The Sandman, by JH Williams III

Conheça (ou relembre!) os personagens gays de The Sandman

Para comemorar o 25o. Aniversário da série, DC Comics lança nova minissérie escrita por Neil Gaiman

por Marcio Caparica

Em dezembro de 1988 era lançado nos Estados Unidos o primeiro número da série The Sandman. Escrita pelo britânico Neil Gaiman com capas do também britânico Dave McKean, a série era uma aposta da editora DC Comics para capitalizar no sucesso da minissérie Orquídea Negra, que a dupla havia criado no ano interior com grande sucesso. Leitores do mundo todo foram apresentados ao Rei dos Sonhos no momento em que ele foi aprisionado por engano, e pelos próximos oito anos acompanharam os desdobramentos fantásticos, dramáticos e inesperados desse confinamento.

Para comemorar os 25 anos do início da série, a editora DC Comics lançou esse mês The Sandman: Overture, minissérie de seis edições em que Neil Gaiman finalmente conta o que ocorreu logo antes do personagem-título ser aprisionado em The Sandman #1. O ilustrador desse novo capítulo da história é J. H. Williams III, o mesmo que até recentemente comandava a série Batwoman. O primeiro número já está esgotando em todas as lojas de quadrinhos.

Um deleite especial da série foi a maneira como, desde o primeiro número, Gaiman colocou em seus quadrinhos personagens de todas as sexualidades sem jamais apelar para caricaturas. Vamos lembrar que em 1988 a visibilidade LGBT era muito, muito menor do que hoje; antes de completar um ano, The Sandman já havia mostrado casais homossexuais e travestis, tanto heróis como vilões (apesar dessa classificação não funcionar muito nessa série), sem fazer circo, como as decorrências naturais da vida que são. Confira abaixo os principais personagens gays da série.

Aviso: o resto desse post contém spoilers! Se você ainda não leu as histórias e não quer saber algumas surpresas, pare de ler agora e corra já até uma livraria para dar fim a essa lacuna da sua formação.

Alex Burgess by Sam KiethAlex Burgess

Filho do Grande Magus que aprisiona o Sandman o início da história, Alex Burgess não tem o talento para as forças ocultas, mas acaba tendo que lidar com o prisioneiro após a morte do pai. Vive por décadas com Paul McGuire, um jardineiro que seduziu seu patrão enrustido e se torna seu “secretário”. Quando o Rei dos Sonhos finalmente se liberta após décadas, condena Alex ao eterno despertar: acordar de um pesadelo apenas para descobrir que está em outro, e então acordar novamente e mais uma vez se ver num pesadelo ainda pior, para todo sempre…

Judy by Mike DringenbergJudy

Uma das vítimas confinadas num restaurante na horripilante história “24 Horas”, Judy é uma lésbica que acabou de brigar e bater na namorada, Donna. Agora, remorsada numa época antes da popularização dos celulares, aguarda uma ligação da namorada com quem quer fazer as pazes escrevendo cartas de amor que nunca serão lidas. Seu final não é feliz.

Desire by Mike DringenbergDesejo

O (a) irmã(o) mais novo(a) do Sandman é literalmente a antropomorfização do desejo, assim como o Sandman é a do sonho. Mais do que gay, é onissexual: seja lá pelo que for que você tem atração, é o que você vai encontrar se Desejo aparecer para você. Pueril, inconsequente, egoísta e irresistível, Desejo arrasa todos a quem encontra, sorri e passa sem jamais se preocupar com os efeitos que tem sobre aqueles que conheceu.

Chantal & Zelda by Mike DringenbergChantal & Zelda

Rose, a protagonista da segunda grande história de The Sandman (Casa de Bonecas), muda-se para uma grande casa compartilhada por várias pessoas. Num dos quartos moram Chantal e Zelda, as “mulheres-aranha”, sempre cobertas por véus e comentando sobre sua extensa coleção de artrópodes. De início ninguém sabe direito a relação das duas. Zelda reaparece em Entes Queridos, a penúltima história da série, num hospital, prestes a morrer de AIDS. É então que se confirma que ela e Chantal (que já morreu) eram namoradas.

Hal Carter by Marc HempelHal Carter

O dono da casa onde moram os personagens de Casa de Bonecas, Hal Carter ganha a vida se apresentando em shows de drag com o nome artístico de Dolly Lamour. Sonha com as grandes divas do mundo gay, musicais e amor verdadeiro. Anos mais tarde tem uma carreira de sucesso como transformista polêmica, sob o novo nome de Vixen. Sejam quais forem as desavenças que ele teve com Rose entre Casa de Bonecas e Entes Queridos, passa por cima delas quando comparece no enterro de Zelda.

The CorinthianCoríntio

Gato, sedutor, e serial killer. O Coríntio é um pesadelo criado pelo Sandman para representar tudo de mais perverso na natureza humana. Tem bocas no lugar dos olhos e um prazer especial em consumir globos oculares de garotos. Em Casa de Bonecas deixa um rastro de cadáveres que deixariam Dexter no chinelo, até que o Sandman põe fim em sua tétrica alegria. Retorna em Entes Queridos, e na série spin-off de The Sandman, The Dreaming, chega a ter relacionamentos com outros homens.

 Cluracan by Marc HempelCluracan

Cluracan é o emissário que o Reino das Fadas envia até o Sandman para participar das negociações da história Estação das Brumas. Chega já oferecendo a irmã Nuala de presente, e mata as horas livres no Reino dos Sonhos fazendo esbórnia com os homens dos outros séquitos presentes. Reaparece nas histórias Fim dos Mundos e Entes Queridos, sem jamais descer do salto.

Wanda by Shawn McManusWanda

Sem dúvida é o personagem gay mais bem desenvolvido de toda a série. Criada na história Um Jogo de Você, Wanda é a melhor amiga de Barbie, que vivia na mesma casa que Rose em Casa de Bonecas. É uma trans em conflito entre o desejo de ter o corpo com o qual se identifica e o terror que a cirurgia de mudança de sexo lhe causa. Fã de quadrinhos de super-heróis, é a única nessa história cheia de mulheres que não consegue ir ao Reino dos Sonhos resgatar Barbie, exatamente por ter nascido homem. E exatamente por ficar para trás, é a única das personagens principais dessa história que acaba morrendo. A cena de seu enterro é uma das mais comoventes de toda a série. A família conservadora de Wanda a enterra vestida num terno e com o cabelo cortado, sob uma lápide com seu nome de nascimento, Alvin. Num último e efêmero gesto de amizade, depois do funeral Barbie escreve o nome Wanda com batom por cima do “Alvin”, e deixa sobre o túmulo o gibi preferido da grande amiga falecida.

Hazel & Foxglove by Shawn McManusHazel & Foxglove

Um andar acima de Barbie, ainda em Um Jogo de Você, moram Hazel e Foxglove. Hazel é uma cozinheira mais machinho. Foxglove é uma cantora em começo de carreira, mais femme. E também é a  namorada com quem Judy tanto queria falar no restaurante em Casa de Bonecas. Mostrando como relacionamentos nunca são simples, o autor Neil Gaiman cria uma trama paralela em que Hazel se descobre grávida por acidente de um colega de trabalho, e, levada na enxurrada de todos os problemas (literalmente) fantásticos que Barbie causa aos moradores de seu prédio, ainda tem que criar coragem para contar à namorada que pulou a cerca e está grávida. O casal supera esse obstáculo e retorna como protagonista da minissérie Morte: O Grande Momento da Vida, em que Foxglove, agora uma rock star, precisa resgatar a namorada e o filho da própria Morte, reavaliando no processo a importância da fama, dos relacionamentos e da lealdade. Graças a essa minissérie Neil Gaiman ganhou um troféu GLAAD em 1996.

Jim by Michael ZulliJim

Enquanto espera uma tempestade cósmica passar na Taverna no Fim dos Mundos, o marinheiro Jim escuta vários relatos dos outros seres extraordinários que lhe fazem companhia na história Fim dos Mundos, até que decide contar sua própria. É um relato da vida de um marujo em 1913, entremeada de seres imortais, passageiros clandestinos e serpentes marinhas gigantes. Ao final, Jim revela que na verdade é uma garota que vive disfarçada homem para conseguir viver cruzando os oceanos. Apesar de nunca explicitar que ela seja trans ou sequer lésbica, no mínimo é um exemplo claro de gender bending.

Desire by Jill ThompsonA garota na festa fetichista em Vidas Breves

OK, ela não é um personagem importante. Mas é um exemplo magistral de como em poucas frases Neil Gaiman consegue contar uma história capaz de queimar a imaginação. No começo de Vidas Breves, uma garota aborda Desejo, que estava conversando com a irmã Delírio. Desejo a despacha rapidamente:

Não. Está vendo aquela garota de vermelho? Ali? Vá até lá e converse com ela. Passe um fim de semana apaixonado em que vocês duas vão fazer amor até ficarem exaustas e sangrando. E então, sem saber por que, se negue a vê-la de novo.

Ela vai ligar para você, e rondar sua casa. Quando você pedir para ela deixar você sozinha ela vai apenas chorar e não dizer nada – olhar para você com mágoa e segui-la.

Mais cedo ou mais tarde isso vai deixar você tão furiosa que você vai sentir uma vontade desesperada de fazê-la dizer algo. Fazê-la reagir. Machucá-la. Tirar os olhos dela de sua mente.

Depois disso, vai ser só questão de tempo.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: