8 coisas que gays não suportam mais ouvir

Papéis do casal, tentativas de conversão, elogios preconceituosos, sexo anal... as questões que já deram o que tinham que dar

por Marcio Caparica

James, antes de sair de férias-érias-érias, deixou gravados três episódios do Lado Bi e uma reportagem para o UOL sobre as frases que gays não suportam mais escutar. Com seu jeitinho despachado, percorreu a Augusta com o gaydar ligado, abordou estranhos nas calçadas (alguns, tenho certeza, porque ele achou gato) e conferiu se sua lista de frases insuportáveis batia com as dos transeuntes. O resultado dá para conferir logo abaixo:

Uma das coisas que ele apurou na reportagem é que lésbicas têm um número muito maior de frases que o povo insiste em dizer para elas. Provavelmente por causa do machismo inerente em nossa cultura, as pessoas se sentem mais na liberdade de insistir nas mesmas ideias cansadas e preconceituosas. Os gays, certamente, sofrem menos com isso, mas mesmo assim há questões que são repetidas à exaustão quando as pessoas descobrem que você é viado. Essas são as minhas. E vocês, têm outras? Coloquem nos comentários!

  1. Quem é o homem e quem é a mulher? Essa é de longe a mais popular. Vem de toda uma cultura que ensina que meninos gostam de azul, brincam com carrinho, jogam futebol e batem no amiguinho, enquanto as meninas gostam de rosa, brincam com boneca, fazem balé e choram de medo de barata. Dentro dessas polaridades, um homem amar outro já é algo tão inconcebível que tem que ser ajustado rapidamente: uma das partes do casal TEM que ser o equivalente feminino para que essa relação faça sentido. E daí resta a nós explicar pela milhonésima vez que não é simples assim, que não necessariamente um é machinho e outro é afeminado, nem necessariamente um é passivo e outro é ativo, e mesmo quando existem preferências sexuais, nem sempre corresponde que o “machão” é o ativo. Se há uma vantagem de ser gay, é que essas limitações de papéis e funções todas podem se esvair. Infelizmente tem muito gay machista que insiste em estabelecer esses padrões, mas a gente discute isso em outro post.
  2. Como vocês fazem para saber que o outro também é gay? É simples, é só olhar a tatuagem na nuca que gays ganham quando perdem a virgindade. OK, não é assim. Na real, a gente só aprende com a prática. Existem vários sinais de que outro cara é gay, desde os óbvios como jeitos de se vestir e de se comportar mais bandeirosos, até aquela troca de olhares sutil no ambiente de trabalho homofóbico e o fato do bonitão do seu lado não afastar a perna quando você encosta o joelho ao lado do joelho dele. Nem sempre é simples. No começo de carreira, a gente erra muito, se apaixona por hétero, deixa passar o colega gatinho que não saiu do armário, é uma tristeza. Razão pela qual existem bares e casas noturnas gays: é bom de vez em quando estar num lugar em que o padrão é ser viado. Na dúvida, o jeito é ter a cara de pau e perguntar mesmo. Uma vez, no Espaço Itaú Augusta, eu simplesmente perguntei para dois rapazes no saguão se eles namoravam, como maneira de confirmar que eram gays e descobrir se estavam disponíveis. A resposta: “não, a gente não namora, o namorado dele está em casa e eu não tenho.” Suceso.
  3. Nossa, você nem parece gay. Quem diz isso geralmente está querendo fazer um elogio. Quem recebe esse comentário geralmente entende como um elogio. Vamos parar com isso, por favor? Por que ser menos pintosa é algo positivo? Quanto mais um homem se aproxima da mulher pior para ele, é isso que você quer dizer? Que bom que, apesar de você gostar de caras, você ainda mantém a aparência de um homem “de verdade”? Temos que deseducar as pessoas a acharem que essa frase é algo normal e positivo. Cada um age como quiser, que tal parar com o julgamento?
  4. Aff, que desperdício, você, gay. O comentário anterior é em geral feito por homens, e esse comentário aqui é em geral feito por mulheres. Que em geral também acham que estão fazendo um elogio. A lógica sendo que você, gay, é tão bonito, tão educado, tão cheiroso, tão sensível, que eu queria você pra mim, mas você não me quer. E como eu não te quero automaticamente eu estou sendo despediçado, é isso mesmo, produção? Todos os outros homens lindos, educados, cheirosos e sensíveis que estão fazendo usufruto desse gay aqui não contam como uso devido desse latifúndio? Querida, pode guardar esse comentário pra você.
  5. Você é gay porque não encontrou ainda uma mulher que mostre para você o que é bom. E essa é a versão FATALITY do comentário anterior. Como bem disse a Suilane Oliveira no Lado Bi das Amapôs, a fonte desse tipo de comentário tem um nome e é homofobia. A mensagem sendo: aquilo que você faz com os homens não é bom de verdade. Ou não é amor de verdade. Ou não é sexo de verdade. Seja o que for, é uma versão inferior daquela coisa tão maravilhosa que só acontece entre um homem e uma mulher. Quando você se der conta disso, vai abandonar essa prática lamentável aí. Bem, minha cara, por esse raciocínio, haveria uma chance de que uma mulher pudesse te mostrar algumas manobras e te converter para a homossexualidade. Mas torço para que nenhuma lésbica se preste a isso, porque você não merece.
  6. Eu gosto de gay, eu não gosto é de viado. Mais um comentário recorrente daqueles que têm a homofobia enrustida e, pior ainda, querem que você ajude a alimentá-la. É a mesma coisa que dizer “eu gosto de gays, desde que eles não sejam muito gays”. Ser gay é aceitável desde que você seja másculo. Vamos abrir bem o jogo: ser viado é que nem virgindade, não tem meio-termo, não dá pra manter 7/8 da virgindade, não dá pra ser só um pouquinho gay. No momento que você reconhece que gosta de alguém do mesmo sexo, sua homossexualidade está lá inteirinha de presente te esperando. Comportamentos são nada mais que o papel de embrulho.
  7. Tem que ser muito macho para fazer o que vocês fazem. Muito da homofobia vem dessa fixação que os héteros têm na maneira como os gays fazem sexo. Traduzindo os eufemismos: “dar o cu dói pra caralho, não sei como vocês topam fazer isso o tempo todo”. Nisso a gente pode subentender que o cara já tentou comer alguns rabos em sua vida, e doeu muito para a dona do rabo em questão. Isso supondo que era uma dona. E isso supondo que o dono do rabo não era o próprio, claro. Bem, meu caro, com jeito, experiência e paciência, não há sofrimento. E se realmente causasse tanta dor, o pessoal procuraria outras alternativas menos sofridas – ninguém em sã consciência arranca uma unha, depois no dia seguinte arranca outra, depois outra… Além do mais, sexo vaginal, que eu saiba, também não é garantia de sexo sem dor – quando mal feito, fica incômodo e até dolorido, estão aí as mulheres que fingem orgasmo para se livrar da situação que não me deixam mentir. Então aceite o que até a Sandy já aprendeu faz tempo: sim, sexo anal pode ser uma fonte de prazer. Quando bem feito por ambas as partes. Você parece que tem que tomar umas lições ainda.
  8. Eu até tenho amigos gays. Que legal que você é, aceitando compartilhar sua esplêndida convivência com essas criaturas infelizes que sofrem da homossexualidade, né? As pessoas que dizem isso se pretendem muito tolerantes. Desde que nenhum dos amigos gays saia com o filho dela. Caso em que o tão fofinho amigo gay vai ser expulso do convívio social e o filho gay vai ser enviado para o psicólogo na esperança de “dar um jeito nisso”. Gays que se dão o respeito não precisam das migalhas da sua amizade.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

43 comentários

Joana

Não sou homofobica, tenho fantasias com mulher, mas não gosto do toque. Mas nada me impede de um dia poder ser diferente. Tenho um filho gay e o amo e aceito. Amei e fui amada por um transgenero que queria ser mulher mas gosta de mulher, ou seja, um trans gay. Que se vestia, pintava unha, tomava hormônios. Queria cirurgia. Ainda assim não posso concordar com a maioria do que diz esse artigo e não sinto que me representa nem à muitas pessoas. O seu discurso mostra raiva e desprezo e mostra mais preconceito e mais ódio que a maioria dos simples heteros tentando entender e viver bem com um mundo que não conhecem, mas tentam conhecer. Você quase diz que é errado ser hetero , fazer perguntas PARA ENTENDER e SE DAR BEM com pessoas que ama… perguntar não ofende… se vc nasceu gay e não sabe como é ser hetero, não vou me irritar se perguntar. A sociedade machista é machista para todos… Não só para os gays… cabe a todos nós DIALOGAR, NOS APROXIMAR, ENTENDER, NOS ACEITARMOS. Independentemente da sexualidade. Amor e educação são muito mais importantes dentro desse tema. Através de amor e entendimento é diálogo podemos entender a vasta sexualidade humana e acabar com todos os absurdos em nome de Deus e da sociedade engessada. Eu poderia escrever um livro sobre coisas que vc citou. Mas vc está sendo simplório e injusto. Para não dizer agressivo… lamentável. Até entendo sua intenção. Só acho que todos têm direito a ser quem são, desde que não agridam os outros…

Roberta

Eu tenho uma que acontece direto comigo:
“Mas você é tão feminina!”
Sério, ser feminina quer dizer que não posso gostar de mulher? A única outra que é mais irritante é quando sabem que eu sou Pan (eu digo bi, porque explicar o que é pan para certas pessoas me doi a cabeça), vem e dizem:
“Então, você gosta de mulher?”
Sim, eu gosto. De homem também. De qualquer pessoa, independente do sexo.
Não, tem uma pior, quando o cara chega pra você e te chama junto com a menina que você tá pra tranzar com ele, como se nos duas fossemos tranzar com ele mesmo estando juntas e ele fosse o cara com “H” maiúscula.
O pior é que o cara que fala isso não se toca, sabe?
Quer dizer, moço, eu estou com ela. Se fosse ficar com um cara, eu estaria com um cara. Mas esse cara não ia ser você. Pode crer nisso.

Jhose

Pergunta insuportavel quando querem saber quem faz o papel de fêmea ou macho na relação gay: Quem de vocês vai pra cozinha?
Resposta: Ambos, tem dia que ele cozinha tem dia que eu cozinho e tem dia que nós dois cozinhamos.

Joana

olá.. gostaria de dizer quere essa pergunta não é para ofendet ou bisbilhotar.. é muitas vezes pura ignorância, e muitas vezes as pessoas só perguntam pq querem entender. Entender e dialogar…. para aprender e aceitar. Não por mal. Já passei por essas dúvidas e entender foi muito legal para conviver com os/as homo ou bis quere conheço. E sei o que é Pam… gosto do conceito do amor….

Léia

Vendo os comentários me faz pensar que para gay nenhum comentário é válido. Tudo o que dizemos, mesmo sem ter má intenção parace que aborrece. O que tem de mau perguntar: você é gay?
Com respeito a alguns, mas tem gay que se aborrece com qualquer coisa e já acha que sou homofóbica. Eu não sou contra a companhia mas não estou de acordo com o que fazem, vai ter gente que vai achar isso ruim, o que me faz pensar que eles querem que sejamos de acordo com tudo o que fazem.

James Cimino

Olha, Léia Bolha: “Não sou homofóbica, mas não estou de acordo com o que fazem.” Em primeiro lugar, nós gays não precisamos de sua opinião/autorização para amarmos, transarmos, beijarmos quem nós queremos e quem quiser transar, beijar amar a gente. Em segundo lugar, uma dica, na verdade, sua frase prova que você é homofóbica. Voc~e se finge de tolerante, mas “não concorda” com homossexualidade. Isso te torna homofóbica. Então, saiba de uma coisa, qualquer frase que comece com “não sou racista/homofóbica/machista/misógina/preconceituosa mas…” vai terminar num montão de merda.

Junior

Sem dúvida essa é a pior
Pessoa: – Quem é o homem e quem é a mulher da relação?
Eu: – Você e seu marido fazem um 69?

HSH

Piores frases:

• Não gosto de efeminado, mas não tenho nada contra;

• Homem hétero mesmo, não deixa um gay encostar nele
(sobre a total impossibilidade de um hétero deixar um gay chupá-lo ou dar pra ele, se isso acontece, já questionam sobre a sexualidade do hétero, querendo rotulá-lo de gay também.

Ilana

Se um “hétero” deixa um gay chupá-lo ou dar pra ele, é óbvio que ele não é hétero… ele pode ser bi, mas por definição hétero ele não é! Se ele curte gay, é pelo menos bissexual… E ser bi é algo humilhante? Vcs se discriminam…

Rene

Tem várias outras, como por exemplo: “eu respeito os gays, só não pode beijar perto de mim”. Isso me da um nó na cabeça.

David Reis

Perfeito! Realmente esses comentários irritam muito! Mas aquele após tu dizeres que és gay é pra matar, ” sério que você é gay? NOSSA, eu tenho um amigo gay, vou te apresentar ele, ele é bem bonitinho”. Acho que essas pessoas pensam que somos seres de outra espécie, e que deveríamos nos conhecer e viver, talvez, em uma comunidade? haha … além do esteriótipo que só porque é gay tem que se “pegar”. Não amiga, não é só porque ele é gay que vou querer “pegar” ele. obs: Márcio, tu estás solteiro? hahaha brincadeira. Parabéns pelos textos ^^

Allan Melo

David,é bem assim mesmo que acontece! kkkkkkkkkk
Te perguntam ou você diz que é gay (quando ainda precisa) e já falam isso. Concordo com você!

SAMUEL SOSHA

Já sou familiarizado com essas frases, uma que eu já tive de responder foi:tu é isso que eu estou pensando?

Demo

Quem me dera ser gay. As mulheres só me desiludem, são todas iguais.
Eu vivo com 3 amigos meus, e é tudo na boa, raramente há problemas, estar com homens é muito mais fácil. Infelizmente tive que nascer assim…Eu vou é tornar-me assexuado. Bom texto já agora.

Marcos Silva

Olha infelizmente você está certo.

Já trabalhou em ambientes de trabalho onde só há mulheres?

Eu já e é um inferno!!!

Cinderella

Um dos piores que eu já ouvi foi: “não sabe se comportar” no sentido de não dá uma de hétero no convívio social. Fala sério!

Joel

Talvez seja apenas comigo, mas escutar “tudo bem, nada vai mudar entre a gente”, “eu te aceito do jeito que você é” ou, ainda, “continuo te amando mesmo assim” me irrita muito. Nada melhor do que se sentir aliviado por contar a alguém de sua orientação sexual e saber que você continuará sendo amigo dessa pessoa. Como se eu estivesse esperando a pessoa dizer que não quer ser mais minha amiga. Aff

E ainda tem as vezes em que contamos e o rapaz responde: “tudo bem, cara, mas eu não curto não”. Não, querido, eu não estou afim de você. Não precisa achar que vou te perseguir. Só acho que se estamos criando um relacionamento amigável e preciso te deixar a par da minha orientação sexual.

Ana

Quando um dos meus melhores amigos finalmente revelou que era gay ao grupo, olhámos uns para os outros e dissemos: sim, nós já sabemos há imenso tempo mas ainda bem que finalmente o disseste em voz alta. Ele ficou tão aliviado que até o olhei de lado e me perguntei se ele era idiota ao ponto de achar que o iriamos afastar por uma coisa tão natural.
Ele não sabia ainda na altura que levei tão a peito porque eu própria sou bi e conheço o desconforto que pode ficar com “algumas” pessoas. Algumas raparigas quando sabem a minha orientação até ficam assustadas mas quando sabem que namoro até se nota o suspiro de alivio porque não me vou atirar a elas. Como se fosse um bicho no cio a atirar-se a tudo o que move e nem tivesse preferências.

Pessoalmente odeio quando dizem que me aceitam “como sou”, como se fosse algo estranho ou um extraterrestre lool

Marcos Silva

Perfeito comentário.

Até que enfim encontrei um que realmente me irrita!!!

Andressa

Acho que o que mais irrita, e que acontece comigo com mais frequência quando estou com minha companheira, são coisas como “ah, mas não tem espaço pra mais um?”. Geralmente essa fetichização vem com ‘elogios’ tipo “nossa, vocês são o casal mais lindo que eu conheci nessa festa” acompanhado, claro, daquele olhar nojento que só homens heteros sabem te dirigir. Sério, dá vontade de explodir o cara.

Cinderella

“Pq não encontraram um homem de verdade” ou “tem algo faltando aí, por isso que usam acessórios”.

Marcos Silva

Perfeito comentário.
Nossa.. é verdade…

Muito bom!

Até na religião sofremos preconceitos.

Renato Sassone

Geralmente uma mulher hétero descobre que você é gay e solta: “Nossa, sério? Eu adooro gays. Meus melhores amigos são gays. Os gays são alegres sempre, são ótima companhia, me ouvem, são leais blá blá”. Fag hag detected. Sorry, uma que sexualidade não define caráter. E outra: não, eu não sou alegrinho all the time, tenho meus momentos down e faço terapia Rs. Não me encaixo em seu estereótipo.

Junior

Odeio o “tenho amigos gays”, mas odeio muito mais “os gays são legais, engraçados, leais, etc.”, me sinto um viadinho de estimação de uma mulher “legal” quando falam assim. Sou viado, não sou um poodle!

Rômulo Carvalho

Quando uma mulher fala “nossa sempre quis ter um amigo gay”. Como se um gay fosse a versão barbie para adultas. Me poupe. Não sou um animal de estimação, muito menos um brinquedinho.

Charles Killuminati

Nossa! quanta merda!
E você está falando aí de homens (com “h” minúsculo) pois um Homem de verdade jamais vai fazer a mulher sentir dor no sexo vaginal pois ele vai prepará-la, pois um Homem com ‘H” maiúsculo sabe muito bem levar a mulher as alturas nas preliminares. Não tire conclusões se baseando nesses bombadões em sua maioria gays enrustidos. Você mostrou que não sabe NADA de homens!. Texto totalmente FAIL!

Marcio Caparica

Tenho a impressão que você inferiu muito mais do texto do que está escrito… Eu não tirei conclusão nenhuma. Apenas apontei que sexo vaginal não é garantia de sexo sem dor. Que bom para as mulheres que topam fazer sexo com você que elas têm alguém que entende TUDO de homens com elas, ao contrário de mim, que não entendo NADA! Vou continuar indo pra cama com homens mesmo, fica tranquilo.

Tania

Charles, seria um prazer inenarrável lhe conhecer porque aos 56 anos não encontrei nem um homem preocupado com a mulher, mas muito interessado em saber sobre sua própria performance. E vou lhe dizer uma coisa, não sou moradora de comunidade, semi analfabeta (ao contrário, tenho curso superior), não me relaciono com boçais ou com homens que falam “menas” “agente fomos” ou algo do gênero. Voce realmente é um sujeito sui generis. Parabéns! Ah, e quanto ao texto, achei ótimo e muito engraçado também. Eu juro que nunca fiz qualquer desses comentários, até porque sou mãe de um gay que amo de paixão. Mas assiste razão ao blogueiro. Sexo vaginal dependendo da posição, do tamanho do pênis (e voces fazem uma questão absurda em achar que quanto maior melhor), até mesmo do ciclo menstrual próximo ou não, por questões anatômicas e muitas mais que eu perderia tempo escrevendo, pode doer e muito e às vezes ficar dolorido por dias. Charles, seja mais leve, seja mais feliz, não tome pra si o que não lhe pertence!

Gustavo Souza

Meninos, que tal agora fazer a lista do que os gays não aguentam mais ouvir dos próprios gays? Eu tenho uma. Você conhece um cara, trepa com ele e durante a foda ou depois, ele te pergunta: “e o namorado?”. Que mania chata é essa de as pessoas acharem que estar namorando é a coisa mais importante da vida. Antes eu dava uma resposta mais sutil, algo assim: “ah, é porque essas coisas acontecem, a gente não tem como prever”. Decidi que, a partir de agora, vou dizer a verdade (como fiz há alguns dias): “é porque eu não quero”. Tudo bem a pessoa só querer trepar?

Marcio Caparica

Sugestão bem boa, Gustavo!! Me ocorre uma também: “nossa, você tá bem forte. Tá tomando bomba?”. Porque afinal todo viado toma bomba… #aff

Antonio

Nossa! Eu imaginava o James MUITO diferente, tipo bem gordinho e meio delicado de rosto, tipo o John C. Reilley. Sei lá porque, mas a voz dele me passava essa imagem.

Marcio Caparica

Mas você é tão bonita” é ótimo. Posso atestar que a Cristina é bonita mesmo! Por que que beleza dependeria de orientação sexual, né? As lógicas tortas das pessoas…

Comments are closed.