Discurso homofóbico faz jovens abandonarem igrejas

Pesquisa realizada nos EUA apurou que 33% dos jovens que abandonaram igrejas o fizeram por não aceitar a intolerância a gays

por Marcio Caparica

Os pastores norte-americanos já estão ficando preocupados, e provavelmente os brasileiros vão ter razões para perder o sono também. Uma pesquisa divulgada na última quarta-feira revelou que um terço dos jovens entre 18 e 34 anos nos Estados Unidos não se associam a nenhuma igreja ou grupo religioso. A razão para isso? Para muitos, o discurso intolerante dos líderes dessas instituições.

A pesquisa foi realizada pelo Public Religion Research Institute (PRRI, Instituto Público de Pesquisa de Religião), que entrevistou 4500 pessoas entre 12 de novembro e 18 de dezembro do ano passado. As perguntas eram ligadas a tópicos LGBT, como opiniões sobre legislação para casamento LGBT, medidas ligadas a HIV/AIDS, e o papel da religião sobre os direitos de homossexuais.

Pesquisas recentes descobriram que um em cada cinco adultos dos Estados Unidos não se considera parte de qualquer igreja. Entre a chamada Geração Y, esses números sobem para 33%. A pesquisa da PRRI constatou que um terço dos jovens que abandonaram a igreja dentro da qual haviam crescido declararam que a razão para isso eram os “ensinamentos negativos” ou o “tratamento negativo” relacionados a gays e lésbicas. Mais especificamente, 17% deles afirmou que a negatividade com relação a homossexuais era “importante” para abandonarem a instituição, e 14% afirmou que isso era “muito importante”.

Nos EUA, 58% da população considera que os grupos religiosos estão afastando os jovens por serem preconceituosos com relação às questões LGBT. Entre os jovens, a proporção sobe para 70%.

“Muitas igrejas e pastores estão deixando de lado sua oposição aos direitos LGBT nos últimos dez anos, e esta pesquisa oferece indícios ainda maiores de que o discurso negativo sobre essas questões estão prejudicando a habilidade das igrejas de atrair e reter jovens fiéis”, declarou Robert P. Jones, CEO do PRRI.

A pesquisa também constatou que mesmo entre os jovens conservadores o casamento homoafetivo tem altas taxas de aprovação: 50%.

Por lá, os líderes religiosos já estão admitindo que vão perder essa batalha, apesar de se ressentirem disso. Por aqui, nossos padres e pastores estão tentando aumentar ainda mais a pressão na tentativa de impedir que a população brasileira acompanhe as tendências do resto do mundo ocidental. Também há de ser uma batalha inglória, se deus quiser.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

9 comentários

Caio

Que boa notícia. É ótimo que esses líderes nefastos pregadores de injustiças e mantenedores da opressão mostrem suas verdadeiras caras. O bom no EUA é que lá a hipocrisia é menor do que aqui, e eles não escondem o que pensam ou ficam camuflando com discurso forçado. Assim, mais e mais jovens se livram dessa bitolação que é seguir doutrinas arcaicas e ultrapassadas que quase de nada servem para melhorar o mundo.
A propósito, me admira muito os jovens que ainda são muito religiosos aguentarem frequentar cultos e missas, são muito chatos, eu nunca gostei.

Bruno

A igreja católica não é homofóbica, e sim, prega uma doutrina de amor. Ela apenas é contra as pessoas se relacionarem afetiva/sexualmente por pessoas do mesmo sexo; e para tal, recebe total apoio. Claro que renunciar a isto não é fácil, mas, cada um tem a sua cruz.

Paulo

O discurso homofóbico deve cessar, é claro. O que não me parece nada razoável é que as religiões, que seguem um código moral e religioso baseado em livros que reputam sagrados, devam mudar as suas práticas e pensamentos pelos outros. Não é a igreja que deve se adequar aos outros, mas os outros, se quiserem nela ficar, que devem a ela se adequar.

Antenor

Só discordo do autor quanto aos padres. A maioria não é preconceituosa. Sou católico e nunca ouvi discurso homofóbicos na missa. Claro que acredito que eles poderiam fazer mais, ser mais receptivos e tudo mais, só que sou feliz com a minha religião.

Jonathan David

Eu não me sinto à vontade em qualquer igreja, não importa a religião. Muitos fazem um discurso travestido de amor, de tolerância mas que na verdade são de puro preconceito e isso me machucou muito quando adolescente. Como diz minha mãe, eu não sou ateu, sou à toa.

Pedro

Eu iria comentar, mas vocÊ tirou palavras de meus dedos. A igreja mais traumatizou do que ajudou-me, aliás, não ajudou em nada.

Comments are closed.