Fotógrafa Zanele Muholi faz ativismo com imagens

A série de retratos Faces and Phases diminui a invisibilidade de lésbicas negras da África do Sul

por Marcio Caparica

Há formas de se lutar pelos direitos dos homossexuais mais construtivas – e até, por que não dizer, eficientes – do que ir a um protesto por desencargo uma vez por ano. O trabalho da fotógrafa sul-africana Zanele Muholi é um exemplo dos efeitos mais profundos que o engajamento contínuo aliado a talento pode fazer para mudar percepções sobre a sexualidade.

Zanele vem de um país em que já é difícil ser mulher, quanto mais negra, quanto mais lésbica. Não são incomuns por lá histórias de garotas que sofrem de “estupro corretivo” quando são descobertas homossexuais. Desde 2006 a fotógrafa retrata em preto-e-branco a intimidade de lésbicas e trans-homens na série Faces and Phases. A intenção do trabalho é construir um protesto visual e deixar um registro, mapeando e preservando indivíduos de uma comunidade muitas vezes invisível para o futuro.

A própria fotógrafa declara: “Perante todos os desafios que nossa comunidade encontra diariamente, eu embarquei numa viagem de ativismo visual para forçar a visibilidade dos negros homossexuais. Faces and Phases trata de nossa história e dos conflitos que encaramos. “Faces” expressa a pessoa, e “Phases” significa a transição de um estágio da sexualidade ou expressão e experiência de gênero para outra. “Faces” também se refere ao confronto face-a-face entre eu mesma como fotógrafa/ativista e as muitas lésbicas, mulheres e trans-homens com quem eu tive que interagir em diversos lugares. As fotografias desta série atravessam lugares desde Gauteng, Cidade do Cabo, Mafikeng e Botsuana até a Suécia.”

Inicialmente Muholi retratava mulheres na África do Sul, mas a partir de 2008, ataques xenofóbicos e homofóbicos fizeram que uma imigração em massa ocorresse no país. Ela então decidiu expandir a série para incluir fotografias de mulheres em outras nações.

Confira abaixo algumas das fotografias da série.

Zinzi and Tozama III Mowbray, Cape Town, 2010

Zinzi and Tozama IIIMowbray, Cape Town, 2010

Zinzi and Tozama II Mowbray, Cape Town, 2010

Zinzi and Tozama IIMowbray, Cape Town, 2010

Thobe and Phila II, 2012

Thobe and Phila II, 2012

Jordyn Monroe, Toronto, 2008

Jordyn Monroe, Toronto, 2008

Refilwe and Vuyiswa I, Johannesburg. 2010

Refilwe and Vuyiswa I, Johannesburg. 2010

LiTer II, 2012

LiTer II, 2012

Aprofunde a discussão sobre o cruzamento da negritude e a homossexualidade ouvindo o Lado Bi dos Negros.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: