“Legend of Korra” chega ao fim insinuando romance lésbico da protagonista

Sucesso cult, a animação produzida pelo canal Nickelodeon encerra seu derradeiro episódio indicando que Korra e Asami serão felizes para sempre juntas, para a alegria dos fãs

por Marcio Caparica

Na última sexta-feira foi ao ar o episódio final de Legend of Korra, uma das melhores séries de animação dos últimos anos (sério, se você ainda não assistiu, assista). Continuação de outra animação de sucesso, Avatar: The Legend of Aang, a série desde o início fugiu dos padrões dos desenhos animados ao apresentar uma heroína forte, com um corpo de proporções humanas (ao contrário das princesas da Disney) e que faz o melhor que pode para navegar os vários dilemas morais que surgem em seu caminho. E, ao chegar ao final, Korra fugiu dos padrões mais uma vez e tornou real o desejo de milhares de fãs, fazendo com que a protagonista terminasse unida a outra personagem forte que vem lhe acompanhando desde a primeira temporada, Asami.

A trama das duas séries acontece num mundo em que alguns indivíduos especiais conseguem manipular os quatro elementos clássicos: ar, água, terra e fogo. Um indivíduo em especial é o único que é capaz de manipular os quatro elementos, e de fazer a ponte com o mundo dos espíritos. Esse indivíduo reencarna sucessivas vezes: na primeira série, ele era o jovem Aang; nessa segunda, Aang está reencarnado como a adolescente Korra. No final da primeira série, Aang termina beijando Katara, a garota que lhe acompanhou desde o primeiro episódio. Agora, no final da segunda, Korra pega nas mãos de Asami, olha profundamente nos seus olhos, e parte com ela para o mundo dos espíritos, enquanto a música aumenta.

Sim, não é explícito como o final de Aang, mas ainda assim é bastante corajoso para um desenho animado sempre patrulhado por pais conservadores. O romance entre Korra e Asami, apelidado de “Korrasami” pelos fãs internautas, fo0i cultivado em pinceladas pelas quatro temporadas da animação. Asami começava como a namorada de Mako, um esportista, por quem Korra também se interessa romanticamente. O namoro entre Korra e Mako chega a acontecer, mas depois que eles se separam, a relação entre as duas ex-rivais começa a se tornar mais e mais íntima. No início da quarta temporada, Asami troca cartas com Korra quando esta precisa se afastar de todos: “Querida Korra, sinto saudades de você”, escreve. Korra responde: “Por favor não conte para Mako e Bolin [irmão de Mako] que eu escrevi para você e não para eles. Eu não quero que eles fiquem magoados, é mais fácil falar com você sobre essas coisas.” Em outros momentos elas elogiam a aparência uma da outra e comentam como gostam de ficarem juntas. Não é nenhum arroubo de paixão, mas a série não é uma história romântica; os romances sempre foram tramas secundárias, mesmo quando em A Lenda de Aang.

Nem todos ficaram felizes com esse desfecho, e não pelas razões que era de se esperar. Houve quem reclamasse que seria uma atitude melhor – e mais feminista – se Korra simplesmente terminasse a história sozinha, demonstrando que não tem a necessidade de um homem para terminar feliz. E se as duas fossem apenas amigas, melhor ainda, seriam DUAS mulheres fortes e independentes. Sim, a presença de mulheres fortes é algo raro (ainda) na cultura pop, ainda mais nas animações. Mas muito mais raro são protagonistas homossexuais (menção honrosa para o romance entre Marceline e Princesa Jujuba em Hora de Aventura). E a união das duas não faz delas menos feministas ou mais frágeis: pelo contrário, a força que as duas demonstram ao longo de toda a trama apenas torna o romance entre elas algo mais importante. A mensagem que os fãs de Korra de todas as idades vão receber: não é preciso ser frágil para encontrar o amor – e ele pode estar em alguém que tem o mesmo sexo que você. Korrasami1 Korrasami2 Korrasami3 Korrasami4

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

11 comentários

Carol

Cara eu amo os dois animes, mas é muito ridiculou, veja bem elas são melhores amigas a um bom tempo e concerteza é mais facil falar com sua melhor amiga do que com seu ex ou com seu amigo idiota. E amigas se chamam de lindas, dão as mãos e viajam juntas. Eu como muitos admiradores de korra queria que a protagonista ficasse com o Mako. E eu n sou homofobica e nem precinceutuosa, é só que esse desenho é para o publico infanto juvenil, e algumas crianças não entendem ainda oque são essas coisas, e se uma delas vê essa noticia e pergunta aos pais oque são pessoas lésbicas? Ter que explicar tudo isso para uma criança de 9 10 anos é dificil

Marcio Caparica

Não é difícil não, é bem simples: “elas são duas meninas que se amam e vão começar a namorar”. Assim como aconteceria se fosse uma menina e um menino. A criança vai achar a coisa mais normal do mundo. O problema está na sua cabeça.

Bruno

Eu achei MUIToooooo legal o beijo entre korra é asami???????????? uma coisa lésbica nos desenhos????????????” sem preconceito” já estava na hora de um pensamento evoluido!!!????????????????????,mas como telespectador eu não gostei do final ,pois os produtores não deixaram claro que avía um romance entre duas mulheres, a maioria das pessoas esperava que no final “Mako” ficasse com uma das Meninas!!!!???????????????????????????????? ???????? Com todo respeito!!✌✌✌

vanessa

Gente um desenho muito legal mas terminar com korra e asami juntas ñ da ñ com preconceito viu mas a korra tinha que termina com mako afinal é um (desenho )

Antonio Marcelino

Inclusive nenhum dos dois usou a palavra lésbica. O Mike falou da repercussão na comunidade LGBT e o Bryan falou explicitamente sobre visibilidade bissexual no post dele. Isso também seria interessante de comentar, porque mesmo sendo um relacionamento homoafetivo, nenhuma das personagens é lésbica, segundo os autores.

Comments are closed.