Mulher trans tem que se declarar para a mãe sempre que a encontra

Mulher trans tem que se declarar para a mãe com Alzheimer toda vez que a encontra

“E a reação dela sempre é maravilhosa”, comove-se a australiana Tina Healy; sua história inspirou filha a escrever livro infantil sobre uma ursinha de pelúcia trans

por Marcio Caparica

Tina Healy teve sua história contada na televisão australiana ontem à noite no canal ABC. Tina veio a aceitar sua transexualidade depois de já ter-se casado com uma mulher, Tess, ter criado quatro filhos e comemorado a chegada de dois netos. Sua mãe ainda está viva, mas sofre de senilidade. “Boa parte de minha família estava preocupada sobre o que aconteceria se eu me declarasse para minha mãe, se o estresse seria demais para ela lidar”, explicou durante o programa.

“Eu fiz tudo de maneira simples. No fim das contas ela disse, ‘Bem, sabe de uma coisa? Eu tenho uma filha nova linda. Vem aqui, meu amor'”, continua. “Chorei no ombro dela, Tess também chorou, e foi maravilhoso.”

Como sua mãe sofre do mal de Alzheimer, Tina tem que “sair do armário” cada vez que a visita. “Eu visito minha mãe a cada quinze, vinte dias, e todas as vezes ela já esqueceu, cada vez eu conto tudo pra ela de novo, e ela sempre tem a mesma reação linda da primeira vez, quase exatamente as mesmas palavras, todas as vezes”, comove-se. “Meio que eu sou a pessoa mais sortuda do mundo, porque eu me declaro para minha mãe cem vezes por ano, e a reação dela sempre é maravilhosa”.

Tina também relatou como foi a reação do resto de sua família. “Tess sabia que eu tinha questões de gênero desde antes de nos casarmos, mas quando se tem 20 anos você pensa que isso é uma doença e que vai conseguir dar um jeito nisso. Mas é claro que a questão não vai embora.” Ela teve conversas particulares com cada um de seus filhos. “Chegou num limite em que não se pode mais esperar. Você já esperou muito, chega um ponto na vida em que você precisa pensar em si mesma.”

A vida de Tina inspirou sua filha, Jessica Walton, a escrever Introducing Teddy (“Apresentando Teddy”), um livro infantil sobre um ursinho de pelúcia transexual. O livro segue o personagem conforme se declara trans para seus amigos. A autora sentiu que faltava representatividade de pais trans na literatura infantil, e escreveu seu livro com o próprio filho em mente. Ela arrecadou fundos para publicá-lo via financiamento coletivo, amelhando mais de 20 mil dólares australianos para o projeto.

Introducing Teddy, um livro sobre um ursinho de pelúcia trans

“No meu coração, eu sempre soube que eu sou uma ursinha de pelúcia, não um ursinho”, disse Thomas. “Eu gostaria que meu nome fosse Tilly.”

Apesar do sucesso da empreitada, Tina admite que teve medo de mostrar seu livro para a mãe trans. Temor infundado. “Eu chorei lágrimas de felicidade”, lembra-se Tina. “Foi algo maravilhoso, esse livro tão bonito e positivo. É um livro sobre a diferença, e sobre aceitar as diferenças, e eu fiquei tão orgulhosa dela quando o li. Suas ilustrações são lindas e a história é muito cativante.”

Teddy2

Tina separou-se de Tess, mas as duas continuam amigas. Ela afirma que sua vida e a de sua família nunca foi tão feliz. “Minha vida é tão diferente agora”, comemora. “Eu posso ser eu mesma. Não fico mais ansiosa. Não me preocupo mais tanto. Estou calma e em paz. Estou feliz. Acho que minha família está, de certa maneira, mais unida, porque eles sabem quem eu sou e podem se relacionar comigo do jeito que eu realmente sou.”

Tina e sua filha Jessica

Tina e sua filha Jessica

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

2 comentários

João P.

Mano, que lindo =’] meus olhos estão suando e-e
Tem pessoas que se declaram uma vez e ouvem os piores insultos vindo das pessoas que mais amam (._.) Tina é uma mulher abençoada com uma família incrível

“Meio que eu sou a pessoa mais sortuda do mundo, porque eu me declaro para minha mãe cem vezes por ano, e a reação dela sempre é maravilhosa”

Emocionado, é muito gratificante ouvir histórias assim ^ω^

Comments are closed.