Katniss & Peeta

Katniss & Peeta invertem os papéis tradicionais do cinema

Qual é a razão da heroína de Jogos Vorazes ser tão diferente? Peeta, o namorado donzela em perigo

por Marcio Caparica

Neste final de semana Jogos Vorazes – Em Chamas, o segundo capítulo da trilogia Jogos Vorazes, arrecadou uma montanha de dinheiro – ganhando mais de 160 milhões de dólares na semana de estreia, é o maior lançamento de um filme no mês de novembro de todos os tempos. De todos os tempos. (Toma, Crepúsculo!) Já se falou muito, e com razão, sobre Katniss Everdeen e como ela desafia muitas das narrativas tradicionais para meninas. Ela atira flechas, ela luta, ela mata, ela sobrevive, ela está distante de seu lado emocional, ela prefere agir a falar, e… eu já disse que ela mata?

Mas uma das coisas mais incomuns no que se refere a Katniss não é como ela desafia os papéis de gênero costumeiros para as heroínas, mas como Peeta, seu parceiro na arena e um dos vértices de seu triângulo amoroso, desafia as expectativas de Hollywood quanto aos papéis dos namorados.

Considere esse indício: a família de Peeta tem uma padaria. Ele literalmente é um cozinheiro de mão cheia, e segundo a sabedoria popular já pode casar.

Ele é forte fisicamente, mas claramente menos que ela. Ele tem culhão, mas não tem a frieza para matar que ela tem. Inúmeras vezes ela se pega gritando “PEETA!”, mas não para pedir ajuda, mas para dar ajuda, e daí sai correndo, porque mais uma vez lá foi ele fazer alguma idiotice tipo ser eletrocutado.

A missão maior de Katniss – sua guerra contra a Capital – várias vezes acaba cedendo lugar para a missão menor mas mais imediata: salvar Peeta. Ela deixa claro que, se alguém tiver que escolher entre ela e ele, ele deveria ser salvo por causa de sua bondade. Ela não se surpreende nem um pouco quando lhe dizem que ela não o merece.

Ele faz todo um esforço para que ela abra seu coração. Ele a encoraja a se abrir com os outros. Ele jura que a indiferença dela não o magoa (uma mentira altruísta) e que ela não lhe deve nada. Se um dia ela cair em si e baixar as defesas, ele vai estar lá, esperando por ela.

Ele é melhor que ela, porém mais brando. Ele é menos ardiloso que ela. Ele é menos cínico que ela. Ele é tão valente e durão quanto ela, na medida de suas habilidades, e ela é a responsável por limpar a sujeira toda quando o que ele tem não basta. Não protegê-lo é deixá-la na mão, porque provavelmente esse é o único serviço que ela vai pedir para alguém fazer.

Às vezes Katniss beija Peeta, mas ela só diz para ele o que ele precisa saber, e quem decide o que ele precisa saber é ela.

Peeta ama Katniss do jeitinho que ela é, sabendo o tempo todo que jamais vai conseguir mudá-la e que sempre haverão partes dela que permanecerão misteriosas e distantes.

Não me entenda mal: na vida real, nós todos conhecemos casais de todo tipo de alinhamento de gênero que funcionam dessa maneira e de muitas outras maneiras mais, sejam casais homem-mulher ou dois caras ou duas mulheres ou seja mais o que for; não há nada em cozinhar, força física, ou abertura emocional que seja inerente a qualquer gênero que seja na vida real com humanos reais com o mínimo de consistência. Mas nos filmes, ou pelo menos nos blockbusters, a coisa é diferente. Pelas regras tradicionais de Hollywood, não há como negar: Peeta é a donzela em perigo.

Peeta é Pepper Potts e Gwen Stacy, ajudando e ajudando e ajudando até o último minuto, quando chega a hora do prêmio final, e o prêmio é: PRECISAR SER RESGATADA. Peeta é Annie em Speed, que dirige como um piloto de Fórmula 1 até o momento em que acaba sendo algemada a um poste repleto de explosivos. Peeta é Holly em Duro de Matar, que segura a barra contra os terroristas até John McClane chegar e encontrá-la (para então ela voltar a usar seu nome de casada).

Pode-se argumentar que o conflito de Katniss entre Peeta e Gale é no fundo escolher entre uma Donzela de Filme tradicional e um Herói de Filme tradicional. Porque, afinal, é ao lado da cama de Gale que ela resignadamente se senta depois de tratar seus ferimentos. Gale explica para ela a revolução. Ela propõe que fujam; Gale faz pouco caso porque ele presume que entende mais das coisas que ela; Peeta apenas fica tristinho, com o olhar distante.

Gale trabalha nas minas, não na padaria. Ele é um caçador. Ele pega ela de jeito e a beija simplesmente porque é o que ele quer fazer. Ele é mais alto. (DETALHE DA VIDA REAL: ele é interpretado por Liam Hemsworth, irmão de Chris Hemsworth, que faz Thor. #calores)

Em outras palavras, as relações de gênero nessa história são mais complexas – particularmente nos filmes – que simplesmente a ideia de uma garota que luta. Também há todo um deleite em ver as inversões e misturas das ideias do que se espera de garotões em filmes em que o povo está correndo e sangrando o tempo inteiro.

Traduzido do post escrito por Linda Holmes no blog Monkey See.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

14 comentários

andy

As pessoas acham peeta e indefeso que ele tem que sempre ser salvo por katniss mas a principio ng teria gostado sequer dela senão fosse a declaração de amor q ele fez em publico ara ela entes dos games isto foi o q a salvou foi o que a fez ser a preferida do publico do capitol enfim msm ela considerando ser uma mentira aquilo a salvou por exemplo de morrer pois foi preta que de de um td para manterem os carreiristas longe dela se tem alguém que não merece elogio pq na verdade tenho certeza que em nenhum momento katniss estava disposta a comer os frutos envenenados mas peeta sim ele morreria ele faria sem pensar duas vezes isto e a maior prova que ele e o cara pq gale se arriscaria matar qualquer um pela “causa” como ele fez meio que indiretamente quando prim morreu e ng me tira da cabeça a ideia de que ele sabia o que estava para acontecer ele so não sabia que prim seria uma das vítimas do ataque mas ele não se imprtou em aniquilar milhares de crianças que são tao inocentes quanto as dos distritos com o a sorte ou não de terem nascido no capitol que culpa elas tem.gale e frio calculista se importa somente com os seus e assim sempre vai ser preta e descente racional entende de verdade o que vida e morte significam e e isto que faz com que katnis admire ele.

Andréia

Peeta, o donzela em perigo? ele já inicia na história salvando a vida da Katniss, lembram? ele apanha da mãe para jogar o pão para ela, depois ganha a simpatia do povo de Panem para salvá-la, se junta ao carrerista para deixá-los longe dela, luta com Cato e perde uma perna para dar tempo dela fugir, na Cornucópia luta com Cato no braço para salvá-los… para piorar (em Catching Fire) ele se voluntaria para voltar para arena para dar a vida por ela. Isso é um homem de verdade!

fernanda

É verdade , odeio quando as pessoas dizem isso sobre no Peeta , provavelmente quem diz isso não leu os livros só Viu os filmes , e se leu não prestou atenção nos detalhes …Quem estava lá Do lado da Katniss quando ela precisava de afeto? E sem dizer que em a esperança ele dedicou a capital para ajudar katniss E o Distrito 13 ,mesmo sabendo que poderia morrer.E depois de tudo que ele passou ,ele foi quem melhor superou tudo no final !

milla

adoro d+ esse casal,o amor do peeta e muito grande. ele e um heroi salvou a kat varias vezes sim tá, ele e incrivel. sou mega fã desse casal.que lançem, logo, jogos vorazes-a revolta para vermos a continuaçao dessa historia de amor,para sabermos o desfeicho desse amor #peetniss…..

falesandro

Oi galera sou fanática por peeta então criei um nome pra ele e katniss pensei muito espero que pra quem é fã dele goste, então é peetniss adoro eles.

PEETNISS FOREVER.

anaib

pra quem n gosta de peeta vai um recado donzelinha um casete ele também salva a vida dela nao adianta gale ser alto caçar e trabalhar em minas e nao ser romantico,katniss precisa de um homem romantico pra que ela possa esquecer as tragedias e só peeta pode dar essa alegria pra ela real esse amor deles pra mim vai ser forever.

Thayana alves

Comcordo peeta a ama desde a imfancia o filme relata isso , ele e romantico daria a vida por ela e ela por ele ,ela se mostra forte pois a vida nao foi facil para ela depois da morte de seu pai.
Kati no começo foi sim ensenaçao mas, depoi ela se apaixona mas ainda esta dividida .
Eu torço pelo peeta ficar com ela eles sao lindos juntos

Peeta se declara ate nas piores

Cátia Neves

Não concordo quando fala que ela salva ele, não é verdade. No primeiro filme ele a salva de Cato, levando um golpe de espada que era para ela se ele não tivesse surgido. No final em Esperança, ele não a deixa tomar o comprimido que a teria matado, e a salva quando ninguém mais está ao lado dela, permanecendo junto dela e dando uma nova esperança. Ela não teria o final que teve, sendo salva de uma vida obscura sem esperança se Peeta não estivesse sempre ali do lado dela.

Giovanna Aparecida

eu concordo cm vc cátia o peeta e o mais lindo mais puro mais bom da triologia pq ele falou o que ele sentia pela Kat des do começo o peeta fala pra Kat oque ele sente por ela e fala que a ama e no fundo a Kat ama ele só não consegue se expressar como ele se expressa pra ela e na moral não gostei da pessoa que escreveu isso o peeta tem muitas qualidades tipo o peeta sabe cozinhar o gale não o peeta respeita a Kat e só a beija quando ela quer o gale não a altura não e documento e eu estou falando que não emporta a altura oque emporta e o amor pq tem umas pessoas malociosas aí eu quero tirar a malícia e oque tem o “gale”ser irmão dp “Thor” me fala desde quando essas triologias se misturam

Giovanna Aparecida

“triologias” se misturam ? ah e porque eu to tão brava porque eu amo o Josh hutchison desde a b c do amor então não discuta com uma fã de josh porquê meu bem vc vai perder

Marina

Concordo com o que você disse sobre a inversão de papéis. Tirando a parte em que ela seria mais forte fisicamente com o Peeta. Nos livros, ele é mais forte do que ela, até por ser homem e tal. Mas realmente, é aquele cara BOM, genuinamente bom. E ela sabe no fundo que não é tão bondosa assim, que é mais egoísta (nada contra, todo mundo tem um lado negro da força…normal do ser humano). Mas enfim, o Peeta surpreende e a torna uma pessoa melhor.

Laura

Mas a Kat tem mais tecnica pra matar, por ter passado metade da vida caçando

Anna

O Peeta é o personagem mais lindo, puro e tudo de bom destes filmes de agora. EU amooo ele.

P.S: “Você me ama? Real ou Não Real” – Real…. <33 <33 P e K forever.!

Ana

Peeta e o personagem mais interessante da trilogia inteira de jogos vorazes ,ele é diferente da maioria,ele é bondoso, ele é lindo, paciente,carinhoso, mesmo katniss mostrando-se indiferente ao peeta, e onde podemos notar o seu amor pela katniss, mesmo ela sendo assim ele não a deixa, e com esse jeito bondoso, difere da maioria que os cerca na sociedade, peeta conquista a katniss.

Comments are closed.