LONDON, ENGLAND - JULY 14: Prince Harry has blood taken by Specialist Psychotherapist Robert Palmer as he takes an HIV test during a visit to Burrell Street Sexual Health Clinic on July 14, 2016 in London, England. Prince Harry was visiting the clinic, run by Guy's and St Thomas NHS Foundation to promote the importance of getting tested for HIV and other STDs. (Photo by Chris Jackson/Getty Images)

Príncipe Harry transmite seu exame de HIV ao vivo para lutar contra estigma

O filho da princesa Diana demonstra estar disposto a seguir os passos da mãe na luta contra o HIV, tomando ações concretas para reduzir o estigma em torno da doença

por Marcio Caparica

A família real britânica está decidida a usar sua imagem em prol de boas causas – e da diversidade. Hoje o príncipe Harry, irmão mais novo de príncipe William, herdeiro do trono britânico, foi fazer um exame de HIV e transmitiu o processo ao vivo pela página da família real no Facebook.

A página tem mais de três milhões de seguidores. O exame aconteceu no Hospital Guys and St Thomas, em Londres. A legenda dizia: “Príncipe Harry está ao vivo no hospital Guys and St Thomas na página da família real, mostrando como é fácil realizar um exame de HIV.” O vídeo mostra o príncipe discutindo como é simples realizar o teste, e como se retira muito pouco sangue. Ao final ele declara: “Não importa se você é homem, mulher, gay, hétero, negro ou branco – ou até ruivo! – por que não vem fazer um teste?”

O resultado do exame veio negativo.

A mãe de Harry, a princesa Diana, ficou conhecida pela maneira como se empenhou em conscientizar a população mundial a respeito da epidemia de Aids, que estourou enquanto estava viva. Diana fez questão de cumprimentar para as câmeras um homem soropositivo e abraçar crianças com HIV, demonstrando que não havia razão para temê-los nem segregá-los.

Em 1991, Diana, mãe de príncipe Harry, cumprimentou - sem luvas! - um paciente soropositivo

Em 1991, Diana cumprimentou – sem luvas! – um paciente soropositivo

Príncipe Harry realiza o exame de HIV

Ian Green, diretor do Terrence Higgins Trust, organização beneficiente que luta contra o HIV, declarou que este é “um momento histórico na luta contra o HIV”, capaz de “amplificar para milhões de pessoas a mensagem de que fazer o exame de HIV é fácil, rápido e que não há razão para temê-lo. É possível por fim às transmissões do HIV no Reino Unido, mas isso só vai acontecer se todas as pessoas conhecerem seu status sorológico. Muitas pessoas deixam de fazer o teste por causa do estigma que ainda cerca o HIV, ou porque acham que esse problema não existe mais. Hoje, o príncipe Harry fez com que as pessoas falassem sobre o HIV e tornou o teste algo normal para o mundo todo. Dessa maneira, ele pode inspirar toda uma geração a tomar controle de sua saúde sexual. Graças ao tratamento, fazer o exame de HIV pode impedir que se fique mal, permitir que se tenha uma vida normal e impedir que o vírus seja transmitido para outra pessoa.”

A assessoria da família real declarou também que “o príncipe Harry acredita que até que todos sintam-se confortáveis para fazer exames de HIV – estejam ou não em grupos considerados de maior risco – combater o estigma e o medo em torno de um simples exame vai continuar a permitir que o vírus vença.”

O príncipe Harry parece decidido a seguir os passos de sua mãe: fundou uma organização de luta contra o HIV chamada Sentebale, e já confirmou presença na 21a. Conferência Internacional da Aids em Durban. Lá, ele pretende encontrar-se com líderes mundiais para discutir os desafios que a doença apresenta ao redor do globo e a importância da educação para combatê-la.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

2 comentários

Alan

O príncipe Harry até que é bonito, mas já você Marcio é um gato.

Comments are closed.