4 elogios preconceituosos que pessoas trans escutam o tempo todo

Mesmo as pessoas mais bem intencionadas podem acabar fazendo comentários sobre a aparência de pessoas trans que, no fundo, carregam uma boa dose de preconceito. Descubra como evitar esse tipo de situação, sem tentar fazer que pessoas trans se encaixem em padrões cis

por Marcio Caparica

Traduzido do artigo de James St. James para o site Everyday Feminism

Assim que eu fiquei sabendo da capa da Vanity Fair com Caitlyn Jenner, eu quis escrever alguma coisa sobre como isso é sinal de que estamos avançando muito no que se refere à visibilidade de pessoas trans, mas ainda não reconhecemos o seguinte:

  • houve muitas mulheres trans negras e latinas em capas de revistas populares antes de Caitlyn Jenner;
  • o sucesso dela se apoia nos esforços daquelas que a antecederam; e
  • ela não representa a maioria das pessoas trans, que em geral são pobres, vivem em condições perigosas, e não têm acesso aos mesmos procedimentos médicos ou sequer aos cuidados de saúde mais básicos.

Mas o resto da internet foi mais rápido do que eu. Milhares de posts em blogs e artigos em jornais já estavam no ar tratando desses tópicos antes mesmo de eu terminar de fazer meu café da manhã.

De um ponto de vista pessoal, foi incrível ver como tantas pessoas responderam com uma percepção poderosa e saudável do que a capa com Caitlyn Jenner faz – e não faz – pela comunidade trans.

Mas, sob uma perspectiva pessoal, minha reação foi “Caramba! Agora eu tenho que escrever alguma outra coisa!”.

Então eu decidi me debruçar sobre algo que eu já venho querendo analisar há algum tempo: os problemas a respeito de como pessoas cis aprovam a aparência de pessoas trans, e como essa aprovação é distorcida.

Admito, eu não percebia isso de verdade até que passei pela minha própria transição. De repente, eu estava sendo elogiado por mulheres cis que se identificam como hétero e homens cis que se identificam como gays. Eu era “uma graça”, eu era “lindinho”, eu era “fofo”.

E, dessa maneira, eu era aceito como homem…

… ao ser tratado como um filhotinho de cachorro castrado.

Então eu comecei a prestar mais atenção no lado das mulheres trans nessa questão, como as pessoas derramam elogios sobre elas quando são “lindas” ou “maravilhosas” ou “muito mais bonitas que muita mulher cisgênero”.

E assim, elas tornam-se aceitas como mulheres…

… ao serem percebidas como alguém que fez o que ninguém mais faria para se tornarem uma pessoa que homens cis podem, em teoria, catar.

De repente, eu me peguei olhando ao meu redor e pensando: “hmmm, peraí. Isso está errado”. Porque isso não denuncia apenas a maneira como as pessoas cis enxergam pessoas trans, isso também denuncia como as pessoas cis, consequentemente, enxergam a si mesmas.

É uma contradição séria para nós, pessoas trans.

Apenas aqueles entre nós que são considerados “atraentes” por pessoas cis têm a possibilidade de serem respeitados e reconhecidos em nossos gêneros corretos por eles – e mesmo assim, essa mesma “beleza” faz com que pessoas cis nos usem como ferramentas para perpetuar normas tóxicas de gênero, consequentemente invalidando completamente nossos gêneros corretos.

Soa complexo. Então vamos por partes, tomando por base os comentários mais comuns que pessoas cis fazem sobre pessoas trans, com a melhor das intenções.

1. “Ele(a) nasceu mulher (homem)? Mas ele(a) é tão gostoso(a)!”

Vamos nos referir a isso como a Reação de Surpresa.

A Reação de Surpresa é quando se presume que pessoas trans sempre são identificáveis como as aberrações que elas deveriam ser, e jamais poderiam ser realmente confundidas como alguém 100% cis (leia-se: normal).

Ai.

Outra coisa, esse comentário é uma tentativa muito mal disfarçada de proteger a própria identidade ao invés de dizer algo sobre a pessoa trans em questão.

Geralmente algum tipo de fobia ligada ao binário de gênero está na jogada: primeiro a pessoa descobre que acha a pessoa trans atraente, depois se assusta com esse fato, e então tenta disfarçar isso com afirmações que reafirmam sua heterossexualidade (ou homossexualidade, já que o que não falta são gays ou lésbicas cis que tratam mal pessoas da comunidade trans).

2. “Credo – Ela é homem, e até ELA é mais bonita que eu”

Que feio fazer esse comentário! Feio! Feio!

Você está usando a Reação da Autodepreciação, e a única coisa que você consegue com isso é acabar com todos envolvidos.

A Reação da Autodepreciação é a pressão internalizada proveniente da cultura da beleza padrão, que tenta fazer com que todas as mulheres tenham a mesma aparência para que sejam consideradas seres humanos dignos.

Descrições como “linda”, “deslumbrante”, “gracinha” e “fofa” são todas termos feminilizantes para a aparência. E esse é um problema bastante grave para as mulheres em geral, pois reforçam a pressão para que tenham um certo tipo de aparência que agrada aos homens.

Alguém quer mais uma dose do olhar masculino?

Basicamente, quem diz isso está jogando a mulher trans na frente do trem para aumentar a própria autodepreciação. Está rebaixando outra pessoa para continuar se sentindo mal.

Mas…?

O que que…?

Hein?

Isso é algo terrível de se fazer, já que a) as pessoas trans não são objetos para serem usados para os desejos das pessoas cis, não importa quais sejam esses desejos, b) isso perpetua o domínio masculino sobre a beleza feminina, e c) ter tanto ódio por si mesmo simplesmente não é saudável. Erga-se, mulher!

Além do que, isso também é extremamente desrespeitoso com os homens trans. Quando se usa palavras feminilizantes e misóginas com homens trans, está se dizendo explícita ou implicitamente que você ainda vê o homem trans como mulher.

Assumir que ninguém vê problema nisso é uma loteria.

3. “Eu nunca ia adivinhar! Você parece igual a um homem/mulher de verdade!”

Isso. É mesmo um truque de mágica. Com apenas dez mil dólares, alguns quilos de papelada, e dois anos prendendo os peitos com ataduras, eu e minha encantadora assistente cirúrgica vamos fazer meus seios de-sa-pa-re-cereeeem! Ta-daaaaa!

A Reação do Truque de Mágica é basicamente uma maneira de invalidar a pessoa trans disfarçadamente (e, às vezes, nem tão disfarçadamente assim). É a crença de que o respeito pela identidade de gênero de uma pessoa (trans) e o respeito como pessoa é algo que se conquista – o que só é possível baseado em certas partes partes do corpo ou características físicas.

É como se fosse um grande suspiro de alívio que o Reino dos Cis solta quando vê-se que uma pessoa trans alcançou os padrões cis de beleza.

“Graças a Deus”, revela o subtexto. “Outra pessoa trans que conseguiu ser igual a nós. Eles todos podem ser normais se eles se esforçarem o bastante.”

Então, acho que você está um pouquinho confuso. Vou deixar uma coisa bem clara:

Nós não estamos tentando ser como você.

Nós não estamos tentando ser cis.

Nós estamos tentando ser nós mesmos.

Não considerar que há outras maneiras de ser e agir e se apresentar e se mostrar é cissexista. E é francamente transfóbico se você sabe que essas outras maneiras existem, mas mesmo assim se nega a reconhecê-las ou respeitá-las.

Lembre-se que as pessoas transfóbicas às vezes utilizam exatamente os mesmos comentários sobre a aparência das pessoas trans que os aliados bem intencionados (leia acima).

Isso deveria deixar claro como algumas dessas mensagens sobre beleza têm significados ocultos.

4. “Você é trans? Uau! Eu só quero te dizer que você é um homem/mulher lindo(a)”

Essa reação, a Reação da Aprovação, é complicada.

Eu sei, do fundo do meu coração, que muitas (muitas) pessoas cis dizem isso com os pensamentos repletos de boas intenções. Elas querem demonstrar que apoiam a pessoa trans que está falando com elas, e então fazem um elogio da melhor (ou, talvez, da única?) maneira que conhecem: nos dizendo que nossa aparência física alcança as notas mais altas dentro do gênero com que nos identificamos.

Se segura agora, que eu vou pegar pesado.

O principal motivo por que a Reação de Aprovação é um problema é que – bem – ela parte do princípio de que sua opinião valida nossa identidade. Sendo direto, você ainda nos enxerga apenas através da visão cis.

Mais uma vez, mesmo que eu me torne repetitivo: pessoas trans não são trans para conseguirem serem cis. E, mesmo assim, os critérios cis são usados para avaliar a vivência trans.

Não faz o menor sentido determinar o valor de uma pessoa trans como pessoa trans tendo por base se ela tem aparência cis. Sério, eu não sei como deixar isso mais claro.

Sim, muitas pessoas trans se identificam como homem ou mulher – mas não é a sua definição de homem ou mulher. Nossos gêneros não são seus gêneros. Essa é a razão por que pessoas trans também se identificam com gêneros que não existem em seu mundo, ou não se identificam com gênero nenhum.

Na nossa cultura, isso faz sentido. Na sua, nem tanto.

Uma razão menor para que a Reação de Aprovação seja um problema é que, geralmente, ela vem de pessoas cis bem intencionadas. Elas querem ajudar. Elas estão tentando ajudar.

Mas, cara, elas não pensaram muito sobre isso. E são tão inocentes a esse respeito que chegar e corrigi-las faz a gente se sentir como se estivesse chutando um filhotinho.

Mas eu vou dizer o que tem que ser dito: a Reação de Aprovação é uma maneira de pessoas cis – mesmo as melhores, mais bem intencionadas – subconscientemente exercerem seu poder como pessoas cis.

Informar uma mulher trans de que ela é uma moça bonita ou dizer que um homem trans é um cara gato não faz de você automaticamente um aliado.

Desculpe.

Mas as boas notícias é que há soluções para esses problemas.

O que fazer, então?

Eu entendo que você tem boas intenções. Mesmo. Mas isso não faz com que seja certo acreditar que, ao fazer elogios cis para uma pessoa trans é uma das principais maneiras de apoiar a comunidade trans.

Homens trans são “caras gatos”, mulheres trans são “mulheres deslumbrantes”. Essas expressões só confirmam o gênero de direito de uma pessoa (se é que essa pessoa se identifica com alguma dessas duas míseras opções) recolocando-a ironicamente nas categorias de aparência cis.

Ouvir que alguém acha que você é fisicamente atraente é gostoso, não vou mentir. E saber que sua aparência chega perto o suficiente de um dos dois gêneros cis a ponto de que ninguém vai te esfaquear, te enforcar nem te dar um tiro nesse mundo cis cruel, reconheço, também te deixa mais tranquilo.

Mas, muitas vezes, é só até aí que vai o apoio das pessoas cis às pessoas trans.

Se você já está ajudando na luta pelos direitos das pessoas trans, tem pessoas trans que você tem grande amor e carinho, e/ou está ansioso para acolher pessoas trans de maneira melhor, o que um aliado bem intencionado deve fazer?

Fácil. Antes de elogiar a aparência de uma pessoa trans, pare para pensar sobre o que você vai dizer e por que.

Vamos dizer que você é um aliado super incrível. (Parabéns pra você!) Digamos que você faça um comentário sobre sua aparência usando apenas os termos mais respeitosos e saudáveis. Isso ainda não é o suficiente. Você agora precisa continuar com algum comentário sobre outra coisa.

Nessa cultura em que o mais valioso para todos é a aparência, as pessoas trans muitas vezes são reduzidas a nada mais que a maneira que sua aparência física afeta as pessoas cis. Mas, assim como todas as pessoas, nós somos muito mais que nossas aparências.

Faça um elogio à inteligência da pessoa trans, seu senso de estilo, seu senso de humor, seu riso, seus talentos. Escolha qualquer coisa que não é diretamente ligada a seu corpo. Isso vai fazer com que sintamos que você não está nos fazendo um elogio preconceituoso, nos fetichizando, ou tentando mostrar que você é superior. Nós vamos saber que, a seus olhos, nós somos humanos.

Se você não é capaz de fazer isso, então por favor fique em silêncio.

Se você não é capaz de reconhecer nossa humanidade em seus comentários, então não fale sobre nossa beleza, nossa sensualidade, nossa passabilidade, ou qualquer outra coisa que não passa de uma avaliação de como nós conseguimos alcançar os padrões misóginos e cissexistas.

Porque, sério, nesse jogo, não há vencedores, não importa o quanto você nos corteje.

Aliás, seu cabelo hoje está incrível.

James St. James escreve para o site Everyday Feminism. Ele trabalha fazendo transcrições para projetos super secretos, gosta de ficar sozinho, e no momento está tentando vender o projeto de um romance que assusta todos os agentes. Ele utiliza suas vivências como uma maneira de alcançar outras pessoas, em geral falando quando não devia. Quando não está ocupado fazendo com que pessoas cis sintam-se desconfortáveis com seus objetivos trans gênero, ele gosta de jogar videogames antigos e comer doces. Você pode fazer elogios para ele no twitter @JamesStJamesVI.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: