Personagem Smithers de “Os Simpsons” finalmente sai do armário

O tema será tratado em dois episódios da temporada 27; segundo um dos produtores, apenas o senhor Burns ainda não sabia que Smithers é gay

por James Cimino

OK. Você vai dizer que o caso é o mesmo do Cauby Peixoto, que todo mundo já sabia, mas o fato é que, finalmente, após 27 temporadas, o personagem Smithers de Os Simpsons vai sair do armário e se declarar para seu patrão.

De acordo com declaração do produtor Al Jean ao site TV Line, reproduzida pelo Huffington Post, o tema será tratado em dois episódios da temporada 27. Na entrevista, Jean disse, ainda, que a sexualidade do assistente do senhor Burns não é uma novidade nem para os personagens da série e nem tampouco para o público, mas que, desta vez, o que vai acontecer é que o patrão de Smithers é quem tomará conhecimento dos sentimentos de seu subordinado.

“Em Springfield a maioria das pessoas sabe que ele é gay, mas obviamente o senhor Burns não sabe. Vamos lidar com isso em dois episódios. Aliás, vamos dar muito espaço a esse personagem neste ano. Ele anda de saco cheio com a falta de consideração do patrão quanto a suas opiniões.”

Na temporada 26, o episódio “The Princess Guides” mostrava o secretário sonhando acordado com o senhor Burns se assumindo para ele. Muita gente criticou esse episódio por considerar que o assunto foi tratado de forma muito velada.

Estudo

Em 2013, um estudo alemão feito no livro Behind the Gay Laughter: Homosexuality in ‘The Simpsons’ [“Por Trás da Gargalhada: Homossexualidade nos Simpsons”, em tradução livre] sugere que o desenho teria ajudado muitos homens a sair do armário por causa da forma como a série mostrou relações entre pessoas do mesmo sexo.

O livro usa como exemplo o relacionamento entre Smithers e Burns e episódios em que Homer beija outros homens.

Conduzido pelo bibiliotecário Erwin In het Panhuis, o estudo analisa 490 cenas e 70 personagens gays da série que foi ao ar em 1989.

“Como resultado, Os Simpsons exibe a uma plateia de milhões de americanos típicos uma imagem estranhamente liberal sobre gays e lésbicas. E, apesar do retorno aos estereótipos, faz um retrato inteligente, justo e divertido da homossexualidade”, diz a sinopse do livro.

Ainda segundo a obra, Homer beijou outros personagens masculinos mais de 50 vezes durante os 27 anos da série e que, em 2005, foi o primeiro desenho animado a dedicar um episódio inteiro aos casamentos igualitários.

O criador da série, Matt Groening, já havia expressado seu descontentamento sobre as injustiças na sociedade americana no livro de 2004 Leaving Springfield: The Simpsons and the Possibilities of Oppositional Culture [“Deixando Springfield: Os Simpsons e as Possibilidades de uma Oposição Cultural”. “Os gays estão ávidos por representações de amor duradoura na cultura pop.”

Groening não usou apenas Os Simpsons para realizar este tipo de retrato, mas também o fez nos quadrinhos Life in Hell. A tirinha, que foi publicada por 32 anos, exibia o relacionamento dos personagens Akbar e Jeff.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

3 comentários

Comments are closed.