Miley Cyrus declarou-se pansexual. Mas o que é isso, exatamente?

A cantora afirma: “Eu não me identifico como sendo menino ou menina, e eu não exijo que meu parceiro se identifique como menino ou menina”. Mas não basta ser bissexual? Não. Descubra por quê.

por Marcio Caparica

A gente não punha muita fé na liberação sexual de Miley Cyrus, quando ela começou a abrir as asinhas há algum anos. Mea culpa. Desde então, a atriz e cantora vem se revelando uma das personalidades mais destemidas no que se refere à sexualidade. Capa do próximo número da edição britânica da revista Elle, ela reitera: “Eu sou muito aberta quanto a isso – eu sou pansexual”. Já deve ter gente arrancando os cabelos com mais esse termo a ser adicionado a seu vocabulário. Bem, aceite que isso vai acontecer muito mais vezes. A sexualidade humana tem inúmeras variações, que vão sendo identificadas e nomeadas, e isso é muito bom.

Miley Cyrus é capa da edição britânica da revista Elle

Anteriormente, em entrevista para a revista Paper, Cyrus já havia cantado essa bola: “Eu literalmente estou aberta a qualquer coisa que seja feita com consentimento, não envolva animais, e todos sejam maiores de idade. Eu topo qualquer coisa que não seja um crime. Cara, eu cato qualquer adulto – qualquer um que tenha mais de 18 anos e que esteja a fim de me amar. Eu não me identifico como sendo menino ou menina, e eu não exijo que meu parceiro se identifique como menino ou menina.”

“Mas não basta dizer que é bissexual?”, alguém pergunta. Para Miley Cyrus e muitas outras pessoas, não. O site DifferenceBetween.net oferece uma boa definição de pansexualidade:

Pessoas bissexuais sentem atração sexual e romântica tanto por homens como por mulheres, e são capazes de entrar em relações sensuais com qualquer um dos dois sexos. Apesar de serem capazes de formar relacionamentos significativos e duradouros com ambos os sexos, indivíduos bissexuais podem, em maior ou menor medida, terem uma preferência por um sexo.

Pessoas pansexuais podem sentir atração sexual por indivíduos que se identificam como homem ou mulher; no entanto, elas também podem sentir atração por aqueles que se identificam como intersexo, terceiro-gênero, andrógino, transexual, ou qualquer uma das muitas identidades sexuais e de gênero.

Essa última distinção é o que separa a pansexualidade da bissexualidade. Pessoas que se identificam como pansexuais o fazem de propósito, para expressarem que são capazes de sentirem atração por várias identidades de gênero e orientações sexuais, encaixem-se elas no binarismo de gênero ou não.

Reconhecer a existência de diferentes gêneros e sexualidades é um aspecto importante da identidade pansexual. Pessoas pansexuais são sim bissexuais; no entanto, a bissexualidade não coloca a mesma ênfase em estar consciente da identidade de gênero e orientação sexual; apenas, mais simplesmente, indica a atração para os dois sexos biológicos geralmente aceitos.

Ou seja, Miley Cyrus é alguém muito, muito legal, que quer que o mundo entenda que sexualidade e gênero vai muito além do masculino/feminino, hétero/homo, trans/cis. E usa sua celebridade como instrumento: “quando você mostra os peitos, e todo mundo fica olhando, daí você pode usar esse espaço para dizer algo e forçar as pessoas a escutarem”. Manda ver, mulher.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

8 comentários

Caio lorenzi

Eu acho que as pessoas tinham que fazer muito sexo e parar de discutir essas coisas, tem muito machão aí que fez um troca troca com o pontinho do coleguinha quando era pequeno e agora paga de contra pra ninguém saber . Eu sou pansexual faço sexo com qualquer pessoa de qualquer gênero o que importa pra mim é a brincadeira.

Natasha Avital

Desde a década de 90 que o movimento bissexual organizado define a bissexualidade como “atração por mais de um gênero”. O Bisexual Manifesto (manifesto bissexual escrito por ativistas dos EUA nessa década) já afirma a existência de mais de dois gêneros. Existem inúmeras pessoas não-binárias que são bissexuais e inúmeras pessoas bissexuais que se relacionam com pessoas não-binárias (eu, p.ex: sou uma mulher bi que se relaciona com uma pessoa não-binária tb bi). Dizer que a bissexualidade “não coloca tanta ênfase” na compreensão de que existem outros gêneros além de homem e mulher é uma ideia bifóbica, que coloca a bissexualidade como uma sexualidade “menos politizada” ou até mesmo “mais transfóbica” e é uma ideia transfóbica com pessoas não-binárias, pois apaga as pessoas n-b que sentem-se plenamente contempladas pela identidade bissexual.

Rafaela Procópio

Olá. Espero que está mensagem chegue até você, mesmo o post sendo antigo!
Gostaria da sua ajuda para entender algumas ideias. Acabei ficando confusa com a sua colocação de que “existem (…) inúmeras pessoas bissexuais que se relacionam com pessoas não-binárias”.
Ao meu ver, uma pessoa que se relaciona com pessoas não-binárias é Pansexual. Obviamente cada um sabe da sua vida, porém eu aprendi que Bissexuais sentem atração por ambos os gêneros binários (homem e mulher). Isso não quer dizer que bis não aceitem ou compreendam que existem mais de dois gêneros e sim que eles somente se atraem por dois. Entendi que o seu ponto com o comentário foi baseado no trecho da definição do site “DifferenceBetween.net” em que está escrito que a bissexualidade “não coloca a mesma ênfase em estar consciente da identidade de gênero e orientação sexual”. Também não concordo com isso, porém adoraria saber o que, para você, difere o Pansexualismo do Bissexualismo. Obrigada desde já!

Renata Vicentini

Nossa, como se dá importância a uma idiotinha dessas, heim?
Vamos falar de coisas mais proveitosas.

Ayanna Ferreira

mais proveitosas??? você sabe quantas pessoas morrem por ano por causa de homofobia? 50% de todos assassinatos não dirigidos a pessoas trans. é um assunto importantíssimo e se essa ”idiotinha” expõe sua opinião, dá sua cara a tapa expondo sua intimidade, pessoas com esse mesmo pensamento do seu, diferentemente de vc pode parar ler e ver o que essa ”idiotinha” tá falando e ver que merda é o preconceito .

Comments are closed.