OK Cupid bloqueia o Firefox em retaliação a CEO homofóbico

Em protesto à contratação de executivo que lutou contra os direitos LGBT pela Mozilla, um dos maiores sites de relacionamento do mundo boicota browser

por Marcio Caparica

A maioria das empresas ainda se faz de sonsa com relação aos direitos LGBT, se negando a exercer sua influência quando ela poderia provocar avanços reais para que todos tenham os mesmos direitos humanos. Algumas esclarecidas (ainda poucas, infelizmente) estão à frente dessas outras, que só vão declarar todo seu apoio quando o trem da história já tiver passado. O site OkCupid, um dos maiores sites de relacionamentos amorosos do hemisfério norte, tomou hoje uma atitude que prova que não está apenas interessado no cartão de crédito de seus usuários, e sim na igualdade para todos eles – gays e héteros.

Quem visitar o site nesse momento com o browser Firefox, produzido pela Mozilla, vai encontrar uma página limpa com a seguinte mensagem:

Olá, usuário do Mozilla Firefox. Perdoe essa interrupção da sua experiência pelo OkCupid.

O novo CEO da Mozilla, Brendan Eich, é um oponente dos direitos igualitários para casais gays. Nós gostaríamos, portanto, que nossos usuários não utilizassem software da Mozilla para acessar o OK Cupid.

okcupidA política não costuma ser o negócio de um site, e nós todos sabemos que há problemas maiores no mundo que CEOs ignorantes. Então você pode se perguntar por que estamos afirmando nossa posição hoje. Aqui está o porquê: nós devotamos os últimos dez anos em unir pessoas – todas as pessoas. Se indivíduos como o Sr. Eich conseguirem o que querem, então mais ou menos 8% dos relacionamentos que nós trabalhamos tanto para tornar realidade seriam ilegais. Igualdade para relacionamentos gays é pessoalmente importante para muitos de nós aqui da OkCupid. Mas é profissionalmente importante para a companhia inteira. A OkCupid é a favor de se criar amor. Aqueles que querem negar o amor e, em seu lugar, promovem a miséria, a vergonha e a frustração são nossos inimigos, e nós desejamos a eles nada mais que o fracasso.

Se você quiser continuar usando o Firefox, o link no pé da página vai levá-lo ao site.

Nós, no entanto, insistimos que você considere usar um outro software para acessar o OkCupid.

Em 2008 aconteceu um plebiscito no estado da Califórnia para que se limitasse a definição do casamento como algo apenas entre um homem e uma mulher. A medida foi aprovada por voto popular, o que imediatamente fez com que casais homossexuais fossem impedidos de se casar como vinha acontecendo em certas regiões do estado. O executivo Brendan Eich, revelou-se recentemente, fez uma contribuição de mil dólares para a campanha a favor dessa medida.

Ou seja, ele não estava contente apenas em ser intolerante. Como bem disse a OkCupid em sua declaração, ele tomou atitudes para tentar impedir a felicidade de pessoas que não afetariam em nada a sua própria. É um tipo de falta de empatia de que só as pessoas com coração muito peludo são capazes. Elas merecem ser vítimas de uma arma que daqui para frente vai se tornar cada vez mais poderosa e comum: o constrangimento.

Brendan Eich

Brendan Eich

O próprio Eich escreveu em seu blog tentando colocar a situação em panos quentes, afirmando que apesar das dúvidas que suas ações passadas possam provocar, ele não vai exercer qualquer forma de descriminação em seu comando da empresa. Ele evita dizer, no entanto, se mudou sua opinião sobre o direito dos gays a se casarem. A própria Mozilla também colocou um post em seu blog reafirmando seu apoio à causa LGBT. Vale apontar, no entanto, que ambos posts estão com os comentários fechados.

Enquanto isso, três membros da diretoria da Mozilla renunciaram a seus cargos por causa da contratação de Eich, segundo o Wall Street Journal, e vários funcionários da empresa declararam no Twitter sua reprovação ao novo CEO.

Esperamos que esses mil dólares criem ainda muita dor de cabeça ao executivo homofóbico, e que esse tipo de censura ao passado intolerante de pessoas em posição de poder se alastre por toda parte. Mal podemos esperar o dia em que autoridades como nossa omissa presidente coloquem o rabinho entre as pernas e, para tentar escapar da vergonha de suas ações passadas, tentem nos convencer de que “sempre apoiaram a igualdade para todos”. Empresas e corporações, sigam o exemplo da OkCupid. Mostrem que estão interessados não apenas no pink money, mas na vida daqueles que geram esse dinheiro para vocês.

Constrangimento, nós contamos com você para manter os intolerantes na linha, até que esses infelizes deixem de existir.

p.s.: Nerdice de blogueiro webdesigner: entre a lista de browsers sugeridos pela OkCupid, o Internet Explorer é listado como “Internet Exploder”. É um rancor eterno que só quem teve que lidar com o IE por anos entende. <3

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

6 comentários

zé da esquina

o site que boicotou é tão grande que eu nunca ouvi falar nele em toda minha vida. é praticamente impossivel ser 100% politicamente correto hoje em dia, sempre tem alguem ofendido por uma besteira ou outra. na minha opinião esse site tem mais a perder do que o Firefox, pois firefox ja esta consolidado e reconhecido como melhor navegador pelos seus usuarios.

James Cimino

Você nunca ouviu falar porque nunca deve ter saído do Brasil…

Comments are closed.