“Não tenha pressa para terminar sua transição”, aconselha quadrinista

Justin Hubbel explica em HQ como sofreu com a pressão para que se apresentasse no gênero feminino logo depois de compreender que é uma mulher trans

por Marcio Caparica

Muitas vezes, quando se fala da transição para um outro gênero, apresenta-se o resultado final. Isso pode dar a impressão de que o processo é rápido, ou pior, que ele deva ser rápido. Esse foi o tipo de pressão que a quadrinista Justin Hubbell sentiu quando, esse ano, declarou-se uma mulher trans.

Esse tipo de expectativa pode acabar causando muito sofrimento principalmente quanto a algo importante e delicado como a transição de gênero. A sensação de que deve-se chegar logo ao fim do processo para tornar-se uma mulher “de verdade” pode ser a causa de muita frustração. Hubbel, para sua sorte, recebeu o conselho de amigos para que permitisse a si mesma avançar em sua transição em seu próprio ritmo. Agora, compartilha suas experiências numa HQ, que traduzimos e publicamos abaixo, com permissão.

1 Com tanto apoio, decidi aprender a me apresentar como mulher. Comprei maquiagem, batom, esmalte, roupas novas! Entrei no meu quarto e coloquei tudo. E...? Fiquei um monstro!Eu fui bombardeada por um coquetel especial de depressão e transfobia internalizada. Sabe como é... banhos aos montes, letargia, isolamento, raiva, angústia. Isso durou meses.Sorte que eu tenho amigos inteligentes. É melhor você ir devagar! Devagar? Uma amiga minha está aos poucos aprendendo a se apresentar como mulher. Ela tentou fazer tudo de uma vez, mas descobriu que não dava conta.Claro gent! Eu sempre vi a transição de gênero como uma façanha enorme. Mas quando corta-se o processo em pedaços, pode-se explorar a transição do jeito que for melhor pra cada um. Acho que hoje eu vou pintar minhas unhas!O feminismo ajudou horrores. Além de poder rejeitar algumas expectativas sem medo... Não vejo por que eu teria que usar rímel pra ficar bonita. E pronto! ...Eu comecei a obter força daquilo que, percebi, era um lado feminino só meu. Mas eu adoro como eu fico de batom! Me depilar pra quê? Caguei e andei! Uhu! Os resultados foram fascinantes!Sabe o que eu aprendi? Tem gente que se apresenta só com um gênero. Outros, misturam. Tem gente que faz a transição com tudo. Acordei assim! Tem gente que não. Quase. Ainda não. E tudo bem! Vai sem pressa. Ame você mesmo!

 

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: