Episódios do podcast

Homens trans

“Estamos criando uma nova masculinidade”: 3 homens trans contam como vivem

Na próxima segunda-feira estreia a novela “A força do querer”, que entre seus personagens terá um homem trans. Antes de Gloria Perez dominar o imaginário nacional, o LADO BI traz ao estúdio três homens trans para conhecer suas realidades: Miguel Ângelo de Simone, 19 anos, estudante; João Henrique Machado, 25, estudante; Lam Matos, 34, diretor do Ibrat (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades). Matos acredita que a exposição em rede nacional fará com que mais homens trans tenham a coragem de tornarem sua existência pública, “e isso vai incomodar muita gente, principalmente quem gosta de dizer que ‘homem é homem e mulher é mulher’.” Simone torce para que a representação fuja do ideal que tentam impor para os homens trans: “querem que sejamos todos gostosos, sarados, com a barriga chapada”. Os três sentem que a maneira como são tratados se transformou depois que passaram a serem percebidos como homem: “agora eu vou na padaria e me chamam de grande. Eu tenho 1,65m!”, repara Simone. “Agora eu levo o carro para o mecânico e ele acredita no que eu digo. Antes eu era ignorado porque ‘mulher não entende de carro'”, constata Matos. “Por eu ser negro, muitos começaram a me ver como alguém perigoso, a polícia passa bem devagar por mim na rua”, lamenta Machado. Sua história de vida lhes dá um ponto de observação único sobre o comportamento masculino (“Há muita pressão entre os homens cis para se contar vantagem sobre o que se fez com as mulheres”, aponta Machado) e sua fixação com o pênis: “as pessoas querem homem ou pinto pra namorar? Porque, se for pinto, na sex shop tem um monte”, ironiza Matos.

Participe da discussão! Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários

Mateus

Olá! Está tendo algum problema no feed do iTunes ou é só no meu? Não estou conseguindo baixar nenhum episódio mesmo na parte de podcasts da iTunes Store 🙁

Responder
Marcio Caparica

Oi oi! Uma atualização do iOS em janeiro resetou as configurações para material explícito. Como falamos palavrão no podcast, ele tem que ser marcado como “explícito”… Vá em configurações > geral > restrições e as desligue. Se já estiver desligada, ligue e desligue (às vezes tem que “pegar no tranco”). Agora o app de podcast vai voltar a baixar os episódios do Lado Bi! Eu também recomendo que se troque o app nativo da Apple (que é BEM RUIM) pelo OVERCAST https://overcast.fm/ , que é bem mais bacana e não tem essas chatices. Bj!

Responder