive na vida.”

Confira mais algumas das fotos dessa série abaixo.

Juliann

Juliann

Duke

Duke

Julia

Julia

Debbie

Debbie

Ned

Ned

Laura

Laura

Alex

Alex

Victoria

Victoria

Thom

Thom

Liza

Liza

Cooper

Cooper

Pamela

Pamela

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

Um comentário

Nelson

Nossa, tocante. A expressão de cada pessoa é única. Muito bacana a forma como ele transformou uma experiência ruim de sua vida em arte. Muito corajoso.

Comments are closed.