Um vereador cristão de Bogotá está desde segunda-feira tentando fazer com que as autoridades colombianas censurem a transmissão do vídeo “Can’t Remember To Forget You”, dueto de Shakira com Rihanna. Para quem ainda não viu, nesse último single as cantoras, entre um charuto e outro, sensualizam juntas numa cama.
O bolsonaro em questão é o político Marco Fidel Ramírez, do partido Opción Ciudadana. Em entrevista à AFP, ele declarou: “esse vídeo evidentemente ultrapassa as normas básicas do respeito, do decoro e da dignidade para com os garotos e garotas. Ele promove abertamente o tabagismo, o lesbianismo e a imoralidade.” O vereador enviou uma carta à Autoridad Nacional de Televisión (ANT), a agência que regulamenta a televisão na Colômbia, pedindo que o vídeo seja proibido no país. Ele também vem fazendo uso furioso de sua conta no Twitter, atacando as estrelas com a hashtag #PeligroVideoShakira!
COMUNICADO DE PRENSA: Carta a @shakira y a la AUTORIDAD NACIONAL DE TV: http://t.co/UwMqqrXIJl #PeligroVideoShakira pic.twitter.com/xJMJJPgbZ4
— Marco Fidel Ramírez (@7MarcoFidelR) February 3, 2014
Enquanto isso, “Can’t Remember To Forget You” já foi visualizado quase 85 milhões de vezes no YouTube. #sambaShakira
Ramírez é conhecido na Colômbia por suas campanhas tentando impedir que conteúdo de orientação sexual LGBT fosse transmitido na televisão, por criticar campanhas educativas voltadas a gays no distrito de Bogotá, e por tentar proibir que se comemorasse o Halloween na cidade. “O vídeo é simplesmente asqueroso”, ele afirma. “Creio que a liberdade de expressão nunca deve ser usada para contaminar as crianças.”
Já está começando a dar de jà vu. O discurso sempre é muito similar, só muda o local.