Tem mães que têm o dom de dar o presente de Natal certo para o filho – às vezes, aquele que nem os próprios filhos sabiam que queriam ganhar. É o que aconteceu com o garoto Ethan, da Flórida. Esse ano ele encontrou debaixo de sua árvore de Natal um vale-aula de maquiagem da MAC. O resultado foi incrível, e está ganhando as redes sociais.
Season Wilwert, mãe de Ethan, contou ao site BuzzFeed que teve a ideia para o presente quando estava fazendo compras numa loja da MAC alguns meses antes. Durante a visita à loja, seu filho perguntou ao gerente se ele poderia aprender as técnicas de maquiagem. “Ele é uma criança muito artística, adora se espressar criativamente, seja com desenhos, ginástica, ou artes performáticas”, ela explicou. “Essa é apenas mais uma forma de expressão.”
Ethan é fã da drag queen Jeffree Stars, que, além de ser cantora e compositora, é dona de sua própria linha de cosméticos e apresenta tutoriais de maquiagem no YouTube. Assim que chegou na loja para receber sua aula, o garoto deixou claro que queria ganhar uma maquiagem como a de sua drag favorita.
A aula foi dada pelo maquiador Joey Killmeyer. “Quando Ethan e sua mãe chegaram na loja, eu senti uma conexão imediata”, o profissional relatou ao site Huffington Post. “Ele me lembrava de como eu era na mesma idade. Eu fiquei comovido porque poderia ajudá-lo a aprender o que ele queria saber.” Essa foi sua primeira aula como professor certificado da MAC.
“Eu e a mãe dele concordamos que era isso que ele queria, ir com tudo”, lembra-se Killmeyer. “Eu o tratei como trataria qualquer outro cliente. Só calhou dele ter 8 anos. Eu fiquei muito comovido que sua mãe estava lhe apoiando no que ele quer fazer. Há muitas crianças que têm pais que ignoram ou proíbem esse tipo de coisa.”
Killmeyer pintou metade do rosto de Ethan, e então o aluno replicou os passos de seu make na outra metade. O resultado ficou tão incrível que o maquiador compartilhou uma foto no Facebook. “Eu não me lembro qual foi a última vez que vi Ethan tão feliz ou tão autoconfiante”, comemora Season Wilwert. Ela conta que, depois da aula, outros clientes da loja pediram que o garoto lhes maquiasse.
A mãe também compartilhou os resultados de seu presente de Natal nas redes sociais, e as reações foram em grande parte positivas. Ela espera que seu exemplo ajude a quebrar o binarismo nos padrões de gênero. “A sociedade precisa se afastar do que nós conhecemos como papéis e estereótipos de gênero típicos, e aceitar que é OK para um menino usar maquiagem para se expressar como artista”, afirma. “Isso não define sua identidade de gênero nem sua preferência sexual. Ele está apenas explorando e sendo criança! Fazer julgamentos e manter a mente fechada sobre essas questões não é apenas prejudicial para nossas crianças, também inibe sua liberdade de autoexpressão e impede que eles usufruam de suas identidades verdadeiras.”
Jeffree Star não é Drag, ele não se monta, as roupas e sua caracterização são daquele jeito, sua identidade não é feminina, ele é um homem feminino não Drag Queen.