Primeiro-ministro canadense Justin Trudeau vai participar da parada do orgulho LGBT de Toronto

Será a primeira vez que alguém nessa posição participa desse tipo de evento - Trudeau já marcou presença em paradas LGBT anteriormente

por Marcio Caparica

Ano passado a população canadense elegeu como primeiro-ministro Justin Trudeau, do Partido Liberal. Filho de um ex-primeiro-ministro (Pierre Trudeau) e a segunda pessoa mais jovem a ocupar o cargo (44 anos), Trudeau foi a razão de repentinamente grande parte da população se perguntar se era certo admirar um político do mais alto escalão também pela aparência física. Representante de um partido progressista depois de anos de governo conservador, Trudeau agora demonstrou que merece a admiração por sua atitude inclusiva: ele anunciou que vai participar da Parada do Orgulho LGBT em Toronto.

Não é a primeira vez que ele participa de um evento desse tipo: antes de ocupar o mais alto cargo de seu país, Trudeau já havia marcado presença em Paradas de Vancouver e Toronto. “Estou bastante ansioso para estar lá novamente, dessa vez como primeiro-ministro”, anunciou em sua conta no Twitter. Essa será a primeira vez na história do Canadá que um primeiro-ministro participará numa parada do orgulho LGBT.

Mathieu Chantelois, diretor executivo da Parada de Toronto, contou para a edição canadense do site Buzzfeed  como foi o envolvimento de Trudeau:

“Isso é uma notícia importante para o Canadá, e importante em todo o mundo”, disse Chantelois. “Não só porque ele é provavelmente o político mais sexy do mundo, mas porque nunca houve um líder de país que participasse de uma Parada, pelo menos não que a gente saiba.” (…)

“Quando o encontramos em seu gabinete, ele tratava com muita seriedade dos direitos trans, direitos igualitários, sobre imigração, sobre a possibilidade de gays doarem sangue”, continuou Chantelois. “Esses eram todos tópicos muito importantes para ele”.

Segundo o canal CBC, Trudeau terá a seu lado o ministro da Economia Bill Morneau, a premiê de Ontário Kathleen Wynne, e o prefeito de Toronto John Tory, assim como um grupo de refugiados sírios gays.

Ainda temos 95 dias até a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Alguém acha que políticos brasileiros desse nível terão a iniciativa de comparecerem também?

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: